sexta-feira, 12 de outubro de 2012

BENFICA E AS ELEIÇÕES - Oposição cobarde revela-se?

    Aproxima-se mais um importante momento da vida benfiquista, as eleições de 26 de Outubro, ao que parece, felizmente vamos ter mais que uma lista a concorrer, o que poderá ser positivo.
   É na minha opinião, importante num clube desta dimensão, que haja mais que um projecto, mais que uma ideia e que de facto se discuta o Benfica.
   Desejo também, que não se opte por lavar roupa suja, que os candidatos pensem mais no Benfica e menos nas suas listas, ou seja, que tenham sempre bem presente que mais importante é que a campanha eleitoral, afecte o menos possível do desempenho da equipa, daí eu achar que Outubro não é um mês bom para eleições, já que a época se encontra em andamento, embora a passo de caracol, fruto de uma calendarização que apenas os dirigentes federativos parecem perceber.
   Julgo que nunca houve dúvidas para ninguém, que Luís Filipe Vieira iria de novo às urnas, demorava sim, que surgisse um rosto de oposição, ela que primava a sua conduta por se mostrar cobardemente através de blogues e meios de comunicação social, mas que tardava estranhamente em dar a cara, será que a oposição cobarde até então se começa a revelar? A ver vamos.
   Rui Rangel, parece vir a ser esse rosto, confesso que me causa espanto tanta euforia em algumas pessoas por este nome, eu, apenas o conheço da televisão, ainda não lhe ouvi uma ideia daquilo que quer para o clube, quais as suas ideias para o futebol e modalidades do Benfica, daí ainda não poder emitir qualquer opinião sobre este ainda candidato a candidato.
   Mas quem ficou eufórico com Rangel, pela postura adoptada ao longo dos últimos meses, ficaria eufórico até com o Tino de Rans, até porque o objectivo de alguns geração que por aí andam, nunca foi discutir seriamente o Benfica, mas sim lançar uma campanha destrutiva para com a actual direcção, silenciando quem deles discorda e optando muitas vezes pela defesa da arruaça e da ordinarice, ora é precisamente nesse tipo de atitude que não me revejo nem com ela pactuo, assim como ao contrário de muito deles, não tenho saudades nenhumas de Vale e Azevedo que parece ser sua enorme referência, o que por si só, diz nem daquilo que representam.
    A ser verdade o que vem na comunicação social, de Rui Rangel se estar a rodear de ex-vices das anteriores direcções, começa mal, muito mal, porque nunca gostei de dissidentes e de pessoas que abandonam o barco, revela falta de personalidade, aliado a isso, confesso que em certas pessoas,. não lhes reconheço capacidade e competência, pois nada de positivo fizeram no clube e alguns foram embora por decisão do Presidente porque não se dedicavam ao Benfica e nada de novo traziam, surge assim como que ressabiados, Rui Rangel, deveria rodear-se de gente nova, com ideias novas e que nunca tivesse estado no clube.
    Luís Filipe Vieira, na minha opinião, tem sido em termos globais um bom Presidente, cometeu erros? Claro que sim, quem não cometeria, alguns até de palmatória, mas a verdade é que o Benfica de hoje, nada tem a ver com aquele que andou pelas ruas da amargura nos 15 anos que antecederam a sua vigência e isso é o mero constatar de um facto e disso lhe estarei para sempre grato.
   Daí eu achar totalmente descabido que se avalie a gestão de Vieira, pelo simples facto de em 9 anos e não 10 como querem vender, só ter ganho 2 campeonatos, isso parece-me redutor, porque convém não esquecer como funciona o nosso futebol e o que aconteceu é que o Benfica antes de Vieira, perdeu posição nos centros de decisão, deixou a máquina corrupta ganhar avanço, aproveitando um Benfica adormecido e com direcções incapazes, ora recuperar esse imenso tempo de total inércia, demora muito tempo e é uma tarefa espinhosa, será que alguém verdadeiramente acredita que outro Presidente conseguiria derrubar esta jogo de interesses à tantos anos instalado? Alguém está mesmo convencido disso e que concretizar esse combate é fácil? Cada um pense o que quiser.
     Mas quer se queira quer não, a verdade é que com esta direcção, o Benfica mesmo não ganhando tanto quanto se desejaria, cresceu, começou a discutir títulos no futebol e nas revitalizou as modalidades do clube, que andavam completamente à deriva, sem rumo e sem discutir títulos, títulos esses que agora começa a ganhar com frequência.
    Daí eu estar sempre receptivo a ouvir novas propostas, perceber qual as ideias para o futebol do Benfica, aquilo que outro candidato possa querer, mas sempre com a ideia presente que goste-se ou não, o Benfica não pode voltar a cair no marasmo em que caiu antes de Vieira e que estarei atento a visões românticas do clube, que são nos tempos actuais, completamente descabidas e desfasadas da realidade actual, isso é ficção e seria uma campanha para enganar os saudosistas de um tempo que já não existe nem voltará a existir.
    Concluindo, temo que a campanha possa resvalar para a trica pessoal, para o lavar de roupa suja e que pouco ou nada se venha a discutir de um Benfica para o futuro, se assim for, prefiro desde já ficar com quem lá está, mas irei aguardar serenamente, porque importante, importante é o Benfica sempre.

9 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro:

As palavras são tuas, e o resumo não podia ser melhor....

"porque convém não esquecer como funciona o nosso futebol e o que aconteceu é que o Benfica antes de Vieira, perdeu posição nos centros de decisão, deixou a máquina corrupta ganhar avanço, aproveitando um Benfica adormecido e com direcções incapazes, ora recuperar esse imenso tempo de total inércia, demora muito tempo e é uma tarefa espinhosa".

Isto, que escreveste, muito poucos benfiquistas percebem, é esse o problema.

A gentinha das "gerações" tb não....enfim....nem vale a pena....

Mas a tua asservita é fulminante!!! É por aqui que o SLB tem de ir, e voltar a, como se diz agora "reganhar" esse espaço junto das esferas do Poder (não para se servir do mesmo, pois não é essa a marca SLB, mas sim para impedir que o Clube seja prejudicado!)

Saudações Gloriosas,

Atlas disse...

Mais um bom post sobre uma fase muito importante para o Benfica.
Não há qualquer dúvida que o clube está n vezes melhor do que tem estado ao longo dos últimos 15/20 anos (em todos os sentidos) se conseguirmos ser inteligentes e colocar na devida perspectiva o passivo que já se tornou paradoxal. Quero com isto dizer que os iluminados que não se cansam de apregoar o enorme passivo que mesmo assim encontram hoje o clube muito mais apetecível do que quando apenas era 10 vezes menos. Ou seja os camilos que agora não têm dificuldade em subscrever listas, tinham e muita quando o passivo era de 40 milhões.
O projecto que LFV começou tem de ser acabado e quem pensar que me refiro a betão e cimento está redondamente enganado. Quanto a mim o grande projecto deste homem foi sempre o que poucos referenciam - A LUTA CONTA A CORRUPÇÃO.
Admiro a forma solitária como ele tem combatido este flagelo e digo mais com uma grande parte de Benfiquistas (ou supostos Benfiquistas) a complicar o seu trabalho. Já várias vezes disse e tenho plena convicção quando afirmo que muitas das vezes o maior inimigo do Benfica são certos Benfiquistas.
Quantos teriam a coragem de continuar com tanta ignorância (ou será que é muito pior do que isso) à sua volta? Eu pessoalmente não teria.
Todos aqueles que apenas aceitam alguém perfeito para certas funções pensem em partir deste mundo porque o Salvador Perfeito está do outro lado.

Jotas disse...

Caro Atlas, infelizmente tenho de concordar contigo, ou seja, muitas vezes são os benfiquistas os piores inimigos do clube.

Manuel disse...

Caro Jotas, concordo totalmente com o post e com o Atlas.

Quando se vê o ressabiamento dos antis pelo facto do Moniz ter tomado posição, que é um direito democrático e associativo que o assiste, entende-se bem de que massa são feitos estes pequenos ditadorzecos. Parece que os únicos que querem pertencer à lista são aqueles que foram despedidos pelo LFV. Move-os não o amor ao Benfica, mas o ódio a alguém. Gente dessa queremo-la longe do clube.


Bernardo disse...

Boas grande companheiro,
Sabes que acompanho o teu blog, desde que te conheço e gosto de saber sempre o que pensas respeitando-o sempre. Algumas vezes concordo e outras não, mas isso acontece sempre que duas pessoas falam sobre os mais variados assuntos, nem sempre coincidimos na mesma opinião, isto não quer dizer que não respeitemos.

Isto tudo para dizer, que eu acho que todos os benfiquistas devem ficar contentes por haver duas candidatura à liderança do nosso clube, e que só assim já é possivel discutir os projetos, e em consciência escolher o que achamos melhor para o clube!!! A partir daí, ganhe quem ganhar é para apoiar até à exaustão.

Agora não gosto de ler quando falas de forma depreciativa sobre a oposição, podes não gostar mas apelidá-la de cobarde não me parece justo. A oposição ainda não apresentou um projecto para o clube, assim como LVF tb não apresentou o seu projecto para os próximos 4 anos. Da oposição ainda não se ouviu as ideias sobre os temas que preocupam os benfiquistas (olivedesportos, corrupção, arbitragem, modalidades, formação), mas o LFV também não esclareceu muitos destes temas. Eu aguardo com expectativa os debates entre as duas listas e a discussão sobre os problemas do Benfica, e não gostaria que se tornasse na lavagem de roupa suja, como sucedeu há 3/4 anos entre LFV e o Moniz quando este se preparava para avançar uma candidatura.

Nós não podemos ter medo do futuro, e não podemos estar sempre a comparar a atual direção com os piores que por lá passaram (vale e azevedo), temos sim que compará-los com os melhores e querer algo igual (Borges Coutinho)...

Isto já vai longo...
Abraço amigo
Bernardo

Bruno Pereira disse...

Engraçado, eu ainda não vi nenhum candidato apresentar-se como tal. E as eleições estão aí à porta... nem LFVieira, nem Rangel, nem nada...
Já vão tarde, mas quanto mais cedo melhor. Quero ouvir discutir Benfica como dizes! Quero saber planos e estratégias! Rostos e medidas!
Parece que está tudo a adiar para não ter muito que discutir...

Grande abraço Jotas,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

Manuel Oliveira disse...

Concordo contigo amigo Jotas!
É bom que apareçam candidatos, mas com tempo e ideias.
Infelizmente esta do Rangel, que ainda nem está confirmada, nada poderá trazer para a discussão porque estamos a 15 dias das eleições.

Abraço.

Joseph Lemos disse...

Inteiramente de acordo mas com uma ressalva "especial" quanto ao papel de certas gerações bastardas que só conseguem atingir orgasmos falando contra LFV.

Em 26 de Outubro vão ter embrulhar nova "goleada" do tipo rolo compressôr.


UnumSLB disse...

alguém me diga se acha normal um candidato (há 10 anos como líder do SLB), recusar-se a debater o Benfica na eleição mais importante do clube.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista