quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PEQUENAS CONSIDERAÇÕES DO DERBY - E a usual vitimização leonina.

  Antes de entrar no tema do post, um pequeno comentário ao sorteio da Taça da Liga, como na de Portugal, o Marítimo está de novo no caminho do Benfica e de novo a sorte madrasta calhou ao Benfica, juntando ao grupo Guimarães e Santa Clara.
    Quanto ao derby de Sábado, julgo que temos em perspectiva um jogo muito interessante, pela posição dos intervenientes na classificação, com as equipas separadas por um ponto, pela boa fase que ambos atravessam, o Benfica ainda sem qualquer derrota após 21 jogos oficiais e o Sporting com um cico de 7 triunfos seguidos em jogos da Liga e porque ambos apresentam-se com moral elevada após os seus últimos jogos, perante isto haveria melhor cenário para um derby?
    Com toda a legitimidade, os adeptos quer de um, quer de outro clube, estão confiantes no triunfo das suas equipas, por mais que alinhem no discurso cauteloso da sua direcção, os adeptos leoninos, no geral, apresentam-se de moral elevado, com um confiança cega, alguns dos quais, apenas colocam como cenário por quantos vencerá o Sporting, embora, tenha um sobrinho e afilhado que alinhe para além do discurso da sua direcção, comentando neste espaço que espera que o Sporting seja goleado.
   O comentário que isso me merece, é que é um discurso conveniente, mas que obviamente não representa a realidade e muito menos o espírito colectivo que reina em Alvalade, aliás, representa uma clara contradição, porque ao assumir-se que esta equipa do Sporting é claramente superior à da temporada passada, a qual nunca foi goleada e ao mesmo tempo dizer que vão ser goleados na Luz, é no mínimo estranho em obviamente são frases que não representam o que se pensa e portanto até soa a infantilidade.
    A desculpa de que se trata de uma equipa nova, uma estrutura nova, um treinador novo, não pega, não pega porque foi precisamente nesse contexto que há 2 épocas o Benfica foi campeão, não pega porque ambas as equipas mudaram muito de uma época para outra, se no 11 leonino aparecem com regularidade 7 ou 8 caras novas, no do Benfica aparecem 5 ou  6 caras novas, a grande diferença reside essencialmente na manutenção do treinador por parte do Benfica, não pega porque isso é o dia a dia das equipas menores do nosso campeonato e não o usam como desculpa, fazendo mesmo em muitos casos grandes temporadas.
   Tenho pena que perante um cenário tão positivo, em que se antevê um bom jogo de futebol, o tema de conversa para o derby seja um caixa de segurança a ser colocada no Estádio da Luz, que delimitará a zona dos adeptos do Sporting.
    Não deixa de ser curioso que por princípio eu me tenha mostrado mais avesso a esta medida da direcção do Benfica que alguns sportinguistas e apesar de ter agora um melhor conhecimento do que é e significa essa caixa, continuo a achar a medida inoportuna e desnecessária.
    Só que desnecessário seria também o aproveitamento popular feito pela direcção leonina, uma autêntica palhaçada, julgo que não se justifica a não comparência no almoço de direcções usual nos derbys, se estão contra, deveriam demonstra-lo formalmente ao Benfica, dialogando e tentando primeiro perceber qual o objectivo da direcção do Benfica com esta medida, se isto é apenas para ser usado com o Sporting ou se servirá noutros jogos cujo nº de adeptos justifique, para perceberem que isto não é uma medida anti-Sporting, mas sim uma medida para ser usada sempre que o nº de adeptos adversários presentes na Luz o justifique.
    A presença da direcção leonina junto dos seus adeptos na referida caixa é tão legítima como a sua colocação por parte da direcção encarnada, aliás, este populismo faz-me em certa medida lembrar as presenças de Vale e Azevedo no meio dos adeptos nas deslocações a Alvalade.
     Portanto se no fundo não acho que se justifique a colocação de tal artefacto nas bancadas da Luz, porque simplesmente não gosto, não estou habituado e não me parece que isso possa resolver eventuais problemas entre adeptos, também não acho que se justifique que a direcção do Sporting aproveite o facto para se vitimizar, anunciando que não ocupará o seu lugar na tribuna presidencial da Luz, nem no habitual almoço entre direcções
   Lamento apenas que em circunstâncias bem mais lesivas para o clube, nomeadamente quando se andou a pagar a árbitros para o Sporting perder, ou o Presidente de desse clube chamou de anormal a um funcionário do clube e ridicularizou o do Sporting, a direcção leonina da altura nunca tenha tomado medida tão dura e se tenha continuado a sentar na tribuna presidencial com os Presidentes lado a lado, o que me leva a crer que o problema não será a caixa de segurança mas sim o clube que a coloca.
   Tristes são também as palavras de Eduardo Barroso em relação a este assunto, ao apelidar de jaula a referida caixa de segurança, porque isso revela ignorância, ignorância essa que eu também tive enquanto não vi a estrutura e ela não me foi explicada, mas essa ignorância vinda de quem dá opiniões publicamente é bem mais grave, assim como é estranho que o Sr. Barroso, ache que o Benfica deveria respeitar os adeptos do Sporting, dando-lhe mais bilhetes, ou seja, na sua opinião, para respeitar os adeptos leoninos, o Benfica deveria desrespeitar os seus impedindo-os de ir ao seu estádio para lá irem os adeptos adversários, no mínimo ridículo, diz ele que isso representaria por parte da direcção do Benfica um sinal de abertura para situações futuras, pois eu pergunto, se a sua direcção fizesse aquilo que defende nas visitas do Benfica a Alvalade e com isso os adeptos do seu clube ficassem fora do estádio para lá estarem os do Benfica se diria o mesmo? porque não deu o seu Sporting esse sinal na época passada em que se limitou a dar ao Benfica os bilhetes a que tinha direito, quando ninguém do seu clube ia a Alvalade? 
    É que os adeptos do Benfica também querem marcar presença em grande número no apoio à sua equipa e naturalmente não compreenderiam que se desse bilhetes a outros impedindo os seus de ir ao seu estádio, porque há uma coisa que o Sr.Barroso parece ignorar, é que são os adeptos do Benfica que enchem estádios e não precisam dos adeptos dos outros clubes para encherem o seu.
   Mas o médico afecto ao Sporting, em matéria de futebol, já nos habituou a tanto disparate que este não deixa de ser mais um, inclusive estou curioso por saber se quando estava no estrangeiro, o filho também lhe enviou mensagens sms a dizer " pai, o Braga foi escandalosamente roubado num penalti", porque esse foi o trabalho do seu filho sempre que o Sporting se sentiu lesado, conforme fazia questão de frisar o cirurgião em determinado programa televisivo.

16 comentários:

carlos disse...

Não concordo com a falta ao almoço, mas concordo e muito com a presença da direcção na caixa de segurança ou jaula como quiserem chamar.

Concordo porque é estarem com os adeptos num momento em que para mim estão a ser maltratados, já que o ano passado foram à luz com os mesmos bilhetes e ficaram melhor colocados e em que não houve problemas nenhuns. Além de que por os adeptos do sporting no piso de cima, acho demasiado mau porque caso os jogadores queiram dar camisolas ou ouvir os apupos ou apoios dos adeptos é bem mais dificil.

Como Sabem em alvalade os adeptos visitados ficam tão proximos do relvado como as claques do clube, e têm espaço tanto em cima como em baixo, tal como o sporting sempre teve na luz.

Acho que a caixa de segurança pode ser uma provocação,e por isso não acredito que neste derby não haja confrontos. Mas peço que os nossos adeptos que irão lá apoiem a equipa até ao ultimo minuto e não armem confusão e tentem ser ordeiros porque isso sim seria uma excelente resposta

Manuel Oliveira disse...

Sobre a caixa de segurança, vulgo "jaula" eu concordo com ela e já o disse no meu Blog, inclusivé enumerando alguns dos motivos.
Creio que ela é para ficar pois está feita para 5% da lotação do Estádio e que é o que o Benfica é obrigado a ceder aos adversários, podendo ser retirada quando não se justificar.
Estou esperançado numa vitória no dérbi, admitindo no máximo um empate, nunca a derrota.
Ridículos os sportinguistas quando falam em cedência de mais bilhetes. Afinal de contas temos quase 250 mil sócios.
Devíamos dar mais só porque lhes convinha ter mais apoio.

Abraço.

carlos disse...

Falando no derby, acho que pode ser um jogo equilibrado, mas o benfica parte em vantagem em todos os aspectos, tirando num aspecto, no número de baixas já que o do sporting é muito superior, como já referienciei atrás.

Prevejo um Benfica com: Artur maxi, luisao, garay e emerson, witsel javi, bruno cesar, aimar e gaitan e com rodrigo(cardozo) na frente, são as minhas únicas duvidas. No scp prevejo: Rui patricio, jpereira, polga, onyewu e insua, carriço elias e schars e depois matias capel e ricky.

Analisando os duelos individuais muito friamente o duelo de maxi, capel será intenso mas que penso acabará empatado, já o duelo emerson matias e uma vez que este não é um extremo, deixará de ser duelo. Os centrais do benfica vão-se superiorizar ao ponta de lança do sporting, já o contrário acho a principal debilidade do sporting, acho que um jogador que irá sobressair neste jogo para lá dos tão falados aimar e witsel, pode ser o chuta chuta e porquê, porque tem uma capacidade de remate fácil, aparece em zonas centrais, zonas em que insua não é tão forte e em que o sporting tem clara fragilidades, já gaitan pode sempre aparecer, mas João Pereira pode lutar de igual para igual.

Falei em bruno césar mas tb podia ter falado em rodrigo e na sua capacidade de definir e de luta.

No sporting vai depender muito do bom jogo de elias e da capacidade de fazer pressão aos centrais, que quando pressionados são capazes de errar quando chamados a sair a jogar. Matias é outro jogador capaz de desikilibrar mas penso que tanto javi como witsel não lhe irão dar facilidades. Para mim o Sporting não pode deixar que tanto javi como witsel joguem de cabeça levantada e têm de ser pressionados, forçando aimar a vir buscar jogo em terrenos mais recuados o que é mt importante. Para isso schaars e elias têm de estar ao seu melhor nível. Espero que capel procure muitas vezes o lado direito e que ricky desloque os centrais abrindo espaço para 2 médios com boa capacidade de finalização como são schaars e elias.

Em suma acho o benfica mais forte, e com maior capacidade para criar desiquilibrios, cabendo ao sporting impedir transições e anular os pontos mt fortes deste benfica

Jotas disse...

Para terminar com o tema da caixa de segurança, cuja minha opinião está aqui bem expressa e tu Carlos sabes bem qual é até porque quando falamos sobre isso tu nem achaste isso um problema, lembras-te? Achei mais eu, mas vê a 3ª foto do posr e a caixa é isso, sinceramente pensei que fosse algo mais ostensivo.
Por isso fica aqui esta opinião num blogue de um sportinguista:

"Como adepto do Sporting, não vou ao estádio por opção pessoal, mas concordo plenamente com as medidas que estão a ser impostas, a rede não faz mais do que protecção a quem está na sua casa. E quanto a mim não deveria ser nem tema de discussão.
Sendo que vai ser utilizada uma rede não existe qualquer limitação acustica no apoio à equipa por parte dos adeptos adversários.
O grande problema e o foco de discussão que acho que existe, é que os dois clubes, que até ultimamente tinham vindo a estreitar relações (e bem), deviam ter-se sentado à mesa e discutir a situação, com certeza que seria tudo muito mais sereno sem este clima que já existe de pré-guerra.
A não discussão do tema gera mal-entendidos e desconfiança.
Acima de tudo espero que todos se portem condignamente com o poderio das duas instituições.
Não vou dizer que ganhe o melhor, porque quero sempre que o Sporting ganhe. Mas que seja um grande espectáculo de futebol.

Parece-me uma opinião muito racional, equilibrada e de quem vê o futebol sem ódios ou sentimentos anti de qualquer espécie.

carlos disse...

Não achei mal, pior não percebi que iria ser no piso 2, e muito menos pensei que ia ser aprovada daí não ter falado. Mas não concordo e acho uma provocação mas acho ainda mais ser no piso 2, tirando beleza ao espectaculo e como o manuel diz e acha bem esta razão:
1- Retira os adeptos adversários de perto do relvado, retirando força ao apoio e impedindo os jogadores de ir festejar junto das suas claques;(se concorda com isto não é desportista, só pensa no seu clube e não no espectaculo, se é amante do futebol inglês digo-lhe que isto não acontece, tal como em alvalade, onde vocês ficaram sempre perto)
Os benfiquistas que tiverem de ficar ao lado, ficam em maior segurança, permitindo assim ao clube vender todos os lugares do estádio;(até porque o sporting causa mt perigo, e sempre causou, mesmo o ano passado)

Apesar de ter quase a certeza de que não entrarei nunca em nenhuma dessas caixas de segurança(aqui subscrevo, eu também não)

Carlos Alberto disse...

Ora, cá estou eu de volta.

Mais um excelente post do Jotas.
Ora comecemos pelos sorteios... a temperatura das bolas terá sido verificada?
Quanto à jaula acabei de escrever um post acerca do assunto, é uma pena este populismo da lagartada mas desta gente não podemos esperar mais que isto.
Quanto ao Dr. Barroso e ao filho, acho que aquando do penalti roubado ao Braga o energume estava num local remoto indonésio sem rede, obviamente!!!

Abraço

mWo disse...

Amigo Jotas, acredito plenamente que venceremos o Derby, mas temos que estar ao nosso melhor nível e extremamente concentrados e humildes, pois quando o somos não há muitas equipas que nos consigam bater! E essa vitória seria um passo brutal rumo ao 33, pois nos próximos jogos teremos um calendário mais favorável!

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Carlos, não sou desportista porque disse o que disse? Então o Benfica não tem de defender os seus interesses em sua casa? Já basta o que se passa quando vamos ao Dragão e ao AXA em que nem nos podemos manifestar.
O Sporting apanhou por tabela, mas pode sempre fazer o mesmo no seu estádio.

Jotas disse...

Carlos, pelo que sei a acústica hoje dos estádios não impede que se façam ouvir, nem a tal rede impede que o som saia, isso em nada prejudica o clube, alias, tenho pena da memória curta, é que quando fomos a Alvalade ganhar 4 a 1 para a Taça da Liga, os adeptos do Benfica ficaram no piso de cima e nem por isso deixaram de apoiar a equipa.
Lamento é que se fala da caixa em vez do grande jogo em perspectiva e lamento que a direcção do Sporting não se tenha reunido com a do Benfica a dar conta da sua insatisfação em vez de fazer este alarido público, alarido este que pode ser um incentivo à violência.

Jotas disse...

Palavras de Jorge Gabriel, conhecido sportinguista no jornal "Record"

"Receio ter de contrariar, veementemente, as posições extremas assumidas pela direção do Sporting após serem conhecidas as medidas de segurança adotadas pelo Benfica. Encarar as divisões impostas, entre adeptos, como uma afronta revela um total desconhecimento, ou esquecimento, dos habituais confrontos que obrigam o erário público a despender milhares de euros para disciplinar insurrectos que envergonham qualquer cidadão, e também o emblema de Stromp."

Leiam este artigo de opinião na íntegra na edição impressa de Record desta sexta-feira

Portanto como podem perceber, as opiniões dividem-se, este sportinguista por exemplo concorda com a zona de conforto como lhe chama a Uefa e a Fifa.
Mas o que eu tenho mesmo pena, é que perante o cenário de um derby com uma qualidade e emoção como há muito não se via, que a conversa seja sobre caixas e não sobre o grande jogo em perspectiva, mas já é de todo normal, os sportinguistas em geral, andarem sempre à procura de algo que os vitimize, é já uma maneira de estar, tenho pena que coloquem sempre, mas sempre, o cobertor dos coitadinhos por cima dos ombros, lamento também que perante situações essas sim gravosas, como haver quem pagasse a árbitros para os prejudicar e eles se continuem a sentar ao lado de que fez isso.
Com isto nem mais um comentário sobre caixas, o meu próximo post será sobre o jogo e suas incidências, nãoembarco mais em choradinhos ridículos, porque uma coisa é expressar uma opinião e ser-se contra algo, outra é achar que é tudo uma provocação, uma ameaça e arranjar umsem número de conspirações e afins, é triste e ridículo, mas infelizmente parece já uma imagem de marca do Sporting.

carlos disse...

Acho que já falei aqui do futebol, não falei só da jaula. Mas pronto se estão muito satisfeitos e acham uma grande medida, espero que o Sporting faça o mesmo no piso de cima para quando os jogadores forem dar as camisolas, ou agradecer o apoio dos adeptos.

Lembram-se de eu ter falado em liberdade cívica (ou da falta dela) aqui (link)?! Pois junte-se-lhe agora o princípio de equidade, de igualdade, de justiça (como queiram...)! Implementando uma medida, seja ela qual fôr, terá que, por princípio, ser a mesma para todos (...) assim, se o SL Benfica decidiu construir o que denominam de "zona de conforto" para a área atribuída aos adeptos visitantes, por que motivo não o fez para as suas próprias claques, como o fizeram noutros estádios?!

Além de que nesse jogo da taça da liga vocÊs tiveram muito mais bilhetes do que nós tivemos agora, foi um jogo completamente diferente.


Para encerrar o assunto apenas uma coisa: Senhor Manuel perguntei-lhe apenas se gosta do espectaculo do futebol inglês quer dentro, quer fora da bancada? Olha não há jaulas em inglaterra e curiosamente os adeptos são dispostos como eu digo. Mas pronto, se acham bem, espero que nós façamos o mesmo e no piso de cima e tal e qual a mesma, para vocês vibrarem com a mesma intensidade porque é tudo igual

Jotas disse...

Já fizeram o mesmo nos 4 a 1 da Taça da Liga, só que sem jaula ou o que lhe querem chamar.
Já alguém pensou, por uma única vez, que a delimitação da zona afecta aos adeptos leoninos os protege de 60.000 benfiquistas? Já por uma única vez pensaram nesse termos?
A direcção do Sporting em algumm momento procurou saber em que consistia esta caixa de segurança, quais os objectivos, virtudes e defeitos, antes de vir a público com o choradinho do costume?
A época passada, em que tinham o estádio às moscas, o Benfica pediu 5000 bilhetes e foi recusado, deram os estipulados. Alguém acha justo que se dê bilhetes aos adeptos adeversários impedindo desse modo que os seus vão ao estádio? Os adeptos do Sporting na perspetiva de casa cheia gostavam que dessem 10mil bilhetes ao Benfica, impedindo assim milhares de sportinguistas de ir ao jogo?
Principios de igualdade, equidade, mas que moral tem o Sporting para vir com essas teorias, quando a única coisa que sabem fazer é o papel de virgens ofendidas, coitadinhos de nós, são todos uns mauzões, etc etc.?
Por amor de Deus, tenham dó.

carlos disse...

Em relação a falar no jogo, penso que fui a pessoa aqui nos comentários que mais falou no jogo em si, e falou nas incidencias e duelos, num dos comments que fiz.

Em relação ao assunto da caixa, já falei. Luisão convocado.

Manuel disse...

As "zonas de conforto", e não é por acaso que a UEFA e FIFA as apelidam assim, não existem em Inglaterra mas existem em Espanha, França, Itália, Alemanha e Suiça (e agora Portugal). Também são países civilizados que prezam acima de tudo o conforto e a segurança dos espectadores.

Criticar uma medida que aumenta a segurança dos espectadores, diminui os custos de segurança, aprovada pelas autoridades e que a Liga portuguesa já fala em legislar a sua obrigatoriedade para o ano é, no mínimo, falta de bom senso mas que eu atrevo-me a apelidar de estupidez mórbida.

A frustração das pessoas fá-las tomar atitudes e poses e defender posições irracionais nada de acordo com os modelos civilizacionais que todos procuramos para os nossos filhos. Há muitos sportinguistas que mostram bem essa frustração e estupidez de um modo que, se se conhecem melhor, o evitariam.

carlos disse...

Sim é bastante seguro, espero que façamos o mesmo e de preferência no segundo piso com 2500 lugares, e com redes como a vossa tem, para ver o jogo. Aliás vou volta a pôr a sua primeira razão porque era bom a caixa de segurança:

Retira os adeptos adversários de perto do relvado, retirando força ao apoio e impedindo os jogadores de ir festejar junto das suas claques

Isto foi a primeira razão, mas eu é que sou estupido como disse mas pronto, não lhe chamei nada, nem vou chamar, mas esta para si é uma das maiores vantagens da caixa de segurança, e mais não digo

Joseph Lemos disse...

Só uma coisa espero no sábado:

Que a lagartada finalmente feche o fosso assassino com as bolas que levará da Luz!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista