domingo, 21 de março de 2010

1º TÍTULO DA ÉPOCA - Esperemos que seja o primeiro de muitos

BENFICA 3 PORTO 0 - Enquanto uns se entretem com histórias de túneis e afins, como forma de justificar os seus fracassos, o Benfica entretem-se a dar autênticos recitais de bom futebol, espalhando perfume e classe.
   Depois de Marselha, foi agora o Algarve que teve o previlégio de assistir a uma sinfonia maravilhosa, com um grande compositor e artistas de fino recorte.
  Nesta final, ficou provado aos olhos de todos, que por muito que tentem inventar, por muito que queiram criar o dia do steward, que queiram desvirtuar a verdade, é no relvado que tem sido feita a prova e essa diz que em Portugal, de longe, o Benfica é a melhor equipa portuguesa da actualidade e será de todo injusto se não for campeão nacional, embora, aconteça o que acontecer, a mim, já ninguém me pode tirar o imenso prazer de ter assistido a futebol de enorme qualidade praticado pela minha equipa.
   Este jogo começou com as naturais expectativas das equipas, afinal de contas, embora esta não seja a prova mais ambicionada, tratava-se de uma final e logo entre dois rivais e no fundo, pelo que se viu, podemos afirmar que o futebol do Benfica, venceu o wrestling do Porto, em que jogadores como Meireles, Fucile e especialmente Bruno Alves, confundiram um ringue com um relvado e se há coisa com que estou de acordo com Jesualdo Ferreira nas suas declarações finais, a sua equipa jogou hoje à Porto, tal a arruaça de alguns dos seus jogadores, apenas se esqueceu de dizer que tiveram foi azar de apanhar uma equipa capaz, que foi para o campo apenas e só para tentar ganhar uma final, que conseguiu com inteira justiça.
   O primeiro lance de algum "frissom" pertenceu ao Porto, num remate de primeira de Rodriguez, que Quim respondeu com uma boa defesa, depois, Amorin dispara de longe e Nuno não consegue suster o remate, para mim não se tratou de nenhum frango, foi mesmo uma Águia Real.
   Em vantagem, o Benfica passou a dominar todas as incidências do jogo, controlou sempre de forma impecável a tentativa de reacção do Porto e controlando as operações, a bola circulava com calma e classe de jogador para jogador, sem forçar muito, uma vez que o desgaste inerente ao grande jogo do "Velodróme" assim o exigia e essa capacidade de saber gerir os ritmos e os momentos do jogo também definem as grandes equipas.
  O jogo caminhava sem grandes oportunidades, um ou outro lance mais bem delineado, mas sem se adivinhar o golo, até que à beira do intervalo, na sequência de um livre directo, Carlos Martins dispara a bomba e estava feito o 2º golo do Benfica com que se atingiu o intervalo.
   Na 2ª parte, esperava-se uma reacção do Porto, mas muito por mérito do Benfica, isso não aconteceu, o Porto não encontrava espaços, o Benfica dominava o seu meio campo e raramente permitiu ao adversário acercar-se da sua baliza.
   Vendo a inércia do seu adversário, o Benfica começou a colocar a bola no chão, a sair em bonitas triangulações e constantes mudanças de flanco, tendo a bola e obrigando o Porto a um futebol directo, ou seja, notava-se sempre que mais depressa o Benfica poderia chegar ao terceiro que o Porto ao primeiro, a única coisa que se mantinha igual era Bruno Alves que batia em tudo o que mexia, com Jorge Sousa a colaborar, permitindo de tudo, com uma dualidade de critérios em matéria disciplinar verdadeiramente aberrante, mas este Benfica até essa enorme capacidade de tornear equipas provocadoras e árbitros que fazem vista grossa a essas provocações tem.
    Para terminar em beleza, na mais bela jogada do jogo, Amorin, para mim o melhor em campo, tabela com Saviola e pica com classe por cima de Nuno, pena a bola ter ido ao poste, merecia golo, mas, estava lá o Cardozo a dar justiça à beleza do lance.
   Assim, o Benfica provou que de facto, esta época é claramente melhor que o Porto, se estes se podem queixar das lesões de alguns dos seus jogadores, o Benfica pode dizer que para além da suacessão de jogos duarante este mês, em que teve 3 dias para preparar este jogo, enquanto outros tiveram uma semana, utilizou alguns não habituais titulares e aí reside uma diferença abissal, o Benfica tem um banco de grande categoria e o Porto não.
  Uma palavra para Jorge Jesus, que de facto mais que colocar o Benfica a jogar um grande futebol, teve o mérito de mudar a mentalidade que estava instalada no clube, hoje, após o jogo, pediu desculpa aos adeptos, mas queria dedicar esta vitória ao seu falecido pai e fê-lo de forma comovida e com as lágrimas nos olhos, caro JJ, claro que estás perdoado, quem me devolveu a ilusão pelo futebol romântico, está sempre perdoado, ainda por cima quando se dedica a alguém tão especial como um pai, nós benfiquistas é que temos de te agradecer o teu empenho, profissionalismo e dedicação ao clube, obrigado JJ, mesmo que não sejas campeão, és o meu treinador.
Pela positiva: A confirmação de mais uma grande contratação, de mais um senhor jogador, Airton, exibição cheia de personalidade e categoria de um jovem com 20 anos e as exibições fantásticas de Amorin, Coentrão, muito bem secundada pelos restantes jogadores, num plantel que irradia união e espírito de equipa, pela negativa: a atitude de permanente provocação e violência de Meireles e especialmente Bruno Alves, simplesmente vergonhoso e lamentável.
Arbitragem de Jorge Sousa, se tecnicamente esteve bem, sem lances complicados ou duvidosos, disciplinarmente foi de uma dualidade enorme de critérios, uns davam porrada, provocam, faziam faltas duras e nada de amarelos, outros, os do Benfica, viam sempre amarelo, eu já esperava..

10 comentários:

Filipe Silva Nunes disse...

uma autentica maravilha esta vitoriaa!!


FORCA BENFICA..

Nota: Bom Poste

último! disse...

Que classe!

Concordo contigo, Rúben Amorim enche-me as medidas coloquei muitas reticências na sua contratação, passado 6 meses estava completamente convencido, oucpa bastantes posições, não faz malabarismos mas faz bem e com alma benfiquista

pedrove disse...

Caro jotas, bastou um Benfica q.b., para levar de vencida uma equipa que é constantemente elogiada pelos mérdia, mesmo sabendo que não jogam nada, o fdp do locutor da sic aos 89min.ainda dizia que o empate era possível, que no futebol já viu muitas reviravoltas milagrosas.
Só a título de curiosidade o Benfica em contratações gastou o mesmo que os corruptos:
25 milhões, só que nós compramos javi,saviola, ramirez,etc, jogadores de selecção eles compraram perdiguer, valeri, oamnésico madeirense, já viste alguem questionar o valor destas gentalha!!!!!
quanto ao BENFICA, ainda hoje ouvi numa rádio que o verdadeiro teste a dimensão deste BENFICA, vai ser o liverpool!!!-iremos estar a ver o mundial e os palhaços ainda irão dizer que o BENFICA, nunca apanhou uma equipa como deve ser!!!!!
CARREGA BENFICA!!!

troza disse...

Grande jogo, grande vitória, grande Benfica!

O nervoso por causa do jogo do Braga já cá está, pois o campeonato é que conta. Vamos lá ver. Pelo menos já ganhámos qualquer coisa e nada melhor do que esta vitória para manter a equipa moralizada e confiante nas suas próprias capacidades para continuar a correr e a darem tudo por tudo jogo sim jogo sim até ao final da época.

Se assim for, estádios cheios até ao fim desta época e para a próxima começa tudo na mesma: estádios cheios!

garanhão plus disse...

De um lado esteve uma equipa que precisou apenas de jogar QB para derrotar uma equipa banalíssima, do outro esteve um bando de caceteiros que apenas ali estavam para dar porrada, assim, naturalmente venceu quem jogou futebol.
Arbitragem vergonhosa que deixou os jogadores do Porto espalharem violência.

Apanhados disse...

Caro Jota!
Grande Vitória!

Nunca um Frango me soube tão bem...

Melhor que o Frango da Guia!


http://apanhadosquanticos.blogspot.com/

Abraço!

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

BOA ANÁLISE.

O BENFICA FOI DE FACTO MELHOR EM TODOS OS ASPECTOS E FASES DO JOGO.

ESTA FOI A 1ª DE MUITAS CONQUISTAS QUE SE ESPERA DA ERA DE JESUS.

SÁBADO TODO O APOIO É POUCO PARA A GRANDEZA DO BENFICA. TODOS À LUZ!!!

SAUDAÇÕES GLORIOSAS.
http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/

Águia Futebol Clube disse...

Parabéns pelo título, parabéns pela vitória.

abraço
Jeferson

Sou de um Clube Lutador disse...

Caríssimo,

Foi sem contestação e com boa gestão do plantel. O banco era de luxo e a malta nova já dá conta do recado :))

Forte Abraço Amigo Jotas
..

sloml disse...

Jotas, só falta esta vitóriazinha ao Braga. Tudo o que vier depois será um extra. Está quase!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista