segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ACABOU A ALMOFADA DE 5 PONTOS - Margem de erro 0.

     Antes de entrar no tema do post, devo referir que não fiz a habitual crónica do jogo, não porque tivesse ficado desiludido com a exibição da equipa, até porque acho que ela jogou mais que suficiente até para vencer o jogo com alguma margem, não o fiz, porque a minha revolta ao fim do jogo era muita, pela anormal quantidade de oportunidades desperdiçadas e por uma arbitragem absolutamente miserável e tendenciosa, que entre muitas outras coisas, conseguiu ter o descaramento de transformar um penalti incrível sobre Aimar num livre contra o Benfica.
    Como por vezes o tempo é um bom conselheiro para a racionalidade da nossa escrita, preferi escrever agora, mais racionalmente e menos emotivamente, pode ser que assim seja mais certeiro naquilo que vou dizer.
    Estas duas últimas jornadas foram desastrosas para o Benfica, que partiu para elas com um bela almofada de 5 pontos que foi entretanto desperdiçada, parece que a responsabilidade desses jogos tolheu um pouco a equipa, deixando-a estranhamente nervosa e ansiosa, o que não se compreende, porque uma equipa que quer ganhar, ser campeã, se sente capaz de o fazer e quer estar na luta pelos títulos, com um treinador e jogadores suficientemente experientes, não pode cair no momento em que de facto as grandes equipas se definem, ou seja, nos momentos de decisão.
    Agora, o Benfica parte para o clássico em igualdade de cirsunstâncias com  o Porto, acabou a margem de erro e o que se espera da equipa, para além da atitude que julgo que nunca deixou de ter? É que efectivamente jogue com a consciência do seu valor, com a qualidade dos seus jogadores e mostre o tipo de futebol que em muitos momentos roçou a perfeição, se assim for, certamente estará mais perto de ganhar.
   Ora o meu maior receio e que julgo ser legítimo, é que a equipa se mostre nervosa e ansiosa e acuse a responsabilidade do jogo, porque infelizmente essa foi a ideia que deixou nos jogos anteriores em que deveria estar tranquila, fruto da sua vantagem pontual, essa responsabilidade excessiva do jogo, pode ser o pior inimigo do Benfica no clássico.
   Por outro lado, há muito tempo que o Benfica não estava numa posição em que mesmo com a perda de 5 pontos, a equipa continuava na liderança e a depender de si mesmo, um sinal que deve ser encarado com optimismo de um Benfica que ao contrário de há poucos anos atrás, consegue agora lutar com firmeza por títulos.
   Este Benfica - Porto de 6ª feira não é realmente decisivo, a vantagem pontual que qualquer deles pode tirar do jogo, não é por si mesmo suficiente para se ser campeão, mas é claramente um jogo que pode definir muito do que vai acontecer na luta por esse título, ou seja, a vantagem e força psicológica da equipa que vencer este jogo, será uma enorme vantagem e que poderá vir a ser decisiva quanto ao futuro campeão.
       Confesso que me custará ver uma equipa treinada por um banalíssimo treinador como o Vítor Pereira vir a ser campeão nacional, se tal acontecer, a culpa de tal desiderato, será exclusiva responsabilidade do Benfica, porque uma equipa que consegue ganhar títulos com esse treinador, só pode ser por demérito do adversário.
   Quem vai jogar por fora do clássico é a equipa bracarense, a qual está muito perto de Benfica e Porto e vai dando semanalmente um tremendo sinal de força, ou seja, no clássico, está em jogo muito mais que a liderança, está também em jogo o 2º lugar que garante acesso directo à Liga dos Campeões e isso é algo que não pode ser ignorado.
    O que espero desse jogo? Um Benfica forte e decidido, consciente da importância do jogo, mas que consiga colocar o excesso de carga emocional para trás das costas, que não acuse a mesma responsabilidade das 2 jornadas anteriores e que se concentre mais em si do que no adversário, na minha opinião, se conseguir fazer isso, estará mais perto de ganhar, se não o conseguir, será muito mais complicado, por a ânsia tira discernimento e frieza na hora de decidir e todos sabemos como os detalhes definem esses jogos.
    Se tenho fé numa vitória do Benfica? Claro que tenho, como sempre e nenhum benfiquista que se preze pode pensar de outra maneira e estou em crer.

11 comentários:

troza disse...

Mas aí está... o Benfica não joga tão bem, dois penaltys roubados e um jogo onde o Benfica devia ganhar 3 pontos, só ganha 1.

O Porto joga mal, uns fora-de-jogo mal marcados a parar ataques perigosos do Feirense, um fora de jogo que não marcaram ao Porco no lance do penalty e um jogo que deviam ter empatado ou perdido, dá 3 pontos para o Porco.

Sempre foi assim, sempre será. Se o Benfica pode jogar melhor? Sim. Isso é trabalho para o treinador. Mas porque é que ninguém defende o Benfica?

MALUCODOFUTEBOL disse...

ACORDA BENFICA, CARALHO!!!!!
Caríssimos,
devemos lembrar-nos da época de Quique Flores... Para quem não se lembra, eu lembro-me:


Benfica - Setúbal: 2-2

Benfica - Nacional: 0-0

Trofense-Benfica: 2-0

Belenenses-Benfica:0-0

Porto-Benfica:1-1

Cinco jogos, cuja roubalheira foi descomunal, o que equivaleu a menos 11 pontos. Teríamos ido ao Dragão, com mais 8 pontos e não com menos um. Para acumular em Março, Guimarães e Académica em casa com duas derrotas por 1-0 com arbitragens surreais... Mais 6 pontos surripiados. Foram só menos 17 pontos, pelo menos, e também o 2º lugar oferecido ao Sporting.

Para ajudar ainda mais à festa, fomos afastados da Taça por um grande Leixões, mas também com muita roubalheira....

Se o Benfica errou? Claro que errou!! E eu já o disse... Mas estou a ver o mesmo filme...

Desde o Feirense-Benfica, quantas expulsões foram perdoadas a jogadores do Porto, penaltys oferecidos ao Porto e penaltys tirados ao Benfica?

ACORDA BENFICA, CARALHO!!!!!

carlos silva disse...

Pois agora falam, o Sporting em Coimbra teve pelo menos 1 penalty fora mais uma expulsão, com uma grande exibição e foi arredado do titulo de vez, TAL COMO NAS PRIMEIRAS JORNADAS. Mas aí já ninguem falou.

O Benfica foi sem margem de dúvidas prejudicado neste jogo, com um penalty claro sobre aimar, embora o da mão para mim não seja penalty, tal como o da semana passada do Sporting, esses lances de Mão pelos vistos para toda a gente começa a ser penalty e tem de começar a ser definido um critério, pois quando um jogador por acaso tem braços abertos ou a correr de braços abertos os jogadores vão começar a fazer pontaria para a mão e é sempre penalty.

Agora sem dúvida benfica prejudicado, mas com algum nervosismo e muito ansioso por marcar, acho que a qualidade de jogo decaiu e muito com a saida de Javi.

Luis Garcia disse...

Excelente texto, embora esteja em desacordo num ponto: Na minha opinião quem ganhar na sexta feira será campeão. A vantagem psicológica, além da pontual, funcionará como catalizador para os nove jogos que faltam. Mas é apenas a minha opinião...


Sobre o treinador-adjunto do porto: Esteve num projecto no Santa Clara dos Açores com um orçamento como nunca aquele clube tinha tido. Resultados? Penso que duas temporadas e nada. E não sei se foi mais uma. Duas temporadas sei que lá esteve a tentar e nada.

E é este treinador-adjunto que vai fazer do porto campeão? Se calhar até vai, derivado à estrutura que tem ao seu dispor e que manipula toda a comunicação social, já para não entrar por outros caminhos.

Como devem calcular, os jogadores do Benfica também dão uma vista de olhos pelos jornais desportivos. E o que lhes é dado a ver? Todos os indicativos que o porto é uma esquipa superior ao Benfica, que vai jogar na Luz para ganhar, etc, etc, etc. Subliminarmente essa mensagem vai passando. Vêm os dirigentes do porto a espernearem contra a arbitragem à minina coisa. E o que vêm dos dirigentes e do departamento de comunicação do Benfica? Silêncio...

Ora, isso joga sempre a favor do porto, ou não tivessem à rasca nos dois últimos jogos em casa, e lá apareceu a esperada expulsão de um jogador adversário para facilitar o caminho. Porque o futebol que eles têm apresentado também deixa muito a desejar... Mas o departamento das "acções secretas" como se movimenta bem no "underground" os resultados vão aparecendo quando as exibições não ajudam. E na minha opinião, os jogadores do Benfica sentem isso. E para mim, isso ajuda nos jogos como o de sexta feira.

Sei que tudo isto pode parecer uma teoria da conspiração, mas como conheço bem a cidade do Porto e tenho lá bastantes conhecimentos, quando lá vou as conversas inevitávelmente vão dar ao futebol. E sei como eles se vangloriam dos "feitos" do presidente daquele clube e a sua pandilha...


Saudações Benfiquistas


Luis Garcia

Luis Garcia disse...

Só mais esta antes que me esqueça:

O árbitro Duarte Gomes após um erro num jogo do porto, não pediu desculpas publicamente via facebook...?

Acham que se fosse um jogo do Benfica, ele teria a mesma atitude?

Quem souber a resposta, peço gentilmente que dê...


Saudações Benfiquistas

Luis Garcia

GuachosVermelhos disse...

«o que não se compreende, porque uma equipa que quer ganhar, ser campeã, se sente capaz de o fazer e quer estar na luta pelos títulos, com um treinador e jogadores suficientemente experientes, não pode cair no momento em que de facto as grandes equipas se definem, ou seja, nos momentos de decisão.»
Pois bem meu caro Jotas, as decisões estão aí mesmo...
Sexta feira é que é absolutamente imperativo ganhar!
Tudo o mais deixa de ter interesse.
Ganhar e apenas ganhar.
Aí se verá a estaleca da equipa e do treinador.

troza disse...

carlos... só para dizer que te estás a esquecer que eu fui dos que disse que o Sporting foi roubado de início.

Pelo campeonato que vejo, nunca saberemos se o Sporting tinha, ou não, condição para discutir o título. Mas que a moral, a crença no grupo, a confiança dos adeptos foi muito abalada pelo início de época marcado pelas arbitragens, isso foi. Como o Benfica o ano passado.

Depois a imagem que passa é que ganham bem. Felizmente já há mais gente a acordar para isto mas não é suficiente.

Se o Benfica for campeão este ano, é justo. No entanto não ponho as mãos no fogo de que o fosse frente a um sporting que tivesse começado melhor. Como o ano passado não digo que o Porto fosse campeão se o Benfica tivesse começado bem melhor... isto porque a lógica quando se começa daquela maneira desaparece para a época (aos vários níveis... europa, campeonato, taça...) toda. Mesmo que depois venham uma sequência de 10 jogos a terminar em superioridade numérica, nunca devolve o que é perdido no início da época.

E antes que venham aqui alguns gajos dizer que eu estou a dizer que o Benfica foi levado ao colo (está a ser empurrado para o segundo ou terceiro lugar pelos árbitros) pois os clubes que têm lucrado com os erros dos árbitros têm sido os clubes do norte (porto e braga) e até o Benfica e o Sporting se juntarem pela mesma causa, será sempre assim.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Caros Jotas é como escrevi no nosso blogue: lá se foram mais 2 pontos e 2 penaltis não assinalados a nosso favor. O Benfica não pode depender de um penalti ou de um fora de jogo mal tirado mas nestes jogos, pela nossa falta de pontaria, acaba por fazer a diferença!!

sobre a arbitragem pura e dura, concordo contigo: Vergonhosa!! Contra o Benfica ou a favor de outros (bem sabemos quais) os 2 lances mais "mediaticos" de Coimbra eram claramente assinalados.

Contra tudo e contra todos mas unidos venceremos!! e sexta vamos "levar" com o Proença!!

Gloriosas Saudações!!

Anónimo disse...

a pergunta que se deve colocar é: afinal temos ou não equipa para sermos campeões?

Ao fim de seis meses de competição, irá o Benfica descarrilar?

http://rebeldemenino.blogspot.com/

Minha Chama disse...

Faço o meu update ao Ponto de situação:

http://aminhachama.blogspot.com/2012/02/ponto-de-situacao.html

troza: Concordo absolutamente
Luis Garcia: Concordo absolutamente

Anónimo disse...

Se os corruptos forem campeões não é por demérito do Benfica, mas sim de certas arbitrágens que fazem com que o essa gente tenha os mesmos pontos que nós. Vi esses ganharem ao Leiria sei eu como, e nós com a Académica perdemos pontos sei eu também como. E são meros exemplos; os corruptos quando não conseguem marcar jogam com mais 3 e a nós esses mesmos 3 tiram pontos.
Demérito nosso não, limpem antes o futebol da merda que está associada a ele. Nas amadoras igual, onde andam os corruptos a nojeira é igual, com o óquei no topo.

Miguel

 
Adaptado por Blogger Benfiquista