terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS - De David Luiz a Liedson.

--- Agora sim, está confirmado, David Luiz será jogador do Chelsea, apenas se desconhece com exactidão, quais os verdadeiros valores que o Benfica irá receber, por um lado dizem que é 20 milhões à cabeça, mais 5 a serem pagos até 2013, por outro dizem que é 25 à cabeça, mais 3,5 por objectivos, a única coisa consonante é a vinda de Matic, na próxima temporada.
    Ontem nada disse sobre este assunto, porque o mesmo carecia de informação precisa e da comunicação do Benfica à CMVM, pelo que achei prematuro qualquer comentário a esta venda, mas logo se apressaram alguns, a classificar este negócio como mau ou ruinoso, o que também não me admira, são os mesmos que seja qual for a venda ou a compra é sempre mau negócio, esta-lhes nos genes, são assim, mal dizentes por natureza, foi assim com Di Maria, que rendeu 36 milhões ao clube.
   Sejam quais forem os valores mencionados, eu considero um mau negócio do ponto de vista desportivo, porque gostava do carisma, da postura e da qualidade futebolística de David Luiz, mas do ponto de vista financeiro, acho um bom negócio e uma boa venda, até porque nestes casos, o jogador tem também uma palavra e é perfeitamente natural e legítimo que o jogador quisesse outros palcos e um salário que só em certos lugares pode ser pago.
   Não sou especialista em matéria financeira, nem nada que se pareça, falo apenas atendendo ao mercado actual, com a objectividade dos números e sinceramente, basta olhar para as transferências actuais e digam-me lá, quem souber, quantas transferências na corrente temporada, a nível mundial, foram de valores superiores a esta? Não mais de 5 ou 6 com toda a certeza, mas se formos falar de defesas centrais, então esta é seguramente a mais valiosa transferência da presente temporada, mas melhor ainda, qual o clube que actualmente e nos moldes que as transferências são negociadas, se pode dar ao luxo de receber a pronto tais valores? É que o Benfica recebeu 20 ou 25 milhões a pronto e isto só por si, diz tudo em relação à mais valia financeira deste negócio.
   Mas, há mais, David Luiz, foi vendido por um valor 20 vezes superior ao valor de compra, com uma valorização incrível, se este conjunto de coisas é negociar mal, então alguém que faça o favor de me explicar o que é para si um bom negócio.
   Depois, em relação ao jogador Matic é uma incógnita o seu real valor, porque se é verdade que ele nada poderá valer em termos futuros, também é verdade que se poderá valorizar e render valores elevados e fazendo um exercício puramente imaginativo, imagine-se que ele pega de estaca e é vendido por 15 ou 20 milhões, pois bem, depois todos aqueles que acharam este negócio mau, deveriam retratar-se, porque o total da transferência bateria no seu todo a clausula de rescisão.
    Resta-me agradecer a enorme qualidade profissional e pessoal de David Luiz, um jogador que interiorizou o clube, se identificou com ele e foi sempre um miúdo com uma demonstração de humildade e maturidade que é digna de enaltecer, desejando-lhe as maiores felicidades nesta sua nova etapa, que pela sua qualidade, estou certo, será de enorme sucesso.
   Mau acto de gestão e sem qualquer sentido, pelo menos eu, por mais que tente não consigo perceber, foi o negócio da transferência de Liedson do Sporting para o Corinthians, não pela venda em si, porque atendendo à sua idade e natural desejo de regressar ao seu país, seria difícil que alguém pagasse mais por ele, mas pela incapacidade gritante do clube de Alvalade em precaver um substituto ou conseguir agir no mercado em busca de uma alternativa válida, vendo mesmo o Presidente da equipa do At. Mineiro, a classificar a proposta leonina por Kléber como ridícula.
   Isto sim é não saber negociar, isto sim é não saber precaver, ou seja, foi exactamente o contrário daquilo que o Benfica fez, nem quero imaginar então, o que diriam aqueles que criticam qualquer negócio do Benfica, se fizéssemos algo semelhante.
   É de facto preocupante para o universo sportinguista, perceber-se a triste realidade do clube, não tem capacidade negocial, não tem visão estratégica e está pelas ruas da amargura e esta situação, atinge contornos de tal gravidade, confirmando-se os ecos que têm vindo brandamente a lume, de que, o Sporting estaria obrigado a vender Liedson e a encaixar um verba deste valor, porque já não tem capacidade para aguentar o cumprimento das suas obrigações salariais para com os seus atletas.
   A ser verdade este "zunzum", é um sinal inequívoco de que o modelo de gestão seguido pelo Sporting falhou redondamente e que a falência total financeira do clube é já uma realidade, com as graves consequências competitivas e até em relação ao futuro do clube que daí podem advir.
   Não gosto do Sporting, dá-me até um certo gozo assistir à sua triste realidade, no entanto, o sinal dado para o exterior da equipa de Alvalade, causa-me uma certa apreensão em relação ao futuro do nosso futebol, porque quando uma instituição desta dimensão se encontra nestes patamares, é um sinal inequívoco da falência total do futebol português.
  Mais grave ainda é verificar que o Sporting,  não tem activos que possam atingir valores semelhantes aos activos de Benfica e Porto e como tal, não se consiga vislumbrar no futuro um negócio ao nível deste efectuado pelo Benfica, só David Luiz, rendeu incomparavelmente mais que as vendas de Moutinho, Veloso e Liedson juntas.
   Lamentável ainda e claro sinal da necessidade de justificar algo de difícil compreensão, é o comunicado do Sporting à CMVM, considerando que a venda do Liedson, tem um impacto financeiro nas contas do clube, de 4,7 milhões, o que vem confirmar as suspeitas da incapacidade de incumprimento salarial do Sporting e esta é uma forma de querer valorizar um negócio sem valor expressivo, se o Benfica fosse contabilizar nas transferência efectuadas o valor dos ordenados que não se pagariam, teríamos então valores ainda mais astronómicos, por isso, o teor do comunicado, não é mais que um disparate.
    Espero estar enganado, para bem do nosso futebol e até para que haja um Sporting forte e competitivo, que caso não haja alguém nas próximas eleições, com capacidade de injectar dinheiro no Sporting, que estejamos à beira de assistir ao precipício de um grande clube de Portugal, com contornos em tudo idênticos a clubes emblemáticos como o Boavista ou o Belenenses e este é um pensamento que deve estar bem presente nas eleições do clube, porque ao optarem pelos mesmos rostos, como são o caso de Rogério Alves ou Godinho Lopes, creio que nada mudará e estaremos na presença do princípio do fim de um grande clube, o sinal dado pelo emblema leonino neste mercado de Janeiro, é claramente um sinal de alerta grave e que não pode ser ignorado.

3 comentários:

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Caro jotas, sobre o David Luiz está tudo dito, por aqui, no nosso blogue e noutros blogues Benfiquistas...

No que respeita a Liedson: parece-me ridiculo este processo. Ceder talvez o melhor jogador da equipa, por 2 milhões e não contratar ninguém para o seu lugar é, do meu ponto de vista, ridículo. Só possível num clube sem organização e desnorteado.

Glorioso abraço

troza disse...

Bom post Jotas.

Eu acho que, já havendo Di Maria e Ramires a dar frutos e sendo que é o mercado de Janeiro, a transferência é um mau negócio... isto porque até o Pepe foi vendido por mais...

Mas isto é só à primeira vista e porque foi em Janeiro (se fosse no final da época compreendia-se... como é a meio de uma, acho que o Chelsea devia ter pago mais :P). Mas, como tu dizes, pode vir a valorização do Matic e também a valorização de todos os jogadores do plantel benfiquista, pois o Benfica começa a ganhar reputação de vender bons jogadores... e isso sobe o valor dos outros... só falta continuarmos a vender bons jogadores... e isto pode ser muito bom para fazer a melhor venda de sempre do clube no próximo defeso, pois todos sabemos que o Fábio Coentrão não vai ficar muito tempo e esteve na equipa do ano da UEFA (votada pelos adeptos, mas esteve) e na do mundial (acho eu... se alguém me poder corrigir ou confirmar, eu agradeço), ou seja, talvez o melhor lateral esquerdo do mundo e isso é para dar muito dinheiro.

Além disso há que arranjar formas de ganhar o dinheiro sem o dar ao Benfica star fund... e acho que o presidente tem feito um bom trabalho nesse aspecto.

No entanto... volta a ser mau o facto de ser a meio da época e de eu achar que o Sidnei não é bom para complementar o Luisão em jogos dificeis por serem muito iguais...

Conclusão: para já o negócio podia ter sido melhor mas só no futuro se saberá se será mesmo bom ou se foi mau... esperemos que a gente esteja cá para ver.

Quanto ao Sporting... venderam os 3 melhores jogadores por uma verba que não chega a qualquer uma das vendas do Benfica deste ano. É verdade que nós gastamos muito mais que eles... e por isso colhemos os dividendos... Ah, mas espera... eles também... afinal, segundos lugares para eles também são titulos :P

Maria João disse...

Não nego que custa sim ver sair a pessoa que mais idolatramos no clube do nosso coração, contudo, sei que não vai para pior lada, e é também isso que me faz crer que a evolução é o melhor, ele merece :')

Será o eterno 23*

www.david--luiz.blogspot.com

 
Adaptado por Blogger Benfiquista