terça-feira, 10 de janeiro de 2012

LIDERANÇA COM ENTUSIASMO SIM - Euforia nunca.

     Após a conclusão desta jornada, o Benfica assumiu de forma justa e peremptória a liderança da Liga Portuguesa, respondendo da melhor forma ao empate registado no clássico, em que ambos os rivais perderam 2 pontos.
    A liderança de qualquer prova, é sempre um bom tónico psicológico, faz com que a equipa e os seus adeptos acreditem mais em si, dá uma condição moral que faz com que por vezes se consiga de forma mais fácil ultrapassar as mais diversas contrariedades, é portanto, se bem encarada, algo de positivo, no fundo, é sempre melhor ser líder do que andar atrás dele.
    No entanto, há algo que não se pode confundir, o entusiasmo com a euforia, julgo que a campanha desta equipa, não tem merecido nos jogos em casa o mesmo entusiasmo dos jogos fora, vê-se em terrenos alheios, os adeptos do Benfica a encherem os estádios, a darem um apoio tremendo à equipa durante os 90 minutos, mostrando estar e acreditar nela, estranhamente, na sua própria casa, esse factor motivacional tem sido menos evidente, a maioria das vezes, o Estádio da Luz, embora composto, tem estado muito aquém das expectativas e daquilo que esta equipa merece, daí, após esta jornada, eu ter a esperança de que a chamada onda vermelha, que tão importante e quiçá decisiva foi no ano do título, possa erguer-se de novo, esse é o entusiasmo que falta, que a equipa merece e precisa, estou certo que já contra o Setúbal, a imensa massa adepta do Benfica, colocar pelo menos 45 mil na Luz, dará um claro sinal de crença e fé nos jogadores e restante estrutura de todo o futebol benfiquista, algo que sinceramente, esta época, de forma para mim injustificada, ainda não vi na Luz.
    Por outro lado, a euforia é nefasta e inimiga da perfeição, pode ter um efeito contrário ao previsto, começar já com cartazes de reservado, julgando que o mais difícil está feito, é um tremendo erro, cujas consequências podem ser gravosas, não se justifica minimamente qualquer tipo de euforia, apenas e só entusiasmo.
    Como todos sabemos, o futebol é fértil em emoções, daí, ser por vezes natural o tal sentimento nos adeptos que vai do 8 ao 80, Jesus era um Deus quando foi campeão, é um treinador mau quando não o foi, parece que agora está a voltar a ser bom, encaro isso com alguma naturalidade, embora por vezes me revolte um pouco a forma muito pouco racional como alguns analisam as coisas, muitas vezes colocam em causa as pessoas, apenas por elas não fazerem o que gostariam que fizessem, esquecendo-se de muitas outras nuances que existem no interior de um plantel, no qual muita coisa tem de ser gerida, nesse aspecto, tenho sido e continuarei a ser um acérrimo defensor do melhor treinador do Benfica pós - Eriksson e defendo já aqui de forma clara e inequívoca, que aconteça o que acontecer, seja o o Benfica campeão ou não, continuidade de Jorge Jesus, só com estabilidade e trabalho a médio e longo prazo, se pode ter sucesso, é muito fácil de olhar para trás e perceber que os nefastos resultados obtidos com as constantes substituições de treinadores à mínima adversidade.
    Portanto, há que não confundir euforia com entusiasmo, mas mesmo que a euforia se instale nos adeptos, em momento algum, sob pena de se hipotecarem as legítimas aspirações ao título, ela pode passar para o seio do plantel, além de tudo, o que se exige aos adeptos benfiquistas é encetar um forte apoio à equipa, torcendo por ela em todos os momentos, sabendo que a missão é árdua e o mais complicado está ainda para vir, sem exigências de nota artística, importante é pensar em ganhar jogo a jogo.
    Este campeonato está muito equilibrado, faltam 16 partidas e se é verdade que em teoria, a 2ª volta do Benfica é mais acessível que a do Porto, sabe-se também que a partir de determinado momento, os jogos mais complicados, serão contra as equipas mais aflitas, aquelas que lutam pelo pontinho para a manutenção, daí todos os cuidados serem poucos, até porque é fundamental para o Benfica, chegar ao jogo contra o Porto em vantagem pontual.
   Parece-me que vamos ter até ao fim um campeonato a dois, julgo que será muito complicado ao Sporting conseguir recuperar 6 pontos para o Porto e 8 para o Benfica, mesmo percebendo que este Sporting é melhor que o da época passada, a verdade é que ao contrário do peixe que parecem querer vender, a equipa de Alvalade, está longe de estar a fazer um grande campeonato e é bom de ver isso, senão repare-se:
     A equipa de Alvalade teve de facto um grande ciclo de vitórias, com boas exibições, mas num ciclo de jogos sem grande grau de dificuldade, falhando quase sempre nos principais jogos, como foi o caso do derby e do clássico, a verdade é que assim que o calendário lhe apresentou um maior grau de dificuldade, a equipa do Sporting cedeu terreno aos outros candidatos, tornando-se até caricato para alguma comunicação social que quer elevar este Sporting a um patamar que ainda não tem, dizer que a equipa está a fazer um grande campeonato, quando neste momento tem os mesmos pontos do 4º classificado, o Braga, que tem menos recursos e é precisamente lá que joga na próxima jornada, tendo ainda à perna o 5º classificado, o Marítimo que está a apenas 3 pontos, sujeitando-se a equipa de Alvalade em caso de derrota no Minho e vitória do Marítimo e Paços, a descer para a 5ª posição, ora aí está um grande desempenho que não desejo à minha equipa.

21 comentários:

Carlos Alberto disse...

Euforia só no Marquês!!!

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Totalmente de acordo!! Estamos bem posicionados mas há muito por jogar e como escreveste e bem no nosso blogue " A Euforia é inimiga da Perfeição"...

Era lindo a Catedral cheia no Sábado!!

Força Benfica! Força Benfiquistas!!

carlos disse...

Temos de referir que como tu eras acérrimo defensor, nas 3 primeiras jornadas tentaram afastar logo o sporting do titulo. Tu próprio admitiste isso. Secalhar estaríamos apenas a 4 ou 5 do benfica e a 2 ou 3 do porto. Mesmo assim o nosso objectivo é e sempre foi o terceiro lugar,e a sardinhada no Jamor

Jotas disse...

Tão parcos objectivos para quem se diz grande.

lawrence disse...

A demasiada euforia que os dirigentes zebordinguistas colocaram nesta época, mais a carne toda no assador que puseram no jogo da Luz (que se percebeu pela azia que ainda anda no ar) fez subir demasiado um balão para o qual o botafogo ainda não consegue voar.
Enquanto a nossa euforia vai em crescendo e só não é mais visível porque a agremiação corrupta nos continua a surpreender com novos golpes baixos e deixa-nos sempre com a orelha à frente da pulga.
Mas também tem o efeito de nos manter com os pés assentes no chão sempre à espera desses golpes que não nos apanharão de surpresa.

mWo disse...

Não podia concordar mais contigo amigo Jotas! Post impecável!

carlos disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=309189

Afinal em que ficamos?

Os objectivos são parcos porque estamos a construir uma equipa, que curiosamente é a equipa com menor média de idades dos 3 grandes, para além disso inicialmente não nos deixaram lutar por mais.

carlos disse...

Mas jorge, eu gosto de ir ao Jamor, se tu não gostas não tenho a culpa, mas tenho a sensação que também não iremos

troza disse...

Carlos... és pessimista que se farta... se eu fosse do Sporting estaria a dizer as mesmas coisas que tu, visto que também sou pessimista.

A liderança este ano não me está a deixar tão nervoso como em outros anos. Ainda faltam tantos jogos. Mas sempre que converso de futebol e me lembro que os Corruptos só vão jogar a sério alguns jogos, assusta.

Vamos ver se mantemos o nível. Espero que sim. Só penso no próximo passo e esse terá de ser ganhar ao Setúbal.

E Carlos... eu gostaria de ver o Benfica no Jamor.

carlos disse...

Quem não gostava amigo troza, prefiro ser campeão sem dúvida, mas aquele dia da taça, é o dia mais bonito do nosso futebol, e de maior convivio e normalmente(tirando alguns episodios) de maior civismo e festa.

Espero que hoje o Scp dê um passo importante para lá chegar e que eu consiga o tão sagrado bilhete, mas confesso que hoje estou com muito medo...

troza disse...

Eu não disse que não gostava da taça de Portugal. Eu não gosto da taça da liga. É diferente.

Também acho que a supertaça vale pouco. A supertaça por ser só um jogo (apesar de ter que se vencer uma competição... ou ir à final de uma contra o campeão) para lá estar é só um jogo enquanto que a taça da liga não dá acesso à europa nem tem regulamentos que façam sentido.

Jotas disse...

Julgo que todos estamos de acordo que de facto, a final da Taça é entendida como um dia da festa do futebol, aos anos que o meu Benfica não marca ali presença e obviamente foi com alguma desilusão e tristeza que vi a eliminação do meu clube.
No entanto, julgo que ninguém pode negar que troca a sardinhada pela conquista quer da Liga e também da presença na Liga dos Campe~eos, para mim, a mais fantástica prova do mundo a nível de clubes e só ouvir aquela música no estádio vale cada sardinha que se deixa de comer, normalmente aproveito os santos populares para isso.

carlos disse...

Jorge acho que deixei isso escrito.

Quem não gostava amigo troza, prefiro ser campeão sem dúvida, mas aquele dia da taça, é o dia mais bonito do nosso futebol, e de maior convivio e normalmente(tirando alguns episodios) de maior civismo e festa.
(Felizmente também já assisti a muitos jogos da champions no novo alvalade, secalhar até mais do que tu assististe do benfica, bem como da liga europa). Espero para o ano também poder ir à champions, aquele hino é qualquer coisa...

Manuel Oliveira disse...

Num post sobre a liderança do Benfica, o assunto muda para o Sporting e a final da Taça?
Caro Carlos quem não é campeão tem de valorizar ainda mais a Taça não é? Mas olha que ainda não chegaram lá!

carlos disse...

Isto quando o benfica tá na frente, é o ópio do povo, até se esquecem das dificuldades atravessadas inferninho.

Jorge nunca mais apostes no meu sporting, isto de benfiquistas a apostar no meu scp nunca dá bom resultado...

Senhor Manuel se chegarmos à final tá desde já convidado a aparecer lá para comer uma bifaninha e beber um copo, já que já não vai lá vê-la há uns anitos

Jotas disse...

O manuel está no Brasil, daí ser complicado vir comer a bifana, quanto à sardinhada e a bifana, bom, quem sabe, eu espero pelo Santo António, vamos ver se não terás também de esperar.
É de facto o ópio do povo, todo ele, mas nem precisa de andar na frente, basta ver que o nome do Benfica se entoa mesmo onde ele não joga, como tal, cada um tem a importância que tem, felizmente o Benfica, como facilmente se percebe, tem imensa importância.
Quanto ao comentário do inferninho, nem vou comentar, pois não tem nada de construtivo, provavelmente será de algum miúdo.

Inferninho disse...

E depois do apagão, veio o tal de cromo dizer o mesmo de sempre.

Então?. o Eusébio fica.. fica.. ou não fica. PORRA!.
Quando jogava no União de Lamas... lamas?.. cheira-me a esturro!..ou será a esterco?.
Está combalido é verdade...passo a publicidade.
Mas, enfim, o el país não está melhor.
Obrigadinhos ó campiões de estrada, o el pueblo a ganir de fome agradece esta "forçaid el enrrabadora"

Inferninho disse...

E depois do apagão, veio o tal de cromo dizer o mesmo de sempre.

Então?. o Eusébio fica.. fica.. ou não fica. PORRA!.
Quando jogava no União de Lamas... lamas?.. cheira-me a esturro!..ou será a esterco?.
Está combalido é verdade...passo a publicidade.
Mas, enfim, o el país não está melhor.
Obrigadinhos ó campiões de estrada, o el pueblo a ganir de fome agradece esta "forçaid el enrrabadora"

Inferninho disse...

Equecimento precose...

A bem do bemquefica-

O regime agradece!... pois então?.

Jotas disse...

Caro Inferninho que idade tem? Espero que seja ainda um jovem inconsciente, um miúdo, só dessa forma posso entender o seu tipo de comentário que aqui fica para que cada um veja por si, já se for adulto, é grave, porque me faz lembrar aqueles sms que passam nos programas telivisivos dos putos a dizerem os disparates próprios da idade e nesse caso, sugiro que procure ajuda.

Inferninho disse...

Ó Jotas!, obrigadinho pá!....Mas, não é o que está a dar?.
Mandar umas piadas grosseiras e chamar corruptos aos outros?.

Aos tais de enrrabadores?.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista