domingo, 11 de setembro de 2011

VALERAM OS 3 PONTOS - Num jogo pouco conseguido.

    Foi sem qualquer dúvida um jogo menos conseguido por parte do Benfica, numa exibição intermitente, onde foi conquistado o mais importante e essencial, os 3 pontos.
    Este jogo ficou ainda marcado pelo assinalar de 3 grandes penalidades assinaladas a favor do Benfica, um factor pouco usual, numa arbitragem marcada por erros, que mais à frente se analisarão.
  BENFICA 2 GUIMARÃES 1 - Julgo que não está em causa a justiça da vitória do Benfica, não foi claramente uma exibição conseguida, mas na verdade, o Guimarães marcou no único remate que foi a baliza do Benfica e pese embora a boa réplica, nada mais criou para além desse golo.
   A 1ª parte foi mal jogada de parte a parte, o Benfica transviava muita jogada, falhava muitos passes no seu meio campo e imprimia um ritmo demasiado lento para criar perigo na defesa adversária, que diga-se é muito frágil.
   Apesar desse mau começo, foi o Benfica a criar mais perigo, mas o golo só surgiu após uma falta tão desnecessária e infantil, como escusada por parte de N'Dyaie, num penalti claro.
   Cardozo, não desperdiçou e colocou o Benfica em vantagem no marcador, que fundamentalmente serviu para dar alguma tranquilidade à equipa.
   Com a vantagem no marcador, o Benfica atravessou uma das poucas fases boas do jogo e fruto desse domínio, numa jogada de insistência, novo penalti, após recarga de Witsel, a bola ia para a baliza e El Adoua atira-se de braços abertos, desviando com o braço uma bola que seguia o caminho da sua baliza.
  Só que desta vez, Cardozo falhou, rematou forte e enganou Nilson, mas caprichosamente a bola bate com estrondo na trave.
   Mas nesta altura o domínio do jogo por parte do Benfica era total e surge novo penalti, este para mim inexistente, a bola bate na cabeça de N'Dyaie, mas diga-se que antes de todos estes penaltis, ficou um claríssimo por marcar por mão de Alex, após cruzamento de Emerson, alguém deve dizer aos jogadores vimaranenses que na área só o guarda redes pode jogar com as mãos, porque a verdade é que eles saltavam sempre de braços abertos, sujeitando-se ao que aconteceu.
  Cardozo voltou a facturar e para quem é assobiado nada mau, é já o líder dos melhores marcadores da Liga.
Na 2ª parte, o Benfica entrou melhor e os primeiros 15 minutos foram mesmo a melhor fase do Benfica, adivinhava-se o golo que mataria o jogo e as oportunidades surgiam, mas foi o Guimarães que marcou, Edgar aproveitou um erro enorme de Garay e Emerson e disparou em direcção à baliza, reduzindo o marcador, num lance de alguma infelicidade para Artur, até os melhores falham.
   Esse golo transformou o jogo, o Benfica enervou-se, mostrava-se mais hesitante e apoderou-se dos jogadores alguma intranquilidade, com isso cresceu o Guimarães, que apesar de tudo não criava lances de verdadeiro perigo.
  Foi um jogo sem grande qualidade, com um vencedor justo, mas esperava-se mais do Benfica.
Pela Positiva: Cardozo, jogou, trabalhou e era ele que muitas vezes recebia a bola de costas para a baliza, iniciando as jogadas de maior perigo e Maxi Pereira, o seu melhor jogo esta temporada, mostrando que está a subir de forma.
Pela negativa: A intranquilidade defensiva do Benfica e os energúmenos do costume do Benfica, mesmo fazendo um bom jogo, marcando e sendo o melhor marcador do campeonato, um falhanço e os otários do assobio fazem-se ouvir, por fim a arbitragem, foram erros graves a mais.
Arbitragem de Duarte Gomes: Começou por perdoar um penalti claro ao Guimarães, a mão de Alex após cruzamento de Emerson foi demasiado evidente, bem nos 2 penaltis seguintes, embora no 2º penalti assinalado, deveria expulsar o infractor porque desviou uma bola que caminhava para a baliza, depois volta a cometer erro grave no último dos penaltis, a bola bate na cabeça de N'Dyaie, por isso só se pode considerar uma actuação negativa.
PAÇOS de FERREIRA 2 SPORTING 3 - Só vi a 2ª parte deste jogo porque vinha da Luz, foi a estreia da equipa de Alvalade a vencer na Liga, com uma excelente reacção a uma desvantagem de 2 golos, o que é sempre de enaltecer.
   Numa altura em que os adeptos leoninos já cantavam "Vocês são uma vergonha", com os pacenses a ganharem e a dominarem a partida, ante uma equipa de Alvalade completamente manietada, um erro grosseiro do lateral Nuno Santos, em que acaba por ver o 2º amarelo e reduzir a sua equipa a 10 unidades, aliado a um golo feliz de Izmailov, mudou completamente a feição da partida.
   De facto o P. de Ferreira, desorganizou-se de forma incompreensível quando reduzida a 10 unidades, pois faltavam apenas 15 minutos para o final do jogo e venciam por 2 a 0.
   O Sporting soube tirar proveito, moralizou com o 2 a 1 e partiu para cima de um adversário completamente desorganizado, acabando por justificar a reviravolta, numa vitória de extrema importância, caso contrário, atreveria-me a dizer que o Sporting, à 4ª jornada dizia adeus em definitivo ao campeonato.
PORTO 3 SETÚBAL 0 - Do pouco que vi deste jogo, julgo que foi uma vitória inequívoca, em que a equipa portista nem precisou de ser brilhante para vencer com alguma facilidade um adversário pouco mais que inofensivo.
   No entanto, Vítor Pereira que poupou vários jogadores, viu-se obrigado a recorrer a toda a sua artilharia pesada para resolver um jogo em que a bola não entrava, pese embora a facilidade com que mesmo jogando a passo o Porto entrava na área setubalense e foi já na 2ª parte, com Moutinho em campo, que o Porto se coloca em vantagem, mas só depois da entrada de Hulk, claramente o grande desequilibrador desta equipa, que a partida ficou resolvida.
  Assim, o Porto segue invicto nesta liga, liderando com 2 pontos de vantagem sobre o Benfica, antevendo-se um grande clássico no Dragão à 6ª jornada, caso se mantenha esta diferença pontual.

9 comentários:

troza disse...

Uma crónica muito boa. :)

Anónimo disse...

Essa do" Foi sem qualquer dúvida um jogo menos conseguido..." dá-me vontade de rir. Se não fossem os penaltis...estava-mos feitos, para não dizer outra coisa.Não jogamos a ponta dum corno e na próxima 4ª feira a jogar assim, não sei não sei...Quanto à verdade desportiva não é só quando nos dá jeito...

Nuno Silva disse...

sim, sim... muito boa a crónica!

então foi uma vvitória com justiça? onde é que viste um árbitro recentemente marcar 3 penaltis que simplesmente não existem? ... lembro de não se ter marcado 3 penaltis num chelsea X barça!


foi de facto uma vitória com pouco mérito e de certeza sem alguma justiça... foi só para facilitar a preparação do jogo da champions... e não deixar o campião esticar o elástico!

quando ao campeão... é o que interessa. Um festival de futebol, muito ritmo, muito intensidade e qualidade.... faltou uma pontinha de sorte para a goleada aparecer mais cedo e libertar a equipa para outro nível exibicional.

a nível global quero realçar a boa qualidade precoce de futebol e bom indice físico.

a nível individual:

JAmes está muito crescido... a todos os níveis. Grande craque a caminho.

Hulk continua uma máquina.... emocional, física, técnica e artisticamente... vale bem a referência do presidente e do treinador. Um craque que só os tugas não sabem/querem ver. basta ver o brasil antes e depois da entradado Hulk... um valor acrescido à equipa. percebe-se a má prestação no sul-americano.

ficou desta jornada uma grande confiança no trabalho em curso.

tenho dito.

Nuno Silva disse...

para quem possa ainda não ter visto:

http://www.youtube.com/watch?v=goa4E07APKM

Jotas disse...

Caro Nuno, discutir questões de justiça ou injustiça com alguém do Porto,que nega evidências tamanhas de manipulação de resultados, não vale a pena, porque desculpa que te diga, mas não têm um pingo de moral para falar seja do que for aquilo que diga respeito a árbitros.
Isto só é escândalo por ser o Benfica, porque os 2 penaltis primeiros nem sequer oferecem discussão, o 3º não é, mas ficou por marcar um de Alex, que até veria vermelho, por isso não percebo de que escândalo alguns querem falar, ou melhor percebo.
Mas percebo que se queira criar regras diferentes pro Benfica, em que nas áreas adversárias possam haver vários GR nos adversários, se assim for não houve nenhum penalti.
Quanto ao anónimo não respondo porque simplesmente se faz passar por aquilo que efectivamente não é.

Jotas disse...

P.S. Caro Nuno eu ainda gostaria é que viesses com a mesma contundência após o Porto GilVicente

Nuno Silva disse...

o que é que queres que te responda sobre esse Porto - Gil Vicente ??? ...não venhas com essas porque ao contrário de ti, nunca viro a cara a perguntas e reptos!

por falar nisso... sim, porque andas com essa conversa do apito dourado há anos!...

1º sabes bem que não nego nada que possa estar escrito ou relatado seja onde for

2º sabes ainda melhor que o que eu critico é que a forma ilegal como atropelaram as regras de processo penal e desportivo. tudo valeu... desde usar escutas em processos disciplinares, o que é ilegal... desde fazer reuniões e respectivas actas atribuindo castigos depois dessas reuniões terem sido dadas como terminadas e com a ausência de alguns dos elementos! fantástica esta justiça que tu gostas

...é a mesma justiça que não fará a Liga de clubes e federação indeminizar os clube ilegalmente castigados, nomeadamente Boavista e Gil Vicente.


... a mesma justiça que fez o que fez ao melhor jogador (desde Deco) a jogar em Portugal... após o túnel da Luz.


... a mesma justiça que permitiu que uma competição tivesse namming e sponsoring de uma marca que suportava um dos competidores, efectuando-lhe um adiantamento de capital de 45M€.

e essa a justiça que gostas? eu não!

é estranho desde há anos vires sempre com as mesmas argumentações e nunca responderes às minha perguntas!... ou isso ou de facto não tens mesmo mais nada onde te agarrar e só não queres que se note!

quanto aos penaltis... o 1º dou de barato... mas como os outros 90% das quedas do Saviola, nao era penalti. os restantes são erros inequivocos! o tal que dizes ter existido e não assinalado, nem o Pedro Henriques se lembraria de defender essa teoria (sim, porque ele afirma que o 3º penalti foi bem assinalado, imagine-se o pobre)!

Jotas disse...

Ou seja, Tu não negas conteúdos, porque são inegáveis, és da opinião portanto que mais vale deixar um criminoso em liberdade do que prender um criminoso por se considerar determinado meio de prova ilegal.
Quanto as questões de sponsorização, bom, acho enraçado e já debatemos isso, ou seja, o Porto andou a negociar também com a Sagres, tal como o Sporting e como bem sabes, repito, bem sabes, só não assinaram com a Sagres e sim com a Super Bock, porque queriam receber o mesmo que o Benfica iria receber e como essa marca recusou, foram para os rivais e ainda como bem sabes, o Benfica ainda antes da liga assinar qualquer contrato de sponsorização, já o Benfica tinha contratos a esse nível com a Sagres (basta ver o naming das bancadas). Sabes o que isso me faz lembrar? A hesteria criada quando a CGD deu o naming do centro de estágio (que é do Benfica, não foi uma câmara a disponibiliza-lo com dinheiros públicos) e agora são vossos patrocinadores e já não deve ser dinheiro do estado.
Hulk, bom, para quem está habituado ao vale tudo, é normal que ache que quem agride, faz esperas como ele fez e se envolva em pancadarias deva passar impune, impunidade é algo que conhecem bem, mas sabes, mesmo com ele, atendendo aos pontos feitos pelo Benfica, vocês não poderiam matematicamente ser campeões, é só uma novidade, mas sabes também, essa história do túnel é mais uma mentira igual a muitas outras que o porto transforma de forma hábil, diga-se em verdades, ou seja, isto é o mesmo que tu me convidares para ir a tua casa, eu esmurro um amigo teu que me chama um nome qualquer e a culpa é tua porque a casa é tua e tuneis, meu amigo, tuneis, puxa um pouco pela memória e com toda a certeza vais lembrar-te do túnel onde se passaram os maiores horrores da história do futebol. E ainda bem que falaste do Deco,pois sobre ele há tb uma linda história para não o castigarem por ter atirado com um bota a um árbitro, tu sabes do que falo.
A questão dos penaltis é simples, o 1º nem sequer oferece discussão é apenas e só um atropelo, aqui deve-se apenas criticar a estupidez de um jovem que comete erros grosseiros destes jogo a fio, N'Dyaei, o 2º bom, qual guarda redes, a não ser que contra o Benfica possam haver vários, o 3º claramente não é, mas o modo ridículo como ele se faz ao lance de braços estendidos facilmente leva ao erro e há como sabes uma mão bem evidente do Alex ainda com 0-0, alex que já tinha amarelo, por isso nem vale a pena discutir.
Agora foi uma exibição pobre do Benfica, que apesar disso foi o único a criar oportunidades, o Guimarães, exceptuando o golo e um lance de perigo logo no inicio do jogo criou mais algum lance digno de registo? Daí eu dizer que apesar de uma exibição pobre a vitória é justa.

Nuno Silva disse...

moral ? ! essa agora...

... queres lá ver que isto é o farwest !?

... queres lá ver que a justiça se faz cometendo ilegalidades para uns e cumprindo as regras para outros?

...é que quem defende a justiça como tú dizes, tem que defender o tratamento legal, respeitando regras, modos e tempos preconizados para se fazerem as coisas. ou não!?

e por falar em moral!?

qual é a moral de alguém que acha que "é mais importante meter gente na liga e federação do que comprar jogadores"?

de quem "estou a fazer isto por outro lado" e mete o seu principal patrocinador como principal patrocinador na competição em que está inscrito? nomeia uma outra competição profissional na europa onde isso também aconteceu!

que obtem da comissão disciplinar e arbitragem todas as decisões que necessita? ... os seus salários até são pagos pelo mesmo sponsor!

que vê relatórios de arbitros e obsservadores falseados? que vê omitidos dos relatórios situações de presenças em tuneis de acessos a balneareos de arbitragem (p.e Rui costa e outros conflitos com delegação do benfica)? ... ou tb não te lembras disso!

de quem escolhe arbitros a gosto!? (então não é só o Porto que escolhe arbitros)

de quem recebe feliz e contente vários empurrões de arbitragem: penaltis inexistentes, expulsões a jeitos, outras perdoadas... mas como até jogavam bom futebol perdoa-se! mas afinal e a justiça? ... é como o Barça... empurrado oem todas as competições, mas como joga o futebo ltotal, deixa lá!

de quem ouve pela unica vez na historia do nosso futebol o proprio presidente da comissão de arbitragem a afirmar literalmente que os arbitros não estão a agir com justiça...?

...afinal em que ficamos !? puros e imaculados ... vocês?! é tudo farinha do mesmo saco... só tú é que não queres assumir. eu assumo

 
Adaptado por Blogger Benfiquista