segunda-feira, 12 de setembro de 2011

EM DEFESA DE JESUS - Contra alguma blogoesfera.

     Todos têm direito a opinião, as coisas devem ser discutidas com elevação e obviamente todos discordamos de algumas opções, eu não sou excepção, claramente não estou de acordo com todas as opções que se tomam na vida do clube, nada mais normal, seria igual se qualquer um de nós fosse o treinador ou o Presidente, haveria os que concordavam e os que discordavam, haveria inclusive, como em alguns comentários por essa blogoesfera fora, que mais não conseguem justificar a sua opinião do que com uma linguagem baixa e por vezes ordinária, os mesmos que chamam burro e incompetente ao treinador, não terão sido os mesmos que tiveram a festejar no Marquês e na altura o idolatravam como se um Deus se tratasse? Seriam com certeza, mas não deveriam lá ter estado, afinal o treinador não presta e como tal não teriam moral para festejar.
   Ser benfiquista dos bons momentos meus caros, é fácil, muito fácil, complicado é sê-lo nos maus momentos, não que tenha de se concordar com tudo, mas pelo menos não ser ofensivo, não colocar tudo e todos em causa, pedindo constantemente cabeças, como se isso fosse o melhor para o clube.
  Parece-me até que essas constantes e vorazes vozes  do contra, nada aprenderam com os erros grosseiros do passado e que ainda hoje se está a pagar por eles, exactamente por rolarem cabeças ao ritmo com que alguns as pedem e se calhar até é o principal reflexo da instabilidade em matéria de resultados que o Benfica atravessa, se calhar é por isso que essa estabilidade e o ressurgimento do Benfica de um passado glorioso não se faz de um dia para o outro e precisa de tempo, muito tempo até, mais do que aquele que seria desejável.   Mas a mim, o que mais me incomoda e que julgo ser extremamente prejudicial ao Benfica, mas que se calhar acontece pela sua grandeza, é o facto de demasiado depressa, alguns benfiquistas irem da euforia com uma grande exibição e um ciclo de vitórias, com a mesma velocidade com que vão à depressão com exibições menos conseguidas e colocam logo tudo e todos em causa, como se fossem eles os donos de toda a verdade e com eles caramba, isso é que era ganhar, campeões sem derrotas com certeza e quiçá da Europa, tal a sua sabedoria.
  Meus caros, se qualquer um de nós, fosse treinador do glorioso, iria deparar-se com o mesmo tipo de textos e comentários que por aí se vê, com uma leviandade que chega a irritar, por uma simples razão, tínhamos de decidir pela nossa cabeça e pelo que julgávamos ser melhor e não pela cabeça dos outros, porque parece-me que anda por aí muito boa gente que sabe melhor do que o treinador, como trabalham, como se comportam e como se adaptam os jogadores aos mais variados sistemas de jogo, julgo até que temos por aí alguns Mourinhos falhados e frustrados.
   Ou então, existe simplesmente por aí, um gravíssimo problema de memória curta, é que eu não me esqueço, que desde há cerca de 20 anos, que não desfrutava de momentos vários de tão bom futebol do meu Benfica, como os desfrutados desde que Jorge Jesus assumiu os destinos do meu clube.

10 comentários:

Carlos Alberto disse...

Meu caro Jotas.

Grande postadela esta, como aliás é costume nesta Catedral e que o torna um dos poucos blogues onde uso a tecla Ctrl+ pois a minha vista já não é o que era. LOL

Acerca de uns e outros que tanto distratam o nosso treinador e que apelidas de Mourinhos falhados e frustrados digo-te uma coisa:

Já há muitos, muitos anos que leio o que algumas dessas personagens escrevem deste os tempos de um certo forum se chamava SL tracinho etc... (antes de o Oliveiredo marrar com o nome) e já nessa altura eles se achavam os maiores da Cantareira (não é completamente displicente a localização da coisa) e nessa altura Mourinho era conhecido por Pequeno Mouro, por alguém que ao contrário do desejado Toni não fazia a mínima ideia do que era ser Treinador do Benfica, ainda se fosse para tradutor...

Já nem leio o que escrevem...

El Glorioso disse...

Fantástico post! Concordo em pleno com ele. Existe benfiquistas que mereciam os quiques desta vida! Eu bem sei o futebol que vejo agora e que via nos anos anteriores e não quero voltar a isso.

Shadows disse...

Caríssimo,
Um excelente post.
Não concordo é que todos os que discordam de JJ sejam ingratos ou de memória curta. Eu sei que não sou. Mas para mim, o Benfica estará sempre acima de qualquer jogador, treinador ou dirigente. A época 2009/2010 foi fantástica. E o nosso futebol entusiasmou todos. Mas a época passada não. E com muitos erros de JJ como treinador. Aliás, acho que o principal culpado das derrotas em casa com o FCP bem como da eliminação da Liga Europa foi ele. Ele tem mostrado pouca humildade em ser capaz de mudar de opinião e ajustar a equipa às necessidades do jogo. No estádio, faço o que todos fazem: reclamo, exulto, jubilo, salto, coloco as mãos na cabeça...mas assobiar, só quando algum jogador não está a suar a camisola. Jogue bem ou mal, o que interessa é que se está em campo tem de suar aquela camisola! E como sócio, com lugar cativo, tenho todo o direito de mostrar-me insatisfeito por isso. É preciso que os jogadores e que JJ sintam que terão os adeptos sempre com eles desde que deem o seu melhor e sejam humildes. A massa adepta do Benfica sabe apreciar isso. E são os primeiros a defendê-los em qualquer lugar.
Mas quando se vê JJ colocar o seu ego acima do interesse do Benfica, ou se vê um jogador ser displicente ou pouco empenhado, eles têm de sentir o que se chamou no passado a força do 'terceiro anel'.
Um abraço e que quarta tenhamos uma grande victória!
Shadows
http://irredutivelslb.blogspot.com/

Unknown disse...

Acho que ninguém está a pedir que rolem cabeças, apenas que o treinador deixe de ser cabeçudo!

dezazucr disse...

São uns virtuosos da táctica. Sabem exactamente o que funciona, quais os jogadores que estão em melhor forma e exactamente quem é que escolheu cada um dos jogadores. É curioso que malhavam à força toda no Bruno César e afinal já não era bem isso que diziam, segundo eles apenas alertavam. É curioso que antes do início da época falavam que se devería vender logo o Aimar para fazer dinheiro e agora reclamam que nunca mais se renova com o homem. É curioso que apelidavam o Maxi de fraco no primeiro ano, mas desde que o homem começou a carburar é um dos símbolos do Benfica.
É curioso que não tenham memória e não consigam admitir que apesar de todas as responsabilidades que Jesus teve nas derrotas do ano passado, Jesus foi o treinador que mais alegrias nos deu, afinal qual se pode gabar de (apesar das derrotas que em outros treinadores eram consideradas normais) em 2 anos ganhou 3 vezes aos corruptos, uma delas no antro da corrupção.
Chamem de volta Camacho, Fernando Santos, Chalana, Quique ou Koeman que esses é que são bons.

Martins Pringles disse...

Eu quando critico, critico com elevação. :)

Mas não o tenho feito na blogosfera, no entanto, admito que outros o façam, é bastante legítimo.

Jotas disse...

Caro dezazucr, nem mais, é mesmo a esses catedráticos que me refiro.
Qua, pode ser o cabeçudo que quiseres, mas eu prefiro-o a qualque um dos muitos últimos treinadores que tivemos, tu pelos vistos, tens saudades deles, são opiniões.
Caro Shadows, podemos sim discordar, eu tb critico algumas das suas opções, é o normal de qualquer adepto no futebol, agora, nós curiosos que aqui escrevermos, querermos mostrar que sabemos mais que o treinador, é que me parece absurdo.
Caro Carlos, pois é, agora esses mesmos dizem, que o Rui Vitória é que era bom para o Benfica, um ano depois pedirão a sua cabeça, eles são assim e não mudam nada.

David Gonçalves disse...

Absurdo ?, é mas é outra coisa; E já agora, será que é o JJ que coloca o seu ego à frente de tudo ?, não serão antes "treinadores de bancada" de todas as idades, formação ou credo ?.Não entendo o não aproveitamento destes espaços, para, podermos todos reflectir, ainda que esteja convencido, pela persistência do mal dizer, que também há por aí outras intenções. Em última análise a maioria pede a quem dirige que mude constantemente de opinião, que decida pelo que vai ouvindo e lendo, etc.. MEUS SRS. NÃO PODE SER

Carlos Miranda disse...

Realmente bom posto Jotas. E concordo com muito o que disse o Shadows.
A nivel de treino, de rigor táctico, de metodologia de treino, estudo do adversário e no fundo do trabalho individual que faz com os seus jogadores e que os faz tornar melhores, acho Jesus muito bom.
Tem muito mérito no que é hoje o Benfica. O Benfica mesmo náo tendo ganho o campeonato o ano passado e porventura o deste ano, é no entanto uma equipa forte (pensem no Real que ainda que noutra dimensáo é fortissimo, mas também nao conseguiu ser campeao porque no outro lado está o Barcelona) e isso deve se a Jorge Jesus.
Agora temos de perceber que ele náo é infalivel. Comete erros como todos nós. Mas é importante primeiro perceber que os cometeu pois náo o fazendo persite no erro e ele tem feito isso.
A nivel humano ele tem muito que melhorar. Ficou muito vaidoso, com a mania que é o maior e quer todos os meritos para si e exemplo disso sao as suas declarações antes do jogo com o Manchester alundindo ao facto de eles poderem ser melhores a nivel individual mas que se ele conseguisse por o Benfica melhor tacticamente podia ganhar. Ou seja é como quem diz: eles sáo melhores jogadores mas EU oriento os melhor e se o fizer ganho o jogo. Resumindo, náo merito dos jogadores (os outros sao melhores) mas merito do treinador que foi melhor tacticamente.
Jesus não pode queimar publicamente jogadores como o fez com Quim, Nuno Gomes, como tem feito a Capdevilla, ou desvalorizando Nolito. Não se faz isso!
Nem pode num treino perder a cabeça e chegar ao ouvido de um jogador e ter expressoes aos gritos tais como " foda-se meu filha da puta! Não é assim caralho! Já te expliquei como é, não percebes caralho!"
Não dá amigos! Isto náo é inventado. Isto é dito por quem já foi jogador dele (nao vou dizer onde) e que assistia a isto dia a dia. Claro que Jesus tb tinha o oposto fazendo altos elogios para levantar a moral quando corriam bem as coisas, mas há que ter bom senso!
http://benfica2000.blogspot.com/

Anónimo disse...

Caro Jotas, são sempre os mesmos blogs a fazerem esse tipo de figura, mas isso é feito para minar a união benfiquista, para depois levarem quem os patrocina ao poder. Depois temos os papalvos que vão ler esses blogs populistas, ordinários e mentirosos e apoiam-nos sem questionarem as trapalhadas que lá se escrevem. Há um que li noutro dia, que se vangloria, imagine-se, de já saber tudo o que de mau no futuro vai acontecer ao Benfica, porque está nas "mãos de LFV e de Jesus"; para que são precisos os profetas?
Uma engraçada nas trapalhadas e que anda em voga é a do Capdevila; ele porque é campeão do mundo tem forçosamente de jogar, mesmo que não esteja ainda nas melhores condições e porque Emerson terá de saír, se está a jogar bem e a dar conta do recado? É os galões que fazem um jogador? À já sei, Jesus é muito orgulhoso e um ego gigantesco e não o mete a jogar porque não gosta dos olhos dele. E o assobiar o Cardozo? É de gente normal fazer esse acto, ele apenas que marca golos a torto e a direito? Em 1º lugar é jogador do Benfica, logo deveria ser respeitado e depois Cardozo é um ponta-de-lança e o trabalho dele é marcar golos e não andar a "bailar" pelo terreno de jogo. Mas também aqui é culpa de quem instiga os papalvos, para não dizer algo mais feio, para "bens superiores".
Para mim essa gente de certos blogs só fazem o que lhes é mandado, não se importando do ridículo a que são sujeitos. Falam mal de Jorge Jesus, LFV e até de Rui Costa para desunir os benfiquistas, mas sem nexo algum no que escrevem. Então um homem que levanta literalmente da merda em todas as vertentes o nosso clube, é falado como se o clube estivésse no fundo com ele? Essa gente é anormal ou faz-se? As duas coisas; uns são mesmo anormais e outros metem nomes de blog benfiquistas e são de outros clubes a instigar à desunião e revolta, pois um Benfica forte para essa gente não é nada bom. Um destes que anda aí na praça é de um lagarto, mas já foi desmascarado por blogs a sério, mas continua a debitar merda aos 3, 4 posts por dia, o que é fantástico.
Em resumo, só é burro quem quer.

Miguel

 
Adaptado por Blogger Benfiquista