quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ALGO SE PASSA NO BENFICA - A vulgaridade mais uma vez imperou.

--- Algo vai realmente muito mal o reino da águia, uma equipa sem chama, sem classe, que foi completamente vulgarizada, por um adversário de 2ª linha na Europa do Futebol, julgo ser caso para questionar, como pode uma equipa cair tanto de um ano para outro? Como pode um clube que investe quase 40 milhões no seu plantel, não suprir as suas evidentes lacunas? Como pode um treinador que sabe que não tem um flanqueador, continuar a adoptar o mesmo sistema de jogo do ano passado, quando as carcateristicas dos jogadores são completamente diferentes? Será isso digno de um mestre da táctica?
    Pois bem, julgo que as respostas são simples e evidentes, esta equipa do Benfica não soube colmatar as vendas no plantel, houve de facto muita incompetência na hora de comprar e se Luís Filipe Vieira quando foi campeão, soube vir a publico puxar dos galões no mérito das contratações do Benfica, deve este ano, vir a terreiro assumir de novo essa responsabilidade, porque quando uma equipa, se da ao luxo de emprestar um jogador que custou 6 milhões, tinha forçosamente de apresentar um nível qualitativo muito superior, o clube não pode nem deve estar a mercê de um treinador, tem de ter a sua politica de contratações e não pode exclusivamente olhar para a Argentina ou Brasil, afinal de contas, para que serve a formação?
    No Benfica, pelos vistos, para nada, senão vejamos: gastou-se 5,5 milhões em Jara, quando temos o Nelson Oliveira, veio o Salvio emprestado, para o Benfica ter emprestado o David Simão, Sidnei, não acrescenta nada em relação ao Miguel Vítor e ao Roderick e empresta-se um bom flanqueador de nome Urreta, para gastar 8,5 milhões em Gaitan, será que estes jovens do clube, com bem menos custos, acrescentariam menos qualidade? Não creio e a isto eu chamo desperdício, esbanjar de dinheiro e o Benfica ostenta riqueza quando acumula dividas, lamentável.
   A diferença existe no facto de uns serem da casa e não serem nem argentinos nem brasileiros, o que a mim, enquanto prospector do clube, me causa uma tremenda decepção, tenho a certeza, que pelo menos, estes jovens portugueses da formação, criados no seio do clube, teriam muito mais identidade com o mesmo e sentiriam enorme orgulho em vestir aquela camisola e o constante interesse em jovens argentinos, só faz com que os jovens que representam o Benfica, se sintam cada vez mais desacreditados.
   Julgo que neste jogo com o Hapoel, ficou mais uma vez evidente algo para que tenho chamado constantemente a atenção, ou seja, o Benfica apresenta-se em campo partido em dois, o quarteto defensivo e Javi Garcia e os 5 que atacam, ou seja, o meio campo do Benfica esta completamente partido, há os que atacam e o Javi a defender, simplesmente porque mais ninguém ajuda em tarefas defensivas, tornando assim a equipa demasiado permeável, ao contrario da época passada em que o bloco funcionava, porque quer Amorim, quer Ramirez ajudavam muito em tarefas defensivas e do outro lado, Di Maria não só ajudava a defender, como flanqueava o jogo, dando profundidade e velocidade nas transições, ora se isso já não existe no Benfica, porque raio insistir num sistema de jogo sem jogadores para lhe dar asas? Julgo que a isso chama-se incapacidade de ver mais alem e Jesus, insiste naquilo que já todo o mundo viu não ser possível no plantel actual.
    Um treinador que se auto intitula mestre da táctica, tem de saber antes de mais analisar o seu plantel, a partir dele definir um modelo de jogo que se ajuste aos jogadores que tem e principalmente saber ler os adversários.
   Julgo ser absolutamente vergonhoso o Benfica ser humilhado por uma equipa de 2ª linha europeia, o que por um lado demonstra que a equipa não tem perfil para a Europa e que neste momento não há sintonia entre jogadores e equipa técnica, o que a mim me deixa muito preocupado e temente em relação ao descalabro que se adivinha.
   Este jogo, assim como outros, exige uma profunda reflexão e uma tomada de posição forte da direcção, quer em relação aos jogadores, quer em relação ao treinador e de uma vez por todas, tem de ser a direcção a colocar um ponto final na catadupa de pedidos do treinador, ainda para mais quando os jogadores que se pretende não vêem suprir as lacunas evidentes na equipa.
     Uma palavra de admiração e apreço ao Braga, com tostões, venceu um Arsenal de milhões, mostrando competência, querer e um coração tremendos, de fazer inveja ao Benfica, estranhamente, o Braga mostrou muito mais estofo europeu que o Benfica e isso não pode ser desmentido e deveria merecer a atenção da direcção e restante estrutura do universo benfiquistas.
  Sinceramente, estou envergonhado e esta equipa em nada se identifica com a dimensão do Benfica.

7 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, concordo plenamente contigo na análise.
Não dá para entender o que se está a passar esta época.
Este cenário era inimaginável pelo adepto mais pessimista.

Abraço.

Joel Gonçalves disse...

Boa tarde,

Desde já quero mostrar a minha total concordância com a sua análise e o sentimento é de vergonha e revolta perante tal falta de brio e profissionalismo.

É tempo de haver uma renovação no Sport Lisboa e Benfica,e quando falo em renovação,falo dos orgãos sociais do clube, uma vez que basta de desculpa de mau perdedor,sempre a colocar os problemas para trás das costas e a não assumir os erros que se cometem. Como sócio do Sport Lisboa e Benfica, estou profundamente indignado com a falta de atitude e brio dos profissionais do clube, a camisola que envergam é deveras muito mais importante que eles...
É hora de um grito de revolta, quem quer vestir a camisola do Sport Lisboa e Benfica tem que mostrar ambição,garra e empenho,nunca esquecendo que eles passam e o clube fica.Existem problemas no clube,então o primeiro passo é admiti-los,para que possam ser solucionados e não ter a atitude corrente de culpabilizar as arbitragens ou referir a falta de sorte!

Compreendo que não podemos ganhar sempre, mas uma coisa os profissionais do Sport Lisboa e Benfica não podem esquecer,estão a envergar a camisola de um clube centenário com muita história e o que se lhe pede é a atitude de lutar ao teu último segundo de jogo,pois a verdadeira mistíca benfiquista é isso,cair mas de forma digna.

Respeitosamente,

Apanhados disse...

Excelente análise do jogo e momento actual do Benfica

Se há jogadores descontentes que se assumam e que vão embora em Janeiro, caso contrário será o descalabro e no final da época não valerão metade do que Clubes oferecem actualmente.

Meteram na cabeça que são campeões e não disputam os lances como se fosse o último da vida deles... (como o fizeram no ano passado)


Trocamos o fato de treino pelo fato e gravata...

Anónimo disse...

É uma pena ao que chegou o nosso benfica!Sim com letra pequena, pois este não é benfica que eu sonhei!


http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/agora-minha-vez.html

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Olá Caro Jotas,começo por dizer que "em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão" como diz e bem a nossa sabedoria popular...

Concordo com algumas coisas que referes, principalmente no que toca à ausência do Presidente nos momentos maus e na questão do não aproveitamento da nossa formação, neste capítulo os exemplos que citas são exemplares.

O nosso mister também tem falhado, é claro, pelo menos para nós, mais atentos.. mas aqui começa algo que não consigo entender???? até nele não se vê o mesmo Jesus da época passada... como não se vê nos jogadores... Penso que o Problema estará mais acima, na estrutura dirigente, mal preparada, péssima a planear, a meter-se em guerras inócuas esquecendo o Benfica... Algo de grave se passa, só não sei o quê????

Glorioso Abraço.

" R y k @ r d o " disse...

Hoje nem consigo dizer o que me vai na alma. Estou de rastos.

Abraço caro amigo jotas
.

Nuno Silva disse...

este segundo ano do Benfica versão Jesus... não me espanta...

... escrevi-o em tempos...


... os segundos anos do Jesus são sempre assim! equipas físicamente destroçadas, sem capacidade e sem intensidade!

porque será!? burnout!?

 
Adaptado por Blogger Benfiquista