quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BENFICA - e o universo de alguns mal dizentes.

--- Antes de ir directo ao tema propriamente dito deste post, devo confessar a minha tristeza, por afinal, ao contrário do que eu pensava, o Benfica não jogar hoje, frente ao Olhanense, o seu jogo em atraso da Taça de Portugal, juro que estava convencido disso, mas como o silêncio sobre a matéria desde 2ª feira imperou, convenci-me que afinal hoje não vou à Luz, paciência.
    Infelizmente no seio do imenso e maravilhoso universo benfiquista, há fenómenos que me custam compreender, uns mais "sui generis" que outros, como o caso Nuno Gomes, um jogador que sempre admirei, que sempre gostei de ver actuar no Benfica e sobre quem fiz os mais variados posts, contra a injustiça para com o capitão por parte dos associados do Benfica.
   Ou seja, Nuno Gomes, enquanto foi um titular na equipa, foi sempre de forma para mim incompreensível, um dos jogadores mais assobiados e mal tratados por um grande franja de adeptos presentes no estádio, estranhamente, ou talvez não, hoje, porque não joga, existem autênticas campanhas em prol da sua utilização, o que sinceramente tenho dificuldade em entender, porque enquanto foi mais valia, não prestava, agora que caminha para o final da sua carreira é o maior, vamos lá nós entender isto.
   No fundo, esta situação não difere muito da que hoje vive Cardozo, quando joga, coitado, falam mal dele, ora é porque não corre, ora é porque falha muitos golos, enfim, chega a ser inadmíssivel e absurdo o que dele dizem, e digo isto, porque por vezes me parece haver memória curta e alguns velhos do Restelo no clube, porque a verdade e os números falam por si, é que há muitos anos, não tínhamos um goleador assim no clube e arranjar jogadores que marquem golos como ele, é já uma raridade.
   Para mim, Cardozo é um indiscutível e o goleador como há muito não existia na Luz e felizmente, a sua ausência em alguns jogos, só veio confirmar o que digo, mesmo com menos jogos que muitos outros, ele é apenas o melhor marcador da equipa, mais uma vez.
  Outro factor para mim inadmíssivel, tem a ver com o tratamento dado a um jogador que goste-se ou não é do Benfica, refiro-me a César Peixoto. Eu também não sou um apreciador das suas qualidades, o que sou é um adepto incapaz de assobiar e mal tratar os seus seja em que circunstâncias for, para mim, os jogadores do meu clube são sempre os melhores.
  Julgo ser uma atrocidade o que lhe fazem, assobiar um jogador quando ele ainda nem sequer entrou em campo, quando ainda nem sequer tocou na bola, é assassinar um atleta e sendo ele limitado, ainda mais banal fica, pois a sua intranquilidade impõem-se perante tão mau trato, algo que deveria envergonhar todos aqueles que o assobiam e os benfiquistas em geral.
    Saindo do relvado e passando à admnistracção, uma das coisas que mais me têm revoltado, é o que leio em alguns blogues, de constantes ataques a esta direcção, director do futebol, treinador, jogadores, enfim, em relação a quase tudo o que diz respeito ao clube e isto que leio, é escrito por gente que se diz benfiquista, mas que no fundo, mais não faz do que falar mal, pedir cabeças e enxovalhar por essa via o nome do clube, uma verdadeira palhaçada.
   Alegam eles, que é democracia, não não é, democracia é efectivamente o direito de discordar, de apontar erros e procurar soluções e isso é um direito elementar, eu próprio, neste espaço, também já manifestei e manifesto discordância  por alguns actos de gestão, que em minha opinião são lesivos ao clube, porque esse é um direito que me assiste e até uma obrigação enquanto benfiquista, só que por ser benfiquista, a minha crítica, visa um sentimento construtivo e se afirmo que está mal, digo o porquê e aponto um caminho que julgo ser mais adequado e isso sim é Democracia, o que eu vejo em alguns espaços, só pode ter um de 2 nomes, ou Anarquia e leviandade.
   Digo isto, porque o que eu vejo, é um constante mal dizer, uma autêntica campanha de desestabilização com o objectivo único de ver rolar cabeças, como se eles fossem capazes de ser ou fazer melhor, dessas pessoas, vejo constantemente falar mal do clube, do seu funcionamento, de quem o dirige e questionar sistematicamente qualquer negócio feito, lançando sempre uma qualquer suspeita de algo tenebroso que existe por trás.
  Tudo bem, é a sua opinião, mas o que é triste e daí eu começar a pensar que esses ditos benfiquistas, agem orquestrados por alguém, com objectivos que desconheço, são incapazes de fazer um elogio à equipa, ou de realçar os muitos méritos que esta direcção também tem, porque se é verdade que cometeu muitos erros, também é verdade que fez muitas coisas boas, mas, se calhar, essa mesma gente, preferia que o Benfica voltasse aos tempos do Vale e Azevedo e de Manuel Damásio, ou que o clube fosse açambarcado por um qualquer director do Porto Canal, cuja sua visão estratégica para o clube, consistia na aquisição do grande treinador Carlos Azenha, desculpem, mas eu não desejo isso para o meu Benfica e como tal não estou com vocês.
    Aos mal dizentes, outro nome não me ocorre para os classificar, apenas questiono, porque raio não falam de um Benfica, antes moribundo, que começou a erguer-se de novo com a eleição de Manuel Vilarinho?
   Não é preciso fazer muitas contas, basta ver que o clube andou anos a fio, completamente à deriva, sem rumo para o futebol, para a formação e para as modalidades e por isso é preciso paciência, pois as coisas não se fazem num estalar de dedos.
   Mesmo assim, o Benfica que não tinha formação, é hoje um clube que aposta seriamente na prospecção, sector este de que posso falar, porque o conheço bem e faço parte dele, só que os resultados nesta nova aposta, não são imediatos, porque durante mais de 10 anos, esteve completamente abandonado, no entanto, valores irão aparecer, Roderick, Miguel Vítor, David Simão, Miguel Rosa e Nelson Oliveira, são apenas alguns rostos de que em breve, veremos jovens oriundos da formação a representar a equipa principal.
   As nossas modalidades estiveram completamente à deriva, cheias de dividas, com as malas às costas, sem local para treinar, com ordenados sistematicamente em atraso e até com a extinção de algumas.
   E o que se vê hoje? Um Basquetebol que desde os gloriosos tempos de Carlos Lisboa, nunca esteve igual, um Hóquei Patins, Voleibol e Andebol, extremamente competitivos, com alguns títulos já conquistados e um Futsal que é apenas e só Campeão da Europa, entre muitas outras modalidades com relevo para a aposta no atletismo.
   Em matéria de infra estruturas, uma melhoria considerável, esta direcção foi mesmo a que melhor soube gerir o acontecimento do Euro 2004, não se limitando a construir apenas um estádio para o futebol, mas de forma muito mais inteligente que os outros, que andam com a casa às costas, soube junto dos seus, construir 2 pavilhões e piscinas, para as modalidades, centrando a maioria das suas equipas na sua casa, ou seja, no estádio do Sport Lisboa e Benfica, quem mais teve essa visão? Ninguém.
    Houve muitas outras coisas positivas feitas por esta direcção, como a construção de um bloqueado centro de estágio, um canal do próprio clube, já para não referir o mais importante que foi a recuperação da credibilidade e do prestígio da marca Benfica junto do público e dos investidores, algo que andava pelas ruas da amargura, mas estaria aqui a alongar-me em demasia.
    Portanto, estes seriam assuntos interessantes, para aqueles que fazem da sua vida, um rol de ataques ao clube, terem a coragem de os divulgar e enaltecer, isso sim, demonstraria alguma nobreza de carácter e alguma legitimidade para depois poderem realmente apontar erros que obviamente existem e existirão com qualquer direcção, o que eu não desejo para o meu clube, é um regresso a um passado recente e lamento profundamente ver, que alguns o desejem, assim como sou obrigado a pensar perante tanta mal feitoria em relação ao Benfica quando os resultados não são os melhores,  esses senhores, no fundo, outra coisa não fazem do que serem meros bonecos figurantes, de alguém que por trás e escondidos no seio desses blogues, desejam apenas apoderar-se do Sport Lisboa e Benfica, que por muito mal que falem nele, é agora um clube apetecível e isso só por si, representa um contra senso em relação ao que de tão mal falam.

6 comentários:

Carlos Alberto disse...

Grande artigo meu caro Jotas.

Permite-me que te junte mais um para a galeria das 'coisas inexplicáveis': DiMaria que para a grande maioria dos adeptos era DiMaGia mas para esses do contra era apenas o DiMaNia (porque quem era mesmo bom era, primeiro o Cebola mole e depois o Urreta, elevado à categoria de 'Ronaldo em bom'.
Em relação ao Nuno Gomes lembro-me de num tal forum que era democrático, travar discussões acesas porque todos lhe chamavam 'amélia' e 'messi dos balneários' e 'ex-jogador' entre outro nomes, todos eles 'carinhosos'. Ora esses 'opositores' são os mesmos que agora se insurgem porque o Nuno Gomes não é titular para o lugar provavelmente do inenarrável Cardozo que é um 'gajo que nem no casa pia tem lugar' isto na opinião desses 'experts do contra' mas que serão os primeiros a gritar que NUNCA SE DEVIA TER VENDIDO O CARDOZO.

Quanto aos ataques à direcção que se lêem na Blogosfera (não digo gloriosasfera porque apesar deles se dizerem do Benfica a maioria deles são do beigafica a culpa aí é do LFV mesmo. Quem o mandou meter a cobra dentro de casa? Tal fulano só devia ter entrado dentro da Catedral para ser pendurado pelos pés na cobertura do Estádio e nunca para director geral da SAD.

Mal comparado, é como o Cavaco, deu corda ao Sócrates e agora anda aflito com o que ele chama de 'campanha suja'.

O que o beiga e os seus acólitos nunca hão-de entender é que o Sport Lisboa e Benfica é o clube do povo e o Povo dentro da sua sabedoria acaba sempre por fazer as escolhas certas, assim lhe dêem possibilidade de escolher.

Abraço e desculpa lá este comentário ser muito grande mas esses assuntos deixam-me irritado.

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, muito bom o post, como refere e bem o amigo Carlos Alberto, e que subscrevo integralmente porque como sabes também sou contra este tipo de críticas. Crítica todos fazemos, mas há críticas e críticas!
O Benfica hoje é novamente um GIGANTE em todas as principais modalidades, cujas equipas dá gosto ver jogar. Sempre que posso, mesmo à distância, vejo-as através da nossa gloriosa Benfica TV, outra iniciativa fantástica da actual direcção.

Andei uns dias afastado devido a férias.

Abraço.

troza disse...

Em cheio.

Aliás, no estádio o único defeito são os acessos a eles, que se vê que são insuficientes pois aquilo custa a escoar. De resto, espectáculo! :)

Quanto ao Nuno Gomes e ao Cardozo acho que estão bem como estão. O Nuno Gomes está a receber para não jogar e tem o futuro garantido na estrutura do Benfica... não há maior respeito por um jogador que isto, principalmente quando ele não merece jogar... o Cardozo... esse é insubstituível :)

De resto... como tu dizes... democracia é fazer isso e questionar. É importante questionar aquilo que não se compreende pois democracia implica o envolvimento de todos e nem todos sabem de tudo :P

Quanto à academia, espero bem que comecem a aparecer os valores da casa. Só falta o Benfica salvar o Barreirense (isso é que era!!!) para ver se no futuro ia lá buscar outro bento ou outro chalana :P

Trapalhadas disse...

Eu fui ver o benfica ao beira mar e nunca vi falaremn tao mal de um jogador...CARDOZO...ate no fim de marcar o penalty...marcou o 2golo...falaram mal dele...fez a assistencia para o Saviola...ja era assim assim...quando saiu...o estadio de pe a bater palmas...pq 2golos e uma assistencia ja bom para um joagdor tosco e k nao corre como se dizia nas bancadas...

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo.

O que diz sobre modalidades, assobios e a recuperação do Benfica, está certo.

O problema é a formação e os gastos em paletes de jogadores.

Não acredito que Miguel Vitor, Miguel Simão, David Simão, ou até Nelson Oliveira, alguma vez tenham alguma oportunidade de jogar no Benfica. Talvez Rodrick, vamos ver.

O problema é mesmo esse, e vai continuar, o exemplo está aí, mais um Rodriguez e por pouco não foi Funis Mori, estes são os confirmados.

Se procuram defesas, extremos e avançados lá fora, não me parece que estejam interessados em apostar nos da casa.



Benfiquista da Aldeia

Belmonte 1500 disse...

100% de acordo, as criticas deviam ser sempre construtivas e não o contrário (como acontece quase sempre).
Quem realmente sente o Benfica não critica.
SLB é o meu sangue

 
Adaptado por Blogger Benfiquista