quarta-feira, 3 de outubro de 2012

BENFICA - BARCELONA - Uma equipa de outra galáxia.

   Antes de falar do jogo em si, quero aqui referir que foi um enorme prazer estar no intervalo do jogo com a magnífica malta do blogue "Magalhães Sad", um pessoal enorme, de um benfiquismo inquestionável, com quem me deu imenso prazer ter ali uns minutos de conversa no intervalo do jogo, confesso que fiquei surpreso com o convite via mail para nos encontrarmos na nossa casa, mas ao mesmo tempo foi um orgulho que essa malta 5 estrelas se lembrasse de mim, uma enorme abraço benfiquista ao pessoal da "Magalhães Sad".
    BENFICA 0 BARCELONA 2 - Todas as comparações que se possam querer fazer, entre embates anteriores e este são pura demagogia, as realidades são diferentes, o estilo de jogo do Barça de hoje nada tem a ver com o de antes e os tempos pós "Lei Bosman", forma cavando um fosso cada vez maior entre uns e outros, não custa nada ter a humildade e realismo de constatar que actualmente, só um dia fabuloso do Benfica e de quase todas as equipas do mundo e um mau dia do Barcelona, faz com que lhes seja possível ganhar.
    Julgo que a 1ª parte foi algo distinta da primeira, ou seja, houve mais Benfica nos primeiros 45 minutos, com capacidade física, mesmo sofrendo um golo logo aos 5 minutos, a equipa consegui fechar bem os espaços, recuperar muitas bolas e teve mesmo algumas jogadas ofensivas bem desenhadas, que com um pouco mais de felicidade, poderiam até ter chegado ao golo que mereciam.
    Matic foi neste período o melhor jogador do Benfica, enorme quer na recuperação da bola, quer a dar o início para as saídas em contra golpe, com ele, Enzo, Salvio e Gaitan, apareciam a conseguir criar alguns desiquilibrios ao adversário.
   Mas como se sabe, o Barcelona é uma equipa impeturbável, seja qual for o resultado, a sua dinâmica e estilo de jogo é sempre igual, pior ainda quando tem uma vantagem para gerir, aí a bola quando na sua posse, se tiver que vir do ataque para a defesa vem, tudo isto desgasta imenso o adversário, porque tal como tinha dito na ante visão do jogo, o Benfica iria correr atrás da bola 2/3 do tempo.
   Na 2ª parte, o Benfica acusou o desgaste que este tipo de futebol do Barcelona causa nos adversários, ou seja, de tanto correr atrás da bola, alguns jogadores nesta fase já não tinham a mesma capacidade e dessa quebra, nomeadamente de Matic e Enzo, ressentiu-se toda a equipa.
    O Barcelona tinha ainda mais bola e geriu o jogo como quis, principalmente ampliando a vantagem também no recomeço deste período.
   O  Benfica, ficou claramente resignado rendido á superioridade do adversário, julgo que motivado pela descrença no resultado, conjugado com uma menor condição física.
   Jorge Jesus e bem, procurou agitar a equipa com as substituições, mas a verdade é que nesta fase nada resultaria, pois a dinâmica do Benfica já não existia, efectivamente, não sei se por mérito do Barcelona, se por algum demérito nosso, a descrepância exibicional foi enorme comparativamente ao que consegui evidenciar na 1ª parte do jogo, em alguns momentos creio que faltou alguma capacidade de pressão e houve demasiado respeito pelo Barça, mas caramba, estamos a falar apenas e só daquela que é sem sombra de dúvidas a melhor equipa do mundo e talvez uma das melhores de sempre, pelo que seria complicado conseguir muito mais que isto.
    Seja como for, depois do nível bem razoável que o Benfica exibiu nos primeiros 45 minutos, confesso que não estava à espera de tamanha diferença para a 2ª parte.
   Pela Positiva: O futebol tipo futsal em campo de futebol 11 do barça, não há antídoto para isto e a 1ª parte do Benfica, se terminasse empatado, seria perfeitamente aceitável.
   Pela negativa: A queda abissal do Benfica na 2ª parte, a péssima entrada em jogo de Carlos Martins e um Maxi Pereira irreconhecível, quer mas não pode, está num péssimo momento de forma.
   Arbitragem: Julgo que tentou deixar o jogo correr, mas se no capítulo técnico pouco há a dizer, no disciplinar pareceu-me rigoroso demais com Busquets e demasiado permissivo com Matic e Dani Alves que poderiam ter ido tomar banho mais cedo.
  Uma nota final para quem fez do empate em Celtic uma tragédia, alegando que o Celtic seria o bombo da festa, a resposta está dada, foi a Moscovo e ganhou, mostrando a alguns experts do futebol e não só, que se calhar o empate em Glasgow não foi assim tão mau como pintaram, convém aprender e perceber que num jogo há 2 equipas, com méritos e deméritos.


   

21 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, concordo com a tua análise ao jogo que vi pela TV. Não tive a tua sorte e dos amigos da Magalhães SAD-SLB!
Disse num post que não gosto do tipo de jogo do Barça e não foi de ontem.
E parece que não sou o único.
É eficaz, sobretudo porque têm Messi, Xavi e Iniesta, mas não gosto porque os jogos se tornam fastidiosos de assistir.
Do Barça só assisto a alguns jogos com o Real, de resto não me motiva porque não há espectáculo.
Na maioria das modalidades seria anti-jogo. Por algum motivo as regras no andebol, no basquetebol e no hóquei não permitem mais de "X" tempo de posse de bola!

Abraço.

Manuel disse...

Concordo com tudo.

Concordo também em relação ao Celtic mas não nos podemos esquecer que a chuva de críticas por lá termos empatado veio acima de tudo dos membros do Grupo dos Petardos que já estavam a afiar as garras para a Assembleia para onde tinham sido convocados. Os factos encarregaram-se de os desmentir, mais uma vez, o que prova que as suas críticas não são feitas para defender o Benfica mas apenas para defender os seus próprios interesses e os seus pontos de vista.


Anónimo disse...

Como sempre o que se combinou com os cartazes, roupa escura, etc, sobre a corrupção não se concretizou como já era de esperar.
A culpa como sempre não é "nossa", sócios e adeptos, mas sim de LFV e seus pares.

Miguel

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Abraço Jotas, foi um prazer rever-te e gostava que qualquer dia nos voltassemos a encontrar e que nesse encontro estivessem o Viriato, o Manuel Oliveira...era bonito!

Quanto à crónica, muito bem, como sempre!

Gloriosas Saudações!

Manuel Oliveira disse...

Caro Magalhães, de certeza que avisarei quando for à Luz!

Abraço.

Anónimo disse...

É sempre a mesma coisa caro Miguel. Muita parra e pouca uva.

Edgar Neto disse...

Sobre os cartazes aproveito para responder a este anónimo, dizendo que alguns dos cartazes foram mostrados, só que fomos imediatamente abordados pela segurança, no sentidos de os guardar-mos porque a UEFA não permite este de tipo de cartazes, podendo, caso a imprensa os filme ou fotografe, o Benfica poderia ser fortemente penalizado.
Relativamente ao Barcelona, admito que algum pessoal não goste deste tipo de futebol, mas a verdade é que eles tratam a bola de forma magistral, jogam à bola como ninguém.
EN

Anónimo disse...

Several years ago, household gymnasium conditioning
machines was really admired via the community.

my blog post ... bowflex dumbbells 552

Anónimo disse...

Recall that this benefit continues to work, even even though
you sleep!

Feel free to surf to my weblog http://www.getfitnstrong.com/

Anónimo disse...

Feel it or not, a number of people never acquire under consideration the place that may be needed for health and fitness equipment and end up with something they don't have place for.

Also visit my website :: bowflex adjustable dumbbells

Anónimo disse...

You only have to have your set of Bowflex SelectTech
dumbbells, dial during the pounds, and start operating
out.

Also visit my webpage :: weights dumbells

Anónimo disse...

Many adult females only take these alterations as only a aspect of
lifestyle.

Have a look at my webpage :: Rednecktube.com

Anónimo disse...

That could be a costly expenditure just to be capable to bench press the right way on a bench.


Here is my website adjustable weights

Anónimo disse...

The dumbbells Bowflex helps make are usually not low-cost they are really concerning the value of a health club membership
so if you utilize them much more than a calendar year then they purchase
by themselves.

Have a look at my weblog: Recommended Browsing

Anónimo disse...

The good thing is, both of these types are practically identical in attributes and
performance.

Here is my page; adjustable dumbbells

Anónimo disse...

However, career-minded people today know the importance of wellness, specifically of cardio
respiratory physical exercise.

Stop by my webpage :: Skip Navigation

Anónimo disse...

The necessary difference is you won't possess the inactivity or chance of damage or discomfort within the joints which ordinarily is present when making use of plate-style weights.

Feel free to visit my homepage ... Top

Anónimo disse...

The PowerBlocks undoubtedly are a groundbreaking
design and style that makes operating out with dumbbells an true enjoyment, and lets you have got a full set of totally free weights
which is little good enough to store on the bookshelf.


My webpage - Top

Anónimo disse...

Though muscle making and strengthening is very important,
probably just as significant is making stamina.



Also visit my weblog :: bowflex dumbbells 552

Anónimo disse...

This is often the amount of periods your heart must beat in a single moment to most efficiently supply your
muscle tissues with sufficient amounts of oxygen prosperous blood.


my web site - bowflex adjustable dumbbells

Anónimo disse...

It is simple to use and very relaxed, so it truly is perfect
for these female close friends of yours who will be just commencing to obtain to the
fitness craze.

Also visit my blog; dumbbell clean

 
Adaptado por Blogger Benfiquista