sábado, 11 de fevereiro de 2012

DIREITOS TELEVISIVOS? Preocupa-me mais apoiar o Benfica.

   Sinceramente, ao contrário de alguns benfiquistas que têm toda a legitimidade para dizerem de sua justiça, não estou minimamente preocupado com essa questão dos direitos televisivos dos jogos do Benfica.
   Certamente, à semelhança de muitos outros negócios, esta direcção vai fazer um bom negócio, seja lá com quem for e julgo que nesta matéria LFV não precisa de apresentações, acho mesmo e faz-me impressão que assim não seja, que a direcção no capítulo financeiro não mereça bem mais confiança dos benfiquistas em geral, porque é exactamente pelos bons negócios no capítulo financeiro protagonizados por LFV e seus pares a razão pela qual depois de resgatarem o clube do abismo, o tornaram o que mais receitas gera em Portugal a grande distância dos seus rivais e um dos que mais receitas faz no mundo.
   Eu também preferia que os direitos televisivos fossem negociados com outra empresa ou operador, mas numa questão tão importante, a razão deve prevalecer sobre a emoção, uma vez que segundo parece, em termos de receita, ficar com os jogos na Benfica TV e gerar o dinheiro pretendido, são precisas medidas de risco (pay per view), cuja adesão é algo a que os portugueses não estão habituados, é uma incógnita, logo com um enorme capital de risco, quem garante que num momento de crise actual, com uma série de sites que permitem ver  jogos de borla e em épocas de enorme poupança do povo português, que haveria grande aderência dos Benfiquistas?      
   Como tal dificilmente se conseguirá chegar a valores na ordem dos 20 milhões anos, já com exploração de publicidade incluída.
   Portanto, o problema ao contrário do que alguns colocam, não é a direcção querer ou deixar de querer negociar com a Olivedesportos, é a ausência de alternativa que obviamente reduz a margem de manobra negocial, se quem tanto tem criticado por antecipação esta direcção nesta matéria, sem sequer ainda haver negócio ou se saber os seus contornos, se conhece ou tem alternativas que as apresente em sede própria, ou seja, no seio do Sport Lisboa e Benfica, porque dizer e criticar que é uma ofensa aos benfiquistas negociar com a Olivedesportos é fácil, complicado é apresentar alternativas válidas e essas aos críticos não vejo, a única coisa que falam, com elevada dose de romantismo, é do Benfica ficar com os jogos na Benfica TV, e de tanta cegueira nas suas críticas, levianamente, nem sequer colocaram a hipótese real de um cenário que certamente a direcção do clube já colocou com um estudo sobre essa possibilidade, só que provavelmente como é bom de ver, os valores ficariam muito aquém dos pretendidos, por isso e por muito que custe aos benfiquistas, a Benfica TV, não é alternativa doa a quem doer e mais opções não há e ninguém as apresenta.
    Partindo do princípio aqui exposto, julgo que esta guerrilha de pacotilha morre à sua nascença por falta de conteúdo, porque todos ralham mas a ninguém vejo razão, fazem-me lembrar aqueles deputados que criticam qualquer medida imposta por um governo, mas alternativas nem vê-las, quando assim é, qualquer protesto caí por terra por falta de credibilidade.
    Alguma pessoas, julgando-se grandes sabedoras da matéria, quais negociantes de 1ª linha, entretêm-se a fazer petições na internet contra a venda dos direitos televisivos à Olivedesportos, são livres de colocarem as petições que bem entenderem, mas felizmente, com erros como toda a gente, se há virtude que esta direcção tem é a de não reger as suas acções de fora para dentro ou com pressões seja de quem for e isso para mim é gratificante.
   Julgo que o meu ponto de vista nesta questão é elucidativo e nem sequer vou tocar mais neste assunto, o Benfica tem pessoas capazes, legitimamente eleitas para tratarem de assuntos desta natureza e por muito que custe a alguns, esta é uma competência exclusiva de quem rege os destinos do clube, depois, então sim, façam-se juízos de valor, porque criticar por antecipação, desconhecendo-se valores e contornos de um negócio, é um acto de pura má fé e de alguma ignorância, era só o que faltava, que com uma direcção à frente do clube, fossem os adeptos a negociar algo com esta importância, então o Benfica não era um clube, era um grupo em completo estado anárquico.
    Portanto, não me importo que em alguns espaços, andem a chamar de rebanho a quem no geral está com esta direcção ou deles discorda, fico até orgulhoso, o que eu não gosto mesmo é de ser tresmalhado, de andar a reboque de alguém, pondo em causa a minha individualidade, ou seja, penso pela minha cabeça e orgulho-me de poder dizer que nunca andei a apoiar um tal de Bruno Carvalho, ou a idolatrar um tal de Carlos Azenha, se o fizesse, sinceramente, já me tinha calado tal a vergonha.
    Concluo dizendo que a minha preocupação no momento é apenas uma, apoiar de forma incondicional o meu Benfica até ao fim, com o obejctivo claro de ajudar a criar uma enorme onda de apoio que leve o Benfica ao seu 33º título nacional, isso sim preocupa-me e isso sim é o que me move, a começar já hoje pelas 20H30 contra o Nacional.

10 comentários:

GuachosVermelhos disse...

Excelente postadela caro Jotas!
Tenho a impressão que não mudaria uma virgula.
Parabéns

Mafarrico disse...

CLARO QUE SERÁ ASSIM CARO JOTAS.
Mas ver tantos BENFIQUISTAS a discutir o sexo dos anjos, dá-me pena.
BENFICA SEMPRE

Anónimo disse...

é isso mesmo amigo cada texto que escreve rejevo me inteiramente nas suas palavras...o que interessa é o nosso apoio e logo la estaremos apoiar o maior de portugal...CARREGA BENFICAAAAAAAA Hoje é para ESMAGAR XD

Shadows disse...

Amigo Jotas,

Percebo o que dizes. Mas por tanto olharem só para dentro de campo e marimbarem-se para o que as sucessivas direcções faziam é que o SCP está como está. E não desejo isso de forma alguma para o Benfica. Olhos atentos e informados ajudam sempre.
E logo na Luz seremos mais uns a gritar: SLB,SLB!!!!

Joao disse...

Sr.Jotas só uma pequena correcção o jogo é as 20:30 :)

Mais uma vez parabéns pela lucidez, teve a capacidade(a meu ver) de por tudo em pratos limpos....

alem disso ou a BenficaTv comprava todo o material de produção que seria necessário para a produção de um jogo (pois não acredito que o nosso canal esteja pronto para tal coisa), ou teríamos de alugar de alguém. e quem seria esse alguém???? quase de certeza a OliverDesportos, ou seja, tanto barulho e iríamos continuar a alimentar esses senhores

Por isso a nossa direcção só tem uma saída que é negociar com essa empresa .... agora aguardemos pelo resultado das negociações e esperemos que haja arte e engenho por parte da nosso direcção (já a teve mais que uma vez, não vai ser desta que nos vai deixar mal)

Você fala em 20 milhões, eu gostava de esticar a corda ate aos 25 mas isso já sou eu a sonhar :):)

Socio slb nº 218219 disse...

<meu caro Jotas: estou em total desacordo consigo. è muito importante para o SLB a independencia do grupo do Oliveira, e se houve assunto com o qual estou de acordo na presidencia de joão vale e Azevedo é exactamente este ponto... Por outro lado desvaloriza a nossa BTv e a sua capacidade de expansão internacional... continuo a ter a esperança que essa seja a decisão de LFV. Abraço

Minhoto disse...

nao concordo em nada do que dizes.
quando dizes que a unica opcao na BTV e por PPV e simplesmente ridiculo. quando a opcao na BTV vai/pode ser por subscricao mensal que ate o DSO ja confirmou.
o que tu estas a dizer e achas normal que o LFV venda os direitos TV por tostoes ao seu amigo oliveira, e continuar-mos a ser chulados por ele, nao so a nivel financeiro como desportivo tambem.

Se a marca Benfica vale muito mais que fcp e scp porque razao ia ser um bom negocio vender os direitos tv so por 20M, isso e continuar enjaulado com os outros 2 clubes, quando nos podemos fazer mais que esses 2 clubes juntos.

ja e tempo do o Benfica deixar de ter a corda ao pescoso, e ser dono do seu destino. se todos os outros projectos/inovacoes foram um sucesso, porque razao os direitos tv que e o que mais dinheiro pode render ao clube nao ia ser?? os benfiquistas iam deixar de ver os jogos? nunca, ver os jogos de futebol e a coisa mais importante para um benfiquista, muito mais que ser socio e comprar camisolas.

o Benfica que meta os jogos na BTV por subscricao mensal 5/10euros, e sucesso garantido.

nao poder criticar o LFV era o que faltava, especialmente quando ele nao tomar as melhores decisoes para o clube e continuar a meter as suas amizades pessoais(salvador e oliveirinha) a frente do clube.

Bo0geyman disse...

Fantástico Post...

Colocoou os meus pensamentos por suas palavras..

com os devidos creditos vou roubar!
E...

até já...
vemo-nos no estadio da luz!

No.Worries disse...

Este texto é um exemplo para muito dito benfiquista.
Parabéns.

Manuel Oliveira disse...

Assunto complicado este dos direitos televisivos.
Se é verdade que LFV e seus pares têm toda a legitimidade para negociar com quem acharem melhor, e se esse melhor for a Olivedesportos, que seja. Porém, para que isso aconteça seria bom que esclarecessem devidamente os benfiquistas dos contras de ser a Benfica TV a transmitir os jogos.
Acredito na força do Benfica e dos benfiquistas para levar àvante um projecto inovador e que daria cabo do sistema.
Outra coisa que me custará muito a engolir é o facto do Porto ir a reboque do Benfica, subindo os seus valores actuais.

Abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista