segunda-feira, 7 de novembro de 2011

QUANDO O PIOR INIMIGO DO BENFICA - São os benfiquistas...

   Causa-me um certo espanto que no seio da comunidade benfiquista, este empate do Benfica em Braga, esteja a ser encarado com um alarmismo tal que chovam sobre a equipa e o seu treinador um rol de críticas que me custam perceber.
   Infelizmente, parece-me que por vezes o maior inimigo do Benfica são os próprios benfiquistas, alguns dos quais, no alto da sua sabedoria, certamente seriam campeões invictos ano após ano, parece até que o Benfica joga sozinho, não tem adversários e que estes não têm o seu mérito, não, o demérito é sempre do Benfica.
   Desde a última época que o Benfica foi campeão, só falam do rolo compressor, da equipa das goleadas, etc, etc, eu também vibrei com essa época, foi do melhor futebol que já vi, mas é passado e vou ter de lembrar, que essa equipa fantástica perdeu em Braga por 2 a 0, que essa equipa fantástica tinha menos pontos que a actual que tão criticada pelos benfiquistas tem sido.
   Afinal de contas o que querem mais? É pouco uma equipa que tem já 19 jogos oficiais ainda não conhecer o sabor da derrota, quando já defrontou equipas como o Porto e Braga fora, o Manchester em casa, eliminou o Twente e Transbzonpsor das provas europeias? Sinceramente não me parece.
  É óbvio que o nível exibicional nos últimos jogos não tem sido o melhor, mas já alguém se deu ao trabalho de pensar que Jorge Jesus, tem sido mais cauteloso por perceber que alguns jogadores importantes não estão num bom momento e como tal é preciso salvaguardar o resultado em detrimento da exibição?  Julgo que isso é um sinal de inteligência e como tal jogue nesta fase pelo seguro, mesmo não podendo ter esse discurso para o exterior, insensato seria o contrário.
  A crítica é legítima, eu próprio também lanço algumas, é humano e no fundo o futebol é isso mesmo, cada um de nós tem um treinador dentro de si e julga que sabe um pouco mais da poda do que na realidade sabe, é natural, impensável é o modo como por vezes a crítica é feita, com uma leviandade tremenda que coloca a competência das pessoas em causa e ofende o próprio clube e aí meus amigos desculpem a franqueza, se é para os benfiquistas ofenderem o próprio clube, então bem ditos sejam os nossos rivais que são em certas ocasiões mais brandos.
  Ler de uma tal Marta Rebelo o que li, ela que se assume benfiquista (também o Proença diz que é) e que se limita na sua crónica semanal no jornal "record" a bater constantemente no clube, criticando tudo e todos, chegando a colocar em causa as pessoas é um acto que nada a dignifica, com tanta gente de outros clubes a falarem mal do Benfica na imprensa, julgo que aquilo que o Benfica precisa é de quem o defenda e não de quem o ataca ainda mais, uma vergonha, vinda de uma senhora que de futebol nada sabe, que tem o descaramento de dar tácticas que ninguém entende e que no fundo não passa de uma daquelas moçoilas que apenas gosta de ir à bola para ver as pernas dos jogadores.
  Ao contrário do que vou lendo em alguns sítios, não achei nada que a equipa não tivesse garra em Braga, faltou alguma qualidade, mérito também de um adversário que é bom, como é bom que alguns comecem a perceber, que o Braga já não é uma equipa qualquer, que o Benfica joga contra adversários e a verdade é que o Benfica continua na frente e já jogou fora com 2 candidatos e os outros não. Afinal querem o quê? Um equipa que esta época ainda não perdeu e ser tão mal tratada pelos seus próprios adeptos é no mínimo surreal.
    Deixem-se dessas tretas do Jesus isto, do Jesus aquilo, sinceramente essa conversa já me enoja e é curioso verificar que aqueles que batem no treinador benfiquista, andaram por aí a pedir o Rui Vitória, porque esse é que era bom, no entanto, como o seu trabalho em Guimarães não vai sendo famoso, já vejo a pedirem o Preud H'omme, qualquer dia pedem o Manel das Couves, por favor, deixem-se disso, quer se goste quer não, Jorge Jesus apenas meteu o SLB a jogar um futebol como não se via há mais de 20 anos, meteu um Benfica forte e competitivo, a discutir jogos e campeonatos, algo que não se via há 20 anos, se calhar esses mesmos que semana após semana batem no homem e que se calam quando as exibições são boas, são os mesmos que sentem saudades das épocas no tempo dos Damásios e Vale Azevedo, aí sim, é que eram boas equipas, ganhávamos jogos a torto e a direito, eram vitórias atrás de vitória, tenham dó.
  Erra? Pois erra, como todos os outros, eu e quem o crítica se calhar não faríamos a mesma coisa, teríamos opções para a equipa diferentes, quem me diz a mim que sou eu que estou certo?
   Os benfiquistas em vez de andarem a perder tempo com constantes críticas ao treinador, direcção e equipa, deveriam sim unir-se em denunciar os podres e a mentira do futebol português, essa sim lesiva ao clube e ao futebol em geral, concentrar-se naquilo que de relevante disse Artur após o jogo em Braga, ele que sabe muito bem a realidade porque ainda a época passada ali jogou e sabe bem o jogo sujo que se pratica naquela casa quando se joga com o Benfica, isso sim preocupa-me, muito mais que uma derrota ou uma vitória.
eu pergunto se algum dos outros candidatos já teve jogos com o mesmo grau de dificuldade do que teve o Benfica? Poderíamos ter estado melhor num ou noutro jogo? Podíamos, mas também podíamos estar pior, não troco esta caminhada pela da época passada e penso que uma equipa que ainda não perdeu merecia bem mais carinho e apoio do que aquele que tem tido.

9 comentários:

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Grande Jotas, um Post soberbo, que mais tarde irei linkar.

De facto em vez de andarmos todos aos tiros internamente devíamos era apontar ao alvo que não está dentro mas antes fora do Estádio da Luz...

Glorioso Abraço..

d0t disse...

Nem mais.

Ver se as coisas serenam estas duas semanas.

Saudações encarnadas

http://nota-artistica.blogspot.com/

" R y k @ r d o " disse...

Pois... bom post que dá para pensar e a merecer muita reflexão pelos benfiquistas.

No entanto cada um tem uma opinião, e penso que deverão ser todas respeitáveis, pois cada um vez de forma diferente a situação do clube.
Sinceramente sempre pensei que íamos aproveitar de forma clara o deslize do Porto. Fiquei doente por não ter acontecido. Penso que ao contrários os de azul e branco não perdoavam.

Abraço

mWo disse...

Amigo Jotas, embora concorde com a grande maioria do post, a diversificaÇão da opinião Benfiquista é algo que dificilmente mudará pois é mesmo por essa diversidade de opiniões que somos TÃO grandes! Prefiro sinceramente isso do que ser um pau mandado de um "papa"!...

Martins Pringles disse...

Concordo. Acho que anda tudo louco! Ou sabem muito pouco de futebol...

troza disse...

Bem, eu respondo aos dois posts de seguida... Dois bons posts, só não concordo com a tua analize do penalty porque o braço não estava tão encostado ao corpo quanto isso mas mesmo assim ainda ficou um penalty para marcar contra o Benfica.

Depois é fantástico como um jogador como o Hugo Viana joga contra o Benfica... se ele jogasse sempre assim não estaria num Braga... aquela garra e raiva toda só lhe ficava bem se ele se aplicasse assim em todos os jogos.

Quanto às criticas dos Benfiquistas... é normal existirem algumas mas um facto é que o Benfica cumpriu com o resultado mínimo a tirar de Braga. Ganhou pontos onde não ganhou nos dois últimos anos e sempre contra 14 (Cardozo expulso porquê? Ainda hoje não sabemos... só se foi por ter levado duas chapadas... Para não falar do golo anulado ao Luisão. Javi Garcia expulso por chutar uma bola com força para longe... afinal é coisa que não se pode fazer no futebol... e ontem mais um penalty roubado). A chave da época está nos próximos jogos e por enquanto estamos bem.

O problema dos benfiquistas (e da maior parte dos adeptos em Portugal) é o temos de ganhar sempre por 15-0. A época do ano passado do Benfica só foi má porque o perdeu com quem perdeu na taça UEFA e foi o Porto que a ganhou... Sinceramente, num dos campeonatos mais falseados de sempre o Benfica aguentou-se como pode e os únicos pontos realmente negativo foram a liga dos campeões e a forma como fomos eliminados da taça (com um golo fora-de-jogo e uma arbitragem habilidosa, há que ser dito). De resto foi uma época de nível superior à todas as épocas que o Benfica fez entre 94 e 2009.

Assim... a exigencia não pode ser desmedida. Vamos ver como se desenrolam as coisas.

Mas também é verdade que há coisas que não se compreendem... os apoios ao Fernando Gomes, a não-renovação do Maxi e um treinador que se deslumbra ao mínimo ponto de sucesso contribui para que as criticas sejam mais fortes.

Esta equipa deu um passo importante a nível de competitividade. Só falta acabar com algumas coisas e estas criticas vão certamente acabar.

Até lá... precisamos dos assobios ao Cardozo para ele marcar mais e é aguentar esta chuva de críticas (se bem que aquilo que vem da comunicação social cheira sempre a esturro...)

dezazucr disse...

Concordo plenamente!
E sinceramente, apesar da frustração, ontem acho que se deu a máxima do Trappattoni:
"Quando não consegues ganhar, ao menos não percas!"

Foi 1 ponto ganho, como foi 1 ponto ganho nas antas. Basta ver os resultados que o Benfica conseguiu nos últimos anos nesses campos e até no ano do título, a melhor época dos últimos 25 anos em termos de futebol jogado.
Jesus acaba por ser o seu próprio carrasco porque é exactamente essa sua primeira época que todos usam como comparação para o criticar.

Carlos Alberto disse...

Acerca dessa 'puta' escrevi em Setembro isto:

http://benfiliado.blogspot.com/2011/09/que-ninguem-diga-que-sao-mulheres-de.html

Leitor constante disse...

Em primeiro lugar: os meus parabéns pelo texto, bem como pelo blog, que eu admiro imenso pela qualidade, pelo bom senso e humildade.

Revejo-me muito na análise efectuada!

Em segundo lugar: compreendo que todas as criticas sejam legitimas, desde que sejam construtivas, serenas e respeitadoras!

No entanto, entendo que em certos blogues, ou adeptos e sócios o grau de exigência é tal que ao mínimo desaire a frustação é tanta e tão grande que se coloca tudo em causa! E aí só me resta dizer que os adeptos continuam a viver no mundo da Lua, porque acham que o Benfica é a maior potência do mundo em futebol e que clubes como Barcelona, Real Madrid e Manchester nem ao Benfica fazem frente, quanto mais Braga, Beira Mar, Basileia e F.C.Porto!

Não se esqueçam: da mesma forma que valorizamos um Real ou um Barcelona e damos tudo em campo para obter uma conquista histórica, esses clubes tipicos do nosso campeonato dão tudo em todos os jogos contra o Benfica, porque nós somos Benfica!

E isto os adeptos não entendem, e desvalorizam o valor desses clubes, hiperbolizando o valor do Benfica, em vez de serem realistas e humildes! É por isso que somos tão gozados pelos antis e outros adeptos que destilam ódio pelo Benfica.

Acabem com o Benfica e vão ver que piada tem o Futebol Português... deixa de ter interesse, assistências,futebol!

Alguns clubes crescem e cresceram à custa do Benfica, tal como sucede agora com o Braga, que conseguiu unir adeptos em torno do seu clube graças a uma cultura competitiva e de bons resultados, mas também a fomentarem o anti benfiquismo pelos seus adeptos de tal forma como não acontece com outros clubes!

Em Terceiro e último: admito que a liberdade de opinião seja o que torna o Benfica um clube democrático e o maior em Portugal. Mas custam-me certas opiniões quando o seu intuito visa apenas desestabilizar, criar conflitos e criticar apenas por criticar somente porque não se gosta de A, B ou C, colocando o trabalho de uma época que ainda está no seu primeiro terço! Estamos numa maratona e não numa corrida de cem metros! E neste momento, união com critica construtiva necessitamos.

Agora velhos do restelo, dispenso. Critiquei quando achei por bem criticar... na altura das experiências com a pré - época!
Agora é altura de apoiar O Benfica e lutar contra o que assistimos ontem em Braga, onde o Benfica pode ter sido prejudicado pelos constantes apagões, e com isso quebra de ritmo que é importante para aferir do dominio de jogo de uma equipa sobre a outra!

O Balanço farei no fim da época e aí farei as minhas críticas à época!

Por isso, neste momento, os benfiquistas necessitam de saber que eles próprios podem ser o maior entrave a uma caminhada do Benfica campeão! Já bastam as forças exteriores que andam a emperrar a caminhada do Benfica. Que os Benfiquistas tenham liberdade de opinião, mas que a mesma seja construtiva, razoável, de bom tom e de bom senso! O tempo para se fazer a avaliação ao Vieira, ao Jesus e aos Jogadores aproxima-se a passo largo: as eleições são já para o próximo ano e por isso, até a Direcção sabe que este ano não pode falhar!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista