quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FASE CRUCIAL DA ÉPOCA - 30 Dias de enorme importância.

     Antes de começar o post, comunico aos meus ilustres leitores, que aceitei um convite do blog "O lado do futebol que nunca viram", que me convidou para escrever um post semanal sobre o nosso Benfica, espero deste modo dignificar o nosso clube e não defraudar as expectativas quer dos meus caros amigos, quer dos autores desse blogue, o qual desde já convido a visitar, simplesmente porque vale a pena.
    LFV deu uma entrevista à RTP e não vou aqui tecer grandes considerações sobre a sua entrevista, porque defendo que esta altura, em que se aproximam grandes decisões para o Sport Lisboa e Benfica, a hora é de toca a reunir e não de tricas.
    Sou um defensor da continuidade do Presidente do Benfica, acho que no global o seu trabalho tem sido muito positivo, embora cometa erros como qualquer pessoa, mesmo não concordando com algumas acções por si protagonizadas, a verdade é que não conheço em profundidade as razões para determinadas acções e seria injusto da minha parte criticar apenas porque não concordo, pois nada me diz que eu é que esteja certo.
    Importante agora é olhar para esta fase crucial da temporada e para os reais interesses do Benfica, cuja equipa, na minha opinião, tem um Fevereiro e Março que pode ser absolutamente decisivo nas mais variadas provas que disputa.
   Começando pela Liga dos Campeões, manda a razão que se seja realista, sonhar é bom, mas acreditar que o Benfica pode vencer essa prova é para mim isso mesmo, um sonho e nada mais que isso, pois realisticamente julgo ser um objectivo para outras equipas e orçamentos, só uma conjuntura de vários factores extremamente favoráveis como por exemplo ver um Real e um Barça eliminados poderiam criar um cenário diferente.
   Assim sendo e sobrepondo a razão à emoção, julgo que o importante é olhar para os 1/8 de final contra o Zenit e encarar com seriedade esta eliminatória, onde creio que o Benfica tem francas hipóteses de atingir os 1/4 de final, que seria já uma grande presença na prova.
   Atendendo à realidade do futebol português quando comparado com outros mercados, julgo que as ambições legitimas e que podem ser consideradas como uma presença positiva é passar a fase de grupos e isso o Benfica já conseguiu pelo que a sua presença já foi meritória, tudo o resto será um prémio.
   Na Liga portuguesa, aí sim, atendendo à sua posição actual, líder com vantagem de 5 pontos, tudo o que não seja a conquista do título, deverá ser considerado um falhanço, porque o nível de exigência neste clube deve ser esse, porque a conjuntura e calendário o favorece e porque está claramente em posição previligiada.
   Como tal, o empenho tem de ser total e a presença assídua dos adeptos também, numa clara demonstração de força e união, para que a miragem do título possa ser uma realidade, há que conseguir antes de tudo, chegar ao jogo com o Porto a 2 de Março com esta vantagem pontual, o caminho é difícil, pois para além de receber o Nacional, o Benfica tem 2 jogos que se podem revelar cruciais, deslocações a Guimarães e Coimbra, onde será de extrema importância vencer, para que no jogo com o Porto, o Benfica possa sair para o que resta do campeonato com margem de manobra que lhe permita gerir as emoções e ter o seu adversário mais pressionado.
   Creio que se o Benfica chegar a esse jogo com 5 pontos de vantagem e pelo menos não perder em casa, dificilmente deixará de ser campeão, porque o seu adversário ficará altamente pressionado e sem a mola do confronto directo, tem a palavra o Benfica.
    Outra prova em disputa é a Taça da Liga, aquele que alguns iluminados chamam de Taça Lucílio, pelo simples facto de nunca a terem conseguido vencer, como se este ex-árbitro, tivesse apitado as 4 finais dessa competição, 3 delas com o Benfica presente, enfim conversa de quem não alcança mais, felizmente, depois do Nacional - Sporting de ontem, não caiu no discurso vazio de chamar a uma prova tão prestigiante e digna como é a Taça de Portugal e chama-la de Taça Pedro Proença, isso seria desrespeitar uma prova que gostaria de ver o Benfica ganhar.
    Embora sendo considerada o parente pobre das competições nacionais, se calhar porque outros grandes ainda não a conseguiram ganhar e assim é uma forma de menosprezo ao Benfica, é uma competição oficial e como tal, é sempre melhor vencer do que perder e é assim que a Taça da Liga deve ser encarada pelo Benfica, numa prova com umas meias finais de enorme curiosidade e interesse, por um lado teremos um derby minhoto, Gil Vicente - Braga e por outro lado um sempre apetecível e fantástico clássico Benfica - Porto.
    Concluindo, espera pois o Benfica, 30 dias de máxima intensidade em que mais do que nunca a qualidade do plantel mais do que do onze base, terá de mostrar toda a sua qualidade e utilidade, para que no fim deste ciclo, as esperanças de novas conquistas, possam sair ainda mais reforçadas.

9 comentários:

troza disse...

Excelente post.

Eu achava que o Benfica poderia chegar ao jogo com o Porto com 4 pontos de vantagem caso vencesse todos os jogos. E, se vencermos todos os jogos, isso já está conseguido.

No entanto (e sem olhar para o calendário do porto) estas duas deslocações são perigosas. E o resultado positivo depende sempre do resultado de outros. No entanto considero que 7 pontos serão obrigatórios (vitória frente ao nacional, e uma vitória e um empate nos outros dois jogos é o mínimo que se exige... até porque sabemos que há arbitragens muito ablidosas), no entanto, se o porto ganhar os 3 jogos, os 9 pontos são o único resultado que agrada.

Depois vem o classico e parece-me que vai ser uma vitória obrigatória e que vai valer mais que os 3 pontos. Primeiro: eu gostava que o Benfica começasse a ganhar todos os jogos em casa para o campeonato (e taças internas...). Acho que é um primeiro ponto para se dominar as competições internas e o JJ tem conseguido registos bons na luz... mas pode ainda ser melhor. E seria o verdadeiro regresso do inferno da Luz.

Valer mais que os 3 pontos: obviamente temos a vantagem no confronto directo, o efeito dominó que aconteceu ao Sporting (sim... esta equipa do porto está a uma derrota frente ao Benfica de se desfazer em pedaços até ao final da época) e... ganhar vantagem para o jogo com o Braga! E isto não é parvoíce nenhuma, mas o Porto a 7 ou 8 pontos do Benfica e sem vantagem no confronto directo, acham que vão querer que o Braga ganhe pontos na Luz? Nem pensar... Com sorte, nessa altura, já estarão à frente do Porto. E daqui nasce uma certeza: os arbitros vão encarar este jogo de forma diferente porque o Porto já vai estar dividido quanto ao que quer.

E a taça da liga... é para ganhar... faltam 2 jogos, nada de mais. Quanto à liga dos campeões... eliminar o zenit é importante... temos de manter a moral da equipa elevada numa altura em que o cansaço vai ser o mesmo, mas se é para sermos elimidados que seja por um dos tubarões da europa e não pelo Zenit.

dezazucr disse...

Excelente comentário troza.

Concordo plenamente com o efeito dominó que se pode assistir caso o Benfica consiga ganhar aos corruptos.

Mas atenção porque eles vão encarar esse jogo como de vida ou morte, como normalmente encaram.

Concordo também em relação à Champions: "se é para sermos elimidados que seja por um dos tubarões da europa e não pelo Zenit"

Convém portanto unirmo-nos e concentrarmo-nos no que interessa.

As nossas tricas e divisões internas só beneficiam os corruptos e como eles sabem tirar partido delas...

GuachosVermelhos disse...

Boa análise caro Jotas.

carlos disse...

Para chamares Taça Proença é preciso que ele apite a final e faça o que o lucilio fez.

A arbitragem de ontem se tivesse apitado bem as coisas estaria 3 a 0 ao intervalo, depois cometeu o erro de tantas outras que foi compensar os erros que o auxiliar fez, mas como tu não viste o jogo não podes falar. Aconselho a leitura de toda a imprensa desportiva:" excepção Jornal Benfica", E ver todos os lances e de preferencia verificar que ao intervalo o resultado seria 3 a 0(golos de capel e insua), e o nacional já não teria claudemir.


Depois na segunda parte posso comentar, a expulsão do rondon foi forçada mas foi um critério semelhante ao amarelo do xandão(que nem falta fez). O penalty para mim não é(para toda a imprensa é, e para muitos adeptos de muitos clubes com quem falei ontem e hoje) , mas este ano já os vi marcar muito pior, e não tem comparação alguma com o penalty de Pedro Silva.

Também já os vi marcar fora da área no meu estádio e não os marcar dentro da área no mesmo jogo, que nos pôs fora da taça que ninguem liga.

Mas gostava que tivesses visto verdadeiramente o jogo antes de falar em proença.

Jotas disse...

Carlos, de facto não vi o jogo, vi o resumo, e 3-0? A bola do Insúa entrou? E na 2ª parte pelo que me disseram o mesmo auxiliar tirou 2 foras de jogo iguais ao Mateus e ao Candeias que seguiam isolados.
Mas em lado algum deste espaço me ouves chamar a esta Taça da Taça Pedro Proença, o que eu digo é que para quem chama a outra de Taça Lucílio, de forma leviana como se ele tivesse apitado todas as finais que o benfica venceu, tem o dever moral de chamar a esta de Taça Pedro proença, ora como eu não chamo à outra Taça Lucílio, tambérm não chamo a esta Taça proença.
O Certo é que julgo que qualquer cego já deve ter percebido que o Proença pode ter muitos clubes, mas sinceramente duvido que um deles seja o Benfica, porque por exemplo, não houve um único derby ou clássico por ele apitado que o benfica tivesse ganho e em muitos deles o benfica foi demasiado prejudicado e isso é uma evidência.
Mas Carlos, se o Sporting num jogo, fosse vitima dessa expulsão e desse penalti, o que diriam os barrosos e afins que por aí andam?

carlos disse...

Para mim são 2 golos ao intervalo estaria 3 a 0, a Bola do INsua não entrou mas ele ia isolado. esses foras de Jogo de facto o do mateus(mas o mateus inda ta no meio campo) é que nao existe o do candeias existe. O que eu sei é que estaria 2 ou 3 a 0 muito antes de qualquer lance que falas. A expulsão para mim é por acumulação de faltas como o outro Pedro Henriques, e o Penalty conheço muita gente a dizer que é, embora para mim ache forçado.

Achas que estando 2 OU 3 A 0 o Nacional estaria forçado a fazer 2 ou 3 golos, acho que a intraquilidade do sporting iria desaparecer muito mais facilmente, e as opções do domingos seriam outras.

Se calhar vou precisar é da tua ajuda para ir ver esse jogo, mas a seu tempo falarei contigo

pantera cor de rosa disse...

Caros amigos os arbitros este ano estao do lado do benfica por isso somente com um grande deslize é q iremos perder pontos ate ao jogo cm o porto..

Os jogadores adversarios vao ser expulsos ou arbitro vai apitar aquele penalty..

tranquilidade meus caros

troza disse...

lol.

Alguém anda com um nível muito elevado de ironia ou está a tentar passar pelo que não é ou anda a precisar de óculos.

Quanto à taça... esta não vi, pelo que não vou comentar... mas no ano da taça lucílio, houve um jogo em alvalade ganho pelo sporting 5-3 ao Benfica... o meu irmão (sportinguista) ainda tem cá o jornal e está ali a dizer que houve um penalty roubado ao Benfica na primeira parte... ora, 3-0 no fim da primeira parte é como dizes Carlos... um golo do Sporting não iria abalar ninguém.

É verdade que festejei os golos do Tiuiuiuiu ou que raio é que ele se chamava contra o Porto (fui ver o jogo a um café aqui no Barreiro... que agora se mudou para a baixa... o penta café. Umas tostas de metro muito boas) com alguns sportinguistas e em pleno ano onde rebentou o apito dourado não podia deixar de festejar os golos (e as tostas estavam tão boas!!). Mas essa insistência da taça Lucílio, essa foi a taça Jorge Sousa ou esta a taça superioridade numérica (só mais um jogo e é mesmo... e mesmo que desta vez fosse justo, digamos que outras deixaram dúvidas). Vamos lá ver. Eu quero que o Sporting ganhe a final e estava pelo Sporting (não acreditava que a Oliveirense fosse à final... e não gosto do Nacional nem da submissão da académica), até porque depois posso dar uma alcunha a uma taça. :)

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Caro Jotas o cenário que traças é realista e possível! No que ao Campeonato diz respeito não perder pontos até a receção ao porto é vital e, vencendo esse jogo, aí sim podemos encomendar as faixas! Até lá muita União, muito apoio, muita atenção a todos os jogos a começar já no jogo de amanhã. Não é altura de desunião entre Benfiquistas essa altura chegará e lá chegados cada um assuma as suas posições. Agora é remar, TODOS, na mesma direção, a direção do título Nacional.

Glorioso Abraço!!

 

SEMPRE BENFICA

Loading...
Adaptado por Blogger Benfiquista