segunda-feira, 27 de julho de 2009

BENFICA CONQUISTA AMSTERDÃO - 2 vitórias com categoria

--- Foi um Benfica já com um nível bem razoável, aquele que se apresentou na Holanda, ao ponto do treinador do Ajax afirmar, "ainda bem que não vamos defrontar adversários do nível do Benfica".
Como já afirmei, a pré-época pouco significa em termos de resultados, embora as vitórias transmitam confiança e façam com que a equipa vá assimilando e acreditando nas ideias do treinador.
No 1º jogo, com o Sunderland, viu-se um Benfica capaz de impor os ritmos do jogo, de acordo com as suas necessidades, uma equipa solidária, que começa a pressionar logo à saída da defesa adversária e que ganha muitas vezes a bola em terrenos adiantados, o que lhe permite chegar mais rápido à baliza adversária. Nesse jogo, o Benfica venceu por 2 a 0, uma equipa que bateu o At. de Madrid por igual score.
Deu-se então a final com a equipa da casa, uma equipa que mostrou muita velocidade na sua frente de ataque, mas muita permeabilidade defensiva, a qual foi muito bem aproveitada pela equipa da Luz.
O Ajax entrou melhor, mas sem colocar pânico na defesa e já o Benfica começava a tomar o controlo do jogo, quando se deu o caricato lance do autogolo que favoreceu a equipa encarnada, lance digno dos apanhados da bola e que certamente correrá mundo e será muitas vezes visualizado no "Youtube". Esse golo abanou o Ajax e reforçou a confiança do Benfica, que a partir daí começou a praticar um belo futebol, pese embora sentir algumas dificuldades com as rápidas transições atacantes do adversário, até que se deu o lance do jogo, um autêntico hino ao futebol, Ramirez, qual flecha, passa um adversário, solta para Nuno Gomes, este de primeira para Saviola e também de primeira, Saviola lança Di Maria, que em grande velocidade passa pelo defesa e guarda - redes adversário, para o 2 a 0, uma jogada toda ela ao primeiro toque e de grande categoria.
O Ajax ainda reduziu mesmo ao cair do intervalo, num grande golo e a 2ª parte foi um jogo bonito, embora completamente partido, em que ora se adivinhava o golo do empate, como o da tranquilidade do Benfica. Um bom jogo para esta fase da temporada.
O que se nota neste Benfica, é uma boa assimilação do modelo de jogo por parte dos jogadores, com boas movimentações colectivas, essencialmente no plano ofensivo, Aimar, finalmente a jogar no seu sitio, parece outro, começando a mostrar que está de regresso o "El Mago" e Di Maria, nota-se que está cheio de vontade, com alegria, desequilibrador e uma capacidade de drible fantástica, ontem deu show no Arena.
Mas como seria de esperar, nem tudo é perfeito, o processo defensivo ainda não funciona na plenitude e a equipa por vezes abana um pouco, principalmente quando o adversário consegue imprimir velocidade, facto esse que será com certeza trabalhado e melhorado. Luisão, ainda a léguas, algo que é normal nele quando vem de paragens longas, é um jogador que precisa de jogos para atingir o seu nível e Shaffer, apesar de subir muito bem no seu flanco e cruzar de forma perfeita, dá ainda algumas baldas defensivas, essencialmente, por ainda não estar enquadrado num estilo de futebol mais directo e rápido, em relação ao que estava habituado, mas parece-me que tem grande potencial.
Javi Garcia e Ramirez, são de facto grandes reforços, o espanhol nada deve a Katsouranis em qualidade, sendo mais rápido e possante, Ramirez, assim que estiver devidamente enquadrado com a equipa, será um dos grandes jogadores desta liga.
Em suma, não se podendo obviamente falar em títulos, julgo que este Benfica será mais competitivo e tem de facto pernas para andar, só espero, que à semelhança de outras temporadas, não se esteja já a trabalhar para as cortarem, sim porque sempre que o Benfica começa a assustar, o estranho aparece.
Uma palavra para os grandes adeptos do Benfica, sim aqueles que verdadeiramente amam o clube, vibram com a bola e não andam sempre a causar distúrbios, ou seja, os verdadeiros, estão em todo o lado, uma loucura, ontem, foi ver no Arena, a gritar-se bem alto pelo SLB.

Sem comentários:

 
Adaptado por Blogger Benfiquista