terça-feira, 20 de setembro de 2011

QUESTÃO DE CRITÉRIOS - Mudam com a cor.

 Como sempre, o Benfica é alvo das maiores atenções pelas gentes de todos os clubes, incluindo os adeptos dos chamados grandes, ao fim ao cabo, a nossa grandeza, faz com que eles nos deêm uma importância tremenda, fazendo-nos ainda maiores do que aquilo que somos, facto esse que deve ser alvo dos nossos mais sinceros agradecimentos, porque terrível é ser vetado à indiferença.
   Vem este facto a propósito da análise sempre muito atenta e cuidada aos lances dos jogos do Benfica, porque de facto o critérios dessas pessoas muda imenso, depende da cor da camisola de quem beneficia do lance.
   Já aqui disse e julgo ser consensual que nesta jornada, ficou um penalti por assinalar contra o Benfica, claramente, a mão do Bruno César é no interior da área e não no exterior. No entanto fico pasmado com a súbita mudança de opinião de alguns em relação ao lance em questão, porque de tão peremptórios que são a dizer firmemente que existe mão clara do jogador encarnado, são também peremptórios a negar que Alex no Benfica - Guimarães, fez penalti favorável ao Benfica e que não foi assinalado.  Deve ser das camisolas, ou seja, se forem os de camisola vermelha a ser prejudicados nunca existem mãos, se forem beneficiados é sempre mão.
   Ouvi das justificações mais espatafúrdias para esses adeptos justificarem a razão porque acham que foi penalti de Bruno César e não foi do Alex, vejamos, segundo eles, o do Bruno é, porque apesar de ser um lance à queima, o jogador da Académica fez uma finta, mas o do Alex não é, porque o jogador do Benfica fez um cruzamento, logo a velocidade do lance é diferente e como tal aleitura tem de ser diferente!!! Perceberam? Eu também não, curioso que na sua óptica, não interessa o movimento dos braços ou a intencionalidade do lance, o que interessa é se é uma finta ou um cruzamento!!!, enfim.
   Mas, nesse jogo, há um remate de um jogador do Benfica, que o defesa da Académica desvia com  o braço, fazendo o movimento com o mesmo no sentido de desviar a bola, o que conseguiu, pois bem, para eles não é penalti, porque acham aquele movimento natural, mesmo estando a 15 metros da zona de remate, ou seja, atirar-se para a bola, e desviar o braço em direcção da mesma, é na opinião deles movimento natural, isto porque seria penalti a favorecer o Benfica, conclsusivo?
  Não, pois esses mesmos que acham que o defesa da Académica não fez penalti, são os mesmos que acham que no Rio-Ave - Sporting, há penalti de Wires, num remate efectuado por um jogador do Sporting, mesmo em cima do jogador vila condense.
   Qual o critério da sua análise para considerar este lance penalti e não considerar o do Benfica? A cor, meus caros, única e exclusivamente a cor, porque no fundo é isso que os faz mudar de opinião perante lances semelhantes, ao fim ao cabo, o que lhes interessa por todos os meios, é desviar as atenções para quem é levado ao colo, inventarem casos, para que se crie a imagem de que na realidade é o Benfica o levado ao colo.
   Mas há mais, esta então é hilariante, já nem vou falar de um homem que envergonha a classe dos jornalistas, Manuel Queiróz, esse não consegue despir a camisola e não consegue ver qualquer soco de James, mas infelizmente não é o único, mais há que não vejam o notório, tão notório, que até o próprio jogador saiu sem sequer questionar a decisão e o treinador do Porto reconheceu a agressão.
   Mas pasme-se a versão que ouvi e não foi de portista, ou melhor, foi de um verde e branco por fora, mas no fundo portista por dentro, afinal de contas, muitos pseudo adeptos leoninos há, que veneram mais outros que o clube de que dizem ser adeptos, o que se estranha, porque nem se apercebem que são eles, com essa estranha empatia, que envergonham a história do Sporting, pois um clube que se diz grande e cujos adeptos se reveêm noutro grande, não pode nunca ter igual dimensão.
  Mas o que disse esse adepto, no sentido de tentar justificar ou afirmar nas entre linhas que o Benfica já está a ser ajudado para o clássico? Simulação de Rabiola vergonhosa que ajudou a expulsar o James!!! Bom, mas alguém que não seja movido por sentimentos anti, que não seja assolado por uma estranha e grave obcessão pelo Benfica, pode dizer isto no seu perfeito juízo e olhando não com olhos de anti, mas com olhos de ver? Mas o curioso é que essa mesma pessoa, acha que como Saviola é um simulador, com toda a certeza não foi agredido na Luz por um jogador da Académica, só porque é simulador, porque se não ainda, embora com muita dificuldade, se poderia quicá, admitir a agressão.
   Bom, por ser simulador, estou em crer até que foi Saviola que agrediu violentamente com a cabeça o cotovelo do jogador da Académica e deveria ter sido expulso.
  Mas qual a razão para esta descrepância de opiniões? Para poderem dizer que num jogo com vários erros de arbitragem, em que ficou um penalti por marcar para cada lado e uma expulsão perdoada a um jogador da Académica, o beneficiado ainda foi o Benfica.
 Mas isto vindo de quem viu com nítida clareza em Barcelos, o Nolito a marcar um golo em fora de jogo quando estava em linha com um defensor, mas não viu Saviola a ir isolado para a baliza e ver-lhe o lance a ser anulado por fora de jogo quando estava 2 metros atrás do último defesa, não é de espantar, é até bem sintomático.
   Conclui-se portanto, que para os adeptos de alguns clubes, as versões de lances semelhantes, mudam consoante o clube, nada que me espante e ao qual os benfiquistas já estão habituados e mais uma vez, não posso deixar de agradecer o facto de seguirem tão atentamente os nossos jogos ou noutros casos digam estar a asistir a outros jogos, mas saibam na hora tão bem e de forma tão clara o que se passa nos jogos do Benfica, deve ser um poder único.

7 comentários:

troza disse...

Gostava eu de fazer um post tão brilhante como tu sobre isto. Fantástico.

Faz lembrar o golo do Postiga na taça da liga o ano passado vs o golo do Luisão em 2005 :P

Anónimo disse...

Muito bom...já agora pq é q ninguém comenta o soco que o patrício deu num jogador do Rio-Ave quando numa saída (fora da pequena área) falha a bola e acerta na cabeça do homem????

Racpin

Manuel Oliveira disse...

Pois é amigo Jotas, somos o MAIOR e por isso só têm olhos para nós!
Os cães ladram e a caravana passa.

Abraço.

Anónimo disse...

O facto de toda a imprensa dita livre relatar sempre os acontecimentos de forma a denegrir o Benfica já não me surpreende; o que me faz impressão é o facto de serem os Benfiquistas prioritáriamente a dar de comer a quem tão mal nos trata, patrocinando-os.
Há milhares de exemplos - um dos mais recentes foi a descrição do golo do Braga que segundo o verme que a fez dizia ter sido precedida pela simulaçao PERFEITA de Nuno Gomes, quando este mesmo verme só transmitia escárnio quando este falhava golos (e não foram assim tão poucos) como jogador do Benfica.

carlos disse...

Bem o Benfica tem mesmo mta razao de queixa da empresa.

Mas só para que fique para mim n é penalty de Wires tal como nao é o do jogador da academica já que é à mesma distancia.Nem o do alex

Anónimo disse...

Caro Jotas, há muito que é assim; agora aqueles que se dizem adeptos de um grande clube, serem sempre a bengala dos corruptos, nisto e em tudo, é mesmo triste.
Basta ver na tv, os programas desportivos para constatarmos tudo isso e a facilidade com que descobrem sempre mais uma coisinha para um penalti a favor, ou contra, não ser, ou ser marcado. No caso do adversário do Benfica ser, ou não ser um penalti, é, ou não é, conforme lhes dá jeito. Mas estes programas de futebol são muito importantes, pois influênciam e bem a carneirada, que vê logo tudo, onde nada via antes.
Eu de vez em quando vejo o da SICN e o da RTPN e vejo tudo isso, mas aí temos dois benfiquistas que desmascaram os do sistema e os da bengala. Agora quando não se tem benfiquistas a sério noutros programas, os outros fazem e dizem tudo o que querem. Não estou a falar do programa da TVI24, onde está o Fernando Seara (recuso-me a ver o universo TVI); falo de programas de rádio, assim como de jornais generalistas e desportivos, ex: já nem "A Bola" é o que era, o azul já lá entrou e fez saír um verde capaz e um vermelho solidário.
É triste, mas é a realidade que temos e penso que está para durar.

Miguel

Tacinha de Cristal disse...

Oh pazes!.. é tudo uma questão de gloriosa tentativa.

Uma tentativa que é uma tentação.

Para uns foi uma tentativa, para outros um socolhão.

E esta, hem!..

É tudo uma questão de posicionamento e de algum nevoeiro,
é certo.

A gloriosa verdade desportiva resurgiu, novamente, das trevas.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista