quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ELEIÇÕES DO BENFICA - Os benfiquistas que decidam.

  


     Hoje e pela única vez, por julgar ser o momento adequado, depois de ouvir atentamente aquilo que os candidatos às eleições do Benfica, vou deixar aqui a minha opinião, aquilo que penso sobre o momento eleitoral e os candidatos, opinião essa que já deixei expressa em alguns comentários que fui deixando em alguns blogues.
    Sinceramente, Rangel não me convence, não me parece ser a alternativa que eventualmente o Benfica poderia precisar, cheira-me mais a uma pessoa de facto bem intencionada, formada, com alguma elevação, embora por vezes enverede apenas pelo caminho da acusação e quase nada pelo caminho das ideias e de projecto, mas muito comparável aos últimos presidentes do nosso vizinho, muito bem engravatados, mas muito pouco por dentro daquilo que é o futebol, a realidade de um clube grande e extremamente impreparado para conduzir um porta aviões que é o Benfica, no entanto, não deixo de louvar a sua iniciativa de ser candidato, o que é bom, e acho ainda que Rangel não deve ser como está a ser encarado pela actual direcção como um inimigo do clube, nada disso, é importante, tem as suas ideias e é um benfiquista com total legitimidade de apresentar outro rumo para o Benfica e como tal salutar.
    O meu medo, é que Rangel não tenha o carisma de liderança importante para um clube como o nosso, demonstra alguma ingenuidade e estou convicto que Rangel como Presidente rapidamente perderia essa liderança e o Benfica correria o risco de entrar novamente numa fase de instabilidade directiva e isso seria um recuo, porque com defeitos, se calhar podendo fazer melhor, a verdade é que embora de forma mais lenta que o desejável, parece-me que o Benfica tem esbatido diferenças, tem evoluído competitivamente e caminha numa lógica evolutiva.
    Se calhar, alguns que estão consecutivamente a pedir que role a cabeça do treinador e do Presidente, deveriam olhar para Alvalade e ver qual o caminho a que conduziu a permanente instabilidade directiva e técnica e isso não quero, nem desejo que aconteça ao meu clube, como infelizmente acontecia antes de LFV.
    Obviamente e como qualquer pessoa e seria impossível ser de outra maneira, LFV é acusado de cometer erros de gestão, há que concordar e aceitar esse facto, embora eu continue a achar que seja quem for que esteja à frente do Benfica, tome as medidas que tomar, para alguns será sempre uma medida errada, porque aquilo que para mim é correcto, pode não o ser para outras pessoas.
   Contudo, parece-me uma tremenda injustiça acusar sucessivamente o actual Presidente de ganhar poucos títulos, embora isso seja uma realidade, a verdade é que LFV, tudo tem feito para que esses títulos surjam.
    É verdade ou não que as modalidades do clube andavam moribundas, a lutar sabe-se lá porque objectivos? Foi ou não ele que investiu forte nas modalidades, as apetrechou com qualidade, as tornou extremamente competitivas e que hoje o Benfica luta por títulos em todas elas?
    No futebol, quem é que nos últimos anos investiu mais que LFV? Tem ou não dotado a equipa de grandes jogadores?
    Portanto, a verdade é que LFV, tudo tem feito para que haja competitividade, para que as equipas tenham qualidade e se não ganha tanto como seria desejável, não é certamente por ele tentar de tudo.
    Por tudo isto e muito mais que haveria por dizer, o meu apoio à continuidade de Vieira é total, porque não tenho memória curta e vendo o Benfica a caminhar com sustentabilidade num caminho de evolução, não vou correr risco de dar passos atrás e voltar à era em que o Benfica era governado de fora para dentro, hoje, felizmente, há um Presidente que bem ou mal decide, que não deixa que qualquer um meta o guedelho onde não é chamado, que no fundo é a vontade daqueles que graças a Vieira perderam protagonismo e deixaram de se promover à custa do Benfica.
     Confesso ainda que ao contrário de muitos benfiquistas, não foi a decisão de LFV caso vença as eleições de centrar os direitos de transmissão nos jogos do Benfica que me faz apoiá-lo, confesso mesmo que isso em nada me entusiasmou, até porque me parece ser um cenário pouco realista.
    O Benfica tem de facto um peso no mercado nacional incomparável a qualquer outro clube, tem inclusive algum peso internacional, nomeadamente nos países lusófonos, mas não tem um peso internacional de um Manchester United, Barcelona ou Real Madrid por exemplo e se para esses clubes, centrar os direitos de transmissão dos seus jogos no seu canal não é sequer uma opção, porque será isso assim tão viável no canal Benfica? Sinceramente, não creio que isso seja realista e não vejo como pode o Benfica lucrar com essa opção, quando outras marcas bem mais fortes não o conseguem fazer.
    Termino o post solicitando aos meus caros que participem no inquérito que está colocado no canto superior direito do blogue e que termina na madrugada de 6ª feira.



9 comentários:

Socio slb nº 218219 disse...

Meu caro de acordo com a opinião que aqui deixas-te, excepto no que diz respeito^`a Btv e aos direitos televisivos! pergunto eu: quem é o clube com mais associados do mundo? e isso pode ter ou não influência na rentabilização dos direitos televisivos e na comparação com os manchester e demais...

Jotas disse...

Caro sócio... Desculpe, mas sinceramente desconfio que esta medida possa vir a ser rentábel, seja como for, há que primeiro ouvir os moldes dessa medida, o encaixe e a forma como ela vai ser feito, para depois sim, tirar-mos as nossas conclusões, seja como for, a minha reserva devesse ao facto de que se esta medida fosse efectivamente a ideal, outros grandes clubes com televisões próprias, certamente já teriam adoptado semelhante medida, é esperar para ver e perceber.

Fura-Redes disse...

Tiro conclusões muito parecidas desta campanha eleitoral. Acho que ainda vou votar em branco mas no Rangel não voto de certeza

Manuel disse...

Caro Jotas, não se podem dar como exemplo as TV dos outros clubes por uma razão muito simples. Nenhum deles está na situação do Benfica, que recebe uma quantia irrisória pelos direitos televisivos.
É lógico que não é rentável para eles terem os seus jogos nas suas TV´s pela simples razão de que recebem O PREÇO JUSTO, coisa que no Benfica não acontece.

Se o Benfica recebesse da SportTV, 40M€/ano, que é o preço justo na mesma proporção dos proveitos que aufere, também não precisava de colocar os seus direitos televisivos na BTV. Nem seriam rentáveis!


Bruno Pereira disse...

Caro Jotas,
Como sabes não sou um opositor de LFVieira e considero adequado o que aqui expões. Apenas não me revejo na comparação com o Sporting. Não é por o Sporting estar mal, que podemos achar que Rangel será igual aos viscondes de Alvalade. Tenho medo que LFVieira esteja preso ao poder por ter demasiados negócios pessoais metidos ao barulho. Causa-me espécie que o Benfica tenha mais de 90 jogadores com contrato, quando sabemos que muitos deles nunca foram contratados para vestir o manto sagrado. Causa-me espécie que LFVieira não se tenha dignado a debater ou a apresentar um programa eleitoral (se já o fez, peço desculpa pelo desconhecimento). Causa-me estranheza o assunto transmissões televisivas surgir no penúltimo dia antes das eleições. Causa-me estranheza LFVieira ter apoiado Fernando Gomes e continuar muito amigo de Salvador. Causa-me estranheza dizer agora que baixa os bilhetes quando a Lista B lançpi esse ponto - e agora que eu já paguei o Red Pass que é que vai acontecer?? Não me vão dar dinheiro de volta de certeza; então eu que o comprei antes de todos os outros vou ser prejudicado? Louvo o trabalho que fez, mas pergunto-me se não seria possível fazer um trabalho melhor sem ter em conta os interesses pessoais que se meteram ao barulho. Sinceramente, penso votar em Rangel pois estou farto de ouvir promessas da boca de Vieira que depois nunca chegou a cumprir. Caso Rangel ganhe e faça um mau trabalho, daqui a 4 anos não estará preso ao poder como LFVieira está. Qual o limite que os benfiquistas terão até correrem com LFVieira para fora do Benfica? É que parece que ele tem tudo na mão (casas por exemplo...) e independentemente de ganhar ou não, será sempre eleito. E esse não pode ser o caminho.

Abraço benfiquista,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

Manuel disse...

Para o Bruno Pereira, duas coisas.

O Benfica não tem mais de 90 jogadores mas apenas 80. Se contarmos que tem entre 50 e 60 nas equipas B, significa isso que tem cerca de 20 emprestados, os quais não custam NADA ao clube! São acitvos que se está a RENTABILIZAR! Achar que isso é mau para o clube só de um completo desmiolado! Achas que é mau para o clube ter o Michel no Braga ou o Nelson e o Roderick no Coruna a treinarem e a crescerem como jogadores? A lista B é um conjunto de gente sem miolos e cheia de demagogia!

Pelo contrário, os clubes para além de pagarem os ordenados muitos deles ainda pagam ao Benfica uma renda por os terem! Ainda agora no verão fizemos cerca de 12M€ pelos empréstimos e vendas de alguns desses jogadores. Por isso, a lista B para além de mentirosa não conta a verdade toda. Por isso mente duplamente!

Como é que tu podes dizer que perdes dinheiro se o Benfica baixar o preço dos bilhetes? Então se tu vais hoje comprar um carro que te custa 20.000€ e daqui a um mês a marca baixar o preço para 16.000€ tu perdeste alguma coisa?
Não perdeste nada, pois quando o compraste o preço foi o que pagaste. Podes é dizer que se tivesses esperado, e adivinhado, tinhas evitado gastar 4000€. Mas a culpa disso é da marca?

"Caso Rangel ganhe e faça um mau trabalho, daqui a 4 anos não estará preso ao poder como LFVieira está."

Como sabes? Sabes quem é o Rangel e quem o rodeia? Sabes quem são as sombras que estão por detrás do Rangel?
O Benfica é uma coisa demasiado séria para andarmos a dar saltos no escuro. Só é bom para trapezistas e pára-quedistas.


Bruno Pereira disse...

Caro Manuel,
OK, tem 80. Não são jogadores a mais? Não me refiro a jogadores jovens que poderão vir a atuar pela equipa A (caso de Nelsón Oliveira), mas sim aqueles que são contratados, que se sabe que nunca jogarão e que se sabe que vieram por outros negócios - os Andrés Diaz's da vida...
Há jogadores que mesmo estando emprestados custam dinheiro ao SLBenfica outros que dão dinheiro. Mas é assim que tem que ser...nem tudo podem ser bons negócios! Sublinho o ponto anterior.
Quanto a empréstimos ao Braga...por favor... é melhor mudar de assunto; não me quero chatear porque até sei porque é que estes foram feitos. E não, não tem nada a ver com futebol...

Conheces o pessoal da lista B? Pessoal ou profissionalmente?

Quanto ao preço dos bilhetes, é simples. Imagina que eu paguei 10€ por jogo. Agora imagina que permitem que se compre bilhetes por um preço inferior. É assim que compensas quem te compra o pacote todo? Não comparemos o grau de associativismo existente atualmente entre um clube e uma marca de carros. Vais comprar durante toda a tua vida carros da mesma marca? Tencionas mudar de clube?

Quanto às sombras que estão por detrás do Rangel não sei quem são. Quem são?

O Benfica é uma coisa demasiado séria para ser escuro.

Abraço!

Socio slb nº 218219 disse...

caro jotas: será que esses clubes de que falas estão vinculados a um operador monopolista que chula até mais não poder o clube, e que tudo faz para desvirtuar a verdade desportiva?

Manuel disse...

Bruno, tens razão, o Benfica é uma coisa demasiado séria para ser escuro. Assim como é demasiado sério para aventuras e aventureiros.

Eu não falo no Braga nem conheço os contornos. Sei que o Michel foi emprestado ao Braga - que paga os salários e temos um activo a valorizar - fizemos um excelente negócio pois comprámos o Lima por 4M€ a serem pagos em 5 anos. Não concordas?

Agora, voltando aos automóveis, eu acho que não podes culpar ninguém no Benfica. As condições da economia portuguesa para 2013 mudaram radicalmente nas últimas semanas quando se soube o orçamento do Estado para o próximo ano. Um gestor adapta-se às circunstâncias à medida que estas mudam.

Sendo assim concordo que diminua o preço dos bilhetes e de outros produtos. Quem comprou antes, pois paciência. No próximo ano compras mais barato. Recuperas então o dinheiro.

Quando vais a uma loja e compras um produto, se na semana seguinte a loja decidir fazer saldos não vais dizer que perdeste dinheiro e culpar o dono da loja, não será assim? A lógica é a mesma aqui.

Os jogadores que estão emprestados não custam dinheiro ao Benfica pois quem paga os ordenados são os clubes a quem estão emprestados. Achas isso mal?

Supõe tu que tens 10 apartamentos. Alugas os apartamentos e recebes dinheiro pelos alugueres. Achas mal? A lógica é exactamente a mesma! E vendes os apartamentos quando queres ou quando consegues.

Ah e tal mas os jogadores não são apartamentos. Pois não, mas são tão activos como os apartamentos!

PS. Eu não me importava nada que o Benfica tivesse 100 jogadores emprestados e recebesse por cada um 500.000€ pelos empréstimos. Seriam 50M€/ano sem pagar ordenados. Achas mal?
Já dava para comprar um ou dois grandes jogadores, não achas? lol!





 
Adaptado por Blogger Benfiquista