quarta-feira, 10 de março de 2010

COMPETIÇÕES EUROPEIAS - Lisboa pode marcar pontos.

--- Depois da 2ª humilhação seguida em Londres, sofrida pelo Porto contra o Arsenal, resta às equipas de Lisboa dignificar o país na Europa, com dois jogos de elevado grau de dificuldade, mas cujas aspirações a seguir em frente são legítimas, face ao bom momento que atravessam.
   De facto, ontem a equipa do Porto, veio confirmar o seu péssimo momento, com uma equipa sem chama e sem classe, a ser completamente trucidade ante um Arsenal quanto baste, que não precisou de fazer uma exibição de encher o olho, para golear por 5 a 0, um resultado que espelha bem a difernça de classe entre ambas as equipas e como homem de palavra, Pinto da Costa, cumpriu ontem a promessa do Penta feita a Pedroto, pois, afinal de contas forma cinco não foram?
   Esta humilhação, não pode apenas só ser imputada a Jesualdo Ferreira, pese embora os seus equívocos com o lançamento de um jovem de nome Nuno André Coelho, fora da sua posição natural e sem um minuto de jogo na Liga Portuguesa, logo, contra uma equipa com um ritmo de jogo muito elevado, tal seria demasiado redutor, o problema é muito mais profundo que isso e por mais idolatrado que seja Pinto da Costa e seus pares, estes são os principais responsáveis por esta situação, pois a sua política desportiva e de contratações revelou-se um completo desastre, com um rol de jogadores contratados sem ponta de classe, alguns dos quais, teriam dificuldades em ser titulares as equipas na nossa principal Liga e isso diz tudo em relação ao débil plantel portista.
   Mas, com o mal dos outros podemos nós bem e por esse motivos as atenções viram-se agora para aquilo que as equipas da Capital portuguesa possam fazer na Liga Europa.
   O Benfica tem como adversário o Marselha, jogando a 1ª mão em casa, duas equipas que se assemelham pela sau qualidade ofensiva, onde ambas têm intérpretes de enorme qualidade e que a qualquer momento podem definir um jogo, num entanto, julgo que se diferenciam pela mecanização defensiva, onde aí, me parece que o Benfica leva alguma vantagem.
   Para bater este adversário, além de ter que colocar em prática toda a sua qualidade de jogo, que esta época tem sido muita e evidente, o Benfica tem que causar o desiquílibrio na eliminatória em termos defensivos, onde me parece haver maior diferença de potencial nas equipas, pois sendo sólida, compacta e imaginativa, atacando sem nunca perder posicionamento, o Benfica pode vencer este Marselha, mas, o futebol é um jogo e como tal, por vezes, aquilo que parece não é, ou seja, existem pequenos pormenores, que por vezes podem conduzir o jogo de maneira diferente ao que se julgava ser possível ou mais normal.
   Vamos então aguardar por uma partida interessante e que promete qualidade, mas apesar de achar importante na sua afirmação europeia que o Benfica vá longe nesta Liga Europa, confesso que o que quero mesmo é ver o Benfica campeão nacional, esse sim um objectivo primordial, mas por outro lado, confesso também que me custava ver fora da Europa do futebol uma equipa com tão bom futebol.
  Já o rival Sporting, começa estes 1/8 de final fora de portas, o que pode ser uma vantagem. A equipa leonina, está agora diferente para melhor e como tal, os seus jogadore e adeptos mais confiantes, o que é natural.
  Não se esperando facilidades face ao poderio atacante desta equipa do At. de Madrid, o qual em dia sim pode ser fatal, julgo que se o Sporting conseguir ser coeso, não dando espaço aos perigosos avançados madrilenos, pode explorar algumas das evidentes fraquezas defensivas desta equipa, pois os seus centrais são duros de rins, o seu meio campo fecha mal e os laterais descompensam muitas vezes a sua rectaguarda e a chave para o sucesso do Sporting, pode estar no saber explorar as fragilidades defensivas do At. de Madrid e a verdade é que o futebol actual do Sporting permite pensar que existem boas possibilidades de sucesso.
   Por isso espero amanhão por 2 bons jogos das equipas portuguesas e que no final da eliminatória ambas passem aos 1/4 de final, afinal de contas, apesar de se saber que é complicado, gostaria de ver em Hamburgo uma final 100% portuguesa, era um grande sinal de qualidade e vitalidade do futebol nacional.

1 comentário:

António Pista disse...

Por incrível que pareça, e dadas as circunstâncias, o Benfica terá mais possibilidades de passar que o Sporting, senão vejamos:

- O Benfica ainda só não marcou golos em 3 partidas esta época, pelo que não se adivinha que soma o 4º jogo em Marselha;

- O Sporting fez o pior resultado que podia fazer empatando, estando sempre à mercê do Atlético marcar e complicar e muito as contas...

Duas equipas distintas, com argumentos bem diferentes!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

 
Adaptado por Blogger Benfiquista