segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nova conquista - Pré época goleadora.

--- Boas meus caros e ilustres companheiros e visitantes, o que era bom acabou-se e com  o final das férias, em que tentei afastar-me das rotinas diárias o mais possível, aqui estou eu, de novo e com muito gosto a reiniciar a actividade na Catedral.
    Este fim de férias, coincidiu com mais uma conquista do Benfica, o torneio do Guadiana, que obviamente, tem pouca importância relativamente ao que se pretende vir a ganhar, mas que confirmou uma equipa forte, goleadora e com os seus princípios de jogo já muito bem definidos, facto esse que pode vir a conferir alguma vantagem no período inicial da chamada competição a sério.
   Foram de facto jogos muito bem conseguidos, com movimentações constantes, trocas de bola rápidas com toda a equipa em movimento, o que baralha as marcações e com uma nuance táctica(assim chama Jesus) diferente.
    Na minha opinião e pelo parco conhecimento que tenho e pelo que me tem sido dado a ver, não existe qualquer 4-3-3, como vem vindo nos jornais, julgo mesmo que a filosofia e o modelo táctico é praticamente o mesmo da temporada passada, com a pressão alta em certos momentos do jogo a manter-se, uma vez que não é possível pressão nos 90 minutos e com um sistema de 4-4-2, mas que contempla 3 avançados que excepção feita ao Cardozo, rodam entre si na ocupação do papel de 2º avançado e de médio ofensivo  que rompe ora pelas alas, ora pelo centro, que não sendo um 10, também não é um avançado centro, mas sim alguém que tem total liberdade de movimentos em toda a frente atacante.
    Ou seja,, Jara, mais este e Saviola, vão trocando sistematicamente de posição, recuando ora um ora ou outro, mais para trás dos avançados, se recua Jara, Saviola fica mais perto de Cardozo, se recua Saviola, é Jara o parceiro e essa nuance, vai baralhando completamente as marcações e acaba por abrir espaços quer às subidas de Coentrão (o único que ganha a linha) e a integração de David Luiz mais junto ao meio terreno quando o Benfica se encontra na posse de bola e movimento ofensivo, nota-se que David, esta época, sobe e ataca ainda mais que na temporada passada.
   Mas sistemas tácticos à parte, o que vai dando gozo é observar a qualidade de jogo que esta equipa mostra, as suas melhorias ao longo do tempo e a integração plena dos novos jogadores, Gaitan, que agora quebrou um pouco, mas que se nota ser um virtuoso e principalmente Jara, um diabo à solta, agora que já está mais integrado, não desiste de uma bola, luta, joga, remata, assiste, um jogador que vai dar muito e muito que falar.
  Finalmente e uma vez que se percebe que Fábio Faria não será opção imediata, o caso de Roberto, o qual, pese embora denotar algumas deficiências evidentes e típicas de guarda - redes de equipa pequena, começa a ganhar um pouco mais de confiança, a perceber melhor com deve se deve jogar num clube que joga para ganhar.
   Também o Porto, nosso primeiro adversário da temporada que se apresta a começar, se encontra em pré-temporada, com várias caras novas, algumas alcunhadas de grandes promessas e com a vanglória de se dizer que foram roubados ao Benfica, algo que os deixa imensamente orgulhosos, o que se compreende, pois a palavra roubar é algo que lhes está nos genes.
    Sem convencer, o Porto começou por ganhar alguns jogos e a crítica jornalística, na ausência de transmissão dos mesmos, a mostrar uma férrea vontade em criar um novo "special", neste caso o "two", falando maravilhas da produção futebolística do Porto e dos seus reforços, mas assim que as imagens chegaram a nossas casas, estas contrariam grande parte dos textos jornaleiros, vá lá saber-se porque raio, acrescento mesmo e para memória futura, que me parece que os jogadores do Porto não estão a conseguir assimilar bem aquilo que o seu treinador pretende, nem me parecem muito satisfeitos com o que ele pretende para a equipa, valendo mesmo nestes jogos, a inspiração de algumas individualidades que obviamente o Porto tem, mas isso é apenas uma ideia minha e o futuro dirá se efectivamente Vilas Boas é quem querem fazer dele.
   Obviamente que estes resultados pouco dizem, afinal de contas, jogos a doer são jogos a doer, digo até que estas duas derrotas em Paris em nada retiram a mesma percentagem de poder vencer a Supertaça, pois estes clássicos, sejam lá em que competição for, são sempre especiais e nem sempre vence o melhor ou o que está melhor, contudo, apesar de estar em disputa um troféu não tão importante como isso, estou certo que ambas as equipas vão dar tudo para ganhar, embora ache que uma vitória neste jogo, pode trazer uma importante vantagem psicológica para o início do campeonato.
   Creio pelo que nos tem sido dado a observar, que o Benfica é neste momento mais equipa, alicerçada na vantagem de quase toda a estrutura da época anterior se manter e de os métodos do seu treinador estarem bem assimilados, como também pelo facto dos novos atletas terem percebido e entrado facilmente naquilo que Jorge Jesus pretende e isto, numa fase tão prematura, pode vir a revelar-se decisivo.
   Por sua vez, o Sporting apresenta muitas novidades e parece querer romper em definitivo com um passado recente, renovando as caras da sua equipa e tentando reavivar um grupo de atletas que de facto pareciam acomodados, despachando de uma macieira mal plantada a primeira maça podre para o Porto, ou seja o clube por quem os sportinguistas no geral torcem e cuja maioria dos seus adeptos, mais que sportinguistas, me parecem portistas camuflados, tal a defesa que fazem daquele clube, por mais que estes os prejudiquem de forma constante e continuada, é  o "quanto mais me bates, mais eu gosto de ti".
   Vendo que a Macieira continuava contaminada, toca a vender Veloso ao 9º classificado da Liga Italiana e agora só falta mesmo despachar o Yannick e lá se vão os 3 mosqueteiros (curioso que a soma que se fala destas 3 pérolas!!!, ser menor que a verba paga por Di Maria, o tal que era jogador de futsal.), Carriço que se cuide, ou vira D'Artagnam, mas a verdade é que se isto começar mal para aquelas bandas, julgo que a macieira pode vir a ser arrancada pelas raiz.
   O Sporting já entrou na competição a sério, vencendo o Nordjelland (julgo ser assim que se escreve) pela margem mínima, um bom resultado sem dúvida, mas atendendo à vulgaridade do adversário e à qualidade exibicional, não me parece que o Sporting seja para já uma equipa forte e capaz de discutir o título em igualdade com os seus mais directos adversários, julgo que tanto o Benfica, como o Porto e até mesmo o Braga são mais fortes.
   Claro que houve algum entusiasmo dos sportinguistas em relação à sua pré temporada, com uma presença meritória nos Estados Unidos, mas que se apelidou de brilhante, contudo no fundo consistiu em 3 jogos, uma vitória e dois empates, enfim, parece que não perder é já um feito para alguns.
   Voltando ao Benfica, quero dizer que pelo que vejo da pré.temporada e se o Benfica mantiver a sua equipa, mesmo que se confirme a  saída de Ramires, julgo que estamos na presença de um sério candidato ao título e se é verdade que ninguém pode prometer campeonatos, não tenho dúvidas, que ganhe ou não no final, o Benfica vai ser extremanete competitivo e vai lutar pelo título até ao fim, mesmo com as armadilhas que lhe serão montadas durante o caminho e para as quais a equipa já está por certo alerta.
      Para terminar e sem querer lavar muita roupa suja, ou de ser crítico, mais coisas houve ao longo desta  minha curta ausência, com um especial destaque à conversa em off  na SportTV, na transmissão do jogo Benfica - Sunderland. A mim pessoalmente não me espanta, confesso até que não me pareceu tão grave como querem fazer querer, pois ao fim e ao cabo, tudo não passou de uma conversa em off, entre pessoas que naquela altura não tinham o dever de isenção e como tal, não estando a exercer a sua função, podem opinar e até fazer uma ou outra macacada.
  Na minha modesta opinião, mais grave, são as ofensas que normalmente são feitas ao Benfica por esses comentadores no exercício das funções, ou seja, nas próprias transmissões, naquilo que me parece uma clara estratégia do próprio canal no sentido de intoxicar a opinião pública, quer com certas frases que usam, quer com a vergonhosa manipulação de imagens que vão fazendo, no sentido de transmitir à opinião pública que o Benfica é que é o clube ajudado, quando todos nós sabemos quem de facto recebia árbitros na sua residência e isso sim, para mim é que é muito grave.
  Um abraço e boas férias a quem vai de férias.

9 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Ora benvindo à Gloriosasfera amigo Jotas Já não era sem tempo! Faltam aqui neste espaço várias crónicas de jogos. Eheheheheheh!
Sobre esta, concordo com tudo, o Benfica parte nitidamente em vantagem e se não acontecer nenhum cataclismo ou o sistema no seu esplendor, seremos bi-campeões!

Um abraço.
Blog do Manuel

Sublime Benfica Campeão disse...

...bem esgalhado!!!

Mário Cagica Oliveira disse...

Caro Jotas, espero que tenha tido umas boas férias. Quanto ao tema, penso que é mais do que óbvio que o Benfica é a melhor equipa portuguesa da actualidade. Não vejo o Porto tão forte como na temporada passada (confesso que nunca gostei da defesa deles e agora sem Bruno Alves, ainda gosto menos) e o Sporting está ainda em construção.
O Benfica, por seu lado, não enfraqueceu em nada. Não acredito que a saída do Di María retire qualidade ao plantel do Benfica, até porque Jara e Gaitán têm apresentando credenciais. Isto sem contar com o Rejuvenescido Carlos Martins, que tem tudo para "explodir" nesta temporada e chegar finalmente, a tempo inteiro, à selecção nacional.

A ver vamos como vai ser o jogo da supertaça. O Benfica é favorito e está, claramente, por cima. Mas sabemos que nestes jogos, o desfecho é sempre imprevisível.

Cumprimentos,
Mário A. Oliveira

" R y k @ r d o " disse...

Caro Jotas

Estou invejoso. Parece que as férias te iluminaram ainda mais o teu espirito de escriba, pois chegas, e brindas-nos com este fantástico post.
Achas que o vou comentar? Claro que não. E porquê? Porque não quero ficar mal visto, lol

Voltaste em grande sem dúvida

Um ENORME abraço, caro amigo jotas

sloml disse...

Jotas, as férias fizeram-te realmente bem. Tudo muito bem escrito. E... epá, que mais dizer? Concordo plenamente com tudo.

Filipe Silva Nunes disse...

Acho que é boa altura para começar a dizer, CARREGA BENFICA !

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Grande Jotas, espero que as férias tenham sido boas...

Mais um excelente Post, para não variar.

No que respeita ao Torneio do Guadiana: Para mim foram as melhores exibições do Benfica!!

Estamos no bom caminho. Agora é só ganhar no sábado, aquele clube e embalar rumo ao 33..

glorioso abraço.

#benficanoSM disse...

Amigo Jotas.
Espero que as férias tenham sido boas.
Bem vindo de novo.
Abraço.

Maria João disse...

Olá,Olá,

Antes de mais obrigada por seguires o meu blog, e por gostares do mesmo, a sério.
Depois, sinceramente não conheço essa Lua, nem o blog ,infelizmente. Não sabia por isso que tinha sido ela, mas obrigada pela informação!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista