quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TAÇA DA LIGA - A um pequeno passo das meias finais.

--- Num jogo fraco, muito ao nível desta competição, o Benfica cumpriu por um lado a sua obrigação, vencendo com justiça e por outro lado, cumpriu ainda o objectivo de rodar os seus atletas, com especial destaque para Jara, que desde há algum tempo a esta parte, já merece uma oportunidade para jogar mais, ao invés, Kardec, é um jogador que cada vez me convence menos.
BENFICA 3 OLHANENSE 2 - Ambas as equipas optaram pela utilização de jogadores menos utilizados e na fase inicial do jogo, foi a equipa algarvia quem mais saiu prejudicada desse facto, porque o Benfica entrou bem na partida, pressionando muito no meio campo adversário, conduzindo o jogo em sentido único, principalmente nos primeiros 30 minutos.
   Desse domínio resultaram 2 golos e mais poderiam ter sido apontados, com natural destaque para a qualidade da finalização de Jara, sempre o mais inconformado e abnegado na linha da frente.
   Com a vantagem de 2 golos, o Benfica afrouxou, talvez julgando um adversário até aí inofensivo, moribundo, atitude essa que acaba por galvanizar os adversários, que sentindo o Benfica menos pressionante, começaram a conseguir trocar a bola, reduzindo o marcador à beira do intervalo, num golo irregular, apontado por Djalmir, que usou o seu braço direito para amortecer a bola, mesmo nas barbas de um auxiliar que porvavelmente estava a coçar o olho.
  Na 2ª parte, a intensidade do jogo diminuiu muito, factor que aliado às entradas de Jorge Gonçalves e Fernando Alexandre, permitiu que o Olhanense regressasse ao jogo, pelo que não espantou que o empate surgisse, após uma penalidade cometida por Moreira e convertida por Rui Duarte.
    Com a partida empatada, o Benfica acordou de novo para o jogo, mas não o fez sem que Jorge Jesus tivesse de recorrer a 2 habituais titulares, Salvio e Gaitan, não só porque alguns jogadores devido ao pouco ritmo, acusaram um desgaste natural, como também para despertar a equipa e resultou em pleno, com Salvio a resolver o jogo com um golo de belo efeito.
   Daí até ao fim, o jogo perdeu todo o interesse, acabando com um natural e justo triunfo do Benfica.
  Uma das coisas que muito me agradou, num plantel que alguns quiseram fazer crer estar dividido, foi após o 1º golo do Benfica, os jogadores erguerem a camisola do Ruben Amorin para o público, num gesto bonito, que define um plantel.
Pela positiva: A exibição de Jara, apostado em mostrar que merece muitos mais minutos e Salvio, com um golo de enorme classe.
 Pela negativa: Kardec, uma nulidade, que se limita a tapar o lugar a miúdos da formação com muito mais valor e o comportamento ridículo e vergonhoso do público para com César Peixoto, é bom que se olhem ao espelho e reconheçam a inutilidade da vossa presença na Luz.
   Arbitragem de Soares Dias - desiquilibrada num jogo extremamente fácil de dirigir, com um erro grave e crasso, ao validar o golo da Olhanense.
Mudando de assunto, já todos sabem que no futebol português há um palhaço - mor, uma espécie de chico esperto bem portuga, que no alto da sua presunção e mania das grandezas, ciente da sua impunidade, uma pouco à semelhança do velho Al Capone, querendo ser engraçado, se desgraça ao fugir-lhe a boca para a verdade.
   O palhaço - mor, conseguiu elucidar todos aqueles que leram as suas declarações, que de facto, se mexe bem no meio que mais gosta, o da arbitragem, informando os sequiosos de uma palavra sua, normalmente balbuciada sem grande nexo, que contrata homens do apito e que as suas baterias não estão apontadas para Salvio, mas sim para a contratação de Elmano Santos.
   Ao ler isto, encontrei logo uma enorme contradição, porque o que ele quis dizer, não era que estava interessado em contratar Elmano Santos, mas sim que estava interessado em renovar-lhe o contrato, porque toda a gente sabe que Elmano Santos, há muito que foi contratado, aliás como um lista bem intensa de outros Elmanos e que muito têm contribuido para o enriquicimento do museu do seu clube.
   Mais uma vez, o Presidente dos azulinhos e branquinhos, qual especialista em aconselhamento matrimonial, mostrou que sabe da poda, que investe no local certo, há hora certa e essa é a melhor ilação que se pode depreender das suas palavras, já não são precisas escutas para o confirmar, agora basta ouvi-lo e olhem que não é em confissão é mesmo em público.

5 comentários:

troza disse...

Excelente crónica mas quanto ao 1º golo do olhanense (que só vi hoje na tvgolo) tenho a dizer que não sei se é mão ou não... mas sei que há uma falta de um jogador do olhanense num cabeceamento falhado de um jogador do Benfica ao enpurrá-lo (vê-se bem aos 25 segundos deste link: http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1295468702&archive=&start_from=&ucat=39&).

Por isso... a jogada devia ter parado logo aí.

Mas depois somos nós que somos favorecidos... ainda não percebi em quê...

Este ano as arbitragens estão muito fraquinhas... do pior do que já vi na minha vida...

Quanto a esta competição... pelo menos serve para rodar os jogadores e o Benfica aqui pode ver se tem um bom onze ou um bom plantel... e enquanto tiver um bom plantel, isso só é bom para nós. Muito positiva a exibição de Jara, um jogador que já estava a desiludir muito nos blogs benfiquistas... E, claro, para o espirito de equipa. A união que existe é importante e só assim também um bom plantel se traduz em vitórias no relvado.

Manuel Oliveira disse...

Nem mais amigo Jotas! Gostei muito da 1ª meia-hora, a equipa pressionou muito alto asfixiando o Olhanense. Foram dois mas poderiam ter sido cinco os golos conseguidos. Depois vem a tal mão, sem qualquer dúvida, e com o braço do lado do árbitro auxiliar.
A coisa complicou-se com o empate, mas Salvio resolveu, dando justiça ao marcador.
Ao contrário de alguns benfiquistas, eu quero ganhar esta Taça. Porque é um troféu que entra na contabilidade e porque garantiriamos um TRI nesta Taça.
Sobre o PC, mais do mesmo!

Abraço.

abidos disse...

off-topic

Caro Jotas enviei-te um mail sobre a Formação, para o teu mail do Grupo Glorioso, como tinha prometido a algum tempo!!!

Abraços

Trapalhadas disse...

Epah cesar peixoto e kardec...ai jasus k so ele sabe pq os mete a jogar...o kardec e complicado pq n tem mais nenhums ponta de lanca de raiz para la meter...por isso e k o benfica devia ir as compras agora em janeiro:P

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Como sempre muito boa crónica..especialmente na parte que visa o corrupto-mor do futebol português....

É uma porcaria termos de ir pagando a sua não condenação no processo apito dourado....

Gloriosas saudações e mais uma grande vitória amanhã.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista