domingo, 8 de janeiro de 2012

GOLEADA PARA A LIDERANÇA - Numa bela exibição.

    O Benfica assumiu a liderança do campeonato à 14ª jornada, com uma goleada na Marinha Grande, com grandes golos e uma exibição muito conseguida.
   Espero que esta exibição e a liderança, façam com que a onda vermelha se erga de novo, a equipa merece e o exemplo dos milhares de adeptos que tanto apoiam o Benfica fora, são um exemplo a seguir.
   No entanto, há que ter os pés bem assentes na terra, o campeonato está muito equilibrado e tudo está ainda bastante indefinido, pelo a euforia não se justifica, justifica-se sim entusiasmo.
LEIRIA 0 BENFICA 4 - Um grande exibição do Benfica, com rigor, sofrimento quando foi preciso e muita qualidade e jogo e se pensarmos que em campo não estiverem Gaitan e Aimar, podemos por aí ver que este plantel tem muita qualidade.
   A equipa leiriense entrou forte e decidida no jogo, muita entrega, agressiva e com uma pressão muito forte que criou algumas dificuldades ao Benfica, sendo mesmo a 1ª oportunidade da equipa leiriense com Maxi a tirar sobre a linha de golo.
   A resposta do Benfica foi certeira, uma bela iniciativa pela esquerda, com a bola a sobrar para Bruno César (que jogaço), que remata forte, à entrada da área para o golo.
   Esse golo tirou alguma clarividência aos leirienses, mas a verdade é que este não era o melhor período do Benfica em termos qualitativos, mas a equipa não conseguindo jogar bem, unia-se e trabalhava, sendo mesmo a equipa que até ao intervalo criou os lances de maior perigo.
Na 2ª parte, só deu Benfica, a equipa entrou fortíssima e logo no primeiro minuto desperdiçou uma flagrante oportunidade para fazer o golo, não foi naquele minuto, não foi pouco depois, foi a seguir, Cardozo recebe um passe de Rodrigo e na passada atira uma bomba, fazendo um golaço.
   O 2 a 0, matou a equipa leiriense e a partir daí foi um festival de Benfica, jogadas de belo efeito, os laterais a darem profundidade, variações de flanco e combinações que deliciavam os muito adeptos benfiquistas em Leiria.
    Tal domínio só podia dar em golos e após muitas e muitas situações de golo, Rodrigo aproveita mais um grande passe de Bruno César, desviando com classe para o fundo das redes, esse golo matou por completo qualquer dúvida que pudesse haver.
   Mas este Benfica parecia insaciável, queria mais e continuou com muita velocidade no jogo, criando jogadas absolutamente fantásticas.
    Jorge Jesus aproveitou ainda para rodar a equipa, dando mais minuto a alguns jogadores e gerindo o desgaste de outros, Cardozo com mais um golaço deu o lugar a Saviola e logo a seguir a mais um golo, em que mais uma vez Bruno César faz um passe do magistral de calcanhar a isolar Maxi Pereira que serve Rodrigo que empurra para o fundo das redes, colocando um ponto final no marcador , quer Matic, Quer Mora (muito bem vista esta entrada), tiveram a sua oportunidade e entraram sem qualquer pressão.
    Concluindo, uma vitória inteiramente merecida e mais golos poderiam ter surgido, foi um passo firme e autoritário de uma equipa que pode não ser campeã, mas mostrou uma enorme vontade de o ser.
Pela Positiva: A exibição colectiva do Benfica, fantástica, mas com um merecido destaque, Bruno César, jogou, fez jogar e ainda marcou um golo, o melhor em campo.
Pela Negativa: A entrada nervosa da equipa, acusando um pouco a pressão do jogo, o que se percebe.
Arbitragem de Cosme Machado: Quando não se dá pelo árbitro, é sinal que fez um bom trabalho.
SPORTING 0 PORTO 0 - Esta jornada teve direito a clássico, num jogo pouco conseguido, apesar da muita entrega no campo.
   Foi de facto um jogo muito tático, que teve intensidade, mas foi pouco fértil em momentos de emoção, o jogo foi quase sempre disputado a meio campo, com muitos passes transviados e alguma incapacidade dos ataques conseguirem ganhar supremacia sobre as defesas.
   Quer Porto, quer Sporting, tiveram que me recorde apenas 2 ou 3 situações de verdadeiro perigo e quando o conseguiram, ora pela acção dos guarda - redes, ora por alguma ineficácia não conseguiram marcar, pelo que fazendo o somatório de tudo o que se passou no relvado, julgo que não poderia haver resultado mais justo.
    Obviamente, este jogo era também importante para o Benfica, mas por ter sido disputado antes do seu jogo, só fazendo o que fez hoje, poderia tirar partido do clássico, e julgo que ver ambas as equipas perderem 2 pontos, foi o melhor que se podia pedir, julgo que com este empate, apesar de não se poder afirmar que o Sporting está fora da corrida ao título, até porque há ainda muito jogo e muita incidência, julgo que terá uma missão muito espinhosa nesse sentido.
   É que com este empate, o Sporting tem também de pensar no 3º lugar, que esta época pode dar acesso à Liga dos Campeões e a verdade é que neste momento tem o Marítimo, mas principalmente o Braga a morder-lhe os calcanhares, sendo exactamente em Braga o seu próximo jogo.

12 comentários:

José Ramalhete disse...

O jogo de hoje prova que o Gaitan tira profundidade ao jogo, dá voltas e voltinhas, e acaba por atirar à baliza, mesmo que tenha companheiros mais bem colocados.

carlos disse...

Queria apenas aproveitar para dizer que pese embora o resultado e mesmo a exibiçao do sporting me ter desagradado bastante, não posso deixar de referir o excelente espectaculo nas bancadas.

Cerca de 50 000 pessoas nas bancadas(ou para os mais ceticos 48855 espectadores), numa festa nas bancadas sem precedentes, com uma grande coreografia, um grande ambiente, muito apoio pela equipa, enfim um espectaculo que já não via há muito, e já frequentei grandes clássicos mesmo na luz, mas não teve nada a ver, um espectaculo nas bancadas ao nivel de inglaterra(onde já estive presente, embora apenas ao redor do jogo), com um estadio a rebentar pelas costuras e onde os lugares que ficaram por preencher eram de adeptos do porto. Apetece-me dizer, isto é o Sporting!!! Pena de facto o resultado pois aquele publico não merecia.

é preciso referir porque depois do que se passou na luz, interessa referir um classico sem incidentes, e praticamente sem detidos, apenas com as claques e o publico a serem protagonistas pela positiva, para mim o Sporting já estava afastado do titulo há muito tempo e o objectivo era o terceiro lugar, e é nisso que temos de nos concentrar, bem como na taça de portugal.

Por fim o Benfica não vi, pois estava um excelente dia de sol e fui passear até cascais, e daí não poder comentar, mas penso que o resultado expressa tudo, de qualquer das formas já previa uma vitoria facil do benfica em leiria.

dezazucr disse...

Vamos ter a onda já em Setubal.

Jotas disse...

Carlos, o sporting - porto não é um clássico, é um encontro de velhos amigos, mas mesmo assim, o autocarro do Porto há chegada, foi atingido com obejctos vários, houve maças atiradas ao Moutinho e outras pequenas incidências.
Mas aquilo a que chamas de grande espectáculo, é proíbido dentro dos estádios, embora esse fumos sejam regulares no teu, no meu e nos mais variados estádios.
Não negando o evidente, um coreografia de enorme beleza em redor do campo, não me parece ter sido algo de único, mas compreendo, é o entusiasmo e naturalmente olhamos sempre de maneira diferente para o que é nosso.

Jotas disse...

Carlos, só uma pequena correcção ao teu último comentário no post anterior, em Inglaterra não se acabaram com os problemas no interior dos estádios com qualquer legalização de claques, até porque eles nem sequer têm isso, acabou-se com uma lei idêntica há que existe em Portugal, que impede os adeptos de irem aos jogos da sua equipa, tendo de se apresentar ´´a hora dos jogos nas esuqadras da área de residência, foi assim que se foi tirando energúmenos dos estádios e que se acalmaram outros receosos de sofrerem tais medidas.
Depois, como o BR disse e bem, a mentalidade e realidade inglesa, o modo como vivem o futebol é diferente em todos os aspectos da nossa mentalidade e ralidade, logo incomparável.

Manuel Oliveira disse...

É muito bom estar na frente sózinhos, mas nada está ganho.
Sabemos que não podemos vacilar porque a máquina azul é forte.

Abraço.

" R y k @ r d o " disse...

Mais um soberbo artigo do caro jotas. Nada de admirar

O Benfica de facto não entrou bem no jogo. Só a partir dos 17/18 minutos é que a equipa se libertou do nervosismo e até poderíamos estar a perder.
A partir daí só deu Benfica. Oportunidades atrás de oportunidades, acabando o jogo em 4-0 o que até foi simpático para o União de Leiria
No clássico Sporting-Porto, parece-me que ambas as equipas tiveram medo de perder. Não se viu em nenhuma aquela garra e/ou vontade indomável de vencer.
O empate assenta-lhes bem

Cumprimentos

" R y k @ r d o " disse...

EM TEMPO: ... poderíamos estar a perder, antes do golo do Bruno César que aconteceu aos 9 minutos .

Cumpts

carlos disse...

É normal que digas que não foi algo único, mas se estivesses presente, vias ao que eu me referia. Claro que preferia que não houvesse ambiente nenhum e o sporting tivesse ganho.

Já vi muito e em muitos estádios, mas não como vi sabado. Cada vez mais sinto orgulho de ser do Sporting, isto depois de termos ficado 18 anos sem ganhar um titulo(e agora estamos a caminho), nunca deixaram de acompanhar a equipa.

Agora é a tentativa de ir ao Jamor, tentando facilitar as coisas já na quarta-feira, pois quero ir para a sardinhada e para a festa da bifana, já que ficamos 2 anos sem lá ir, e já tenho saudades da festa da taça.

Berrante De Encarnado disse...

Ao nível dos de Inglaterra? LOL.

Em Inglaterra não fazem mais nada se não encherem estádios. Não vejo nada de especial a não ser os ruídos de emoção que vêm das bancadas consoante a qualidade ou falta dela dos espectáculos - que na verdade costumam ser bons por lá, daí os ruídos de emoção nas bancadas.

Isso estou eu fartinho de ver e sentir na Luz.

On Topic: Boa revisão da jornada, caro Jotas.

Cumprimentos benfiquistas

carlos disse...

Vê-se bem que dificilmente viveste um ambiente daqueles em inglaterra? Não viste agora o arsenal, nem o henry?

Nunca ouviste os canticos do manchester united? Nunca ouviste os canticos do chelsea ou do Liverpool? nunca ouviste um estádio a cantar.

Pois bem, isto eu nunca vi na luz, e só lá fui a grandes jogos.

http://www.youtube.com/watch?v=zm8BimX_Bbs

Vejam o que eu referi acima.

http://www.sportviseu.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=499:manu-resolve-derby-castrense-com-v%C3%ADdeo&Itemid=297­ ­
E isto é so para o meu tio ver o PARADA-CASTRO DAIRE

carlos disse...

O miudo a dizer eu nem acredito no que tou a ver, foi o melhor jogo que já assisti

 
Adaptado por Blogger Benfiquista