terça-feira, 22 de novembro de 2011

BENFICA EM SEMANA IMPORTANTE - Mas longe de ser decisiva.

  Começa hoje, pelas 19H45 em Old Traford, frente ao Manchester United, uma semana de grande importância para o Benfica, embora muito longe de ser decisiva, aliás, na minha opinião, o Benfica tem muito mais a ganhar do que a perder, senão vejamos:
   Na Liga dos Campeões, o Benfica mesmo perdendo em Manchester, não só não compromete o apuramento, como pode inclusive ser apurado, basta que o Basileia perca na Roménia, portanto, melhor cenário numa prova deste calibre era difícil, embora não fosse o inesperado empate caseiro na jornada anterior e poderia a equipa estar em posição previligiada.
   Os cenários pela positiva para o Benfica são tantos, que um empate, garante desde logo o apuramento sem que dependa de alguém, faltando depois na última jornada saber se passa em 1º ou em 2º lugar.
   Perante tudo isto, julgo que só uma catástrofe tirará ao Benfica os 1/8 de final, ou seja, o Benfica teria de perder os 2 jogos que lhe restam e o Basileia teria ainda que vencer os seus 2 jogos, um cenário mais complicado que o jogo desta noite.
   A mania das grandezas e a hipocrisia tem de acabar no Benfica, há que perceber que hoje, como está o futebol, a realidade do Manchester e de outras equipas de topo do Liga inglesa, é incomparável à nossa realidade, portanto, uma derrota em Old Traford, está longe de ser uma tragédia, ou com motivos para se criarem ideias catastróficas desta equipa, como infelizmente é um pouco o apanágio de alguns benfiquistas, pois a obrigação de vencer está toda do outro lado, há que ter a noção da realidade e perceber que o Benfica de hoje não tem a mesma força na Europa de outros tempos, a realidade económica e desportiva é completamente distinta.
  Isso não invalida que não possa haver ambição, há e tem sempre de haver, o Benfica tem principalmente de sair de qualquer campo com a noção que tudo fez para vencer, se assim for, estará sempre mais perto de fazer um bom resultado e certamente ganha o respeito dos seus adeptos.
   Para mim, mais importante que este jogo é o derby de Sábado, embora também esse jogo esteja longe de decidir seja o que for na competição em si, mas pode representar um tónico psicológico que poderá vir a revelar-se fundamental.
   Nessa perspectiva, não negando a enorme importância do jogo para o Benfica, ele será mais importante para a afirmação leonina, ou seja, com o balão de oxigénio tão cheio, com uma compreensível euforia nos seus adeptos, próprio de quem há muito não se via nesta posição, cuja sua dúvida não é se irão ganhar na Luz, mas sim por quantos, uma eventual vitória no terreno do rival, irá criar uma confiança ainda maior na sua equipa, desde jogadores a adeptos e aí sim, teremos certamente uma equipa do Sporting mais forte e talvez transformado no mais sério candidato ao título.
   Para o Benfica, obviamente, o derby também será muito importante, mas muito em função no dano que poderá causar ao seu adversário, sinceramente, não acredito que uma derrota possa causar um dano tão duro como causará ao Sporting e é por aí que vai o meu pensamento, ou seja, a importância da vitória no derby por parte do Benfica, é a machadada fortíssima que dará nas ambições e na euforia instalada no reino de Alvalade, ou seja, o golpe de uma eventual derrota seria um revés tremendo na confiança e na euforia dos adeptos que se poderá reflectir nos jogos seguintes, até porque ao contrário do Benfica que teve já jogos muito complicados, o calendário quer do Sporting, quer do Porto, só agora irá começara a apertar.
   Portanto, uma vitória do Benfica pode também catapultar a equipa para o título, tirando proveito de um calendário que após a deslocação à Madeira será em teoria bem mais acessível que o dos outros principais candidatos ao título.
     Entretanto e porque esta é uma competição com que sonho, cujas saudades de ver o Benfica no Jamor são imensas, esta eliminatória tirou da prova dois sérios candidatos, o Porto e o Braga, e apesar do sorteio hoje realizado não ter sido nada meigo, com o Benfica a jogar novamente fora de portas, num jogo que se antevê complicado, ante os madeirenses do Marítimo, a equipa tem de se assumir como sério candidato a esta prova.
   Já o Sporting teve um sorteio meigo, jogando de novo em casa, frente ao Belenenses, reeditando um derby cuja expressão se esfumou ao longo dos tempos.

5 comentários:

carlos disse...

Há que referir que o Benfica é de longe candidato ao derby uma vez que joga em casa, e é a única equipa sem derrotas em portugal, e a par do barcelona na europa,e para além disso é uma equipa mais madura, mais experiente e já feito e que conta no onze base com 3 reforços na defesa, o scp tb, o scp com 2 no meio campo e com mais 3 no ataque.enquanto que o benfica tanto a linha média, como a linha avançada está bem mais consolidada, bem como os processos de jogo de um treinador que vai para o terceiro ano de benfica, face a domingos que vai para o terceiro mês de Scp o que é bem diferente. O sporting apesar do calendário dificil tem de tentar fazer 10 pontos nos 5 jogos que se adivinham perdendo com benfica e empatando com braga fora, ganhando os restantes jogos.(seria excelente). Portanto penso que o derby é bem mais importante para o benfica que joga em casa e é a unica equipa sem derrotas, do que para o Sporting, que daqui a 3 anos se mantiver a equipa pode ser candidato ao título, mas que este ano está muito longe de o ser. Portanto e infelizmente prevejo uma derrota frente ao campeão deste ano certamente.

Eu não sou daqueles adeptos do sporting que frizas e aliás com os que eu me dou têm a mesma opinião que eu. Não entramos eu euforias, estamos a tentar reconstruir um clube.

Fiquei muito contente de jogar com o belenenses e tenho muita pena que o jogo não seja no restelo, gostava muito...

Depois se ambos os favoritos passarem, em casa ou fora o benfica é sempre favorito

dezazucr disse...

O jogo com os lagartos é decisivo. Com os corruptos não o foi nem com o braga o era. Mas este é o último dos jogos grandes e será das últimas oportunidade de ganharmos vantagem. Se não ganhamos, os corruptos mesmo em crise disparam à nossa frente e já ninguém os para.
Para mais, este jogo é para mim em termos psicológicos semelhante ao jogo da supertaça da época passada, pode significar a diferença entre uma equipa confiante ou deprimida para o resto da época.
Espero sinceramente que no Benfica não estejam a subestimar a importância deste jogo.

Jotas disse...

O que escreveste representa mesmo o que sentes? Sinceramente não tens a esperança que o teu clube pode ser campeão? Não achas o teu discurso um tanto ao quanto alinhado ao que a tua direcção quer transmitir, ou seja, um discurso de conveniência mas que não representa o que na verdade pensas?
Pois a maioria dos sportinguistas com que falo, têm a convicção natural e legítima que vão ganhar, tal como eu enquanto benfiquista também acredito com toda a legitimidade na vitória.

Manuel Oliveira disse...

É verdade, podíamos ter tido um pouquinho mais de sorte no sorteio, mas se queremos vencer a Taça temos de ganhar a quem nos calhar pela frente.
Sobre o jogo de hoje, concordo que a derrota se acontecer não será desprestigiante, desde que não seja goleada.
Quanto ao de sábado, quem ganhar fica psicologicamente mais forte.
Não me passa pela cabeça perder esse jogo.

Abraço.

carlos disse...

sinceramente é o que penso, gostava de ganhar, mas julgo não ser possível. E sinceramente o Benfica é favorito claro, e o Sporting perder não hipoteca nada.

Acho mesmo que é mais importante este jogo para o Benfica que para o Sporting que está em processo de criação.

É apenas a minha opinião, e se analisares posição a posição de cada equipa e provaveis onzes base, vês que o sporting dificilmente consegue nivelar com o benfica. Com Jeffren Izmailov e Rinaudo acreditava mais, já que são 3 jogadores claramente titulares no Sporting e são 3 baixas de vulto à qual se pode juntar Rodriguez, a 4ª baixa. O benfica que me lembre apenas tem 1 chamada enzo perez que nem sei se será titular no onze do benfica.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista