quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A VERGONHA DA INCOMPETÊNCIA - Por menos há gente a ser despedida.

    Escalpelizando questões laterais ao jogo do Benfica em Guimarães para a Taça da Liga, confesso que fiquei envergonhado com o serviço prestado pela SIC e SIC notícias, de facto a incompetência, para não lhe dar um qualquer outro adjectivo, imperou e se já havia ficado revoltado com o teor dos tendenciosos comentários na transmissão do jogo, pior fiquei quando mudei para a SIC Notícias onde faziam o rescaldo do mesmo.
     Começando pelos comentários no jogo em si, começa a ser alarmante e já nada ingénua, a tendência que há para em qualquer lance de mínimo contacto, se outorgar o direito à falta e por vezes ao cartão, com uma leviandade tal que roça a pouca vergonha, casos há que se declara falta contra o Benfica, em lances cujo contacto até no Basket muitas vezes não são sancionados.
     Entre muitas outras situações, começo por mencionar um lance de suposta falta de Luisão sobre Toscano na área do Benfica, em que o jornal " Record", mais que os opinadores da transmissão televisiva, têm o descaramento de dizer que é penalti, ou seja, naquelas sábias opiniões, um jogador do Benfica que ganhe posição sobre o adversário, esteja na sua frente, lhe seja puxada a camisola e caia por esse facto por cima do adversário, é penalti contra o Benfica, verdade seja dita que a muito custo, lá o Joaquim Rita e o relatador cujo nome desconheço, após repetições em catadupa, vislumbraram não haver qualquer ilegalidade.
   Mais grave foi um lance que envolveu Maxi Pereira com Toscano, este tenta passar por Maxi, que usa os braços que mal roçam na barriga do seu adversário, o qual pasme-se, com uma mão a roçar a barriga, consegue cair para a frente, as leis mudam com tanta facilidade, que a lei da gravidade também deve ter mudado, sem que em algum momento se veja a camisola do jogador do Guimarães a ser puxada, insistem que é penalti, mesmo com as sucessivas repetições a mostrarem que todo o lance se desenrola fora da área.
   Ora, este lance foi antes dos 30 minutos e até ao intervalo, tal ideia foi repetida vezes sem conta, mesmo com as repetições a contradizerem os opinadores, no entanto, dou de barato que a subjectividade do ser ou não falta possa imperar, certamente para uns é para outros não, agora não admito que com tanta e tanta repetição do lance se insista no penalti num lance ocorrido fora da área, vá lá, que provavelmente alguém lhes disse para olharem bem para a televisão durante o intervalo e lá conseguiram reconhecer a muito custo que o lance foi fora da área.
    Mas o chorrilho de disparates dessa noite televisiva não ficou por aqui, o que realmente demonstrou uma ignorância tremenda e inadmissível em gente que vive do futebol, alguns dos quais foram jogadores, foram os comentários ao lance entre Javi Garcia e N'Diaye, admitindo a sanção disciplinar punida com cartão vermelho, tão apregoada e pretendida por Ribeiro Cristóvão, secundada em especial por um magoado e ressabiado Álvaro Magalhães,  não posso admitir que gente ligada ao futebol tantos e tantos anos, revele um total desconhecimento pelas mais banais e elementares leis do jogo, senão vejamos:
   - Começo pelo facto desses senhores, dizerem que não entendem o amarelo mostrado ao Javi Garcia, que o árbitro ou não mostrava nada ou mostrava vermelho, o que é grave, pois por completa ignorância, mostraram não saber que existe algo que não sendo entendido pelo árbitro como agressão, pode ser interpretado como comportamento anti desportivo, o que pelas leis do jogo, é punível com cartão amarelo, daí ser difícil perceber um raciocínio tão rudimentar dessas pessoas.
   Mais grave é terem esses senhores, acrescentado que para além da sanção disciplinar, deveria ter sido assinalado penalti contra o Benfica, ou seja, deveria ter havido para além da acção disciplinar uma acção técnica,. Grave, muito grave, porque demonstraram mais uma vez total ignorância às leis do jogo, desconhecendo que com o jogo parado, como era o caso, nunca em caso algum, pode haver sanção técnica, apenas disciplinar, é que nós que discutimos pelos cafés, que escrevemos nos mais variados blogues, não temos a mesma obrigação de ter no mínimo, conhecimento das regras, mas ao menos, temos o cuidado de escrever com o menor número de disparates possível e de obter alguma informação antes de escrever, mas como não vivemos do futebol, qualquer ignorância nossa é admissível, falarmos com paixão do nosso clube e até por ventura, olhando mais em defesa das nossas cores também, mas eles, além de terem a obrigação de saber do que falam, pela responsabilidade de terem milhões a ouvi-los, têm a obrigação de pelo menos mostrarem que sabem do que falam e alguma isenção nos seus comentários, claramente não foi o caso.
    Mas pior ainda, isto então revela algo de tão negativo, que sinceramente não consigo encontrar o adjectivo ideal para classificar tamanha calinada, defender o penalti contra o Benfica num lance ocorrido dentro da área do Guimarães é já algo de surreal, é uma autêntica vergonha, é que o lance em causa é na sequência de um livre favorável ao Benfica em que os jogadores lutam por ganhar posição na zona defensiva do Guimarães, enfim, mais palavras para quê.
    Mas sabem mesmo o que me repugna? É que vejo por esse país a fora, tanta gente com competência e dedicada, a ser despedida por muito menos que estes senhores e outros haverá, que são também eles despedidos por cometerem algumas falhas  no seu trabalho e estes senhores, continuarão certamente a lesar gravemente os espectadores, a induzi-los em erro e a continuar a revelar um total e completo desconhecimento dos assuntos de que falam, uma vergonha.
   

7 comentários:

mWo disse...

O próximo jogo naquele canalzeco vai ser sem som...

Carlos Alberto disse...

A minha secreta esperança é que a Troika obrigue as televisões a despedirem esses gajos para aumentar a produtividade do país.

Manuel disse...

Exactamente. É de facto inadmissível que profissionais, que passam a ser incompetentes a partir do momento em que pensam com o coração e não com a cabeça, distorçam a realidade de modo a adequá-la às suas pretensões, desejos ou preconceitos. Essa do penalty então é quase matéria para despedimento. É demasiado grave para deixar passar em claro!

troza disse...

Jotas... isto de ser penalty com o jogo parado já é o segundo... para o Benfica. Começa a contar os cantos a favor do Benfica... e vais ver que, por essa lógica, são roubados mais de 10 penaltys por jogo ao Benfica.

carlos disse...

Felizmente não vejo jogos dessa taça, é o que tenho a dizer, não ligo minimamente a essa taça, e não dou o minimo relevo. Sei contudo que o Javi agrediu, porque vi o resumo e só alguem com falta de conhecimento do que é futebol pode dizer que não é agressão, pois o jogo está parado e não se passe nenhuma acção, ou será que ele tentou ganhar posição? Secalhar foi isso, claro que os outros lances não passaram no resumo do tvgolo e por isso não posso tecer comentários, mas sinceramente com o país no estado em que está começo a ficar farto de discutir e dar relevo ao Portugal, há coisas bem mais importantes que isso e que me indignam bem mais... Mas que é isto a JM ir para a Holanda?

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

É uma vergonha Caros Jotas... Uma vergonha que parece não ter fim à vista e já não é só na Sport Tv, já alastrou à SIC e a algumas estações de Rádio.

Sempre que o Benfica vence é um festival, tentam por tudo minimizar o Benfica e envolvê-lo em "casos" e coisas do género. Só podem estar a ser pagos ou ameaçados por quem nós sabemos...

A nossa União. A União entre todos os Benfiquistas será vital para conquistar-mos o 33.º! Até porque, entre nós Benfiquistas, é muito mais aquilo que nos deve Unir e aquilo que nos separa!!

Grandes e Gloriosas Saudações!!

Manuel Oliveira disse...

Meio atrasado (devido às férias) vou deixar o meu total apoio ao que foi dito no post.
É uma vergonha nacional! Só os jogos do Benfica é que têm polémica e penáltis em catadupa.
Há dias, no jogo do FCP em Paços todos acharam normal e justo o penálti sobre o Hulk quando todos vimos que ele dobra as pernas para chocar nas do Fábio Faria.

Abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista