segunda-feira, 23 de março de 2009

AINDA A TAÇA DA LIGA - E a velha teoria caliméro

Ainda na ressaca da Taça da Liga, tenho lido e ouvido coisas do mais desonesto e absurdo que há. Nada que me espante, vindo de um clube, com a sua máxima de teoria da vitimização ou caliméro, como lhe quiserem chamar, não tem feito outra coisa ao longo das últimas épocas, do que chorar-se constantemente desde o princípio, repito, desde o princípio de cada época, estratégia essa que visa dois aspectos fundamentais, 1º justificar-se com o elo mais fraco, os próprios erros, julgo que mesmo que a humilhação da champions, deveu-se à acção dos árbitros e não há incompetência da equipa. 2º Tirar dividendos futuros, com a constante, repetida e continuada pressão sobre as equipas de arbitragem, em que valem todos os adjectivos para as classificar, sem que haja qualquer tipo de punições, um absurdo, numa lei do vale de tudo.
Noutro qualquer país, declarações iguais às que temos ouvido, colheriam a critica geral e valeriam severas punições, daí o facto de não se assistir noutros países a tamanhos show-offs e olhem que quer queiram quer não também existem imensos erros de arbitragem.
Imaginem o que hoje se diria, caso fosse um jogador do Benfica a dar uma peitada no árbitro, agressão pura, ou a atirar uma medalha pelo ar, caía o Carmo e a Trindade. Será que vai haver castigo? Hum, duvido, só ao Katsouranis, por dizer que foi roubado, algo dito e repetido por Paulo Bento e Pedro Silva, sendo o treinador sportinguista reecidente.
Mas o que mais me envergonha enquanto adepto de futebol, é a cobertura dada pelos orgãos de comunicação social, ávidos de polémica, espremem estas situações até ao máximo, caindo treinadores e dirigentes do Sporting, no ridículo de irem a programas televisivos darem conta da sua revolta, lançando pressões inadmissíveis, visando desde já, garantir o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que não tenho dúvidas, será conquistada pelo Sporting, porque agora, no relvado, qualquer esboço de protesto, irá na dúvida ser decidido a favor desta equipa.
Visando a péssima arbitragem de Lucílio Baptista, a qual teve imensos erros e não apenas um, como muitos querem fazer crer, devo dizer que parece estar em marcha uma campanha pró - Sporting, eludidos pela teoria Caliméro, para que este consiga os seus objectivos, ou seja, não se olha a meios para atingir os fins.
Á face mais visível dos erros deste árbitro, foi sem dúvida, a grande penalidade mal, repito para que não haja dúvidas, mal assinalada, que ditou o empate e não a vitória do Benfica, essa foi obtida com mais competência no desempate pelas grandes penalidades e parece que ninguém se lembra disso, num entanto, houve mais erros e fico espantado que perante tanta honestidade e ombridade que o Sporting tem, quer adeptos, quer dirigentes, não tenham a capacidade de reconhecer o evidente. Pedro Silva, ainda antes do intervalo e como resultado em 0 a 0, rasteira David Luíz, quando este ia entrar a grande área leonina, num lance perigoso, Lucilio Baptista, nada assinalou, ficando uma falta evidente por marcar a favor do Benfica e consequente 2º amarelo por mostrar ao defesa sportinguista. Agora meus amigos, digam-me lá, este lance existiu ou não? Ao ser sancionado este lance como devia ter sido, será que haveria esta polémica actual? Será que o Sporting se tinha adiantado no marcador? Será que haveria o tal penalti?
Obviamente, se querem ser minimamente coerentes e verdadeiros, sabem bem, que o jogo seria outro completamente diferente, mas também é óbvio, que não adianta reconhecer isto, o que adianta é o choradinho bacoco e provinciano do costume.
Mas se o Sporting é o clube da seriedade, o único honesto, que é prejudicado, o supra sumo da verdade, etc, etc, respondam-me lá, porque razão, no princípio da época, quando o Benfica propôs na Assembleia Geral da Liga, de cuja direcção o Sporting faz parte, a alteração dos regulamentos, que visassem punir com descida de divisão as equipas, que por aliciamento e tentativa de corrupção aos árbitros o Sporting se absteve e não votou favoravelmente essa proposta que foi vergonhosamente chumbada?
Pois também não sei responder, talvez Soares Franco, o Rei da Verdade e Honestidade saiba.
Eu confesso, perante tanta peixeirada, por causa da merda deste troféu, eu ao Benfica, oferecia a taça ao Sporting, talvez assim eles se calassem, parece que nunca foram na vida beneficiados, são sempre os coitadinhos, triste figura e imagem, sinceramente já me mete nojo.
Acusam-me de facciosismo, talvez sim, mas afinal o que têm sido os sportinguistas? Se não reconhecem que o Pedro Silva já não estaria em campo naquela altura, são o quê, donos da verdade? Não me parece.
Nos comentários no post anterior, sou ainda acusado de num lance de penalti favorável ao Sporting, sobre Elpídeo Silva num derby passado, eu ter afirmado ao ver o lance sem repetição que foi penalti. É verdade, só na repetição me apercebi que não era, mas o mesmo se passou neste lance de Pedro Silva, se calhar imbuído no meu espírito benfiquista, disse logo mão, mas na repetição vi que o lance era legal e dei o dito por não dito, agora pergunto, neste lance, alguém sem repetições pode no seu perfeito juízo, afirmar que o lance foi legal? Pois as repetições, ajudam imenso.
Neste meu rol de questões, vou ainda perguntar, porque razão é que quando os erros que beneficiam o Benfica são roubos e quando prejudicam são erros e errar é humano? Ou noutra perspectiva mais verde e branca, porque razão, quando os lances prejudicam o Sporting são roubos e quando beneficiam são erros?
Lembrando os derbies desta época, dizer que o Sporting venceu em Alvalade o Benfica e ficou um mão do Maxi Pereira por marcar a favor do Sporting, já alguém fez questão de me recordar esse facto, pena tenho, que movido pela sua honestidade futebolística, não tenha tido a mesma coerência de me dizer que no derby da Luz, ficou também um penalti claro por marcar contra o Sporting, por agarrão ao Yebda por parte de Helder Postiga.
Para terminar dizer que o Sporting tem obviamente direito a mostrar a sua indignação se se sente lesado, como qualquer outra equipa, apenas acho que todo este show-off é uma autêntica fantochada e reafirmo que é claramente um estratégia.

4 comentários:

margaridabenfiquista disse...

Grande post JOTAS

A minha avó sempre dizia que "quem não chora não mama" é isso que as osgas têm vindo a fazer,para mamar o 2º lugar com direito a Champions, e o pior é que vão conseguir, fazem-se de vitimas, cambada de chorões.
..

carlos silva disse...

o tal lance do pedro silva é aos 60minutos de jogo, ja estava 1 a0, preferia que fosse expulso nesse lance do que no penalty, mas se fossemos falar de expulsoes, tenho a impressão que o reyes ja nao estava em campo ha mt tempo, e pelo que me disseram(porque nao vi, o luisao agrediu o derlei)...
Mas para acabar com este assunto, resta-me so dizer que o sporting ja e bem nao faz parte da direcçao da liga.Recomendo a todos um excelente texto, dum jornalista(imparcial, penso eu)que escreveu hoje no jornal record, chamado a ironia da mentira, está tudo dito neste texto, e já nem precisamos de comentar o jogo, porque este jornalista felo na sua total imparcialidade.

A atitude do pedro silva é reprovavel, mas ele nao estava habituado a isto, se bem que no brasil tb é mau, mas pior que aquilo ele nunca viu, e eu percebo.

Do yebda Desses lances nas areas acontecem aos milhares, e como disse que no sporting-maritimo, nao existe penalty sobre o postiga, mantenho a mesma coerencia, porque é um lance identico, é puxar a camisola numa bola parada, que ainda no nosso jogo de sabado eu o fiz, é normal esses agarroes, nao se pode condenar por marcar nem por nao marcar.

LEIAM O TEXTO IRONIA DA MENTIRA.

carlos silva disse...

deixo só uma citação

"Diz Lucilio viu e nao teve duvidas.Duas mentiras.Nao viu porque nao aconteceu, primeira.teve duvidas e muitas, segunda.Demorou eternidades a falar com Cardinal, que diz lucilio nao lhe ter dito que nao era penalty, mas que nao tinha visto nada.O assistente internacional e considerado dos melhores do pais nao viu penalty.Entao o que fez o melhor em campo?Diz ter consultado o outro assistente do outro meio campo a 50 metros do lace que diz ter visto mao.Nova mentira, porque nao existiu."

Deixo o resto para lerem, nao é escrito por mim

Jotas disse...

Olha Carlos, como estão habituados a chorar, faz como o Paul Bento, vai ao TVI24

 
Adaptado por Blogger Benfiquista