sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OS DONOS DO BENFICA - A presunção tem disto.

   Muito provavelmente tornar-me-ei algo repetitivo com este post, mas o dislate de disparates com que me vou deparando por esta imensa blogoesfera, faz com que sinta apenas e só isso, necessidade de tecer algumas considerações, sem antes deixar de afirmar que poor muito que isso custe a alguns, os verdadeiros donos do Benfica não são eles, mas sim todos nós benfiquistas.
   De facto, parece por vezes que existem por aí, uma espécie de donos do Benfica, ou se quiserem, quem se ache no direito de ser dono do Benfica e que a forma como o clube deveria ser dirigido ter de passar nececssariamente por si, ter o seu aval, porque aquilo que defendem é que é certo, acham que não deve ser uma direcção legitimamente eleita a decidir, mas sim eles, acham que não há direito de se tomaram decisões contrárias à sua opinião, como se essa fosse a única e derradeira verdade.
   Li há poucos dias um magnífico post no blogue "Ad Eternum SLB", algo que no fundo resume o que alguns queriam ou sonhavam ser, Presidentes, directores financeiros e directores desportivos do Benfica, julgo que isso retrata e caracteriza a frustação de algumas pessoas que se acham com, tamanho significado.
   O que me espanta e revolta em alguns, é que reclamam para eles o direito à liberdade de opinião, alegam que o Benfica sempre foi um clube democrático e que têm o direito de discordar, até aqui de acordo, mas o que se estranha é que quando alguém mostra opinião contrária às suas ideias, apressadamente os classificam como seguidores, conformados, etc, como se apenas houvesse o direito de atacar tudo o que mexe no Sport Lisboa e Benfica, mas afinal que liberdade de opinião é essa que não aceita que outros pensem de maneira diferente?
    É incrível a forma como alguns acham que as decisões tomadas no seio do clube deveriam ter o seu aval, como se mandassem no clube, pois bem, concorde-se ou não, o Benfica tem uma direcção eleita e para tomar decisões, certamente umas em que estamos de acordo outras não, mas é para isso que ela lá está e na minha opinião, muito mau seria se ela fosse governada por gente de fora que se limita a escrever em blogues, aí sim, estaria preocupado, uma direcção eleita pelos sócios está lá para tomar decisões, depois, em local próprio, nas urnas, então que se julgue.
    Continuo convencido que uma coisa é discordar de certas medidas e delas dar conta, isso também eu faço, outra completamente diferente é por não concordar com certas situações, pedir cabeças, exigir por parte da direcção que haja de acordo com aquilo que para eles é correcto, um profundo disparate e que no fundo retrata a frustração de certas pessoas, que se julgam mais do que aquilo que realmente são.
    Essas pessoas, sentirem-se no direito de exigir que o Benfica haja de acordo com as suas convicções, é um ato de egoísmo, essas pessoas acharem que falam em nome de dos benfiquistas, como que as suas ideias fossem a da maioria dos benfiquistas é por si só reveladora do tamanho do seu ego e um acto de pura presunção e essa é a garnde diferença, eu consciente das minhas limitações e sabendo que há matérias que não domino e das quais não tenho suficientes conhecimentos, não as comento nem faço juízos de valor.
         Sinceramente, parece-me uma contradição evidente, acusar por um lado o sistema instalado no futebol português, como a grande causa da façlta de êxito desportivo do Benfica e depois, sempre que não se alcança esse êxito, a culpa ser do Presidente ou do treinador do Benfica, quem lê aquilo que alguns pretendentes a donos do Benfica escrevem, facilmente se percebe que no fundo, o que eles pedem ao Presidente é que coloque o Benfica a funcionar como o Porto, que crie no Benfica a mesma noção de verdade desportiva que existe nesse clube mais a Norte, pois bem, isso representa tudo aquilo que eu não defendo para o Benfica.
       Na ânsia de verem rolar cabeças tudo vale, até trazer à baila o notável Vale e Azevedo, no qual felizmente a grande maioria dos benfiquistas não se revê, mas como na sua campanha isso é insuficiente e percebendo até ao momento a ausência de alternativas válidas, de novas ideias e projectos para o Benfica, até a colagem a um tal de Bruno Carvalho serve, por aqui podemos faciimente concluir o que seria do Benfica se as ideias desses pseudo donos do Benfica vingassem.
  Mas em relação a esse senhor só tenho uma coisa a dizer, se algum dia, eu me candidatasse a algo e perde-se não com o meu opositor, mas contra os votos brancos, por uma questão de amor próprio, não me acharia com credibilidade suficiente para junto de quem claramente não me quis, andar em campanha, a colar-me a movimentos, a arranjar candidatos e muito menos a fazer uma campanha sem ideias, sem projecto, apenas com má língua e arruaça, usando para o efeito um espaço denominado "Facebook", é muito pouco para quem se acha capaz de servir o Benfica e isto vindo de quem transformou o Porto Canal em Canal do Porto e apregou Carlos Azenha como o grande obreiro para os êxitos desportivos do Benfica é sintomático da sua capacidade e não precisa de mais argumentos.
   Terminando, fica um apelo a tanta capacidade e inteligência, com tanto gestor capaz, com tanto negociador implacável, com tanta gente que se consideram notáveis benfiquistas de enorme influência no universo benfiquistas, sejam homens e avancem para as eleições, seria bem mais nobre do que se esconderem por trás de certas correntes e movimentos, pois isso é um acto de mera cobardia.

  

14 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Concordo a 100% contigo!
É a anti-democracia.

Abraço.

Searaman & Blinkboy disse...

Concordo com o post. Há uma coisa que me aflige. Se num clube de bananas falidos conseguem aparecer sete (7) candidatos, como é que um clube com a grandeza do Benfica nunca aparece mais do que dois, sendo que um deles é sempre um aproveitador (a alteração anti-democrática aos estatutos ainda dificultou mais)?

Anónimo disse...

Espectacular texto. exactamente aquilo que eu penso.
Deveria enviar este texto aos blogs em questão, porque egocêntricos como são, não vão ler os blogs daqueles que não partilham as mesmas ideias.
Continue a escrever, pois fazem falta blogers independentes, descomprometidos.
Carlos Loureiro

71460_5/8 disse...

O que eu também acho curioso é muitos benfiquistas estarem contra esta direcção por uma suposta falta de ética democrática, mas ao mesmo tempo não se coíbem de chamar aos seus pares da direcção e seus apoiantes de anti-benfiquistas, benfiquistos, pseudobenfiquistas e outros nomes menos apropriados. Colocar em causa a credibilidade do LFV é no mínimo ridículo. Tal como colocar em causa o benfiquismo de quem não o apoia.

Podemos não estar de acordo com politicas e estratégias mas não devíamos fomentar divisões na nossa família. Quem perde com estas lutas é o Benfica.

Jotas disse...

Caro 71460...é axactamente o que se denuncia neste espaço, aqui a questão não é estar a favor ou contra esta ou aquela dircção, sinceramente isso nem sequer me preocupa, mas sim a forma como se faz a defesa daquilo que pensamos, parecendo em alguns indivíduos que só há legitimidade para opinar a quem está contra tudo e todos e sinceramente eu julgo que isso é já um modo de estar na própria vida, há pessoas que nunca estão bem consigo mesmo se não estiverem contra algo ou alguém.
Caro searaman, a sua questão é pertinente, mas se calhar que houvesse assim tanta gente que julga-se o clube tão mal gerido como alguns apregoam, certamente haveria mais candidatos, mas ainda faltam mais de 2 meses para as eleições e o meu desejo é que apareçam alternativas, mas com projectos e ideias novas, não com cestos de lavar roupa suja que isso já o Benfica tem de sobra.

Jotas disse...

Caro Loureiro, obrigado pelas suas palavras, tento ser o mais objectivo de coerente possível, embora saiba que nem sempre o consigo e obviamente não se agrada a todos, mas uma coisa é certa, uma vez que nunca transformo em Deus seja quem for quando tudo corre bem, também não eijo cabeças quando as coisas correm mal.

Anónimo disse...

Amigo Jotas, antes de mais desculpa-me a longa ausência...


Tens razão, eu no meu blogue dificilmente me ponho em bicos dos pés, só perante situações berrantes mesmo. Mesmo assim tento mostrar com criticas construtivas a minha singela opinião. Sim votei neste presidente e se não aparecer ninguém mais credível, é bem provável que em Outubro (agora já tenho direito a 5 votos)leve os meus 5 votos que irei depositar na Casa do Benfica de Vila Nova de Famalicão!

Jotas passa no meu blogue e vÊ se sabes a resposta À pergunta do nosso amigo Toucego...

Anti-Idiota disse...

NOVO BLOG

http://www.covildosidiotas.blogspot.com/

Anónimo disse...

Esses blogs do bota-abaixo são os mesmos de sempre e contam-se pelos dedos de uma mão. Não vale a pena dar nomes, todos nós sabemos bem quais são e para o que servem. Esperam apenas com os seus textinhos decadentes e sem imaginação denegrir a imagem da actual Direcção para quando o testa de ferro de B. Carvalho surgir darem-lhe o apoio e com isso esperam o tachinho tão português.
Eu vou a esses blogs pois gosto de saber o que vai sendo deturpado e temos certos srs. que não têm a mínima ideia do que estão a escrever e não se dão ao trabalho de quererem saber do assunto. Para mim até por vezes sabem, mas dá mais jeito escrever para o incauto cair e se tornar num deles.
Pessoalmente dá-me gozo os comentários que recebem quando os deixam passar dizendo a realidade da coisa. A mim à muito que não escrevo em certos blogs pois sou constantemente censurado e até alvo de votações idiotas. Como eu, mais três pessoas têm o mesmo tratamento, sem contar com todos os outros que não sei. O certo é que a "democracia" deles é muito diferente da minha e dos votos que colocaram a actual Direccção à frente do clube. Conseguiram inventar a democracia censória em que só passam os comentários deles próprios, dos seus amigos bloggers e poucos mais. Uns como eu, são totalmente proscritos, fazendo-se a seguir posts ou comentários difamatórios sem direito a resposta.
É assim que funcionam, acham-se srs. da razão, com falsidades mais que óbvias e os outros são carneiros, pseudos, etc, etc. Enfim, são inteligências para além da nossa compreensão.

Tomás Pizarro

Jotas disse...

Toda a razão meu caro, também eu, por um conde que por ali anda, já fui bem ofendido, mas como vozes de burro...
Caro Tomás, lamento pelo que dizes, porque sempre me pareceste, mesmo quando discordas de algo, uma pessoa coerente, equilibrada e correcta nas suas ideias.

Anónimo disse...

Caro Jotas, eu só tenho esse tratamento de cortarem tudo o que escrevo em 4 blogs e esses são mais que conhecidos na praça. A desculpa num deles é simplesmente porque sou mal educado, ou então porque o comentário nada tem a haver com o post, o que é totalmente mentira. Servem-se deste tipo de desculpas para cortarem tudo e nos outros simplesmente nunca aparecem, mas os dos amiguinhos só não aparecem os que não são escritos.
Neste blog e noutros bons blogs, por vezes discordo, mas nunca me cortaram fosse o que fosse.
A democracia para uns é muito diferente da de outros. Para uns só há democracia quando lhes dá jeito e para outros, como aqui é o caso, é a tempo inteiro, o que é de salutar.

Tomás Pizarro

Jotas disse...

Caro Tomás, o que se passa em alguns dos blogs que falas é falta de independência, ou seja, ninguém me tira dacabeça que alguns dos seus escribas trabalham na sombra de alguém em clara campanha eleitoral, querendo moldar a opinião de alguns, como tal, apenas algumas opiniões lhes servem.
De facto, como dizes e bem, a noção da sua democracia só é válida na defesa dos seus interesses.
Um abraço e sabes bem que aqui, concordando pou discordando, a tua opinião para além de muito válida é sempremuito bem vinda, aliás, quando criei este espaço, foi no sentido de ele ser um espaço de debate, seja qual for a opinião ou atá a cor clubística, desde que com respeito, civismo e sem palavrões, todos são muito bem vindos, é assim que gosto de estar na vida e no futebol que vale muito menos que a vida, é apenas uma parte integrante.

dezazucr disse...

Não podia concordar mais com o teu post. Há muita coisa que é mal feita no Benfica, mas por outra, também há muita coisa bem feita. Os mesmos que choram se o Witsel fôr vendido são os mesmos que provavelmente desvalorizaram a sua compra. Ou o mesmo é dizer como o outro, idiota é aquele que fala nos golos perdidos por Cardozo (o que sinceramente acho um mito, contam-se pelos dedos de uma mão os escandalosas) ignora por completo a tonelada de golos marcados.
Discordo de muitas decisões desta direcção, sendo a minha principal crítica a falta de defesa do Benfica, mas isso não me tolda a visão para tudo o que de bom fez e não é à toa que nos últimos anos o sistema tem sido obrigado a ressurgir em força!

Anónimo disse...

Obrigado pela compreensão amigo Jotas. Para mim este blog e mais uns tantos como o do Guachos, do Manuel, são fundamentais na verdade ao que o SL Benfica diz respeito, assim como, na liberdade de opinião.
Retribuo o abraço,

Tomás Pizarro

 
Adaptado por Blogger Benfiquista