sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MOMENTO BENFICA - E o papel de Jorge Jesus.

   Decorrido praticamente um terço do campeonato, com a Taça de Portugal e Liga dos Campeões em andamento, parece-me oportuno fazer um balanço deste Benfica e até comparar a outros da era Jorge Jesus.
    Por altura do fecho do mercado, com as saídas de Witsel e Javi Garcia, com a ausência da contratação de um lateral esquerdo, os adeptos, de forma perfeitamente legítima, temiam pela resposta que a equipa poderia dar, antecipando-se as mais diversas conjunturas, havendo algumas leituras que considerei válidas, mesmo que por vezes revela-se algum desacordo, mas outras que considerei perfeitamente descabidas, porque a crítica assentou num velado ataque às pessoas, num total descrédito para quem dirige os destinos do Benfica e para com o seu treinador, de tal forma corrosivas que apenas foram servindo para dar armas de arremesso aos inimigos externos do Benfica, esse era o único contributo dessas críticas, ora como sempre defendi que apontar o dedo e falar mal por falar, sem dar ideias ou soluções é o caminho de quem efectivamente não tem ideias, não podia aceitar ou partilhar algo com quem está sempre pronto a ser destrutivo, não sabendo mais que isso.
   Para acentuar essa desconfiança e avolumar uma crise de desconfiança que embora ainda hoje se note, é bem menos acentuada, o Benfica começa a época com Presidente, treinador e capitão castigados, algo inédito na história do futebol, sendo pelos vistos para a Liga e Federação mais grave um desabafo a quente de quem perde um campeonato com um golo irregular, do que alguém que diz que as faixas estão entregues, colocando em causa a idoneidade de quem organiza as competições, ou de quem fala em sorteios com bolas amestradas, colocando em causa a veracidade do mesmo, pelos vistos, para os órgãos disciplinares, isso é uma coisa banal.
     Felizmente para o Benfica, esses cenários pessimistas previstos não se verificaram, o Benfica arrepiou caminho, o plantel uniu-se e felizmente teve um treinador que ao invés de se lamentar, arranjou as soluções que estupidamente alguns chamam invenções dentro do plantel, de tal forma que tenho a plena convicção, que com muitos outros treinadores, perante tanta adversidade, não estaria hoje o Benfica bem colocado em todas as competições.
   Fiz há uns tempos um post em que falava do Jorge Jesus das costas largas, em que o homem é condenado por dizer, por não dizer, por fazer ou não fazer ao gosto de cada um, (do género birrinha de menino mimado, se ele não mete o jogador que eu quero é mau), como os seus argumentos foram esvaziados pela sua capacidade, esses detractores, viram-se agora para o argumento de que Jesus só serve para valorizar jogadores e que o Benfica é hoje um clube de valorização de activos e não de títulos, como se essa faceta no actual contexto do futebol fosse algo de menor importância.
    Pois bem, eu acho que Jorge Jesus é muito mais que isso, antes de mais porque a capacidade de valorizar, tirar o máximo proveito das potencialidades dos jogadores e a capacidade de perceber neles características que lhes permita ter um alto rendimento em posições que não eram as suas, não está ao alcance de qualquer treinador banal, a melhor resposta é que hoje ninguém fala em lateral esquerdo, em alternativa a Maxi e o crescimento e qualidade de Matic e Enzo no meio campo é por demais evidente e se a Jorge Jesus lhe faltam mais títulos, deve-se em parte é certo a algumas culpas próprias de um treinador que é preciso não esquecer que só há poucos anos chegou a um patamar de excelência e como tal também ele cresce com os erros e porque infelizmente muita coisa se passa no futebol português fora das 4 linhas.
    Creio que quem envereda pela ideia de que rentabilizar e fazer crescer jogadores, gerando desse modo mais valias que geram receitas fundamentais para a viabilidade financeira do clube, é um velho do Restelo, saudosista, com tremenda incapacidade para perceber o caminho que o futebol moderno levou e a forma como ele evoluiu, goste-se ou não, hoje, nenhum clube consegue sobreviver no topo, sem uma vertente comercial forte, porque hoje, é impossível dissociar o futebol negócio do futebol propriamente dito e quem não perceber isso ou não conseguir acompanhar essa mudança, está morto a nascença.
    Para quem continua no ataque cerrado a este treinador, apenas lhes pergunto na sua opinião, que treinador para as possibilidades do Benfica, faria mais e melhor?
     Uma das muitas críticas feitas a Jorge Jesus e que na minha opinião tinha alguma razão de ser, tinha a ver com o facto de ser norma o Benfica começar muito forte e quebrar fisicamente nos finais de temporada, muito por força da pouca rotatividade no plantel, ora esta época, parece-me que se está a verificar uma inversão dessa situação, lá está, o crescimento de um treinador faz-se percebendo os erros.
    Julgo que o momento actual do Benfica é de evolução pelos mais diversos factores, antes de mais, porque me parece ter havido um planeamento diferente da época, ou seja, este tem sido um Benfica em crescendo, não só pelo necessário tempo que alguns jogadores tiveram de ter para assimilar os processos da equipa numa posição que não era a sua, mas também porque fisicamente, a equipa foi preparada para crescer ao longo da época, para atingir o seu pico de forma numa fase mais adiantada e decisiva da época, notando-se claramente um crescimento exibicional à medida que a temporada avança, muito por força da forma dos jogadores ser progressiva.
    Por este motivo, tenho esperança que a equipa ainda está longe de atingir o seu máximo potencial e que se calhar, ao contrário do passado, esta temporada, não se irá assistir a uma quebra física como se viu noutras.
     Se me parece estar neste diferente planeamento o assumir de alguns erros do passado, creio que é tudo uma questão de opções, no fundo e isso é de extrema importância, numa fase em que tudo está ainda longe de se decidido, com a equipa ainda sem estar nos seus índices físicos máximos, estar neste momento bem posicionado no campeonato, na Taça de Portugal e ainda cm algumas chances na Liga dos Campeões, abre na minha opinião, boas perspectivas que o Benfica irá ter uma época de sucesso, lamento apenas que ainda haja tanta desconfiança e dificuldade em perceber isto que me parece evidente, que faça com que esta equipa continue sem ter o carinho e o apoio que merecia de todos os benfiquistas, é lamentável continuar a assistir a tanta divisão no Benfica, dando a equipa tão boa resposta, é hora de honrar o nosso lema.
    Estou mesmo em crer que se na Liga dos Campeões, não estamos melhores, num grupo de certo modo acessível, deve-se exactamente a aposta feita num trabalho diferente de modo a que os jogadores estejam mais frescos e capazes na fase em que tudo decide, fosse hoje o jogo de Glasgow ou de Moscovo e estou certo que tudo seria hoje diferente.
   Vem agora aí o jogo com o Olhanense na Luz, num momento de crescendo da equipa em que os níveis físicos melhoram a olho vistos e com a confiança no máximo, por isso é imperioso continuar este caminho evolutivo ganhando este jogo, para que o Benfica não ceda terreno e esteja em posição previligiada nos momentos chave da época, até porque me parece que ao contrário do Benfica, o nosso mais directo adversário está neste momento no pico da sua forma e ele não dura para sempre, daí a minha enorme fé.

10 comentários:

vb disse...

Excelente comentário. Saúde-se a lucidez, sensatez e seriedade na análise. Lamanto imenso, e foi novamente visível na 3ªfeira, que quem se desloca ao estádio deixe o papel de adepto em casa! Os jogadores erram e hão-de continuar a errar, o treinador também, mas o papel de quem se diz Benfiquista é apoiar, puxar pelos nossos, sofrer e comemorar com eles, pular, cantar e aplaudir. O futebol tem de ser ma festa e nao pode servir para descarregar frustrações. Ser adepto de um clube é uma escolha, mas não é para todos não. Sinceramente dispensava muitos dos que se sentam do estádio. Festeje-se cada golo, cada vitória ao invés de berrar que o Cardozo falhou ou o Jesus não pôs emcampo quem queriam (que é sempre quem nao está...). Força Benfica, estarei sempre contigo

Ribss disse...

Está tudo aí!! Parabéns e obrigado.

Bruno Pereira disse...

Caro Jotas,
Mais uma vez concordo com aquilo que dizes.
JJesus tem "inventado" soluções e colocado a equipa a exceder o que dela se exigia (em termos teóricos após a perda de Javi e Witsel). Quanto ao apoio que falta à equipa, penso que não será de esquecer o contexto social e económico em que nos encontramos. Quanto aos adeptos borlistas que vão ao estádio, quanto a mim são estes que não percebem o que é ser de "entre muitos, um!" Não percebem o que é apoiar o Benfica e a importância que podemos todos ter no desfecho do jogo. Se quiserem ler um episódio engraçado do último jogo, aqui têm: http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2012/11/episodio-engracado-no-slb-celtic.html

Abraço,
Bruno Pereira

zeparafuso disse...

Concordo com quase tudo o que foi dito. JJ é treinador do Benfica e... temos que aceitar! Pode estar a "melhorar" este Benfica, mas não nos podemos esquecer de nestes 4 anos, ter ganho ao fcp em casa deles, para a Taça de Portugal, e ter perdido na Catedral, por resultado que ditou a eliminação dessa mesma Taça. Ter perdido a eliminatória para a Taça UEFA com o Braga, quando tentou desvalorizar o trabalho de um colega de profissão dizendo que a equipa tinha sido escolhida por ele. O Benfica tem um bom plantel, sim. Precisa de orientação de alguém, sim. JJ não me convence, para isso precisa de mostrar mais, precisa de perder a arrogância. Poderá pensar que Mourinho também é arrogante.... mas tem mostrado que pode ser, dando vitórias, títulos. Quanto a ser um treinador que "só há poucos anos chegou a um patamar de excelência ", não serve de desculpa. Quem era e quantos anos de experiência tinha Mourinho, quando ganhou o 1º título? A 1ª competição europeia? Mourinho será um predestinado? Pois muito bem, até posso admitir que sim. Ola John joga porquê? Terá havido algum....."tete à tete" com a direcção? Acho JJ um treinador normal, que com um bom plantel consegue fazer coisas bonitas, mas não passa de um treinador mediano. Haverá melhor? Certamente que sim. Acessível à bolsa do Benfica? Acho que sim, porque quem pode pagar a JJ, encontrará certamente alguém melhor e menos arrogante. Detesto dizer mal do treinador do meu clube...e ainda não fiz outra coisa. Aquilo que pretendo é que o BENFICA ganhe, ganhe sempre. Só o facto de querer que o Benfica ganhe, faz com que critique o treinador. O treinador, só é criticado porque tal como nos bons resultados, nos maus também é o responsável.
VIVA O BENFICA! FORÇA BENFICA!

Carlos disse...

"previligiada" escreve-se privilegiada!

Jotas disse...

O anónimo que foi apagado, deixe-me explicar umas coisas: Por muito que eu ame o meu clube, você o seu, há uma coisa que prezo muito, respeito, ora se você vem a blogs vermelhuscos como diz para gozar, bateu na porta errada, se veio para falar mal de grandes benfiquistas que aqui comentam igual destino, lixo.
Aqui adoro que venham pessoas de outros clubes comentar, mas com elevação e respeito, mesmo que pique um pouco, aceito tudo isso e se necessário dou troco, mas aqui comenta-se os posts e respeitam-se opiniões, quem não se sabe comportar dessa maneira pode continuar a vir cá, mas será apagado, ou seja, perde o seu tempo.

" R y k @ r d o " disse...

Fantástico texto. Parabéns

Viva o Benfica

Anónimo disse...

Unreserved heyday, a construction masses turned up to start construction a text on the mad lot.

The 522955 887841 [url=http://kamachu.000space.com/ndf.html]228564[/url] [url=http://mios.my-board.org/osd.html]556500[/url] [url=http://masuher.blogdetik.com/2012/11/29/end-of-the-world-in-the-russian-city-began-deficit-on-goods-saving-equipment/]9xs8a2yg[/url] less than period announce's 5-year-old daughter get up took an invigorate in all the

spirit present on next door and pooped much of each tryst observing the workers.

Anónimo disse...

Unsocial duration, a construction heap turned up to start design a profession on the incomplete in lot.

The 856058 3rk2r2yf [url=http://mios.my-board.org/odu.html]803658[/url] 398654 [url=http://poa7.000space.com/ysd.html]236570[/url] heir end's 5-year-old daughter arise took an order forth in all the

vigour growing on next door and dog-tired much of each antediluvian observing the workers.

Anónimo disse...

Look like time, a construction percentage turned up to start edifice a forebears on the lacking in lot.

The 770752 [url=http://mios.my-board.org/sdu.html]824430[/url] 4xz8j8nd 887841 569670 infantile rhyme's nearest's 5-year-old daughter needless to say took an attracted through way of in all the

daresay current on next door and dog-tired much of each perpetually observing the workers.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista