sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

   Escrevendo hoje, sexta - feira 13, espero que não seja um sinal de azar para o Benfica na próxima jornada, o desejo, é óbvio, é que seja antes um sinal de sorte.
    Após assumir a liderança, naturalmente, a confiança apoderou-se das hostes benfiquistas, mas nunca é bom demais lembrar que esta não pode nem deve ser confundida com euforia, e esta, ao existir, que seja apenas junto dos adeptos e nunca no seio da equipa.
   Comparativamente à época passada, o Benfica está hoje numa posição bastante mais positiva, embora longe do seu principal objectivo que é a conquista do título, está numa boa posição para o discutir até ao fim com todas as suas armas.
   O próximo jogo é já amanhã, pelas 18H30, no Estádio da Luz, contra o V. de Setúbal, uma equipa que surge logo acima da linha de água, que luta arduamente pela manutenção, que revela pouca capacidade ofensiva, revelando igualmente problemas defensivos, no entanto, conta com vários jogadores de alguma qualidade e muita experiência, nomeadamente no seu meio campo, parece-me contudo ser um adversário perfeitamente ao alcance do Benfica.
    Apesar disso, o jogo, como todos, deve ser encarado com a máxima seriedade, se assim for, julgo que o Benfica tem tudo para conseguir atingir os 3 pontos, até com algum conforto, o maior risco, será o Benfica tornar-se inimigo de si próprio, pois o excesso de confiança e até algum desleixo, pode vir a ser um obstáculo, que sinceramente, espero que não se verifique.
   No entanto, a equipa do Benfica está a contas com alguns problemas que derivam de lesões em algumas pedras nucleares do11, só muito dificilmente Gaitan e Aimar, à semelhança do jogo anterior serão opção e corre-se ainda o risco de Cardozo e Witsel não recuperarem das suas mazelas, muita ausência e todas elas de peso, embora creia que quer Tacuara, quer o médio belga, recuperem a tempo de dar o seu contributo.
    Prevê-se uma grande casa na Luz, a expectativas apontam para números perto dos 50 mil, algo que considero muito importante, julgo ser de uma vez por todas a hora dos adeptos benfiquistas mostrarem que estão com a equipa, a qual precisa de sentir os adeptos próximos de si, um factor impulsionador e que pode catapultar a equipa para índices de produtividade ainda maiores.
   Aguarda-se com expectativa o desempenho do Benfica, que tem tudo para continuar na liderança ao fim desta jornada, mais do que do Setúbal, o Benfica depende mais de si do que qualquer outra coisa para fazer um bom jogo e conseguir o principal objectivo, ganhar.
   No Domingo entra também em acção aquele que é agora o principal rival do Benfica na luta do título, o Porto, que defronta o Rio-Ave no seu terreno e que também desfruta da vantagem de virar a 1º volta e iniciar a 2ª volta em casa, parecendo-me que tal como no caso do Benfica, o Porto tem tudo para continuar colado na perseguição ao Benfica, neste caso contudo, desejo apenas que assim não seja e eles percam pontos, o que sinceramente duvido.
    Há contudo um factor importante a ter em conta, a pressão que eventualmente o Benfica, vencendo o seu jogo, poderá lançar no Porto, aí, os dragões ficam proibidos de perder e poderão ter a ansiedade como inimigo, embora creia que não será por aí que poderá ceder pontos.
   Obviamente ainda é muito cedo para se lançar o clássico entre estas 2 equipas, há ainda várias batalhas pela frente e com o confronto entre ambos ainda longe, é demasiado prematuro fazer qualquer ante visão, mas pelo discurso do seu treinador, percebe-se claramente que há já um objectivo bem definido, o de não ceder qualquer ponto até esse jogo, tendo em vista que a diferença pontual não se acentue, ou possa mesmo ser ultrapassada, algo a que o Benfica terá de se manter muito atento.
    Já o Sporting, que apesar de mais atrasado nas contas do título e ter a sua situação mais complicada, é ainda um candidato ao título, quanto mais não seja por aquilo que representa, terá em Braga, na teoria, uma missão bem mais complicada que os seus mais directos rivais, com o problema de não ser apenas o título que está em questão, mas o seu 3º lugar e por consequência a pré eliminatória da Liga dos Campeões.
    Este Braga - Sporting, é o grande jogo da jornada, está em jogo uma luta acesa pela Liga dos Campeões e se para o Braga essa não é uma obrigação, já para a equipa de Alvalade, tudo o que não seja pelo menos garantir a 3ª posição, terá de ser entendido como um rotundo falhanço e a verdade é que o Sporting, ao fim desta jornada tanto pode cimentar a 3ª posição, como pode cair para o 5º lugar, o que transformaria por completo a noção que vai passando para o exterior que estão a fazer um bom campeonato.
   Resta a curiosidade de perceber com está animicamente depois de ainda não ter ganho em 2012 e como vai reagir ao jogo da Taça de Portugal contra o Nacional, que tem forçosamente de se considerar um mau resultado, ao contrário do que defende Eduardo Barroso e que não fosse a estrelinha de marcar um golo em cima do apito final, poderia ter consequências ainda piores.
    Concluindo, venha então a 15ª Jornada, com a expectativa de se perceber por um lado, como ficarão as coisas na frente e por outro lado, como ficará a situação do Sporting na classificação após o seu fecho.

3 comentários:

lawrence disse...

Os corruptos não vão deixar escapar os 3 pontos por ser em casa e se necessário inclina-se o campo, tanto, tanto que até o boneco da marvel tropeça nos próprios pés dentro da área do Rio Ave.
Já os pedreiros e sapos jogarão para o empate porque o que perder fica já um bocado atrazado para o 3º lugar e champinhons.
Como tal, mesmo com o CAPELA a apintar, não haverá roubos de IGREJA para nenhum dos lados.

Carlos Alberto disse...

O amigo Jotas é um rapaz simpático para a lagartada... candidatos?

ehehehe Eles que não se ponham a pau que ficam de fora da UEFA!!!

Manuel Oliveira disse...

É para ganhar amanhã!

Abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista