sexta-feira, 27 de agosto de 2010

VEM AÍ MAIS UMA JORNADA - Proíbido falhar.

--- Antes de passar ao post propriamente dito, um comentário ao sorteio da fase de grupos da Liga Europa, com o Porto e Sporting a serem muito felizes.
 O Sporting ficou no grupo C, com Lille, Levski de Sófia e Gent e perante este cenário, seria catastrófico e decepcionante a equipa leonina não passar aos 1/16 de final, pois a única equipa com alguma capacidade e qualidade que irá ter pela frente é o Lille., já o Porto ficou no grupo L, com Besiktas, Cska de Sófia e Rapid de Viena, num grupo que atendendo à fraca qualidade das equipas, se prevê ser um passeio para os portistas, pois teve a sorte de lhe calhar as equipas mais fracas do pote 3 e do 4. Para se ter a ideia de como a sorte foi amiga para os clubes portugueses, basta comparar estes grupos com o grupo do Benfica na edição do ano passado desta prova.
   Assim sendo, julgo que juntando estas séries à das equipas da Liga dos Campeões, no mínimo, as equipas portuguesas têm a obrigação de continuarem na Europa, facto esse que pode vir a revelar-se muito importante para a época 2012/13, pois em caso de uma boa prestação nesta temporada, iremos ter 3 equipas na Champions, duas directamente e uma na pré-eliminatória.
  Quanto ao tema do post, vem aí uma jornada estranhamente decisiva para o Benfica, apesar de ainda estarmos no princípio da época, com 28 jogos por disputar, a verdade é que luz que vai à frente ilumina 2 vezes e perder mais pontos, significa um reforço moral para os adversários e consequências psicológicas e desportivas imprivísiveis para o Benfica, ou seja, acabou a margem de erro.
   O jogo de amanhã na Luz, frente ao V. Setúbal, tem de ser encarado pela equipa como o ponto de viragem e para isso julgo que ganhar apenas pode não ser suficiente, embora seja o mais importante, há que vencer e convencer.
   A importância desta partida está também ligada ao facto de a seguir a esta jornada haver uma pausa nas competições, com a possibilidade de trabalhar os jogadores fisicamente, de modo a igualarem os níveis da época passada e com isso regressarem mais fortes, é que a seguir vêm os jogos europeus e para a equipa poder enfrentar a Liga e a Champions, tem forçosamente de estar numa melhor forma anímica e física, o que por si só aumentará a qualidade futebolistica de uma equipa que não pode ter desaprendido de jogar de um momento para o outro.
      É certo que os nossos rivais têm um calendário inicial mais acessível que o Benfica, mas somar 9 pontos até ao jogo com o Sporting é imperioso e servirá para dar sinais inequívocos à concorrência que o Benfica está no campeonato para o discutir atá ao fim, é que me desculpem os outros, mas o Porto é para mim o adversário mais perigoso, apesar de pessoalmente ainda não me ter convencido e se é verdade que soma 5 jogos oficiais sempre a ganhar, julgo que na Supertaça houve mais demérito do Benfica e de resto apanharam sempre adversários dos mais acessíveis desta liga e com um futebol pragmático mas pouco convincente, especialmente se comparado com a qualidade exibicional do Benfica no início da época transacta.
  O Porto ganhou à Naval com erros graves de arbitragem com clara influência no resultado, ganhou ao Beira -Mar por 3 a 0, mas com assobios no final da 1ª parte e na Europa, o Genk, para além de ser anjinho, foi severamente punido por uma arbitragem desastrosa no jogo da Bélgica, por isso, aguardemos por outro tipo de exames.
   No entanto há uma coisa fundamental e na qual a equipa do Benfica se deve focar desde já, é que dependemos apenas de nós e é apenas em nós que devemos pensar, pois como sabemos, são os outros que costumam andar obcecados e com o Benfica no seu pensamento.
    Pela convocatória, facilmente dá para perceber que a opção irá continuar a ser Roberto e acho que tal facto representa uma teimosia atroz e um erro de palmatória, pois neste momento o guardião encarnado e a equipa em si não estão a ser preservados e o treinador por uma teimosia em que apenas ela continua a insistir, arrisca-se a perder a mão num grupo que neste momento claramente não acredita no seu colega e o crédito nos seus adeptos.
   Amanhã estarei certamente na Luz a apoiar o Benfica, pois é nestas alturas que a equipa precisa dos seus adeptos e um verdadeiro benfiquista não é aquele que aparece quando goleamos, mas sim o que se revela quando perdemos, por isso e para darmos uma cabal demonstração de força e vitalidade, seria fantástico ver na luz outra vez perto de 50 mil. 

7 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de saber quais as condicionantes dos sorteios da UEFA...Sai uma equipa da suíça e não pode ir para o grupo nem de porto nem de Sporting porque? já ontem tinha acontecido o mesmo com o Basileia!
Se o Roberto jogar, vou assistir ao jogo de terço na mão! Haja fé.


www.forcamagicoslb.blogspot.com

Maria João disse...

é verdade , o Benfica terá de entrar amanhã desde o inicio com o pé direito, com a grande convicção de vencer a que nos habituaram!


Vamos brilhar!

Micaela disse...

Carrega Benfica

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, acabei de postar sobre a convocação de Roberto. Também acho uma teimosia do JJ que em nada beneficia, em primeiro lugar o jogador e depois a equipa.
Será que Roberto é assim tão forte psicologicamente para entrar nesta partida descontraído, sabendo que tem sobre si os olhares de 50 mil, mais uns milhões pela TV?

Abraço.
Blog do Manuel

#benficanoSM disse...

Amigo Jotas.
Devido a problemas do próprio blogger, tive de alterar o url.
Assim, deixou de ser http://jvgarlito.blogspot.com
passou a ser http://oninhojvg.blogspot.com
Vai ter de ir a: painel»blogues que estou a seguir»Gerir
onde estiver o meu blogue, clica em definições e faz parar de seguir este blogue. Ele é eliminado.
Depois é só voltar ao meu blog e clicar no seguir.
Abraço.

Mário Cagica Oliveira disse...

Parece que o problema "Roberto" é para continuar. No meu blog já lancei um aviso aos benfiquistas: este Vitória está mais forte. Não vai ser nada fácil. Já ganhou no campo do Marítimo, já tirou 2 pontos ao Braga e ainda não sofreu qualquer golo.
Vai ser muito complicado. Se o Benfica não marcar antes, vai ter novamente muitas dificuldades.

Jotas disse...

Uma boa questão Manuel.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista