segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PENSAR BENFICA - Em fórum leonino.

    Realizou-se no auditório Artur Agostinho, um fórum cujo tema deveria ser "Pensar Sporting", cujo valor exigido aos participantes foi de 10€, que se julga ser insuficiente para sair da falência, mas o que se viu, foi um discutir Benfica constante, concluindo-se no seu final, que de Sporting nada se falou, excepto que iria ser inaugurado contra o Benfica um novo sistema de vídeo vigilância, típico de Paulo Pereira Cristóvão, o obreiro que transformou imagens de índole neo nazi no túnel do seu estádio e por si colocadas, em imagens de borboletas e girassois, que diga-se estão sempre virados para a Luz.
    Lamentavelmente, num momento extremamente conturbado do Sporting, quer a nível financeiro quer desportivo, os sportinguistas entretiveram-se a atacar o seu rival, no fundo, o único tema apaziguador e consensual nas suas hostes, enquanto o seu treinador Domingos Paciência era despedido e substituído pelo boxer Sá Pinto, um treinador à imagem do vice-presidente em referência, deste modo, mais uma vez, confirma-se que as grandes referências leoninas e as pessoas por si reconhecidas e promovidas, são aquelas que em termos disciplinares mais prejudicaram o clube, se calhar, esta é apenas mais uma razão do momento que vive o Sporting.
     Desconfio mesmo, que Paulo Pereira Cristovão, sempre tão atento e alerta em relação ao Benfica, ainda hoje não deve saber que o seu treinador foi despedido, certamente isso para ele é uma questão menor comparada ao tema Benfica.
   Não posso mesmo deixar de registar o facto de ontem, com todas as letras, o Presidente leonino ter garantido que não teria qualquer cabimento despedir o treinador  de cujo projecto fazia parte e cerca de 24 horas depois ter sido despedido, concluindo-se que não há um rumo que se perceba, parecendo meso que todos mandam menos o Presidente.
     Com a sua elevada condição moral, de acicatador de ânimos e que alia o seu incentivo à violência, com a sua própria violência, como é conhecimento geral, nomeadamente no seio da Polícia Judiciária, com vários episódios conhecidos publicamente, vem esse senhor, alto e bom som, exigir que o Benfica jogue à porta fechada, por segundo ele, o Benfica patrocinar claques ilegais, o que é uma tremenda falsidade.
     Para já, essa personagem que em todo o processo eleitoral tentou por todos os meios encontrar um buraco que lhe permitisse hoje ser administrador no Sporting, sendo que a fava saiu a Godinho Lopes, mostrou total desconhecimento quer da lei, quer do que se passa actualmente no Benfica.
     O que a lei diz em relação às claques, é que estas, não sendo legalizadas, ficam os clubes proibidos de lhes prestarem qualquer tipo de apoio, cabendo ainda aos clubes impedir que haja faixas alusivas à claque no interior do estádio do clube que de fazem parte, sendo que a pena pode ir, repito pode ir, até à realização de jogos à porta fechada.
     Pois bem, não só se desconhece publicamente qualquer apoio da direcção do Benfica (não quer dizer que não haja), como em todos os jogos no Estádio da Luz, não existe uma única faixa ou bandeira alusiva a claques ilegais, neste caso "No Name Boys" ou "Diabo Vermelhos", aliás, o que o Benfica já anunciou publicamente, é que o Benfica, atendendo à fantochada que é esta legislação, cujas claques legalizadas têm menos de 200 membros registados e aparecem por vezes com 2 mil nos estádios, preferiu fazer um registo próprio de um grupo de sócios que se junta para apoiar a equipa sem qualquer denominação de claque, garantindo assim, que todos os que se juntam naquela zona do Estádio, estejam perfeitamente identificados com o clube, sendo garantidamente sócios do clube, enquanto as claques ditas legalizadas, têm no seu seio pessoas que nem sócios são do clube que apoiam.
   Poderia-se discutir aqui as virtudes e defeitos entre a organização das claques e sua legalização ou o processo de identifição que o Benfica optou por fazer, certamente haverá num e noutro caso defeitos e virtudes, o que interessa aqui, é demonstrar que as lamurias dessa personagem "sui generis" da vida sportinguista, carecem de fundamento e são completamente infundadas, embora eu perceba que perante o actual nível de exigência de Paulo Pereira Cristovão, ele tenha a ambição de jogando o Benfica à porta fechada, possa ver o Sporting reduzir a sua desvantagem pontual actual de 16 para 15 pontos, o que seria um feito notável.

17 comentários:

Bo0geyman disse...

Exactamente o que tentei dizer no meu blog, mas no meu blog foi dito de forma mais arcaica e também sem conhecimento da lei xD

ou seja...

Mais uma vez e já se tá tornando hábito , encontro-me totalmente de acordo com estas palavras...

http://esperoportinomarques.blogspot.com/

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, obrigado pelo esclarecimento que deste sobre as claques benfiquistas pois desconhecia.
Quanto a esse Cristóvão, que benção tiveram os portugueses de se verem livres dum cidadão tão mal formado dum orgão como a PJ.

Abraço.

Joao disse...

Boa noite

muito bom o texto.

Só uma coisa, há quanto tempo não se ouve falar de problemas das claques do Benfica em estações de serviço? É pensar bem XD

E agora das claques supostamente legais? Em bares no Algarve? Em estações de serviço?? e por ai fora

será que esta lei das claques serve de alguma coisa?
A meu ver é só mais umas a encher papel e para pseudo comentadores de football na tv terem algo para mandar vir contra o Benfica, mas pronto la quem a fez achou que era uma boa lei LOL XD

Joseph Lemos disse...

Passo a passo, de desorientação em desorientação,vão conseguir alcançar o lugar a que têm direito: um clube do sobe e desce.
Dúvidas?

carlos disse...

Acho piada que tu também tas a pensar Sporting.

Deixem-nos em paz, os nossos problemas nós tentamos resolver, não fui a esse fórum e não acredito que durante essas horas todas se tenha falado só de Benfica, mas tu tiveste lá por isso deves saber pelo que falas.

Em relaçao aos beneficios sei de fonte segura que os no name boys tem bilhetes mais baratos para os jogos em casa, do que os restantes sócios, alias conheço muita gente que vê lá jogos. Se isto não é um beneficio não sei o que será, isto só para confirmar umas palavras duma pessoa que odeio PPC.

Não sou a favor do afastamento do Domingos, mas compreendo o que fez o presidente já que o Sporting é uma empresa, tal como este governo disse que não ia aumentar impostos e aumentou, e como grandes empresas foram privatizadas mas no dia anterior havia dúvidas se seriam(mas isso ja nao preocupa tanto a naçao benfiquista).

Em relação a Sá Pinto(penso que nao irá ser soluçao), mas apelidar de boxer um jogador quando se têm lá um treinador muitas vezes identico e reconhecido pelos seus episodios nos finais dos jogos não acho muito correcto,mas pronto fico felizes de estarem a reparar no nosso clube e nas iniciativas feitas. Faltou aqui a referencia ao Musical do Sporting(mais uma coisa em que fomos pioneiros) mas esta penso que o Jorge não esteve presente e daí não houve comentário.

Boa sorte para o Zenit e deixem o Sporting em paz duma vez por todas, nos somos um clube que o objectivo nos proximos 10 anos passa por nao fechar portas e por ganhar uma taça de portugal de vez em quando

Joao disse...

O carlos tem piada, visto que estamos a comentar palavras dos seus dirigentes sobre o NOSSO clube...

por isso carlos pode escrever uma carta à sua SAD para parar de falar do NOSSO clube e preocupar-se mais com o clube que devia gerir ...

mas pronto os benfiquistas é que falam sempre looooooooooooooooool

troza disse...

Eu até gosto do Sá Pinto... fez ao Artur Jorge o que qualquer Benfiquista gostaria de fazer (aliás, pelo meu pai, era rasgar a cara dele de todas as fotos em que ele aparecesse na equipa do Benfica).

Quanto ao despedimento do Domingos... foi numa má altura. Se ele ficasse, ele seria o único queimado. Mudava-se de treinador e com umas boas exibições a confiança podia voltar aos jogadores e aos adeptos. Agora, queima-se o Domingos, o Sá Pinto (sim, porque basta ele não ganhar a taça...), alguns jogadores, os dirigentes... enfim... Pode ser que dê certo mas acredito mais que é um treinador de transição.

Quanto às claques não percebo nada, só acho bem que não se vejam faixas das claques no estádio da Luz e sim símbolos do Benfica.

Mas isso dos jogos serem à porta fechada... os três grandes estão à espera disso (o Sporting, pela invasão de campo dos adeptos depois do Geovanni meter aquele golo do meio da rua em 2004; o Porto, por tudo e mais alguma coisa, mas principalmente pelo que se passou com bolas de golfe, isqueiros, e tal; e o Benfica, pelo adepto que fez o que qualquer um gostaria de ter feito mas não é permitido - dar um calduço no fiscal de linha para ele acordar). Mas sabes que isso não é bom para a liga (ou federação ou qualquer coisa assim)... para eles é melhor passar multas. Pessoalmente gosto do propósito das claques, não gosto do comportamento delas nem da forma como as portuguesas cumprem o seu objectivo (passam mais tempo a torcer por elas do que pelos jogadores).

E isto não interessa nada... os próximos jogos do campeonato do glorioso é que interessam

Jotas disse...

Caro Carlos, percebo que andes nervoso, infelizmente também já passei por isso na época dourada!!! do vale tudo, daí perceber que confundas um pouco as coisas ou que não leias o que digo com a devida atenção, sabendo interpretar.
Pensar Sporting é algo que não faço, infelizmente para ti, o sporting tem sido ultimamente um grande humor, calha a todos, o que me limitei a fazer, foi rebater, com razão numas coisas e certamente sem razão noutras, o facto de num forum denominado pensar sporting e atendendo ao facto do período negro que atravessa, se tenham desviado atenções e perdido tempo a falar em Benfica, apenas isso, aliás, estranho que haja um vice, que sabendo da débil situação do sporting, se entretenha a comprar sistemas de vigilância full hd, gastando 250mil euros nisso, mas fica já aqui registado, sabes qual o obejctivo? Apontar e esmiuçar tudo o que eles fazem, desde cosnumos de drogas a outras situações, algo que como sabes é comum a menbros de todas as claques, para ao fim do jogo vir com atordoadas e quando digo que naquela casa todos mandam menos o presidente, julgo que se assim não for, e godinho lopes tenha permitido aquela palhaçada dos girassois, então desculpa que te diga, mas estão muito mal servidos de liderança.
Claro que o benfica tem 2 claques, toda a gente sabe, só que para não ser punido, não há tarjas alusivas a elas e essa legalmente é praticamente a única maneira de as punir.
Tu acreditas nesta legislação? Não estou a dizer que as claques do sportinga fazem mal em estar legais, fazem bem, embora estranhe que tenha apenas pouco mais de 200 membros, o que questiono é que aplicabilidade ela já teve? Que uso já foi feito dela? Por isso é que eu digo que isto das claques legais, não passa de um fait-divers, de algo que foi feito para justificar um pseudo combate à violência no desporto associado às claques e a verdade é que as do Benfica, mesmo não sendo legalizadas, o clube tem registos de todos os sócios que estão naquele sector e qualquer prevaricador, se calhar até é mais facilemente identificável, porque se forem 1000 presentes, são mil cujo registo no clube existe, já nas legalizadas, estão lá mil, mas só 200 estão registados.
Concluo apenas dizendo, que em relação ao Sá Pinto, é incomparável o seu comportamento com o de JJ, mais, na minha opinião, quem teve a atitude que ele teve como director desportivo, noutro clube, certamente não voltaria a assumir qualquer tipo de função.
Termino com uma piada que na minha opinião retrata um pouco o desnorte em alvalade: João Pereira capitão, Sá Pinto treinador e Paulo pereira cristovão vice - presidente, mais parece um clube de wrestling.

carlos disse...

João tinhas poupado esse comentário pouco abonatório mas sou forçado a responder-te.

1-O carlos tem piada, visto que estamos a comentar palavras dos seus dirigentes sobre o NOSSO clube... (comentario anterior meu) esse fórum e não acredito que durante essas horas todas se tenha falado só de Benfica.isto só para confirmar umas palavras duma pessoa que odeio PPC. Como podes ver eu não gosto do Paulo Pereira Cristovao, nem me revejo nas palavras dele. Estava a falar na globalidade dos adeptos.

2-por isso carlos pode escrever uma carta à sua SAD para parar de falar do NOSSO clube e preocupar-se mais com o clube que devia gerir ...
Pois bem desconhece uma estrutura de um clube pois PAULO PEREIRA CRISTOVAO É VICE-PRESIDENTE DO PATRIMONIO E INFRA ESTRUTURAS, portanto não pertence á SAD(portanto não tenho de escrever carta à SAD, mas sim a PPC).

Não tenho duvidas que as pessoas pertencentes à SAD e embora não serem da lista que eu votei, querem o melhor do Sporting, e por isso não tenho dúvidas que estão a tentar gerir o clube da melhor maneira possível podendo questionar-se as decisões, como em todos os clubes são questionadas.

3-mas pronto os benfiquistas é que falam sempre looooooooooooooooool
Pois bem, por acaso já há muito tempo(mesmo quando o benfica estava mal), que não sei as grandes noticias do Benfica, nem quem renova, nem quem não renova e quando sei é por um colega do trabalho, mas posso garantir-lhe que neste momento já ouço muitas noticias do meu clube(verdadeiras ou não) vindas principalmente de adeptos afectos às suas cores.


Falando agora um pouco com o Troza com quem já estou habituado e gosto de falar. Concordo com quase tudo o que escreveu como sempre, muito ponderado e correcto.

carlos disse...

Já refizeste um pouco o teu comentário Jorge, assim tamos melhor, tal como não rebateste os beneficios em relação a bilhetes à s pessoas daquele sector. Bem como não se falou só Benfica naquele pensar Sporting. Só te esqueceste de falar no musical.

O Tema claques gera muito controvérsia e poderia ser muito debatido, concordo em certa parte contigo, mas em outras questões não, acho que se a legislação está feita deve ser cumprida ao máximo. Acho que as camaras e vigilancia vão ajudar a identificar algumas situações e por outro lado tornar mais segura a presença das pessoas nos estádios.(Se o clube tem ou não dinheiro é uma questão completamente diferente). Em relação ao uso posso te dizer que alguns já foram presos e identificados devido a essa legislação, mas realmente não é nada de mais porque as autoridades devem conhecer os membros mais perigosos de todas.

Em relação ao Sá Pinto e JJ(bem não concordo quer com ameaças quer com situações de violencia) desde já digo que Sá Pinto como director desportivo não fez o mais correcto, mas é inquestionavel que pensou de cabeça quente e que o liedson teve um comportamento reprovavel que só ficou por assim dizer encoberto pelo mau comportamente de Sá Pinto devido a viver o clube da forma como eu Vivo(vulgo adepto).

Só acho piada falar-se dele, quando se têm um treinador que já fez o que fez independentemente que seja menos grave, teve muitos comportamentos menos correctos, se me falares de Quique Flores estaria de acordo com o teu comentario.

Para mim o PPC está ao nivel do João Gabriel no Benfica, eram dois dirigentes que abolia no futebol portugues.

A falta de liderança de godinho Lopes é inquestionavele estou de acordo, mas defendo o meu presidente em muitas matérias e até faço um balanço positivo da presidencia dele no Sporting. Cumpriu em relação ao reforço da equipa, apostando em reforços jovens e que para mim muitos têm qualidade, soube intervir em alguns jogos bem noutros menos bem, mas quando foi preciso falar, falou(levou a que um arbitro nao apitasse o clube, mas ganhamos o processo). Cumpriu com a chegada do Domingos(indepente ou não dos resultados), criou uma grande ligação com os adeptos, daí as brilhantes assistencias nos estádios apesar do mau momento leonino. Trouxe várias pessoas do Sporting para o clube. Falta mesmo o tal investidor estrangeiro, e assumir mais liderança e tirar algumas pessoas do Sporting, a tal minoria silenciosa de que tanto fala.

Jotas disse...

O que é que queres que te diga do musica do sporting? O que é que isso interessa para aqui? Então dizes que eu penso sporting e vinha para aqui falar de teatro? Sinceramente não vejo que pioneirismo brilhante ou significativo há nisso, muito menos que interesse tem para um clube de futebol, mas pronto, foi um ideia bonita e quem é do sporting, obviamente deve ter gostado de assistir, a mim pessoalemente nada me diz.
Quanto aos bilhetes, sinceramente, desconheço 2 coisas, a tua fonte segura (é moda, espero que não seja a mesma que colocou o Domingos a negociar com dirigentes do Porto) e se há ou não benefícios, contudo, do que eu conheço da legislação e posso estar enganado, não há nada que impeça essa situação, mas posso revê-la com mais atenção.
Seja como for e esse é o facto mais significativo e que pode levar à realização dos jogos à porta fechada, é que o Benfica proíbe enquanto as claques não forem legalizadas, de colocarem tarjas alusivas às mesmas e outra questão, essa sim absolutamente fundamental e que parece esquecida, é que os clubes não têm a obrigação e não podem obrigar grupos autónomos de se legalizarem ou não, essa é uma decisão desses grupos, assim como, nada impede que grupos de adeptos (no fundo é assim que se podem retratar os diabos e os NN, de se juntarem em determinado sector e apoiar a equipa, embora julgo ser óbvio para todos que eles continuam a ter zonas reservadas no estádio.
A grande questão em relação ao que PPC cria e a que estranhamente aludiu num forum que deveria servir para debater importantes questões da vida sportinguista, foi que o Benfica deveria jogar à porta fechada, a questão é baseado em quê e em que artigo?
Mas vindo desse senhor que apenas se limita a humilhar o clube com decisões e intervenções patéticas.
João gabriel fica aqui o reparo, não é nem nunca foi dirgente do benfica, é apenas e só director de comunicação, logo, completamente diferente da situação do PPC que além de vice é admnsitrador.
Aliás, se há algo que neste momento diferencia e muito o SCP do SLB e FCP, é a comunicação, no Benfica bem ou mal, tal como no FCP, fala-se a uma só voz, já no Sporting...
Por falar em Porto, mais um vez, nas vossas costas, PC a lixá-los (não tenho duvidas que mesmo que VP seja campeão, Domingos será o treinador do Porto na prx época)ês a continuarem azuis e brancos por dentro, sinceramente faz-me confusão, não vejo maior masoquismo num clube dito grande, que para mim, a partir do momento que se revê nas conquistas de outro grande deixa de o ser.

Anónimo disse...

Carlos, último parágrafo do teu 1º comentário é fabuloso. É só ambição!
O musical pelo que dizem é de partir a rir. Pioneirismos desses feitos às 3 pancadas para um scp esquecer-se que está em 2012 e pensar que está 60 anos antes até é compreensível, com um presente destes e um futuro negro pela frente, só com violinos e viloncelos se podem "aquecer".
Para terminar, para quem anda sempre com o Benfica na boca é engraçada a excitação quando falamos ao de leve de vocês.

Abraço,

Vermelho é a minha côr!

Joao disse...

Carlos, não sei o que se falou no tal fórum ....
Mas estranho que o que veio cá para fora foram declarações do sr.PPC sobre o Benfica (ou eu não vi mais nada na comunicação social).
Sabe o que é indução estrutural? Como o que veio cá para fora só foram declarações sobre o Benfica, podemos concluir por indução estrutural que o tema principal foi mesmo o Benfica.

carlos disse...

Anónimo para mim é esse o objectivo, e sou do Sporting porque é o clube com quem me identifico, não porque é o clube que ganha ou deixa de ganhar.Gostava de daqui a 3 anos poder discutir um titulo, mas não há a estabilidade permitida. Talvez se tivessem sido proporcionadas a Paulo Bento, o mesmo que foi a Domingos, poderíamos ter tido hipoteses este ano e nos que se avizinham.

Jorge a minha fonte são amigos No Name, que pelo menos até ao ano passado pagavam menos de bilhetes do que o publico em geral, é inequivoco e inquestionavel que esse é um beneficio.Claro que não podem obrigar, mas não podem negligenciar que as tem, e depois darem-lhes beneficios em bilhetes para jogos.

Comentei o musical porque vieste comentar uma afirmação do PPC, que nem sei em que contexto foi, nem sei se foi o centro do debate desse fórum, já que comentaram uma iniciativa leonina, porque não comentar outra, só isso.

Em relação ao Porto não vejo o porque de neste caso o Sporting ter sido prejudicado pelo Porto, já que foi por decisão do Sporting que Domingos não continue no Clube, pelo menos foi o que saiu cá para fora, não me admiro que ele va parar ao Porto mas não percebo a associação. Se fosse demissão dele para ir para o Porto seria diferente.


João
Mas estranho que o que veio cá para fora foram declarações do sr.PPC sobre o Benfica (ou eu não vi mais nada na comunicação social).--> Isto eu também estranho, estamos de acordo e aqui não sei quem está errado se a comunicação social que provocou isto e reteve apenas isto do debate ou a falta de comunicação do Sporting(onde aqui concordo com o Jorge).


Por fim bom blogue aquele para o qual escreves e parabens pela iniciativa.

Anónimo disse...

for [URL=http://www.louis-vuitton--outlet.net/]louis vuitton outlet[/URL] with low price JnpFVsbL [URL=http://www.louis-vuitton--outlet.net/ ] http://www.louis-vuitton--outlet.net/ [/URL]

Anónimo disse...

buy a [URL=http://e--store.com/]louis vuitton online store[/URL] with low price TdwqMNAS [URL=http://e--store.com/ ] http://e--store.com/ [/URL]

Anónimo disse...

sell UAqBMvjm [URL=]burberry trench[/URL] for promotion code YFbOUNdC [URL= ] [/URL]

 
Adaptado por Blogger Benfiquista