quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

REGRESSO À EUROPA - Espera-se que com melhor perfomance.

--- Voltou de novo a Europa do futebol, com todas as equipas lusas a disputarem a Liga Europa, quanto ao Benfica, espero que com melhores performances, até porque o momento actual da equipa, nada tem a ver com o momento em que disputou a Liga dos Campeões, creio mesmo, que com o nível actual, o Benfica teria feito uma campanha fantástica nessa prova, mas, o futebol é isto, o momento.
   O Benfica defronta amanhã, pelas 18H00, no Estádio da Luz, a equipa alemã do Estugarda e se é verdade que esta equipa está muito mal classificada no seu campeonato, também não é menos verdade que o histórico do Benfica com equipas daquele país, é tudo menos lisonjeiro, o que não invalida que a equipa mostre ambição e vontade de chegar o mais longe possível na Liga Europa e o mais longe possível, é para já, ultrapassar este obstáculo e pensar eliminatória após eliminatória.
    Aliado ao seu mau campeonato, o Estugarda, vai-se apresentar sem muitos dos seus habituais titulares, o que numa equipa já de si fragilizada, pode ser um trunfo importante a explorar pelo Benfica, até porque o nível exibicional actual, implica que a esperança nesta eliminatória seja muita.
   Fala-se muito no universo encarnado, sobre a definição de prioridades, sinceramente, nunca fui muito favorável a esse tipo de questões, uma equipa como o Benfica, tem de estar preparada para todas as provas, para as disputar com valentia, sempre na procura da vitória, no entanto, o realismo, adverte para que com uma natural sobrecarga de jogos, haja uma adequada gestão do esforço dos jogadores, tendo obviamente bem presente, que exceptuando o campeonato, o Benfica depende só de si em todas as outras competições e esse é um trunfo que não pode ser desvalorizado.
   Alguém ficaria chateado se o Benfica garantisse o 2º lugar na Liga, e tivesse a felicidade de vencer a Taça de Portugal, a da Liga e a Liga Europa? Certamente que não, seria uma época fantástica, que ofuscaria por completo a vitória portista na Liga portuguesa e como sonhar não custa e enquanto houver vida, há hipótese de vencer, eu quero acreditar que é possível, embora muito difícil, vencer as Taças em que participamos e nesta fase da época, sabe muito bem, invocar um realidade evidente, é que o Benfica é o único clube português que ainda pode ganhar tudo, o resto é conversa para entreter.
   Para a Liga Europa, entram também em cena Braga, Porto e Sporting, a equipa da cidade dos arcebispos, tem como adversário o Lech Poznan, os polacos, que estão apenas em 10º lugar do seu campeonato, têm tido exibições e resultados interessantes na Europa, tendo inclusive na fase de grupos deixado de fora a Juventus.
   Este Braga, não é claramente o mesmo da Liga dos campeões, perdeu jogadores muito importantes na sua manobra, como Luis Aguiar, Moisés e Matheus, para além de ter sido assolado por uma praga de lesões que o deixa algo inferiorizado, embora, seja na minha opinião, favorito a ultrapassar este obstáculo.
   Já o Porto, tem teoricamente a missão mais difícil, defrontando o Sevilha de Espanha, equipa que está longe do brilhantismo de outros tempos, que está a fazer um campeonato decepcionante e que já não disfarça um mau ambiente de balneário, factor esse que pode desequilibrar a balança a favor do Porto, mais moralizado e tarimbado nas competições europeias, além de não se poder ignorar, os regressos de Falcão e Álvaro Pereira, jogadores de extrema importância na equipa.
   Apesar de todos os problemas que vive actualmente, a verdade é que a equipa espanhola dispõe de bons jogadores no seu plantel e que em dia sim, principalmente em termos ofensivos, podem causar mossa a qualquer equipa, mas sinceramente, atendendo ao momento actual das equipas, julgo que o Porto é favorito, porque o seu plantel e estilo de jogo é mais equilibrado, forte ofensivamente e com muito equilíbrio defensivo, ao invés do seu adversário que sendo também ele forte ofensivamente, é demasiado permeável defensivamente para provas a este nível, algo que já com o Braga, fez toda a diferença.
   Por fim o Sporting, uma equipa com perda sucessiva de identidade, mas que não se tem dado nada mal nesta prova e esse é um trunfo psicológico que certamente estará presente nos jogadores.
   Julgo que lhe calhou um bom adversário, os escoceses do Glasgow Rangers, são uma equipa com um futebol tipicamente britânico, algo que em minha opinião, favorece em muito as equipas portuguesas, as quais por norma, se dão bem com este tipo de futebol.
  Contudo, devido as fragilidades evidentes que este Sporting demonstra, essencialmente ao nível defensivo, a confiança dos seus adeptos parece ser pouca e esta é uma prova de fogo que pode também ser uma boa rampa de lançamento para o que resta da temporada, onde a nível nacional, apenas lhes resta a menor das provas em discussão, a Taça da Liga.
   A ver vamos então como será o regresso das equipas portuguesas na Europa do futebol, ciente que estou, que uma boa performance, pode abrir as portas a mais equipas portuguesas na Liga dos Campeões e julgo sinceramente, que todas elas, têm condições de contribuir com muitos pontos para Portugal nesta eliminatória.
  Quanto ao meu Benfica, o clube que mais particularmente me interessa, tem de jogar como nos últimos tempos, se o fizer, mesmo sabendo das dificuldades que sente com o futebol físico do seu adversário, pode perfeitamente passar esta fase e eu lá estarei, espero que acompanhado por muitos milhares, no Estádio da Luz, a apoiar o Benfica com todas as minhas forças.
  O Apelo que aqui fica é esse, mesmo sabendo da hora imprópria do jogo, apela-se a uma romaria ao Estádio da Luz, numa clara demonstracção de força e crença na equipa, estou certo que é isso que acontecerá, até porque a Catedral fica ainda mais bela cheia de público.

4 comentários:

Administrador disse...

Espero o melhor deste Benfica mas, sou sincero, receio o pior...

A ver vamos ;) Abraço

Carlos Alberto disse...

Vai ser o regresso às grandes noites Europeias.

troza disse...

Vamos lá torcer pelas equipas portuguesas:

Força Benfica,

Coragem Sportings,

Bora lá sevilha!

Manuel Oliveira disse...

É claro que se esperam boas perfomances das equipas portuguesas, muito embora aquela que me preocupa seja o Benfica. Espero ganhar este jogo e passar esta eliminatória.

SirRik, que pessimismo!

Abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista