quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SORTEIO DA CHAMPIONS - Podia ser pior.

--- Realizou-se hoje à tarde o sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões, com o Benfica e Braga a calharem em grupos que lhes permite sonhar com a passagem aos 1/8 de final.
 O Benfica calhou no Grupo B, com Ol. Lyon, Shalke 04 e Happoel, sem papões é certo, mas com 2 equipas fortes e muito semelhantes ao Benfica, num grupo que não é tão fácil como à primeira vista parece, podendo mesmo ser aquilo que eu chamo de grupo armadilha, com 3 equipas niveladas para 2 poleiros, devo mesmo fazer notar que o clube não costuma ser muito feliz com equipas alemãs e que o Lyon passa sempre a fase de grupos.
   Contudo e até pelo seu historial, julgo que para se poder considerar uma participação boa, o Benfica tem a obrigação de passar aos 1/8 de final e discutir o primeiro lugar do grupo.
    Julgo que sem desprimor para o Happoel, uma equipa em clara evolução competitiva, o apuramento vai decidir-se entre as outras 3 equipas, restando apenas saber qual delas seguirá para a Liga Europa que será sempre o mal menor.
   Ser eliminado sem sequer continuar nas provas europeias terá de ser claramente assumido como um fracasso.
   Já o Braga calhou no grupo H, com Arsenal, Shaktar e Partizan, e atendendo à qualidade do futebol que tem apresentado, a equipa bracarense pode perfeitamente discutir a passagem aos 1/8 de final, mas mesmo que não o consiga, estou convicto que pelo menos continuará na Liga Europa.
  Neste grupo o Arsenal é amplamente favorito, era mesmo uma das equipas que eu menos desejava e julgo que não terá muitas dificuldades em apurar-se, o 2º lugar creio que será discutido entre Braga e Shaktar, com os ucranianos a serem compostos por um plantel cheio de internacionais de vários países, com um orçamento maior que o dos principais clubes nacionais, mas está longe de ser uma adversário temível e julgo que pelo menos no seu estádio o Braga pode perfeitamente bater o pé a este valioso adversário.´
  Já o Partizan julgo ser o parente pobre deste grupo, mas pode ter uma intervenção directa no apuramento, pois pode ser determinante para a classificação final o facto de esta equipa roubar pontos aos outros, um pouco como o Happoel.
  Obviamente isto são tudo suposições, como sabemos o futebol é fértil em surpresas e nem sempre impera a lógica, só espero para bem do nosso futebol que ambos passem à fase seguinte da Champions e eu acredito que o consigam.
   Na Liga Europa, o Sporting juntou-se hoje ao Porto na fase de grupos, com uma brilhante reviravolta, embora merecida, foi algo feliz e com um Rui Patrício decisivo.
   A equipa leonina foi sempre uma equipa imprevísivel no bom e no mau sentido, ora estando por cima e dominando a partida, criando algumas boas ocasiões, ora se apagava e perdia o controlo do jogo permitindo que este frágil adversário cria-se também ele hipóteses para marcar.
   Julgo que seria muito mau para a equipa leonina não se apurar, ainda por cima contra uma equipa fácil, ao fim ao cabo, o Sporting não fez mais do que cumprir a sua obrigação, eliminando uma equipa claramente inferior.
  Já a equipa maritimista mostrou que está longe de ser uma equipa com estaleca europeia, perdendo de novo contra a equipa da Bielorússia, que apesar de ser mais forte que o Brondby, julgo que não tinha equipa para dominar com tanta facilidade esta eliminatória, num claro sinal de fraqueza do Marítimo.
   Do mal o menos, correu melhor esta 2ª mão e como tal teremos 2 equipas na Liga dos Campeões e 2 na Liga Europa, a ver vamos o que isto dá.

4 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Pois é Jotas, não parece mau este Grupo B, mas dentro das quatro linhas é que veremos. Claro que somos um dos candidatos a passar aos oitavos.
O Sporting finalmente fez o que se esperava quando menos se esperava!

Abraço.
Blog do Manuel

Éter disse...

Atenção ao Partizan... As equipas da antiga Jugoslávia quando jogam em casa têm um ambiente medonho.

#benficanoSM disse...

Atenção ao Apoel de Telavive. Em casa são quase impossíveis de bater. O ambiente é sempre escaldante. É um estreante na champions é certo, mas tem actuado na Intertoto o que lhe dá experiência em confrontos europeus.
Saudações.

sloml disse...

Mais uma vez concordo em absoluto com a tua análise. No entanto, quando dizes que o Benfica não costuma ser feliz com equipas alemãs... não é bem assim. Nunca ganhámos na Alemanha, é certo, mas também é verdade que costumamos eliminar as equipas alemãs, mesmo sem ganhar lá. A última vez que fomos eliminados por uma equipa alemã, que me lembre, foi em 95/96, pelo Bayern de Munique. Daí para cá (e antes disso também) damo-nos sempre bem com eles. E os franceses idem. Só temos de lutar pelo apuramento, não há outra hipótese. Com a equipa a jogar como na época passada não tinha dúvidas que passávamos. A deste ano é uma perfeita incógnita.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista