terça-feira, 2 de agosto de 2011

AINDA ROBERTO - As reacções.

---- Por ser o Benfica, como não podia deixar de ser e como sempre, causou tremenda celeuma a transferência de Roberto, devido aos valores em causa, o que não se estranha, uma vez que tudo o que diga respeito ao Benfica, é alvo das maiores das atenções dos nossos adversários, algo que sistematicamente vou registando com o maior agrado, porque ao contrário dos benfiquistas, eles não nos conseguem vetar à indiferença, sinal claro da grandeza que esta instituição representa e que felizmente os outros muito a valorizam, dando-lhe ainda uma maior dimensão, facto esse que todos os benfiquistas devem agradecer.
    Houve de facto reacções que me causam alguma indignação, por mais que eu entenda em alguns casos, que haja uma certa surpresa nisto tudo e admito até que a alguns possa causar alguma perplexidade e até desconfiança, por vezes, temos de medir as nossas palavras e agir com racionalidade em vez de reagir com o coração, sob pena de se cair num ridículo profundo.
   Se nos adeptos comuns, eu entendo algumas palavras, porque estes mais que ninguém vivem estas questões do futebol com emoção, já em alguns indivíduos ligados ao futebol, quer por serem dirigentes, quer por outros cargos que ocupem, parece-me já raiar o absurdo.
   Por exemplo, ainda mal eu tinha sabido da notícia desta transferência, já algumas mensagens me pingavam no telemóvel, mostrando incredulidade, até aí tudo bem, confesso que até eu fiquei de boca aberta, mas caírem no ridículo de dizerem que não acreditam nos valores mencionados, quando este facto é comunicado à CMVM, já me parece demais, mas pior ainda me parece, quando para reforçarem o seu espanto, que eu diria ser mais uma espécie de incredulidade aziaga, afirmam que a partir deste momento, para eles a CMVM perde toda a credibilidade, então meus senhores, já me parece que a inveja ao Benfica e o ódio de estimação criado para com este clube, já me soa a alguma insanidade mental momentânea.
  Quero com isto dizer, que por muito que se possa não gostar de um clube, por muito que tudo o que diga respeito a um clube do qual não gostamos, nos possa criar sempre uma reacção adversa, seja lá o que for que esse clube faça, devemos pensar um pouco no que dizemos, sob pena de estarmos a fazer uma triste figura de alguma imbecibilidade.
   É que a CMVM, não é um organismo qualquer, é um regulador de tudo o que está cotado no mercado, com poder de fiscalização, ou seja, aquilo que é comunicado a esta instituição, não se resume a um mero fax, tem de ser devidamente comprovado e documentado quando assim o exige e dizer que esta transferência é uma farsa, é o mesmo que dizer que o Saragoça e a CMVM estão a alinhar nesse cambalacho e desculpem-me, mas isso não me parece muito razoável.
  Contudo, a reacção dessas pessoas não me espanta, já me haviam dito o mesmo quando o Benfica criou o seu fundo de jogadores, devidamente autorizado pela CMVM, contudo, esta já passou a ter novamente credibilidade, quando outros criaram nos mesmos moldes o seu fundo de jogadores, portanto, neste desabafo, o que está em questão para eles, é que a CMVM é credível, séria e rigorosa nas questões que dizem respeito ao seu clube, mas já não o são quando o mesmo assunto mete o Benfica e julgo que isto é sintomático, portanto estamos perante um caso em que a CMVM é ou não credível consoante as conveniências.
    Mas dos adeptos comuns, aceita-se tudo, é mesmo assim, o que está a dar é falar mal do adversário, mesmo que depois os seus clubes acabem por fazer o mesmo, agora vindo de certas pessoas com responsabilidades no futebol, já me parece mais grave.
   Vem isto a propósito do desabafo de Pinto da Costa, quando diz que estes milhões, são milhões da treta, bom... vindo de quem vem, não me espanta e também não me merece grande credibilidade, até porque estamos a falar de uma pessoa de grande ética, que sempre pautou a sua conduta por um comportamento de grande dignidade e postura, por uma pessoa sempre alheia a falcatruas e com uma credibilidade acima de qualquer suspeita, estou obviamente a ser irónico.
    Essa personagem sui generis da nossa praça, em vez de estar tão preocupado com os milhões do Roberto, deveria antes estar preocupado em encontrar os mais de 400 milhões que deveriam ter entrado nos cofres do clube a que preside, mas cujo paradeiro se desconhece, isso sim não sendo milhões da treta, são pelo menos milhões fantasma, pois ninguém os consegue encontrar.
   Ao dizer isto, este fulano, não colocou em causa apenas o bom nome do Sport Lisboa e Benfica ou de quem o dirige, meteu em causa a seriedade da própria CMVM, a qual, na minha opinião, tem a obrigação, de questionar esse senhor, qual o fundamento com que afirmou o que afirmou e obrigá-lo não só a comprovar qualquer irregularidade neste negócio, sob pena de não o fazendo, ser multado por ofensa a pessoa colectiva, que por ser reguladora dos mercados de capitais, tem forçosamente de estar acima de qualquer suspeita e a verdade é que Pinto da Costa, com tais afirmações, acaba por dizer que a CMVM pactuou numa aldrabice.

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jotas, o pcosta não passa de um velho senil, que tem que dizer sempre uma imbecilidade por dia.
Os 400 milhões estão divididos em off-shores entre ele, o chulo teles e mais alguns do seu círculo de gente bem afamada, já que em Portugal, prisão é só para quem rouba para comer. Estes riem-se à grande da sua impunidade mais que óbvia.

Miguel

Jotas disse...

Nem mais caro Miguel.

red wings disse...

A CMVM não está sediada no Uruguai,penso eu de que!!!

Carlos Alberto disse...

Como foi em Euros eu acho que até o Euro perde toda a credibilidade, penso eu de que...

A partir de agora só faço transacções em Cocos, que é a moeda oficiosa da off-shore dos Barbados ou em tripas que é a moeda oficiosa em Contumil. E se tiverem cheias... mais valem para aqueles gajos!

Bruno Pereira disse...

Já não suporto a conversa sobre a ilegalidade do negócio, a CMVM isto e aquilo...e o problema é que muitas dessas bocas vêm de benfiquistas e tal como dizes, Jotas, só demonstram insensatez e ignorância na matéria. Grande abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

Carlos Miranda disse...

Tomei a liberdade de adicionar este excelente blog à lista de blogs a acompanhar no meu blog http://benfica2000.blogspot.com/

Manuel Oliveira disse...

Pois é amigo Jotas, é a dor de corno, perdão de cotovelo!

Abraço.

Bimbosfera disse...

Sobre o Bufolas lembrei-me duma coisa enquanto comecei a ler o post e o envio do comentário, pois tive tempo ao ir mudar a fralda à minha Carolina... que grande parte dos Benfiquistas, pois só li quase comentários nossos sobre isto, que o homem tinha elogiado o Roberto há algum tempo atrás, creio que por altura de um jogo das competições europeias, já na Liga Europa... mas há o vídeo disso, ou seja, vou pesquisar no YouTube e sugiro também a procurarem, para darmos uma resposta como deve ser a essa corja que só sabe falar mal de nós!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

Bimbosfera disse...

Olá de novo! Toma lá, que só encontrei isto

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=687223

e isto

http://www.youtube.com/watch?v=StFRrUuVPk8

O Bufolas a falar não, mas espalhem isto por aí, que vou já ao Blog do Manuel fazer um post sobre isto!

Abraço

Márcio Guerra

 
Adaptado por Blogger Benfiquista