--- Terminou oficialmente a pré época para os principais clubes nacionais, o Braga está de parabéns por passar a primeira das duas eliminatórias que tem de disputar para aceder à fase de grupos da Liga dos Campeões com distinção, o Sporting também já joga a sério na Liga Europa e finalmente, Benfica e Porto vão começar Sábado a temporada, jogando entre si e logo com o primeiro troféu da temporada em disputa, talvez o menos importante dos troféus nacionais, mas ainda assim é um troféu que todos querem ganhar, principalmente quando se trata de um clássico.

O Benfica apresta-se para disputar a Supertaça em Aveiro com uma pré temporada muito positiva, com a plena integração da maioria dos reforços, em especial de Franco Jara e mais importante ainda, sem se notar muito a ausência de dois jogadores de extrema importância na temporada passada, Ramires e Di Maria, contudo, julgo que é evidente para todos que esta equipa tem 2 problemas e que me desculpem alguns, mas o primeiro é o da baliza, onde tentei dar o benefício da dúvida em relação ao Guarda - Redes mais caro do futebol nacional e um dos mais caros de sempre na Europa, mas a verdade é que quanto mais o vejo jogar, mais convencido fico que de facto, Roberto irá pelo menos nesta temporada, ter muitas dificuldades em mostrar valor que espero que tenha, é que mostra ser claramente um guarda - redes de equipa pequena, jogando quase sempre atrás, mostrando-se razoável entre os postes, mas um verdadeiro desastre fora deles e a mim faz-me alguma aflição, ver um jogador com a sua compleição física não sair a um cruzamento e parecer ter medo do choque.

Este primeiro problema que noto no Benfica é mais de foro interno que externo e representa um problema em relação ao jogador, mas não ao posto em si, pois para mim o Benfica tem mais 2 belos guarda - redes e tanto Júlio César como Moreira, poderão perfeitamente ser a solução para substituir um inadaptado Roberto, pelo que a baliza não será com toda a certeza o problema.
A outra lacuna que noto nesta equipa é o da ausência de extremos, pois ao longo da época isso pode vir a revelar-se decisivo, principalmente quando para ultrapassar os chamados autocarros a equipa necessitar de alargar o jogo e criar desiquílibrios pelas faixas e o Benfica não pode nem deve esperar viver uma temporada dependente das subidas e dos rasgos de Coentrão, até porque existem lesões.

O Benfica mostra estar devidamente preparado e atento, com toda a certeza a direcção irá colmatar essa ausência de extremos e ao fazê-lo, estou certo, que esta temporada, teremos um Benfica mais forte e mais competitivo, que lutará com todas as forças por todas as competições em que se encontra envolvido, com a natural nuance da champions em que apenas se pode exigir um presença ao nível dos pergaminhos do SL e Benfica.
Já o Porto, nesta fase inicial, parece-me partir em ligeira desvantagem, desde logo porque mudou muito na sua equipa, desde o treinador, à remodelação do seu plantel, se bem que a maioria do 11 base se mantém e ainda por cima perdeu aquele que era o seu maior líder e a voz que mais representava o clube no balneário e todos sabemos como isso é importante numa equipa, embora julgue que a venda de Bruno Alves, foi um fantástico negócio, pois vender um central de 29 anos por apenas menos 3 milhões que Di Maria, é digno dos maiores elogios e é por isso que digo que o Benfica deveria ter esticado mais a corda.
Não sei se mais tarde irei engolir estas palavras, acho que não, já aqui abordei este assunto ainda que de forma ligeira, mas continuo a afirmar que a contratação de um treinador com 3 meses de carreira foi um erro crasso, até porque não me parece que Vilas Boas tenha feito na Académica algo de extraordinário e contratar só por absurda comparação com Mourinho é um mau acto de gestão.

Surpreendeu-me que o Porto tenha feito esta opção em detrimento de um homem criado na casa, com mais tempo de carreira e com bons trabalhos nos clubes por onde passou, principalmente na época passada, refiro-me a Domingos Paciência, mas, de facto e indo ao encontro daquilo que Mourinho disse, há mistérios no futebol português que ninguém consegue explicar.
Estes factores de que falei podem revelar-se determinantes e explicar muita coisa do que possa acontecer durante a Liga, isto se nada de anormal extra - futebol se passar, mas não me parecem nada importantes para um só jogo como este da Supertaça, num só jogo nem sempre ganha quem está melhor ou o melhor, num só jogo, por vezes o factor motivacional da equipa e a inspiracção colectiva e individual dos atletas disfarça as lacunas e conduz a um bom resultado, algo que não é possível de fazer em 30 jogos, por isso, para mim, no Sábado há 50% de hipóteses para cada lado e que a inspiração esteja do lado do Benfica, num jogo que se deseja que decorra sem problemas e com civismo, algo que infelizmente os energúmenos dos costume não costumam deixar que aconteça.
Não falei do Braga e do Sporting, que me desculpem os seus adeptos, porque não os considero com a mesma capacidade que Benfica e Porto para discutirem o título, o que não quer dizer que não possam vir a ser campeões, o Braga porque ao ver-se envolvido nas competições europeias, seja na Liga Europa ou na Champions, vai ter uma sobre carga de jogos e um desgaste que não teve na época anterior e o Sporting, porque apesar de achar que fará obrigatoriamente um campeonato melhor este ano, pois pior é quase impossível, está ainda distante da capacidade dos seus mais directos competidores e julgo mesmo que a equipa de Alvalade lutará com o Braga pelo 3 º lugar. Isto é a minha ideia que vale o que vale.

9 comentários:
Jotas, acredito sinceramente que vamos começar a época a vencer. A equipa tem muito mais qualidade que a do Porto e, acima de tudo, tem algo muito importante: um treinador a sério no banco.
concordo com o comentário de cima . Temos uma estrutura que está a dar cada vez mais cartas e a provar que não anda aqui a brincar.
No sábado obvio que aquilo é para ganhar, além disso aquele treinador do porto não assusta mesmo ninguém, ahahaha.
E concordo também com o que disseste acerca dos reforços. E ainda bem que o David Luiz fará parte do nosso rico plantel, pelo menos mais uma época!
Viva!
De facto a época vai começar em breve. O primeiro teste será na supertaça, onde Benfica e porto vão medir forças.
De uma forma rápida, creio que o Porto está um pouco abaixo do Benfica, sobretudo porque a sua defesa perdeu consistência, e a saída de Bruno Alves agrava esse situação. É certo que o Benfica sofreu muitos golos, todavia com a chegada do Luisão as coisas estabilizaram.
A grande fragilidade do Benfica será a meu ver aquele flanco direito, onde o Ruben apesar de cumprir não é um lateral de topo, e sem a ajuda do ramires a defender o flanco torna-se muito vulnerável. A incognita Roberto tambem causa algum desconforto, sobretudo numa pre epoca em que o Hulk tem acertado nos remtes com a Jabulani, mas espero que o guarda.redes espanhol possa melhorar e mostrar que a pre temporada foi apenas um periodo de adaptação.
Um Abraço,
Cumprimentos,
Paulo Silva
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/
Amigo Jotas, concordo no geral com o teu post. Sobre a venda de Di Maria, não foram 25, foram 30, ainda esta semana LFV o afirmou na entrevista à Benfica TV. Foram 25 + 5 garantidos, podendo vir ainda mais 6. De qualquer forma B.Alves foi muito bem vendido.
Sobre Roberto, não vejo treinos e pelo que vi nos jogos ainda vamos ter que aguentar alguns sustos mas confio em Jesus pois várias pessoas do clube já disseram que ele foi observado durante 3 meses. Quem sabe se Jesus não fará mais um milagre?
E no sábado é para vencer, claro!
Abraço.
Blog do Manuel
Este troféu tem uma grande importância a nível emocional. Se nós já sabemos que muitos benfiquistas vão na conversa dos comentadores/jornais, então também sabemos que a derrota aliada ao facto de vendermos melhores jogadores que o Bruno Alves pelo mesmo preço (vá... mais ou menos) e ao caso Roberto pode por muita gente de novo no fatalismo e a querer reviravoltas milagrosas, o que não irá facilitar o trabalho do presidente nem da equipa.
Por outro lado, a vitória será um primeiro abanão no Porto. Eu acredito que o Vilas Boas é treinador de transição (o Porto desfaz-se das referências do balneário, que estão a ficar velhas, e prepara-se para um novo ciclo. Para o ano logo virá o Domingos... mas isso sou eu), mas quantos mais abanões o Porto levar na primeira volta, melhor, porque os tira da luta pelo título e a confiança do Benfica vai aumentando.
Assim, o troféu é pouco importante, mas acho que a vitória neste clássico vale mais que o troféu em jogo. É o que eu acho...
O Roberto continua com grandes fragilidades e, a continuar assim, Jesus não vai conseguir fazer render os 8,5M durante muito tempo.
Confesso que nunca percebi o problema dos treinadores do Benfica com Moreira. Já o ano passado não compreendi a titularidade do Quim, em vez do Moreira. Este ano, acontece o mesmo. Será por falta de empenho nos treinos? Arrogância? Sinceramente, nunca compreendi...
Tenho para mim que: o Braga se passar à fase de grupos temos de lhes dar mérito. Se nao passar é normal nesta fase. Mesmo assim eles não terão o fulgor do ano passado, pois a jogar na europa tudo pia mais fino.
O Sporting e Porto entram na fase de grupos de olhos fechados, já o Marítimo parece que terá de jogar para perder por poucos
Quanto ao jogo de sábado: será muito disputado, mas com vitória para os lados da luz ao que me parece e com um resultado parecido com este 3-2
Jotas divulgas o meu novo blogue?
www.ocolecionadordecachecois.blogspot.com
obrigado
Excelente post.
Sou portista, estou naturalmente satisfeito com a vitória do FCP no jogo da supertaça
A sua análise pré-época parece-me muito correcta, mas o decorrer do tempo e dos jogos permitirá aferir melhor as zonas nebulosas.
Creio que o SLB vai sentir muito a falta do Di Maria e do Ramirez,ontem isso ficou bem patente. A aquisição do Roberto é incompreensível, sobretudo pelos valores em causa.
O André superou com distinção o primeiro grande teste. Gostei da atitude do FCP, gostei da agressividade defensiva e do espantoso Varela.
Não gostei das entradas muito violentas protagonizadas por alguns jogadores do Benfica.
Votos de que seja um campeonato equilibrado e de grande qualidade e de que, no final, vença o melhor.
Bom Post caro amigo jotas
Hoje não consigo dizer mais nada a não ser:
TOU QUE NEM POSSO
Bom Domingo
.
Enviar um comentário