segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

LUÍS FILIPE VIEIRA - A pessoa para além do Presidente.

    Luís Filipe Vieira, tem sido um mártir nas críticas de alguns benfiquistas e de outros que se dizem benfiquistas, sendo eles qualquer outra coisa que não se percebe bem o quê, se calhar nem eles ainda sabem bem aquilo que são, críticas essas muitas vezes infundadas, outras que não passam de meras suposições e de situações criadas nas suas próprias cabeças, e obviamente algumas fundadas e com alguma razão de ser, porque o Presidente do Benfica, como qualquer pessoa, não é imune a erros e também os comete.
    No geral, julgo que o Presidente do Benfica tem feito um excelente trabalho, não me vou alongar muito em considerações, apenas digo que após ruinosas gestões desportivas e financeiras, Luís Filipe Vieira estabilizou o clube, devolveu-lhe o crédito perdido, conseguiu um fluxo de receitas nunca visto que fez com que o clube entrasse no top 20 mundial, como o clube com maiores proveitos financeiros e criou infra estruturas novas e modernas, tais como o Estádio, Pavilhões e centro de estágio.
   Na vertente desportiva, é certo que não tem os títulos que por ventura gostaria e julgaria já ter nesta altura, culpa própria em algumas situações e alheia noutras, porque num futebol português mergulhado em situações menos claras, em que existe um clube que se sabe andou a dar aconselhamentos matrimoniais, a distribuir fruta, entre muitas outras situações, torna-se para o Benfica ou até mesmo para o Sporting, muito complicado ser campeão nacional, só mesmo em épocas de grande qualidade isso se consegue, daí eu achar que num futebol português sem ponta de verdade, as suas conquistas são já relevantes.
   Na minha opinião, o que eu crítico e julgo ser o grande erro destas direcções encabeçadas por Vieira, é elevado número de contratações, nem sempre com o melhor proveito, ou seja, sempre defendi, que mais vale contratar pouco e mais caro, com selo de qualidade garantido, do que muito e barato, cujo risco de falhar é muito elevado, ora atendendo ao enorme investimento feito no clube, principalmente nos últimos 4 anos, acho que o Benfica poderia ter ainda mais qualidade no seu plantel, ou então, poderia ter gasto bem menos dinheiro para ter esta qualidade, esta é na minha opinião onde a direcção mais falhou.
   No entanto, como se sabe e isso é em qualquer clube do mundo, há e haverá sempre contratações mais e menos conseguidas, inclusive, por vezes é de onde menos se esperava que surge a mais valia e desiludem-nos aqueles nos quais depositamos mais esperanças e essa é uma das particularidades do futebol e como tal, qualquer contratação envolve riscos.
   Mas há algo que é o que mais venho apreciando nos últimos tempos em Luís Filipe Vieira, a sua condição humana e o seu carácter enquanto homem, mostrando ser uma pessoa solidária e com um sentido enorme de cooperação dentro daquilo que lhe é possível, elevando ainda consigo o nome do Benfica, falo não só da acção da Fundação Benfica por si criada, cujos resultados em matéria de solidariedade são bem visíveis e teve como expoente máximo a ajuda prometida e cumprida para com as vítimas da Madeira, relembro que noutros clubes, a promessa na hora da tragédia surgiu, mas nada foi feito.
   Tenho ainda como episódios mais marcantes da sua enorme postura humana e de grande coração, a atitude que teve com Ricardo Gomes, ex- capitão do Benfica, quando foi vítima de AVC e agora, a visita feita a Carlos Martins e ao seu filho Gustavo, um acto que o enobrece e que deve ser alvo dos mais rasgados elogios, este tipo de atitudes só o enriquecem a ele enquanto homem e ao Benfica, uma vez que a sua imagem de Presidente estará sempre associada ao clube, é de facto um acto de grande e imensa nobreza este que agora teve e aos quais se juntam muitos outros, Parabéns Vieira, isto é o que mais me faz gostar do Presidente, porque isto vale mais que qualquer vitória.
   Termino, lamentando e muito, que aqueles que por alguma blogoesfera, nomeadamente no Geração Benfica, tanto tempo o perdem a criticá-lo, a maioria das vezes em assuntos sobre os quais não têm qualquer conhecimento de causa, que o criticam só porque ele não faz aquilo que eles gostavam, porque se acham uns hábeis negociadores sem qualquer experiência ou conhecimento técnico nesse campo, que o criticam por situações criadas por si, ilusões geradas naquelas cabecinhas que se julgam pensadores, não tenham a ombridade, nem a capacidade moral, de o elogiar pela sua enorme postura humana e não vejam para além dos seus próprios egos e fetiches. 
  

17 comentários:

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

grande post que tive o prazer de linkar grande benfiquista Jotas!

se não nos falarmos antes aqui ou no meu blogue aqui ficam os votos de boas festas para ti e para a tua família, 1 grd abraço

saudações gloriosas

Carlos Alberto disse...

Meu caro Jonas:

Aposto que ainda vão dizer que o Vieira está mas é de olho em algum empreendimento lá em Granada! Vais ver

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Olá Amigo e Grande Benfiquista Jotas, mais um grande Post, como já é habitual. Sobre o nosso Presidente, em parte concordo contigo... Na estabilização financeira, no investimento no Estádio, Centro de Estágio, Fundação Benfica, Benfica TV e etc, subscrevo na íntegra as tuas palavras. Mas, como referes e bem é humano e também falha e nalguns capítulos tem muito a melhorar. Um deles tu já apontante: inúmeras aquisições e algumas envoltas em algum mistério ( principalmente em alguns negócios com o At. Madrid).

Precisa de melhorar a comunicação e precisa rever alguns apoios institucionais ( ex: Liga e agora Federação)... e, mesmo considerando os teus argumentos, a componente desportiva, diga-se títulos, deviam ser bem mais para nossa alegria, e estes também não aparecem em maior número, nalgumas ocasiões por falta de estratégia, planeamento e visão de futuro e, no caso do último título, muito tempo a comemorar quando o tempo era de muito mais trabalho para ter sido possível ser bi-campeões...

Sem dúvidas o melhor Presidente dos últimos 20 anos( mais coisa menos coisa)mas ainda com muito para melhorar... na componente humana, excelente.

Glorioso Abraço

Joseph Lemos disse...

Meu caro Jotas

Apenas um senão:" elevado número de contratações, nem sempre com o melhor proveito"

Vamos por partes; quanto ao número elevado, estou contigo mas no que respeita ao aproveitamento,teremos de concordar, neste capítulo, que por muito famoso seja o "craque", existe sempre a incógnita da sua produção tenha ele vindo num lote numeroso ou mesmo tratando-se de uma contratação individual.
Temos tido vários exemplos, nomeadamente, Roger e Roberto entre outros.

Quanto a LFV, além de inteligente e honesto é solidádio como se comprova com mais este gesto.

Não me admira absolutamente nada se
por parte dos do costume, venha por aí um chorrilho de imbecilidades tais como: "-Foi a Granada tratar de um negócios pessoais, aproveitado para oportunisticamente fazer solidariedade."

Abraço

carlos disse...

Só te esqueceste de referir o episódio do ponta de lança na liga de clubes, mas foi no inicio do mandato, é mais desculpavel

Jotas disse...

Curioso, porque o teu actual Presidente e mais uns quantos dirigentes do Sporting e candidatos nas últimas eleições, disseram que o Sporting tinha que ter mais gente na Liga e Na F.P.F., mudaram as palavras, manteve-se a ideia e esse tem sido o discurso do teu Presidente, aliás agora quer um tal de Couto dos Santos na Presidência da Liga.

Anónimo disse...

kláp!.. kláp!.. kláp!..

obrigado e continue a mostrar ao mundo que o S.L.Benfica tem um ilustre presidente e gente do alto.

obrigada,e Viva o Benfica

" R y k @ r d o " disse...

Palavras para quê...!!!

Mais um grande post.

Também escrevi sobre esta visita..

Grande abraço

carlos disse...

mas estavamos a falar do vieira, no meu clube nunca ouvi ninguem a falar em ponta de lança... Secalhar se tivessemos o tal ponta de lança, nao tinhamos uma diferença tao grande

Jotas disse...

Qual a diferença entre dizer ponta de lança e dizer colocar gente na Liga e na F.P.F como disse o teu Presidente? Quem fez parte desta direcção da Liga? Enfim,se calhar falaste do Ponta de Lança, porque o Wolsfinkel falhou 4 golos e daí o quereres pontas de lança.

carlos disse...

http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=591039

Ainda se lembram disto?

Sakana disse...

O SAKANA está de volta com o JERBICHA na berlinda....ihihihihi.....

www.sakanagem69.blogspot.com

Jotas disse...

Lembro-me tão bem disso como me lembro do luto, portanto meu caro Carlos, para telhados de vidro, o melhor remédio é o silêncio.

carlos disse...

Mas estamos a falar do presidente do benfica ou não?

Quando puseres um post a falar nos presidentes do sporting, eu estarei aqui para pôr coisas.

Quanto ao presidente do benfica podia pôr muito mais coisas

Jotas disse...

Ora ora, tantas as coisas que se podem colocar, vês afinal estamos de acordo.
Não deixa de ser curioso que quando falo de atitudes que julgo serem nobres, acho eu, te apresses a tentar aranjar uma série de coisas que nada têm a ver com o post, mas no fundo não me espanta, o que está a dar é o Pinto da Costa, esse amigalhaço do Sporting, esse sim é de uma honestidade e humanismo louvaveis.

Manuel disse...

Totalmente de acordo, caro Jotas. Tu és dos lúcidos!

Capa Negra disse...

"Apenas um senão:" elevado número de contratações, nem sempre com o melhor proveito". Apenas as contratações efectuadas pelo BPN é que surtiram efeito e à "borlius".Os funcionários públicos que paguem a crise.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista