quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SORTEIO DA CHAMPIONS - Podia ser pior.

--- Realizou-se hoje à tarde o sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões, com o Benfica e Braga a calharem em grupos que lhes permite sonhar com a passagem aos 1/8 de final.
 O Benfica calhou no Grupo B, com Ol. Lyon, Shalke 04 e Happoel, sem papões é certo, mas com 2 equipas fortes e muito semelhantes ao Benfica, num grupo que não é tão fácil como à primeira vista parece, podendo mesmo ser aquilo que eu chamo de grupo armadilha, com 3 equipas niveladas para 2 poleiros, devo mesmo fazer notar que o clube não costuma ser muito feliz com equipas alemãs e que o Lyon passa sempre a fase de grupos.
   Contudo e até pelo seu historial, julgo que para se poder considerar uma participação boa, o Benfica tem a obrigação de passar aos 1/8 de final e discutir o primeiro lugar do grupo.
    Julgo que sem desprimor para o Happoel, uma equipa em clara evolução competitiva, o apuramento vai decidir-se entre as outras 3 equipas, restando apenas saber qual delas seguirá para a Liga Europa que será sempre o mal menor.
   Ser eliminado sem sequer continuar nas provas europeias terá de ser claramente assumido como um fracasso.
   Já o Braga calhou no grupo H, com Arsenal, Shaktar e Partizan, e atendendo à qualidade do futebol que tem apresentado, a equipa bracarense pode perfeitamente discutir a passagem aos 1/8 de final, mas mesmo que não o consiga, estou convicto que pelo menos continuará na Liga Europa.
  Neste grupo o Arsenal é amplamente favorito, era mesmo uma das equipas que eu menos desejava e julgo que não terá muitas dificuldades em apurar-se, o 2º lugar creio que será discutido entre Braga e Shaktar, com os ucranianos a serem compostos por um plantel cheio de internacionais de vários países, com um orçamento maior que o dos principais clubes nacionais, mas está longe de ser uma adversário temível e julgo que pelo menos no seu estádio o Braga pode perfeitamente bater o pé a este valioso adversário.´
  Já o Partizan julgo ser o parente pobre deste grupo, mas pode ter uma intervenção directa no apuramento, pois pode ser determinante para a classificação final o facto de esta equipa roubar pontos aos outros, um pouco como o Happoel.
  Obviamente isto são tudo suposições, como sabemos o futebol é fértil em surpresas e nem sempre impera a lógica, só espero para bem do nosso futebol que ambos passem à fase seguinte da Champions e eu acredito que o consigam.
   Na Liga Europa, o Sporting juntou-se hoje ao Porto na fase de grupos, com uma brilhante reviravolta, embora merecida, foi algo feliz e com um Rui Patrício decisivo.
   A equipa leonina foi sempre uma equipa imprevísivel no bom e no mau sentido, ora estando por cima e dominando a partida, criando algumas boas ocasiões, ora se apagava e perdia o controlo do jogo permitindo que este frágil adversário cria-se também ele hipóteses para marcar.
   Julgo que seria muito mau para a equipa leonina não se apurar, ainda por cima contra uma equipa fácil, ao fim ao cabo, o Sporting não fez mais do que cumprir a sua obrigação, eliminando uma equipa claramente inferior.
  Já a equipa maritimista mostrou que está longe de ser uma equipa com estaleca europeia, perdendo de novo contra a equipa da Bielorússia, que apesar de ser mais forte que o Brondby, julgo que não tinha equipa para dominar com tanta facilidade esta eliminatória, num claro sinal de fraqueza do Marítimo.
   Do mal o menos, correu melhor esta 2ª mão e como tal teremos 2 equipas na Liga dos Campeões e 2 na Liga Europa, a ver vamos o que isto dá.

4 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Pois é Jotas, não parece mau este Grupo B, mas dentro das quatro linhas é que veremos. Claro que somos um dos candidatos a passar aos oitavos.
O Sporting finalmente fez o que se esperava quando menos se esperava!

Abraço.
Blog do Manuel

Éter disse...

Atenção ao Partizan... As equipas da antiga Jugoslávia quando jogam em casa têm um ambiente medonho.

JVG disse...

Atenção ao Apoel de Telavive. Em casa são quase impossíveis de bater. O ambiente é sempre escaldante. É um estreante na champions é certo, mas tem actuado na Intertoto o que lhe dá experiência em confrontos europeus.
Saudações.

sloml disse...

Mais uma vez concordo em absoluto com a tua análise. No entanto, quando dizes que o Benfica não costuma ser feliz com equipas alemãs... não é bem assim. Nunca ganhámos na Alemanha, é certo, mas também é verdade que costumamos eliminar as equipas alemãs, mesmo sem ganhar lá. A última vez que fomos eliminados por uma equipa alemã, que me lembre, foi em 95/96, pelo Bayern de Munique. Daí para cá (e antes disso também) damo-nos sempre bem com eles. E os franceses idem. Só temos de lutar pelo apuramento, não há outra hipótese. Com a equipa a jogar como na época passada não tinha dúvidas que passávamos. A deste ano é uma perfeita incógnita.

 

SEMPRE BENFICA

Loading...
Adaptado por Blogger Benfiquista