terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AINDA A 17ª JORNADA - E a liderança do Benfica.

   O Benfica foi supostamente beneficiado num jogo e lá está, aqui d' el Rei, caiu o Carmo e a Trindade que isto é um escândalo sem precedentes e o mais curioso é verificar que o maior alarido vem daqueles que viram o clube que foi lesado em Barcelos, mas nem sequer são desse clube, ou seja, sportinguistas dizem eles.
   Acho graça porque é hilariante e como sou por norma um pessoa sempre disposta a uma boa "chalaça", é claro que me rio com certo tipo de comentários que vou ouvindo e mais graça ainda por ver aqueles que são sistematicamente humilhados, gozados e que sabem que houve árbitros pagos pelo Porto para eles perderem os seus jogos, rapidamente se juntam no coro de protestos e sempre em prol de um clube que se não é parece o seu, curioso, porque quando o Porto é alvo dos mais variados benefícios, não lhes ouço o esboçar de um único protesto, o que já não se estranha pelas razões óbvias que todos conhecemos.
    Posto isto, vou começar pelo jogo Feirense - Benfica que já aqui escalpelizei, parece-me desde logo um enorme exagero querer fazer deste jogo um escândalo nacional, é óbvio que o fiscal de linha que na 2ª parte acompanhou o ataque do Feirense lesou e muito a equipa da Feira, julgo que seria ridículo da minha parte negar essa evidência, tendo como erro mais grave a anulação de um golo em que efectivamente não havia fora de jogo como referi na minha crónica do jogo, repito no entanto que tenho algumas dúvidas se haveria ou não pé em riste do jogador que faz o passe, mas sendo um lance complicado e que não foi sancionado, conclui-se que o golo do Feirense é efectivamente mal anulado.
   Parece-me é descabido e intelectualmente desonesto querer fazer desse caso o único do jogo, como se os adeptos do Porto (incluo os verde e brancos por fora e azuis e brancos por dentro), só tivessem assistido aos primeiros 15 minutos da 2ª parte e não tivesse havido do lado do Feirense um jogador em maré de azar que faz um auto-golo e um penalti desnecessário,  senão vejamos:
   Será que fazendo o Feirense 1 a 0 no lance anulado, o jogo seria igual e eles fariam o 2 a 0? Julgo que como é óbvio o jogo teria um caminho muito diferente e inclusive até poderia já nem haver o golo de canto nem o auto - golo; Será que não houve mais casos nesse jogo? Não houve na 1ª parte uma grande penalidade favorável ao Benfica por mão de Mika? Nessa altura a ser concretizado o penalti não se colocaria o Benfica a vencer por 1 a 0 ?; Não foi uma expulsão perdoada a um jogador do Feirense quando o resultado estava em 1 a 1?; São evidencias que por conveniência são ignoradas no sentido de querer justificar o injustificável, mas com o mal dos outros posso eu bem e com isto não quero dizer que o Benfica foi prejudicado nesse jogo como já por aqui li e nem sei onde foram buscar tal ideia, o que quero dizer tal como toda a imprensa escrita desportiva é que o Árbitro Rui Costa este mal e teve erros graves em prejuízo de ambas as equipas, foi isso que eu li e que concordo.
    Já no jogo Gil Vicente - Porto, julgo que ninguém no seu perfeito juízo pode afirmar que o Porto não foi excessivamente lesado por Bruno Paixão, claro que foi e não há como negar o que foi evidente para todos, o que me revolta é que toda a gente parece esquecida que o Porto já teve benificios bem maiores e que queiram branquear quem durante 30 anos andou a roubar no futebol português e que só quem for cego ou andar demasiado distraído o pode negar, sendo contudo evidente que em muitos anos também teve o seu mérito.
   Portanto, quando estes senhores mostram tanta incredulidade perante o jogo de Barcelos, o que lhes posso responder é: Dói não dói? Custa não custa? Pois bem, isto não é mais nem menos do que aquilo que outros clubes sofreram na pele durante anos a fio, pelo que percebo perfeitamente a falta de hábito em ver este tipo de arbitragens contra o seu clube, pois a regra é exactamente ao contrário.
   Concluindo esta matéria, parece-me que querer reduzir a liderança do Benfica a este fim de semana é descabido e revela uma tremenda desonestidade aliada a uma enorme dor de cotovelo.
   o Benfica é líder até ao momento, porque tem sido efectivamente melhor que os seus adversários e é até hoje, a equipa que no geral melhor e mais consistente futebol tem praticado em Portugal, sendo inegável e visível a todos, que este Benfica sabe jogar bom futebol, mas também sabe ser uma equipa de raça e de enorme capacidade de luta quando assim é preciso e não me parece que seja por este fim de semana ou pelos árbitros que ao cabo de mais de 35 jogos oficiais, o Benfica regista apenas uma derrota, querer fazer passar essa ideia é um acto de enorme estupidez e isso sim é facciosismo e próprio de alguém que fica toldado nas suas análises por sentimentos anti, que como aqui já referi tiram discernimento, porque uma coisa é andarmos no futebol a defender e vibrar com a nossa equipa, conseguindo ver com alguma objectividade os outros, ora quando nos esquecemos disso e viramos a nossa atenção para sentimentos de raiva e ódio, obviamente ficamos sem o necessário discernimento para sermos minimamente coerentes.
     Para finalizar este post, dizer que esta vantagem de 5 pontos para o Benfica é importante, lança enorme pressão no mais directo adversário cuja margem de erro ficou muito reduzida, mas que está longe, muito longe de ser decisiva, pois há ainda muito jogo com elevado grau de dificuldade e muito para lutar, não se podendo esquecer a importância deste mercado de Janeiro e nessa matéria, julgo que a contratação do ponta de lança do Twente, Jancko, foi um grande golpe do Porto, porque os números falam por si e Jancko é um goleador nato e cujo desempenho já tinha apreciado desde os jogos com o Benfica, já Lucho, tem o valor inegável que todos sabemos, mas julgo que o Porto no meio campo perdeu como as saídas de Guarin e Belushi.
   Já no Benfica, parece-me que a contratação de Yannick, pouco ou nada acrescenta em termos qualitativos à equipa, é um jogador que sempre achei um bluff, que nunca apreciei e vem reforçar uma posição em que na minha opinião é onde o Benfica está mais bem servido.

8 comentários:

Carlos Alberto disse...

Parece que o amigo Jotas anda arredado da realidade senão vejamos:

O golo anulado ao Gil Vicente fazia o 2-0 (segundo a versão 'caracolinhos') e aí o Benfica teria de marcar 4 para ganhar

4? estará o Jotas já a pensar, este gajo é doido!!! Quanto muito 3 como bem disse o idiota que contracena com o caracolinhos naquela comédia de nome Tempo extra Ordinário. Lá está, se o amigo Jotas pensou isso voltou a mostrar distracção pois não reparou no penalti cometido pelo Emerson em em cima do fiscal de linha (a meio-metro, perto disso) segundo a TVI.

Ah pois... é preciso andar atento a esses pormenores. LOL

Abraço

Anónimo disse...

Começando pelo final do texto, também entendo que FC Porto contratou dois bons reforços, que irão dificultar ainda mais a conquista do campeonato pelo Benfica!

Não nego que estas contratações deixam-me apreensivo, tendo em conta que neste mercado o Benfica não se reforçou nas posições que mais necessita, mas por outro lado saúdo, porque vêm acrescentar mais valia ao nosso campeonato e assim, o campeonato terá ainda mais gosto em vencer.

Saudações benfiquistas para o Lucho e Jancko, apesar de gostar ter um bom jogador na minha equipa como o Lucho, um jogador que aprecio imenso! Quanto ao Jancko, vai obrigar o Porto a jogar de forma diferente, para exponenciar o seu jogo aéreo! Vamos ver como vai ser!

Quanto ao resto do texto, concordo em absoluto... a azia e a cegueira atingiram níveis nunca antes vistos! Mas contra tudo e todos, carrega Benfica!

troza disse...

Neste mercado de Janeiro o Benfica fez asneira. Rubén Amorim devia ficar no Benfica e se não quisesse jogar, não jogava. O Yannick é jogador para a equipa B ou então é aproveitar para que, para o ano, não tenhamos de comprar ninguém (porque o Gaitan deve sair) ou para jogar com o Bruno Cesar a 10 se for preciso.

Quanto ao jogo do Benfica... arbitros destes não prestam e, pior que o assistente, só mesmo o resumo da tvi... Quanto ao jogo do Porto, estou contigo. No entanto lembro como eles ganharam na primeira volta ao Gil Vicente (expulsão perdoada + penalty inventado para ao fim de uns minutos estar 1-1 com 11 jogadores para cada lado quando devia estar 0-1 - para o gil - com o Porto a jogar com menos 1)... ou seja, mais que justo no total dos jogos e, verdade seja dita, foi também roubado um penalty ao Gil Vicente... outra arbitragem desastrosa...

Quanto ao resto do campeonato... cuidado. Lucho é um grande reforço para o Porto e eles têm um avançado agora que tem estatura. A não ser que seja um Karadas, é algo que os vai por a jogar melhor. Continuo na minha que é importante chegar ao clássico com 4 pontos ou mais de vantagem e imperativo ganhar o clássico para acabar com as hipoteses para o Porto. O Benfica tem a faca e o queijo na mão... a ver se não perde o campeonato. Cuidado com as estratégias do costume e coragem Benfica!!

Inferninho disse...

Os candidatos a candidatos da gloriosa verdade desportiva andam numa azafama a ver qual deles é o primeiro a "oferecer" o campIonato ao rei do eusébio.

Baixa a Tola disse...

É a REVOLTA dos miseráveis, quando a miséria assola, lá vem o tal do benquefica a consolar a hostes.

A TDT tem de começar a transmitir a preto e branco, já!.

carlos disse...

Baixa a Tola, odeio o benfica mas consigo ver que a liderança do Benfica é merecida e justa, agora temos de considerar que a grandes exibições têm conseguido aliar grandes resultados,e a fracas exibições também têm conseguido aliar grandes resultados. Acho que disso ninguém duvida, penso eu.

Não querendo estar aqui a falar de toda a liga, o Benfica ganhou injustamente na Luz ao Sporting, tendo tido a sorte do jogo. Ganhou na Feira com uma pontinha de sorte de campeão, como o tinha feito na luz contra a mesma equipa. Para além disso terão tido outros jogos como em Aveiro, em que a sorte também foi um factor decisivo. Mas não se fazem campeões sem sorte, e apesar de o benfica tem sido a melhor equipa tem tido sorte em momentos decisivos. Senão veja-se caso o meu scp tenha conseguido um empate(ou mesmo vitória(sendo esta com sorte)) será que não estaria melhor e mais confiante que está neste momento?

É importante ganhar jogos sem jogar bem para ser campeão.

Baixa a Tola disse...

É verdade Ó carlos..cumpts, já há alguns jogos que o Benfica vem tendo uma pontinha de sorte de campeão.., ou não?.

Até parece que a sorte de campeão foi contratada com muita paixão,.. ou não?.

Ribeiro disse...

Boas.
Sou um dos administrador do blogue, O Lado do Futebol que nunca viram. Um blogue que está de regresso depois de largos meses de paragem.
Existe até uma troca de links entre os nossos blogues, e que desejamos que se mantenha.
Mas vim aqui porque estou à procura de um adepto benfiquista para escrever crónicas semanais sobre o Benfica no meu blogue.
Se me puderem ajudar agradecia. Atenção que o nosso blogue é imparcial, não somos assumidamente de algum clube, mas estamos a preparar um espaço para que um adepto de cada equipa(das principais) faça uma crónica semanal sobre o seu clube. E como é natural o Benfica tem de estar representado.
Quem achar-se com capacidade para tal, diga algo ou então sugira alguém. A ideia é escrever semanalmente (ou se a pessoa quiser, mais regularmente ainda, caso assim entenda) sobre aquilo que bem entender sobre o Benfica. Os jogos, questões tácticas, contratações, etc...
Gostávamos que o administrador deste blogue fosse o representante do Benfica. Esperamos por uma resposta que desejamos ser positiva. Respondam no nosso blogue ou para o mail oladofutebolquenuncaviram1@gmail.com
Abraços.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista