domingo, 14 de agosto de 2011

DA ONDA VERDE - Ao feito dos Sub-20 de Portugal.

--- Está claramente instalada no país uma verdadeira onda verde e quando digo isto, refiro-me não ao fluxo de entusiasmo dos adeptos do Sporting, mas sim ao tratamento incrivelmente simpático que lhes é dado pelos media, é de facto notável o modo com a equipa de Alvalade tem sido tratada com mimos pela comunicação social desde a pré época.
     Senão vejamos: O Sporting começa a pré temporada vencendo equipas medíocres e já a comunicação social dizia que este era um leão que podia rugir, já o Benfica jogava com equipas que não sendo de 1ª linha, eram equipas de alguma qualidade e essencialmente com a preparação bem mais adiantada que o Benfica e essa mesma comunicação social dizia que o Benfica ainda tinha muito trabalho pela frente, sendo até crítica para com o clube, sem se quer se dar ao trabalho de ver que o plantel estava com ausências importantes na Copa América de toda a defesa.
   Seguidamente, o Sporting vence a Juventus, mais atrasada na preparação, com uma boa exibição e instalou-se o delírio, o Benfica começava a ganhar mas era criticado, até que se deu a viragem, o Sporting começou a perder e a cometer muitos erros, com exibições medíocres e logo a comunicação social faz uma campanha a dizer que era preciso paciência, que os adeptos da equipa tinham de estar com o clube que ele merecia, etc, etc, já o Benfica começava a mostrar algum futebol e nunca lhe foi pedido tempo e a verdade é que este plantel do Benfica, tem bem mais novidades que o do Sporting.
  Para o comprovar, apresento factos, por exemplo: O Benfica iniciou o jogo com o Gil Vicente com 4 novidades no onze, as mesmas que o Sporting, ou seja, Artur, Emerson, Nolito e Garay no Benfica e Rodriguez, Rinaudo, Jeffren e Schaars no Sporting, sendo que o Sporting acaba o jogo com 5 novos jogadores e o Benfica com 7, elucidativo creio eu.
  Mas após o jogo do Sporting, o que mais me parece digno de registo, foram as interessantes declarações da comitiva leonina, desde jogadores, passando por treinador, até a Carlos Freitas, indignados que estavam pela arbitragem de Carlos Xistra.
   Não está aqui em causa a sua incredulidade, de facto, o Sporting tem algumas razões de queixa, se bem que assim como se pode queixar do penalti e principalmente o fora de jogo assinalado a Postiga que seria golo, também pode agradecer que Jeffren tenha continuado em campo após uma entrada bárbara sobre um adversário, que a Binya, deu direito na UEFA a 7 jogos de castigo.
   Mas o que destaco das palavras de Domingos e Carlos Freitas, após esta arbitragem é a seguinte expressão: " Estamos atentos e sabemos que os campeonatos podem ser decididos nas primeiras jornadas".
  Ora muito bem, eis como se mudam os tempos e se mudam as vontades, então não foi isto que os benfiquistas apregoaram na época passada? Que a liga ficou inclinada e falseada nas primeiras jornadas, sempre por vós negado, alegando a superioridade do Porto?   
   Pois é, finalmente estamos de acordo, como foi dito muitas vezes na época passada, os campeonatos inclinam-se no seu início algo que os sportinguistas sempre negaram, até porque quando se trata do Benfica, por uma questão de princípio eles têm de estar contra.
  Alegaram eles na altura, a superioridade portista, a qual foi óbvia, mas para a qual muito contribuíram as arbitragens vergonhosas das primeiras jornadas, espero que agora tenham finalmente percebido, o que eu duvido.
  Mas para reforçar ainda esta imensa onda verde da comunicação social, basta ver o título do "Record", "Empate com sabor a Xistra". Mais uma vez, reconheço algumas razões de queixa do Sporting, mas o que questiono, é porque raio na época passada, com uma arbitragem bem mais vergonhosa em Guimarães, na sequência de muitas outras, este jornal não colocou como título "Derrota com sabor a Benquerença?
    Mudando de assunto, não poderia acabar este post sem dar os meus parabéns à jovem selecção portuguesa de Sub-20, pelo brilhante apuramento para as 1/2 finais do campeonato do mundo.
   É verdade que esta selecção não tem tido um grande nível exibicional, mas assenta o seu futebol num sentido colectivo muito forte, onde todos trabalham para todos, mostrando que um colectivo forte, é a melhor individualidade que se pode ter.
  Não se destacam à primeira vista nesta selecção nacional muitos jogadores, o colectivo repito é a grande arma, disso é prova o facto de ainda não ter sofrido golos, o que é notável, no entanto há alguns jogadores que denotam excelente capacidade, fossem eles sub - 20 de outros países e se calhar os nossos principais clubes ofereciam milhões por eles, refiro-me aos jovens Nuno Reis, um central de enorme qualidade, Mika, um belo guarda - redes em potência, Danilo, um esteio no meio campo e principalmente Nelson Oliveira, que tem sido a grande individualidade esta selecção, ele corre, ele remata, mostrando técnica, força e drible, um atleta de eleição, que fosse de outra nacionalidade e era já uma aposta no Benfica, aliás temo que nunca  se venha a tirar o devido proveito deste jovem talento, com uma capacidade acima da média, aliás, ainda não vi neste mundial melhor avançado que ele.
   Sem grande brilhantismo é certo, a verdade é que os nossos jovens já estão nos 4 melhores do mundo e agora tudo pode acontecer.
 FORÇA PORTUGAL.

3 comentários:

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
Gostei da tua dissertação!

Saudaçoes benfiquistas !

Carlos Alberto disse...

Sobre a lagartada e a vergonha como a CS os protege nada a apontar, 100% de acordo.

Acerca da selecção de sub20: Nunca vi uma selecção portuguesa jogar tão mal mas também reconheço que lutam que nem uns desalmados e isso é mesmo de enaltecer!

Manuel Oliveira disse...

Pois é Jotas, tocaste no ponto no que aos leões se refere e não só. A dualidade de tratamento da CS, especialmente do Record. Quem não se lembra da campanha vergonhosa desse jornal contra Roberto?
Quanto aos sub-20, realmente o nosso Nélson já desperta a cobiça de tubarões. Espero que Jesus não o despreze e lhe vá dando umas chances esta época, tal como a Rodrigo.

Abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista