sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FIM DE SEMANA DE TAÇA - O regresso dos clubes.

   Depois de mais uma pausa para as selecções, que desta vez valeu a pena, tal a exibição categórica da nossa Selecção que garantiu o apuramento para o Euro2012, a competição de clubes recomeça com a Taça de Portugal.
    Fins de semana sem futebol são para mim um tédio enorme, pelo que estou ansioso por ver hoje, pelas 20H15, o Benfica a subir ao relvado na Figueira da Foz, frente à Naval 1º de Maio.
   Finalmente, o Benfica teve um sorteio mais favorável do que os seus rivais, não deixa até de ser curioso que o Benfica tenha tido em sorte as duas equipas despromovidas à Liga Vitalis e parte para este jogo claramente favorito, tanto que só um resultado é admissível, a vitória, para isso e uma vez que esta competição é fértil em surpresas, a equipa do Benfica não pode em momento algum menosprezar o adversário e muito menos ter já as atenções focadas em Old Trafford, cada jogo é um jogo e todos os adversários exigem seriedade.
      Julgo que hoje, Jorge Jesus irá colocar um misto de jogadores mais utilizados com outros que têm jogado menos, fruto dos jogos de selecções, apesar de algumas pessoas terem alguma dificuldade em perceber que certos jogadores não sejam tão assíduos e exigirem praticamente o mesmo tempo de jogo a todos os jogadores, em todo o lado, há sempre quem jogue mais que outros, é o normal das equipas de futebol e excepção seria que no Benfica todos tivessem o mesmo tempo de jogo, que não houvesse um 11 base.
     Jorge Jesus disse ainda que a equipa que jogar hoje não será muito diferente daquela que vai jogar em Manchester, julgo que no fundo, em função de também para a semana haver um derby, o treinador do Benfica e bem, irá fazer alguma rotatividade na equipa nestes 2 jogos, para que esta se apresenta fresca, forte e na posse de todas as suas faculdades, com os melhores jogadores para o Derby, até porque o Benfica na champions, tem a vantagem de até perdendo poder ser apurado, caso o Basileia perca e em último caso, decidir tudo na Luz frente ao Otelul.
    Entre quem entrar em campo hoje, fará certamente o seu melhor e tudo fará para que o Benfica se apure para os 1/8 de final, tudo o que seja diferente deste cenário, será uma imensa surpresa e um desastre desportivo completo, é a responsabilidade de se jogar no Benfica.
   O Porto entra amanhã em jogo em Coimbra, frente à Académica dos treinadores ligados ao Porto, mas julgo que desta vez, ao contrário dos jogos para o campeonato, a equipa portista terá mais dificuldades, esta prova é diferente e certamente, Pedro Emanuel não estará tão pressionado a cometer o mesmo erro de abordagem táctica que teve na Liga, conforme o próprio reconheceu.
   Vítor Pereira, que tanta necessidade tem tido em repetir que os seus jogadores se alimentam de títulos e vitórias, já avisou que não haverá poupanças, mesmo tendo na 4ª feira um jogo decisivo na champions, um jogo que mesmo ganhando nunca lhe garante o apuramento, mas não o fazendo lhe garante o não apuramento ou mesmo o afastamento das provas europeias.
     Fiquei ainda imensamente grato ao Porto por saber que mais importante que os títulos ali conquistados, a mais grata recordação e o maior feito no seu estádio foram os 3 pontos ganhos ao Benfica com os 5 a 0, já sabia que o Benfica tinha muita importância para o Porto, agora fiquei a saber que é a razão de viver daquela gente, por isso só me resta agradecer que tenham o Benfica em tão grande conta, é essa importância que nos é dada que nos torna maiores.
   O grande jogo desta eliminatória da Taça, é sem dúvida o Sporting - Braga, um bom desafio em perspectiva, numa fase marcada por uma recuperação de estatuto por parte do Sporting, numa altura em que o Braga vai ombreando com os grandes do nosso futebol e que nas últimas épocas conseguiu inclusive performances bem melhores que a equipa de Alvalade.
    Julgo que este jogo é já um teste para aquilo que o Sporting verdadeiramente vale e que terá depois de provar na Luz, uma fase portanto em que a equipa de Alvalade se irá afirmar em definitivo, ou então, esvaziará o balão que vem enchendo fruto de muitas vitórias, algumas com boas exibições e que alimentam com toda a legitimidade a fé dos seus adeptos.
  É claramente um jogo aguardado com imensa expectativa, que se prevê equilibrado e cujos pormenores poderão definir quem segue em frente, embora, na minha opinião, a equipa do Sporting, não só pelo seu historial, mas também pelo nível qualitativo que vai apresentando esta época, seja favorito a passar, não o fazendo, creio que será um duro revés na equipa.
  Portanto, um jogo que pode ser mais importante do que se pensa, principalmente para o Sporting.

3 comentários:

Carlos Alberto disse...

Excelente lançamento dos jogos deste fim de semana, aliás como é habitual neste espaço de excelência. (Ó Jotas não penses em colocar portagens, como os outros nas SCUT).

Em relação ao choramingas vs corruptos B o melhor seria mandar alguém distribuir o nosso novo produto de marchandishing à porta do WC.

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Vou falar apenas do Benfica.
Espero também que não haja surpresa na Figueira e sigamos em frente na Taça.
Espero ainda que não aconteçam lesões, especialmente naqueles que podem ser precisos para Manchester e Luz no próximo sábado.

Abraço.

Sakana disse...

AS CAMISINHAS LAMPIONAS
http://sakanagem69.blogspot.com

 
Adaptado por Blogger Benfiquista