quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SANTA IGNORÂNCIA - Pintinho volta a cair no ridículo.

   Sinceramente, cada vez que este corruptor fala, mais me convenço que começa em função da idade, a dar claros indícios de estar senil e das suas palavras já não fluírem com a mesma normalidade.
   Infelizmente, muita da classe jornalística dos nosso tempos, além de ser cada vez mais serventil, demonstra a mesma ignorância do visado neste post.
   Quando instado a comentar os processos crimes instaurados pelo Ministério Público aos 5 jogadores portistas envolvidos nas tão badaladas agressões aos seguranças no estádio da Luz, após um Benfica - Porto, Pinto da Costa, quis usar da sua tão propalada estranhamente elogiada ironia (aí se fosse o Vieira...), só que ao querer ser inteligente e engraçado, mostrou que o seu talento de palhaço tem os dias contados, o que conseguiu demonstrar foi toda a sua ignorância.
   Pelos vistos, quem lhe pediu um comentário sobre o processo instaurado aos seus jogadores, infelizmente, também demonstrou toda a sua ignorância, sendo um jornalista, o caso é mais grave, pois tem obrigação de perceber um pouco mais da poda que Pinto da Costa. 
   Vamos aos factos: esse pseudo jornalista, pediu que PC comentasse a acusação promovida pelo MP aos seus jogadores, ao que este retorquiu dizendo que ainda iria tentar saber se o MP também fez o mesmo em relação ao soco que Scolari deu a um jogador sérvio e é precisamente nesta comparação ridícula que está a sua enorme demonstração de ignorância.
   Passo a explicar: O crime em causa, é o de ofensa a integridade física simples, cuja o limite máximo da pena pode ir até aos 3 anos de prisão, embora por razões óbvias, ninguém seja efectivamente alvo de tamanha condenação, senão, cada vez que alguém se envolvia numa agressão estava preso e as prisões mais que lotadas, aliás nem se cabia lá, o que costuma acontecer na maioria dos casos é uma pena de multa e caso simultâneamente decorra a pedido das vítimas um processo cível, uma indemnização pelos danos causados aos lesados.
   Ora esse crime é denominado quanto à sua natureza de semi-público. O que quer isso dizer? Que depende de queixa do lesado, ou seja, só se o ofendido apresentar denúncia no prazo de 6 meses após o crime, o MP pode abrir processo crime contra o autor do ilícito criminal, tendo esse órgão criminal apurado, que existem provas evidentes que fomentem a acusação e é aqui que reside a ignorância do Pintinho, ou seja, os seguranças ofendidos pelo crime de ofensa a integridade física exerceram dentro do prazo o seu direito de queixa e o jogador sérvio agredido por Scolari não, daí não ter havido processo crime contra o treinador brasileiro.
   Alguém que explique isto ao ignorante sob pena de voltar a cair no ridículo e continuar a fazer figuras tristes na comunicação social.
   Para terminar a minha explicação, acrescentar apenas que por ser semi-público, e como o termo semi indica, o MP pode por si só abrir processo crime contra os suspeitos, mas isso apenas acontece em casos extraordinários, em que o interesse público seja de tal modo relevante  que se deva apurar responsabilidades, sinceramente não me parece que o caso de Scolari se enquadre nesta perspectiva e claramente foi também esse o entendimento do MP.

  

8 comentários:

mWo disse...

Que se pode dizer? É um miserável!
Amigo Jotas veja esta notícia: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/fc-porto/taca-dragoes-ficam-com-receita

No Comment!...

David Gonçalves disse...

Creio que o porko conhece a lei, assim como o jornalista, e isso é que é grave, muito grave ................. PORKOS

Carlos Alberto disse...

Eu goza com isto, sabe que eles são todos indisputáveis!!!

Abraço

Shadows disse...

Amigo Jotas, ele conhece bem a lei. Mas conhece ainda melhor alguns magistrados. E isso é que é o grande problema. Entre envelopes fechados e depósitos em contas tituladas por terceiros, tudo se há-de resolver. Infelizmente, ainda não temos nem vontade política, nem poder judicial que queira resolver isto. E mais, temos uma classe jornalística medíocre, podre, a quem pouco interessa a verdade.

Joseph Lemos disse...

Em cheio!

Até a própia ignorância ficou abalada por ter sido tão mal tratada!

zeparafuso disse...

Se as lagostas fossem azuis... tinhamos neste, como direi... especie de gente (?), uma cabeça de lagosta.

Tacinha de Cristal disse...

Ouvi dizer, que o tal de de João Palma "El Sindicalista", joga bem à avançada, ora, será um bom recrutamento para a linha avançada.

zeparafuso disse...

O anónimo que responde ao piçudo, não sou eu...mas gostava de ter sido eu a responder. De qualquer das formas é com comentários como o do piçudo que dão má fama ao futebol. Quem gosta de futebol não tem que ser estúpido como o piçudo.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista