sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

DEPOIS DA TAÇA - Atenções para a Liga.

--- Numa semana saborosa do Benfica, que culminou com uma tremenda e categórica vitória no Dragão, com duas pedradas de Fábio Coentrão e de Javi Garcia, que fizeram bem mais mossa no Porto e seus adeptos do quaisquer pedradas que atirem ao nosso autocarro, qual Faixa de Gaza, as atenções dos atletas têm forçosamente de se centrar na Liga e no seu próximo adversário, o Setúbal.
    Nesta caminhada difícil, os jogadores estão com toda a certeza a ser preparados para não mostrarem qualquer deslumbramento no Bonfim, o adversário tem valor e um treinador conhecedor do futebol e que eu pessoalmente muito aprecio, independentemente da sua conhecida preferência clubista, porque Manuel Fernandes, como grande jogador que foi e homem que é, sempre respeitou todos os seus adversários e todas as instituições, Benfica incluído.
    Vai ser um jogo complicado, Manuel Fernandes estratégicamente é muito inteligente e certamente já terá estudado bem o Benfica, aliás, por norma causa sempre problemas aos grandes e julgo que Domingo não será diferente.
  No entanto, o Benfica tem a clara obrigação de vencer, dando desse modo continuidade a esta senda vitoriosa e que muito tem moralizado as tropas e é exactamente essa moral e confiança, que têm de ser exploradas pelo seu treinador, sem nunca confundir com deslumbramento.
   As contas no campeonato estão dificieis, pelos mais diversos factores, alguns do próprio futebol, outros nem tanto, factores esses que não adianta aqui escalpelizar, porque já foram suficientemente abordados, com factos inegáveis, mas apesar disso, atirar a toalha ao chão está fora de questão, até porque o Benfica tem sempre a responsabilidade de jogar para ganhar e quanto mais não seja, há uma posição a defender, uma vez que o 1º lugar, pelas amostras sucessivas desde o começo da temporada, parece reservado prematuramente ao Porto, estando inacessível a qualquer adversário ter a possibilidade de o discutir nas 4 linhas.
   Não acredito sinceramente que o resultado da Taça de Portugal venha a ter reflexos no rendimento do Porto, tal como frisei na antevisão do Porto - Benfica, Taça e Liga, são provas completamente distintas, com jogos completamente diferentes, daí que, com a moral do seu avanço pontual, com a margem de erro que lhe é inerente, associada as arbitragens favoráveis, fazem com que seja complicado este clube cair, porque quanto mais não seja, há sempre um apito pronto a ajudar.
   Esqueçamos por agora a Taça, incrivelmente só em Abril se joga de novo esta prova e até lá, motivantes e decisivos desafios nos norteiam, com a consciência muito saborosa, de sermos os únicos ainda a discutir todas as frentes, o que para uma equipa que foi dada como morta à nascença, não é nada mau.
   Jorge Jesus, o treinador que colocou os níveis futebolísticos da equipa e o padrão de exigência em níveis altíssimos, é na minha opinião, o grande obreiro desta viragem encarnada, pena, que alguns, com memória curtíssima, na fase em que ele e a equipa mas precisavam de apoio, tenham vindo a lume, de forma extemporânea, por vezes cobarde e com uma falta de solidariedade gritante, pedir a sua cabeça, desde adeptos, até mais grave ainda, a alguns dirigentes, que certamente agora, já lhe dão novamente palmadinhas nas costas.
   O Benfica está vivo, recomenda-se e espero que no final da temporada, possamos festejar algumas conquistas, estou certo que sim, assim com espero, que Jorge Jesus, a continuar a colocar o Benfica a jogar um futebol com esta qualidade exibicional, se mantenha o maior espaço temporal possível à frente do clube, com a certeza, que mesmo em períodos menos felizes, que surgirão sempre, eu estarei sempre em sua defesa, mesmo que por vezes, possa discordar de algumas opções, ou até criticar uma ou outra decisão, porque isso é o futebol, mas nunca pedirei a sua cabeça.
  Venha de lá então o jogo de Domingo, porque ver jogar o meu clube, é sempre para mim um momento de prazer e felicidade.

5 comentários:

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

BELO POST, JOTAS... VAMOS-TE "ROUBAR" UM PARÁGRAFO....COM O DEVIDO CRÉDITO..

GLORIOSAS SAUDAÇÕES

11contra11 disse...

Bom post, tudo indica que o Benfica vai garantir títulos esta época..

continuação de bom trabalho, o meu blog está de volta

visita
http://11contra11.blogs.sapo.pt/

saudações desportivas

philippe disse...

concordo em quase tudo mas uma excepçao. o JJ do inicio de temporada parecia um outro homem que o do ano passado. a derrota no estadio do ladrao nos fez temer o pior; a teimosia em nao alterar o sistema tactico na LC foi outro ponto. hà que reconhecer o mérito do JJ por tudo o trabalho que tem feito até agora mas tambem nao esquecer que o benfica està acima de qualquer treinador nem que seja o mourinho. acho tambem que a clarificaçao do relacionamento com pinto da costa no fim do ano assim como o reconhecimento explicito das trafulhices do porto e dos arbitros fizeram muitissimo para que a relaçao com os adeptos se tornasse coesissima. adoro o JJ, ele integrou o paradigma benfiquista e mostrou donde vinham os ataques em detrimento do seu (talvez?) futuro profissional, ele é um grande treinador e agora benfiquista de corpo e alma e conheço muitos benfiquistas autenticos que nesse periudo tiveram perguntas, nao compreendiam mas que estao agora descansados. convem nao equecer que em termos de treinadores duvidosos e esquemas estranhos fomos mais que servidos nos ultimos 15 anos no Benfica, por isso a nossa natural desconfiança...saudaçoes benfiquistas

Carlos Alberto disse...

Mais um 'granda' post do Jotas, subscrevo totalmente.

troza disse...

Excelente post!

Força Benfica

 
Adaptado por Blogger Benfiquista