domingo, 22 de fevereiro de 2009

JORNADA DE DERBY - Sporting a mais, para Benfica de menos

--- Numa jornada marcada pelo derby lisboeta, houve muito Sporting, para pouco Benfica e quando assim é, nada mais resta do que ter o fairplay necessário e dar os parabéns aos justos vencedores.
SPORTING 3 BENFICA 2 - Numa 1ª parte essencialmente equilibrada, o Sporting entrou melhor no jogo, ante um Benfica demasiado expectante, mas oportunidades não havia, até que Liedson, abre o livro com um sensacional golo, num pontapé fantástico. Com a desvantagem o marcador, o Benfica reagiu bem, começou a ter mais posse de bola e aos poucos marcava mais presença no meio-campo adversário e após uma bola no poste com um cabeceamento de Yebda, Polga de forma algo infantil, faz penalti indiscutível sobre Suazo e a igualdade que nesta altura o Benfica já justificava.
Depois, poucas oportunidades houve até ao intervalo, com excepção a um lance passível de grande penalidade, cometido por Maxi Pereira, que também de forma infantil, coloca o braço na bola, desviando-a intencionalmente da sua trajectória, ainda bem, que este lance não influiu no resultado, à semelhança do penalti sobre Yebda na 1º volta.
Na 2ª parte, tudo mudou de figura, o Sporting entrou forte e foi embalado pela felicidade de marcar logo no recomeço da partida por Derlei e com o 2 a 1, o Benfica não mais conseguiu reagir, a moral da equipa leonina estava em alta e o meio-campo benfiquista, sempre em grande inferioridade numérica, não conseguia ter a posse de bola, para além disso, o Sporting atacava fortemente pelo lado esquerdo, fazendo cair ali Izmailov e Vukcevic e posteriormente Pereirinha, ante um David Luíz, desastrado é verdade, mas também tremendamente desamparado, perante a inércia dos seus colegas e até do seu treinador, que ao ver a aposta clara da equipa da casa, devia colocar alguém na ajuda à cobertura do lado esquerdo da sua defesa, não o fez e naturalmente, após 2 oportunidades claras de golo, o Sporting chega ao terceiro golo, novamente Liedson, agora com um fantástico golpe de cabeça.
O jogo estava ganho, no entanto, Cardozo ainda reduziu a diferença, com um bom golpe de cabeça, golo esse que pode vir a ser importante em caso de desempate, já que no confronto directo, a vantagem é do Benfica.
3 a 2, foi o resultado final, numa justa vitória, que diga-se em abono da verdade, peca por escassa, tal o dominio leonino na 2ª parte, em que se destaca Liedson, sempre em grande contra o Benfica, Izmailov, mais um belo jogo e Moutinho, um senhor no meio-campo. No Benfica é difícil destacar alguém, talvez Maxi Pereira, que é de facto o jogador mais competitivo do Benfica 2008/09.
Olegário Benquerença teve alguns erros, bem no penalti sobre Suazo, mal no penalti de Maxi Pereira que ficou por marcar e beneficio da dúvida num possível penalti sobre Aimar logo no início da partida, na sequência dum lançamento de linha lateral e sobre Liedson, já na 2ª parte.
Julgo que um vermelho a Luisão, por chapada a Liedson e a Derlei que atinge intencionalmente Luisão com um pontapé por trás, não seriam mal mostrados, mas compreende-se a decisão de Olegário, porque o jogo foi globalmente correcto.
Quanto a este Benfica, preocupa o facto de não ter dinâmica de jogo, os princípios estão lá, os jogadores existem, mas a dinâmica colocada em jogo, é normalmente pouca, as excepções são raras e de facto quando elas existiram a equipa jogou, num entanto, julgo que a equipa continua na luta e se calhar poucos pensariam que tal fosse possível no principio da época, já que a desvantagem do Benfica perante os seus rivais era imensa, o Sporting e o Porto, apresentam uma estrutura consolidada à 2 épocas, mesmo treinador e mesma espinha dorsal da equipa, o Benfica começou de novo, por isso julgo que se mantiver a base, o Benfica na próxima temporada, será um candidato ao título, mais sólido e mais forte que esta época.
Para os que me acusam de facciosismo, basta ver que quando os jogos são como este derby, tenho a sensatez e o fairplay necessário de reconhecer o mérito do adversário e de lhe dar os parabéns pela vitória, deixando ainda a questão que se o Benfica ganhasse os últimos 3 jogos, com os casos e os lances com que o Porto os venceu, o que estariam neste momento a dizer ?
PAÇOS DE FERREIRA 0 PORTO 2 - Em mais um jogo marcado por casos, o terceiro seguido, o Porto venceu bem, até porque foi na 1ª parte superior ao seu adversário, embalado por Hulk, que é cada vez mais uma confirmação, velocidade, força e potência de remate, aliados à sua idade (22anos), fazem dele um diamante em ebulição.
O Porto entrou no jogo decidido a resolver cedo as coisas e Hulk, num misto de talento, que grande remate e alguma felicidade, a bola bate no pé de Ferreira e desvia a trajectória, fez o 1º golo da partida, que diga-se, já se adivinhava. O Paços só conseguiu reagir ao domínio do seu adversário, à passagem dos 35 minutos, enviando mesmo uma bomba à barra da baliza de Helton.
Na 2ª parte, o Paços entrou melhor, estava a reagir bem e o Porto tinha mais dificuldade em fazer as suas transições ofensivas, mas Ricardo faz grande penalidade sobre Hulk, num lance muito contestado pelos locais, mas que se aceita a decisão de Jorge Sousa, uma vez, que apesar de tocar na bola, este acaba por derrubar Hulk e aceita-se a decisão, porque a bola ficava ao alcance do jogador portista se este não fosse derrubado.
Com o segundo golo, o Porto voltou a ficar senhor do jogo e já de forma algo inesperada, o Paços marcou um golo, na minha opinião mal invalidado, uma vez que após cabeceamento de Tatu, a bola bate no braço de Carlos Carneiro, mas este não esboçou qualquer reacção, tinha até o braço encostado ao corpo. Num entanto, dificilmente o Porto iria perder os 3 pontos mesmo que esse lance fosse, como devia, validado.
A verdade porém, é que a equipa portista, num momento de equilíbrio da Liga, teve a felicidade de em lances de grande dúvida, ter todas as decisões a seu favor, e assim tem agora 4 pontos de avanço sobre os seus rivais, avanço esse, que pode ser a necessária alavanca para uma recta final cheia de moral do Porto. Tem a palavra o Sporting na próxima jornada.

4 comentários:

Anónimo disse...

"Olegário Benquerença teve alguns erros, bem no penalti sobre Suazo, mal no penalti de Maxi Pereira que ficou por marcar e beneficio da dúvida num possível penalti sobre Aimar logo no início da partida, na sequência dum lançamento de linha lateral e sobre Liedson, já na 2ª parte".
Jotas nem acredito no que li. Beneficio da dúvida no penalti sobre o Aimar? Aquilo foi nas barbas do fiscal de linha, uma vergonha, se esse lance fosse marcado, ainda com 0 a 0, se calhar hoje estavamos a falar de um sensacional Benfica. Penalti sobre Liedson? Aonde?.
O sporting jogou melhor, é verdade, mas o Benquerença, como sempre, ajudou e muito, perduou ainda uma agressão de Rochemback e outra a Derlei, foi sim um habilidoso.

pedrove disse...

Caro amigo....boa visao de jogo, mais um post lúcido que conta tudo como foi, o ser BENFIQUISTA é isto, reconhecer a superioridade do adversário quando ela é evidente e livre de esquemas e favores sabujos.
Espero que esta vitória do recreativo do lumiar, para bem do campeonato seja seguida de outra no antro da ladroagem, isto evidentemente se o ENORME E GLORIOSO BENFICA fizer aquilo que lhe compete, que é ganhar ao Leixões.
EU ACREDITO
CARREGA BENFICA

Anónimo disse...

garanhão muda as lentes.a jogada do terceiro o golo é deliciosa, e o Sporting nessa jogada teve bastante falta de fair play, uma vez que um jogador do benfica(sidnei)estava no chão, e a jogada prosseguiu.

Desculpem a boquinha

Maestro disse...

Excelente post amigo.

Acho que o sporting foi globalmente melhor e o benquerença não teve influencia no resultado, apesar de alguns erros.

Quem me dera uma arbitragem destas do lucilio.

Esse sim, um verdadeiro ladrão.

Aquele abraço Jotas

 
Adaptado por Blogger Benfiquista