Concluída a 1ª jornada da fase de grupos deste Europeu, julgo que se pode dizer que temos tido o privilégio de assistir a grandes jogos de futebol e ao contrário do que previ para os jogos inaugurais, salvo uma ou outra excepção, temos visto um futebol de ataque com as equipas a procurarem a vitória, elegendo eu como o melhor jogo até agora, o Espanha - Itália, um jogaço tremendo.
Confesso que para mim as 2 equipas que mais me surpreenderam pela positiva, foi a Itália, não a esperava tão forte e a Rússia pela imensa qualidade que apresentou contra os checos e a confirmar contra a Polónia.
Quanto ao nosso Portugal, pareceu-me ser uma equipa de 2 caras, ou seja, uma equipa que até sofrer o golo respeitou em demasia a Alemanha, jogando com cautelas excessivas, mesmo assim e curiosamente, até foi de Portugal a grande oportunidade da 1ª parte, com um remate de Pepe que me fez levantar do sofá a gritar golo, mas aí, a sorte nada quis connosco e depois do golo sofrido, foi uma equipa atrevida, que caiu em cima dos alemães e só por um tremendo desacerto na finalização, não conseguiu o mais que merecido empate.
Apesar da derrota, confesso que estou agora mais confiante que no início desta competição, acredito que amanhã vamos bater a Dinamarca e sinceramente a Holanda, parece-me uma equipa também ela muito desequilibrada, ou seja, com muita criatividade no ataque, mas muito vulgaridade atrás, factor esse que a ser bem explorado pela nossa selecção, pode conduzi-la à ansiada vitória.
No entanto, Portugal parece-me ter algumas lacunas, sem dúvida a questão de um ponta de lança de nível internacional, pois Nelson Oliveira poderá vir a sê-lo mas ainda não o é, mas principalmente o grande problema desta equipa reside no meio campo, ou seja, joga com 3 jogadores de características semelhantes, pois creio que estamos na presença dos chamados nºs 8 e é por isso que Portugal revela alguma incapacidade em criar desequílibrios, porque não temos médios que se encostem aos avançados e mais grave, que façam os chamados movimentos de ruptura vindos de trás e entrando na área, desequilibrando assim as defesas adversárias, pelo que julgo que nesse sector algo tem de mudar.
Na minha opinião, Meireles rende mais a trinco que Veloso e isso podia conduzir à entrada de um jogador no meio campo com características mais ofensivas, que tanto poderá ser o Hugo Viana, como a derivação de um Varela ou de um Nani para o meio campo ofensivo da equipa.
Aliado a esses factores, julgo que Ronaldo não pode estar tão preso à ala, tem de ser um jogador com liberdade para deambular em toda a linha atacante, é assim que ele faz no Real e é assim que as suas características melhor podem ser exploradas pelo seleccionador, no fundo, Portugal é uma equipa com os jogadores demasiados presos à suas posições, o que facilita as defesas adversárias, algo a rever.
Vamos então aguardar pela 2ª jornada, os dados estão lançados e creio que iremos continuar a assistir a bons jogos, esse é o meu desejo, num Europeu que em termos futebolísticos tem sido muito bom.
6 comentários:
Amigo Jotas, concordo com a tua análise na globalidade. No que respeita ao jogo de Portugal, ficou claro, para mim, que as duas seleções se respeitaram muito e a sorte ditou o vencedor final. Já dizia Gary liniker " o futebol são 11 contra 11 e no fim vence a Alemanha". No Sábado foi exatamente assim!
FORÇA PORTUGAL!
ABRAÇO GLORIOSO!!
a verdade é que Portugal mereceu perder o jogo... fomos incapazes de criar perigo e jogar olhos nos olhos enquanto o resultado estava a zeros... depois do golo a Alemanha geriu, recuou e de certa forma consentiu o dominio. além disso tivemos apenas 2 situações perigosas (Varela isolado e o remate do Pepe) o resto dos lances foram aos repelões e de forma sofrega.
entretanto concordo que temos possibilidades contra a Dinamarca e Holanda. A Holanda tem uma defesa fraca e não vi o ataque muito criativo. A Dinamarca está numa posição favorável, pode gerir o jogo... e está sempre muito bem colocada no campo.
quanto ao nosso meio campo...acho que Moutinho é o jogador que deve ser usado para ligar o ataque e fazer a temporização e a decisãodo passe... foi quanod ele apareceu no jogo que Portugal esteve melhor contra a Alemanha.
Essa coisa do são 11 contra 11 e no final ganha a Alemanh... é a mais pura das verdades. são rigorosos, não se descontrolam, são confiantes, priveligiam o equilibrio, a transição, a objectividade e eficácia... e têm pontas de lança.... coisa que nós não temos.
por mim jogavamos com CR e Nani no ataque.
Se o Rolando estiver em forma, eu colocava Pepe a 6.
Sakanagem está de volta:
ADIVINHA...ADIVINHÃO...ihihihihih....
www.sakanagem69.blogspot.com
O amigo Jotas cansou-se???
Então não há postes novos para o pessoal ler?
Abraço
Boa tarde,
o blog David Luiz fãs tem o gosto de convidar os seus seguidores a acompanharem as recentes novidades da vida futebolística do jovem defesa central do Chelsea FC. Deixem a vossa opinião !
A gerência:
www.david--luiz.blogspot.com
Amigo Jotas, andas desaparecido.
Para quando novos posts. Poucos são os blogs desta categoria e quando um escreve menos, nota-se logo a diferença.
Miguel
Enviar um comentário