segunda-feira, 31 de outubro de 2011

COMPETIÇÕES EUROPEIAS - Jornada decisiva.

    Acabou mais uma jornada da Liga Portuguesa, com vitórias dos principais candidatos ao título, mas com um Sporting a vencer o Feirense com uma arbitragem polémica, ou melhor, se fosse ao contrário, hoje era um corropio de protestos, de teorias de perseguição, a cantilena do tudo contra nós e que parece estar a dar os seus frutos.
    Com o fim da jornada, seguem-se as competições europeias e se na Liga Europa, o Sporting, fruto de uma boa conjugação de resultados e das suas 3 vitórias em outros tantos jogos já garantiu presença nos 1/16 avos de final, o Braga tem um jogo de cariz decisivo frente a uma frágil equipa eslovena do Maribor, ganhando, dá um passo de gigante rumo ao apuramento e só a derrota caseira ante os belgas do Brugge, não lhe permite estar agora numa posição previligiada.
   No entanto, o Braga, tem nesta 2ª volta 2 jogos caseiros, bastando.lhe conquistar 6 pontos em 9 possíveis para se apurar sem depender de ninguém, mas poderão bastar 4 pontos para seguir em frente, dependendo disso uma boa conjugação de resultados.
   Na mais importante prova de clubes, a Liga dos campeões, o Benfica está em posição previligiada para se apurar facilmente para os 1/8 de final, fruto de 2 vitórias fora de portas, ganhando na 4ª feira na Luz, ante o Basileia, o apuramento fica garantido, ficando apenas por saber se em 1ª ou em 2º lugar, algo de que poucas equipas se podem orgulhar.
   Por ser mais forte, conforme ficou comprovado na Suíça, o Benfica parte para este jogo com claro favoritismo e deve-o encarar como decisivo, porque de facto o é em matéria de apuramento, ainda por cima depois de ter ganho em Basíleia e tendo de disputar 2 jogos em casa nesta 2ª volta, permite-lhe ter margem de erro e estar em posição previligiada em matéria de apuramento, com o plafond de conforto de mesmo empatando, depender exclusivamente de si para se apurar.
   Creio que vai ser um jogo em que o Benfica terá bastante apoio dos seus adeptos, que marcarão presença maciça no Estádio da Luz, uma equipa que merece esse apoio e a confiança dos seus adeptos por tudo o que tem feito esta temporada e uma vez que a comunicação social dá mais relevo às 10 vitórias seguidas do Sporting, dou eu ênfase, que o Benfica é a par do Barcelona, a única equipa na Europa do futebol, sem qualquer derrota em jogos oficiais, com 17 jogos disputados, conta com 12 vitórias e 5 empates, tendo pelo meio jogos de elevado grau de dificuldade.
   Já o Porto tem também um jogo decisivo mas pela negativa, ou seja, precisa de vencer de modo a depender só de si para a qualificação, mas perdendo em Chipre, frente ao Apoel, pode comprometer em definitivo as suas aspirações nesta prova.
   Julgo que é unânime para todos, que o Porto por ser mais forte é favorito, contudo e pelo que este Apoel mostrou no Dragão, a missão portista será tudo menos fácil, embora julgue que com maior ou menor dificuldade, o Porto irá vencer o Apoel.
   Exceptuando o Sporting que está já apurado, teremos portanto uma jornada europeia bem intensa e com jogos de enorme importância e até decisivos para as equipas portuguesas envolvidas, mas creio que todas elas têm condições e capacidade para seguir em frente nas suas provas, a ver vamos.

4 comentários:

Carlos Alberto disse...

Nunca mais é quarta feira... LOL

Anónimo disse...

O clube da fruta já ardeu. Azar, a justiça só se faz lá fora.

Miguel

carlos disse...

Tive a fazer uma pesquisa nas capas de jornais e nas campanhas pró sporting e pasme-se, no jornal a bola 5 em 7 capas da ultima semana sao do benfica, incluindo na terça feira que o sporting jogou n segunda.

E o jornal da campanha pro scp record tem 4 capas do slb e 3 do scp. Bonito de facto, por momentos pensei que a imprensa quer o sporting em primeiro, quando eu só o quero em terceiro e sou adepto do scp

Jotas disse...

Natural as capas, embora tenhas feito muito mal as contas.
No entanto, julgo eu, que se deve dar mais destaque a uma equipa que juntamente como Barcelona ainda não perdeu nenhum jogo oficial e lidera em todas as provas, do que a uma equipa que tem 11 vitórias seguidas e que só esta semana subiu ao 3º lugar, o que para ti é um feito notável, ressalvando eu o vosso nível de ambição, embora saiba que dizem o que não pensam.
Alias, se a ambição fosse o 3º lugar e não houvesse um natural clima de euforia numa equipa inabituada a estas perfomances, julgo que não se atreveriam a pedir 10 mil bilhetes pro clássico, digo eu.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista