segunda-feira, 1 de março de 2010

BENFICA IN PORTO OUT - Jornada de Tri Maria e Tri Sporting

--- Uma jornada que ficou marcada pela 12ª goleada da época em jogos oficiais do Benfica, facto que fala por si e responde a todos aqueles que infundadamente tentam por todos os meios arranjar argumentos por forma a retirar mérito a um Benfica de grande qualidade e pelo afastamento do Porto nas contas do título e talvez da Champions, com uma copiosa derrota, ante um Sporting transfigurado.
 embora a Matemática diga o contrário, estou em crer que a luta pelo título ficou quase que exclusivamente reduzida a dois clubes, Benfica e Braga, o que faz antever dentro de poucas semanas um escaldante e emocionante confronto na Luz, jogo esse que pode defenir em muito as contas do campeonato.
LEIXÕES 0 BENFICA 4 - Mais uma exibição fantástica do Benfica, que assumiu as despesas do jogo desde o apito inicial, num terreno complicado. Houve muito Benfica, colectivamente e individualmente e quando assim é torna-se muito complicado pará-lo, é mesmo caso para dizer, abençoada crise esta, em que na mesma semana propícia duas goleadas, ambas por quatro golos.
    O Benfica entrou forte no jogo e logo aos 2 minutos, na sequência de um pontapé de canto, David Luiz atira ao poste, estavam lançados os dados do jogo, um Benfica de ataque, contra um Leixões super defensivo e que em nada arriscava. Depois veio um momento do jogo, um golo muito bem apontado por Di Maria, na sequência de mais uma boa jogada de ataque, mas mal invalidado pelo auxiliar de Lucílio Baptista e esse lance só não teve consequências mais gravosas, porque a capacidade deste Benfica é enorme e mesmo quando prejudicado, a sua qualidade permite-lhe passar ao lado disso, algo que outros não têm conseguido fazer e que por esse motivo tanto se vão queixando, muitas vezes sem razão.
   Mas, pouco tempo depois do lance invalidado, a justiça apareceu e Eder Luís, factura com alguma felicidade, estava feito o mais difícil, o primeiro golo.
   Em desvantagem no marcador, a equipa da casa, foi obrigada a abrir mais o seu jogo e com isso ganhou o jogo e o Benfica, que com espaços é terrível e ainda por cima com um Di Maria diabólico, mas a verdade é que até ao intervalo, apesar de situações para o fazer, o Benfica não conseguiu dar o xeque - mate.
Na 2ª parte, apareceu um Benfica ainda melhor, um Benfica de grande nível e em pouco tempo resolveu o jogo, já depois de Di Maria e Cardozo, desperdiçarem duas soberanas ocasiões para matar a partida.
  Não o fizeram naquele momento, mas o caudal de jogo ofensivo era tanto, que adivinhava-se o golo a qualquer instante e ele surgiu pelo diabo à solta, Di Maria, que numa arrancada pela esquerda, dispara forte para o fundo das redes de Diego, que pese embora uma brilhante exibição, que evitou males maiores, ficou mal na fotografia neste lance.
   Pensava-se que o cansado!!! Benfica tira-se o pé do acelerador, puro engano, o rolo compressor estava em marcha e insaciável, como tal, um passe magistral do recém - entrado Carlos Martins, isola Di Maria, que com uma execução técnica perfeita, faz um chapelão a Diego e o terceiro golo do jogo.
   Pouco depois, quem havia de ser, Di Maria, dispara forte de fora da área e a bola a entrar na baliza leixonense que nem uma flecha e a goleada estava consumada.
   O resultado poderia ainda tomar um expressão muito maior, mas Diego, foi evitando novos golos sucessivamente, num jogo com um vencedor incontestável, por goleada, que poderia ser mais expressiva e que deu para poupar jogadores, rodar um pouco a equipa e fazer a gestão de esforço, em suma uma noite de vendaval vermelho perfeita.
Pela positiva: Di Maria, um hatrick e um jogo endiabrado, de um jovem pretendido pelo mundo inteiro e que com certeza irá render muitos milhões aos necessitados cofres do Benfica e a exibição de toda uma equipa confiante, decidida e concentrada, que pela sua qualidade faz sonhar com toda a legitimidade os seus adeptos, pela negativa: o golo invalidado de forma ridícula a Di Maria e a postura inicial hiper defensiva do Leixões, com 2 laterais a fazerem de extremos e assim é complicado chegar à baliza adversária.
Arbitragem de Lucílio Baptista, o tal que querem associar ao Benfica, mas que ofereceu a outro uma ida à Champions, irremediavelmente marcada por um erro que poderia ser decisivo ao invalidar muito mal um golo ao Benfica, de resto, com um ou outro erro, esteve bem.
SPORTING 3 PORTO 0 - Depois da noite memóravel de Quinta - Feira, ante o Everton, o Sporting repetiu a dose ante um  Porto dominado do primeiro ao último minuto, com uma exibição plena de raça, concentração e qualidade, sendo mesmo caso para perguntar, onde raio andou este Sporting?
   A equipa leonina entrou em campo com mentalidade ganhador, assumiu as despesas do jogo e desde cedo pressionou e atacou o seu adversário, pelo que o golo de Djaló logo aos 6 minutos, foi a lógica daquilo que o início da partida deixava antever.
   Se é verdade que o Porto já entrara muito pressionado, sabendo que não podia falhar, mais ineguro ficou com o golo sofrido e desse facto, soube e bem o Sporting tirar proveito e aos 20 minutos, não fora Helton a fazer uma grande defesa a remate de Liedson e a amargura portista poderia ser ainda maior.
  O jogo estava rápido, agora mais partido, com um Porto a tentar sacudir a pressão inicial do Sporting, mas este, estava muito moralizado e não deixava a equipa nortenha criar oportunidades, tal o seu acerto colectivo e quando se adivinhava o intervalo, Izmailov, tira de forma brilhante um defesa do caminho e fuzila para o fundo das redes, fazendo um grande golo e se dúvidas ainda houvessem quando ao maior poderio no jogo do Sporting, estas ficaram dissipadas com este golo.
Na 2ª parte, nada melhor que matar o jogo logo aos 47 minutos, com uma potente recarga de Miguel Veloso em resposta a um tiro ao poste de Liedson e nesse instante, pairou no ar uma derrota por números ainda mais humilhantes, mas a equipa leonina, apesar de estar sempre por cima do jogo, retirou o pé do acelerador, faznedo a gestão da bola, mas nunca tirando dos olhos os momentos mais oportunos de avançar em direcção à baliza de um Porto abalado, desinspirado e sem categoria.
   Neste tipo de partidas, a felicidade por vezes também ajuda, mas esta só se consegue quando se procura e o Sporting procurou, mas é um facto que a equipa de Alvalade marcou os seus golos nos melhores momentos em que se pode marcar, a abrir o jogo, ao fechar da 1ª parte e ao abrir da 2ª parte e isso mata qualquer equipa.
   Foi sem dúvida uma grande vitória do Sporting, sem discussão possível e também ela muito importante para o clube, que em caso de derrota, desceria ao 5º lugar, a 1 ponto do Guimarães e com os mesmos pontos de Rio- Ave e Paços de Ferreira e parece que poucos se lembram deste importante factor, parecendo até que este resultado serviria mais os interesses do Benfica que do próprio Sporting, nada mais falso. Se é verdade por razões óbvias, que interessava mais ao Benfica a derrota do Porto, também não é menos verdade que não foi por este jogo que o Benfica ficou mais favorito, ou que o Benfica assumiu a liderança, pois se agora está a 9 pontos, anteriormente o Porto estava a 6 pontos.
  Não posso deixar aqui de comentar a conferência de imprensa após o jogo, as questões levantadas a Carvalhal, roçaram o ridículo e foram de uma tremenda falta de respeito para com o treinador leonino, perante tamanha estupidez, eu tinha-me levantado e deixado esses pseudo-jornalistas a falar sozinhos, chegou mesmo a parecer que estavamos perante um treinador que acabara de vir de uma copiosa derrota, quando se passou precisamente o inverso, lamentável.
Pela positiva: a forma determinada como a equipa do Sporting encarou o jogo, decidida e com mentalidade vencedora, onde se destacam as exibições de Yannick, Pedro Mendes e Grimi, pela negativa: a incapacidade de reagir as adversidades da equipa portista, demonstrando que de facto não merece ser campeão.
Arbitragem de João Ferreira, muito positiva, um ou outro erro, mais dos seus auxiliares que dele, erros que acabam por ser normais e naturais em jogos desta dimensão, mas sem qualquer influência no desenrolar da partida, o que deita por terra qualquer tipo de desculpa anteriormente preparada pelo Porto em caso do dia correr mal, como efectivamente correu.
   O Braga esse venceu o Olhanense, mas assustou-se e já não me parece aquela equipa tão senhora de si, pois a pressão de ter que correr atrás do prejuízo é terrível e não fora Djalmir falhar incrivelmente o 2 a 0 para a sua equipa e se calhar tinhamos um Braga em queda. Contudo e após os acontecimentos desta jornada, parece-me que daqui até ao fim, nos 9 jogos que faltam, a luta será acesa e renhida entre Benfica e Braga para as contas do título, mas desculpem-me a sinceridade, mas julgo que uma equipa que é de longe o melhor ataque, tem a melhor defesa, tem 12 goleadas no seu currículo e que apresenta de longe o melhor e mais belo futebol, merece ser feliz no fim da temporada e essa equipa é sem margem para dúvidas o Benfica, mas o certo é que o título é ainda uma miragem e nem sempre vence quem mais merece, por isso, cautelas e humildade são necessárias até Maio.

13 comentários:

sloml disse...

Muito bem, como sempre, caro Jotas. E já só faltam 9 finais (8, se vencermos sempre, pois aí a recepção ao Rio Ave já será para festejar).

Abraço

GIL VICENTE disse...

Sempre fabulosas estas crónicas. Tenho andado uns dias arredado disto, sem tempo apara dar umas olhadas. E nem sei o que tenho perdido, mas é bastante.
Um abraço, caro Jotas

garanhão plus disse...

O que mais me agradou foi ver o Benfica a golear duas vezes na mesma semana, dando uma grande demonstracção de categoria, o que para quem andava cansado não foi nada mau.
Depois deu-me gozo ver o Porto a ser humilhado, mas acho engraçado que digam que o Benfica tem de agradecer, parece até que o Benfica dependia do Sporting para alguma coisa, o Sporting é que devia estar preocupado consigo mesmo, pois o Guimarães ficava a frente se o Sporting perdesse e o rio-ave e o paços iguais em pontuação, afinal estes sim, são os adversários do sporting.
Mas também acho engraçado que só se fale do Benfica, parece até que o Braga também não era parte interessada, enfim.

carlos silva disse...

epa o que interessa ficar atrás do paços rio ave ou outros?

Esta época já ficou estragada e bem estragada, e não podemos chegar ao título isso é que era o objectivo.

Agora quero que aqueles que acham que o Sporting ia entrar em facilitismos contra o Porto e que os adeptos queriam perder e outras que tais, viu-se perfeitamente o que é ser do Sporting e mais não digo.

Esta época já chelsea arsenal ou benfica tentaram ganhar e convencer frente ao Porto mas nenhuma convenceu tanto como o Sporting.

Em relação ao lucílio baptista é de muito mau gosto, e inda por cima esta época virem falar de um arbitro que deu a champions quando o Sporting foi muito superior ao benfica ao longo da epoca.

É por isso que eu prefiro os adeptos do Porto e inda ontem recebi mensagem dum tripeiro a dizer que tinhamos sido a melhor equipa e que merecemos e parabens porque ninguem mereceu tanto ganhar e golear o Porto como o Sporting esta época. TAL como admito quando perdi e bem co benfica, e quando perdi e bem co POrto nas Antas, os Benfiquistas são incapazes de dizer que perderam bem um jogo com o Sporting e co Porto, há sempre arbitragens, há sempre seja o que for. Nunca ouvi da boca dum benfiquista que mereciam ter perdido a celebre taça da liga, que mereciam não ter ficado em segundo o ano passado o que aconteceu e bem, e outras coisas que tais, tal como agora merecem estar a liderar(como eu digo).

é simplesmente por isto que eu nao posso com os adeptos deste clube, que não sabem admitir a superioridade dos outros clubes em outros anos, mas que este ano gozam com a superioridade que estão a ter(inequivoca, diga-se desde já)...

Falar dum arbitro que deu um troféu num só jogo, e que num campeonato de 30 jogos deu uma champions é chamar de estupido toda a gente, e só quem não tinha olhos na casa diria que o benfica merecia mais.

Manuel Oliveira disse...

Caro Jotas, como sempre um belo retrato do que se passou nos jogos principais.
Aproveito para solicitar que vejas o email!
A data do Benfica-Braga aproxima-se.
Abraço.

Jotas disse...

Carlos, a dignidade foi dos jogadores, porque ninguém gosta de perder e obviamente os jogadores leoninos têm muito a provar e muito para melhorar, como tem agora sido evidente, o que se colocou em causa não foi nem a equipa nem os jogadores, na questão de facilitar fosse o que fosse, o que se colocou e bem em questão é que havia imensos sportinguistas a preferir a vitória do Porto e isso é verdade, porque muitos me disseram isso na cara e portanto tá tudo dito.
Em relação a nenhum ter convencido tanto como o Sporting na vitória contra o Porto é ridículo de afirmar, porque cada jogo é um jogo, até porque também esta temporada poucos foram humilhados pelo Porto como foi o Sporting e por isso esse tipo de comparações são ridículas, ainda para mais quando o Sporting está na débil situação em que está e não me parece que agora já todos sejam os melhores jogadores do mundo e o Sporting a equipa que melhor futebol joga em Portugal, mas isso é a minha opinião.
Essa de teres sido muito superior quando o Lucílio vos deu a champions é muito, mas mesmo muito discutível, porque a verdade é que antes do jogo do Bessa estavas a 4 pontos e após essa arbitragem ficaste a um e na jornada seguinte com o lucílio a oferecer o penalti da vitória ficaste 2 à frente e só a partir daí começou o descalabro do Benfica e só ficaram 2 pontos à frente, por isso não vejo tão evidente superioridade, até porque os factos falam por si.
Sabes é que a Champions vale milhões e a Taça da Liga tostões, mas também ninguém com olhos na cara, pode afirmar que nesse jogo em movimento rápido e pelo gesto do melhor jogador da final, Pedro Silva ( mais uma engraçada, à sporting), que não lhe pareceu mão e que quem foi a primeira equipa a falhar um penalti foi o Benfica e que depois a incompetência de quem tanto penalti falha deu a vitória ao Benfica.
Mas em matéria de preferências, sinceramente estou-me a borrifar para a vossa preferência, a minha é só uma, chama-se Benfica e é isso que nos destingue dos outros, agora, que é engraçado ver alguém a torcer tanto por quem afirma peremptoriamente que vos humilha, que constantemente vos prejudica, entre muitas outras coisas, lá isso é, mas cada um sabe de si.
Mas isso é lavar roupa suja e sinceramente isso não me interessa para nada, o inegável é que por muito que vos doa na alma, por muito que queiram negar, o evidente é que o Benfica, como ontem disse o Manuel José, é a equipa que melhor futebol joga, que a sua qualidade de jogo chega a empolgar e que é quem mais merece ser campeão, embora evidentemente, isso só por si não garanta títulos e há ainda muitos jogos para jogar e creio que a disputa vai ser até ao fim e ainda bem, pois isso só valoriza o futebol e o nosso campeonato.
Embora lamente que como sempre só tenhas reparado num reparo evdente que te doeu por ser verdade, caso não tenhas reparado, lê novamente o post, pois na análise do jogo daquele que suponho ser o teu clube, estão lá muitos elogios à sua qualidade de jogo e uma evidente defesa ao teu treinador, embora me pareça que essas coisas não te interessem, é que eu, como sabes, não sou movido por ódios e daí ter a capacidade e a racionalidade de saber ver o positivo e o negativo, algo que outros, movidos por ódios exarcebados não conseguem, é que eu sou apenas e só do BENFICA.

troza disse...

Antes de tudo parabéns às equipas de Lisboa. Ainda não vi se o Fabril e o Barreirense ganharam este fim-de-semana...

Bem, este fim-de-semana falar da exibição do Benfica e do Sporting é falar mais ou menos: futebol de qualidade, muita garra e vontade de vencer. O adversário do Benfica foi teóricamente mais fraco mas o Porto mostrou não ser tão forte como dizem.

O Sporting conseguiu reduzir o Porto a nada! É pena que só mostrem esta qualidade de futebol agora mas a jogar assim acredito que o Sporting é um sério candidato à conquista da taça europa.

Quanto ao Porto... agora fala-se que ir em 3º sente-se mais pressão e tal... pois... e eu que digo que o campeonato que ganharam por 20 pontos é um farsa porque ir atrás é pior e tanto o Benfica como o Sporting tiveram os primeiros pontos tirados por erros do arbitro (ao mesmo tempo que o Porto devia ter perdido pontos frente ao Sporting)... Se calhar são duas situações que não têm nada a ver... mas se calhar até têm...

Caro Carlos... no post anterior dei os Parabéns ao Sporting pela vitória sobre o Everton e pela qualidade de futebol jogado. Hoje sou obrigado a dar os parabéns pela mesma razão.

Se os Benfiquistas não reconhecem uma vitória do Sporting justa? Eu não sei, mas eu sempre achei que o campeonato de 99/2000 foi mais que justo e vocês ainda foram roubados pelo caminho. Dei os parabéns aos Sportinguistas que encontrei e não tenho nada a acrescentar. Agora do campeonato do Benfica de 04/05 só 2 Sportinguistas deram os parabéns a mim (Benfiquista...). E o meu irmão já disse que em 93/94 o Sporting foi roubado do título e, como é obvio, ainda acha que esse campeonato não foi justo. Se falas da maioria dos adeptos de cada clube, a realidade é que são estúpidos. Tu é que não conheces muitos portistas porque, se conhecesses, se calhar já não dizias bem dos adeptos deles.

Além disso eu nunca gostei de ganhar a taça da liga assim. Nunca disse que o Benfica merecia ganhar. Mas se os Benfiquistas não admitem, há 2 ou 3 anos, o Sporting empatou a 1 com o Benfica nas jornadas finais e o Caneira devia ter sido expulso logo de início. E o meu irmão ainda hoje diz que não devia... enfim... Quem disse o quê primeiro?

E aqui já falei do Sporting 5-3 Benfica e do Sporting 1-4 Benfica. Houve erros da arbitragem que estragam a história do jogo. E com o Sporting a jogar assim, achas que aquele fora de jogo mal tirado ao Pongolle não influênciou o resultado final? Podia muito bem ter sido o 2-2 e não foi. O jogo podia mudar de rumo... era outro jogo. Ok, o Benfica jogou melhor e tinha mais um jogador, mas não quer dizer que o Sporting depois do 2-2 não conseguisse dar a volta... O mesmo digo do 5-3... será que com o penalty roubado com 2-0 para o Benfica (se o Benfica marcasse era o 3-0) o Sporting dava a volta? Talvez. Era possível. Até porque 5-4 ainda era vitória para o Sporting.

Além disso, gostei da vitória do Sporting na final da taça. Sem ressentimentos, festejei com o meu irmão os golos do Sporting e fiquei contente por saber que o Porto tinha 20 pontos de avanço mas que não tinha equipa de futebol para isso. Jogava é com outra equipa do lado deles...

Falando ainda em aliança Sporting-Porto: nunca, e repito, NUNCA se viu isso dentro de campo. Mas sim nas politicas. E a verdade é que ainda ontem saíu uma notícia que os dois se vão juntar para apresentar um candidato à presidencia da liga e que o Braga (que novidade) também deve apoiar esse candidato. E o resto são histórias. Eu lembro-me de ler que o Manuel Damasio "dava-se bem" (como parece que este se dá) com o Bimbo da Bosta e isso é uma vergonha para o Benfica... Agora sejam os adeptos do Sporting a decidir: Sportinguistas ou anti-benfica? Eu sei que tu és sportinguista, mas a maior parte...

carlos silva disse...

Jorge, um campeonato são 30 jogos.

Troza OBRIGADO falaste muito bem em tudo, e deste-me razão.

Lembro me do Benfica ter levado 3 a 1 na Luz, num penalty inventado do Elpideo, e em que o Sporting mostrou ser bem mais equipa que o Benfica mas ninguem admite que levaram um banho de bola. e NUNCA VAO ADMITIR, tal como eu admito nesse jogo do 4 a 1 o banho de bola que levamos.

tibi disse...

caro jotas!Nao tenho muito a dizer ate pk depois de uma porrada dakelas k o meu clube levou do scp nem sei o que dizer!A unica coisa que disse depois do jogo foi dar os parabens aos meus amigos do scp ate pk sempre o faço e tb o faria aos meus amigos benfiquistas!nao percebo qual é o problema dos presidentes dos clubes daram se bem!concordo plenamente com o comentario do meu amigo carlos silva!vou tentando esquecer a derrota neste calor imenso da cidade de luanda onde me encontro de ferias pk depois da tempestade que passou pelo jose de alvalade ate engolo em seco quando penso nisso!saudacoes desportivas

Jotas disse...

Grande e ilustre Tibi que tão longe estás, então que tal? Essas férias? estão à maneira? Espero que sim e que regresses em breve para as nossas grandes futeboladas, embora eu esteja out por uns tempos, este pé, que muito trabalho me tem dado e me obrigou a parar para levar umas injecções e fazer fisioterapia no sentido de evitar a faca, enfim exagerei ao forçar, mas agora parei mesmo, espero daqui a 1,5 mês ou no máximo 2 meses possa acabar a época em beleza.
Um grande abraço e paciência, não se pode ganhar sempre e convenhamos, que nesta época no geral o Benfica tem sido a equipa que mais e melhor futebol tem jogado, o resto, são as nossas habituais conversas de café.
Boas férias e treina pá, para regressares em grande forma.

tibi disse...

Tudo porreiro!tao a ser bacanas!cuida bem desse pé!eu tambem ja passei por isso!sao ciclos e a mim parece me que este é o ano do benfica!um abraço

troza disse...

Carlos...

Quando o jogo começa com um penalty inventado que há a admitir? Que o resultado e o rumo do jogo foram alterados pelo arbitro e o que se passou depois daí. Se foi banho de bola ou não, não me recordo... passei a primeira parte toda aziado porque o arbitro inventou um penalty. A primeira parte não... o jogo todo...

Quanto a um campeonato ser de 30 jogos... Quando a diferença pontual é de poucos pontos pode falar-se de um ou outro jogo. Se não, como é que tu dizes que o Sporting não foi campeão por causa de um golo com a mão? O campeonato são 30 jogos não é desculpa para nada.

Mas os árbitros têm de ter o direito de errar... ou têm de ser responsabilizados. Cá em Portugal nunca mais se verá o futebol como um desporto limpo até que os árbitros que apitem mal sejam penalizados pelos seu erros. Tal como são os jogadores (jogam mal, os adeptos e os jornais caiem-lhes em cima... fazem uma asneira qualquer: expulsão, amarelo, sumarissimo...).

A questão desse ano é exactamente a mesma de outros anos. Ninguém acredita que uma equipa favorecida dois jogos de seguida seja casual. E depois das escutas, nem eu. Aliás, um jogo já ninguém acha casual.

Mas eu tenho a certeza de que o Benfica e o Sporting tinham feito melhor em anos anteriores do que o que fizeram só com melhores arbitragens. Até mantenho a minha de que o Benfica de Quique tinha sido campeão, mesmo a jogar daquela maneira. Se tivesse entrado na trofa com os 10 pontos de avanço que devia ter relativamente ao Porto...

Infelizmente para nós, ainda são os adeptos que têm de admitir ou não as coisas. A comunicação social é uma vergonha pois não explica, não diz a verdade, não nada... a não ser passar meses e meses a tentar enganar alguém a acreditar que as escutas eram mentira...

Filipe Silva Nunes disse...

caro amigo jotas aqui deixo o meu novo blogue: http://futebolessencial.blogspot.com/

Saudacoes benfiquistas!!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista