quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ESTE BRAGA É GRANDE - Jogo épico em Sevilha.

---  Sei que muitos benfiquistas, infelizmente, não concordarão com este post, mas por uma questão de justiça e porque nós benfiquistas somos diferentes e temos a capacidade de reconhecer méritos alheios, com a vantagem de  não sermos movidos por ódios, fiz este post merecido e justo sobre o Braga, com muita pena que eles não tenham essa mesma capacidade.

   Foi um Braga de grande capacidade e categoria aquele que se apresentou nesta pré - eliminatória da Liga dos Campeões com o Sevilha, em que este segundo jogo foi simplesmente épico, é daqueles jogos que irá perdurar para sempre na memória dos adeptos arsenalistas, (os quais aliás estão de parabéns, tal o incondicional e espantoso acompanhamento e apoio à sua equipa), não só pela sua importância histórica, como também pelo modo como foi obtida a vitória e pelo jogo fantástico a que se assistiu.
   É certo que este Sevilha ainda não será aquele que irá disputar a Liga espanhola, a sua condição física ainda não é a melhor, uma vez que a sua pré - época começou mais tarde e só no próximo fim de semana começa o campeonato, mas disso o Braga não teve culpa.
    Domingos foi extremamente inteligente nos dois jogos ao saber tirar proveito deste facto, primeiro jogando na posse de bola e na contenção e depois alargando a frente de ataque para fazer o xeque - mate no adversário e olhem que é preciso ter coragem, para com um Braga, em Sevilha, na sua primeira substituição, tirar um médio e colocar um avançado e goste-se ou não, Domingos provou ser um treinador de grande capacidade.
   Infelizmente, sei que por questões várias, alguns benfiquistas havia que não estavam a torcer pelo Braga, eu estava, por várias razões: por o considerar um clube português, pela arrogância demonstrada pela estrutura do Sevilha, jogadores incluídos, com o sorteio,  achei que foi a vitória da humildade sobre a arrogância e finalmente porque julgo ser muito bom e importante para o futebol português a presença de 2 equipas nacionais na Champions League.
   Parabéns ao Braga, teve muito mérito e mostrou que desde há uns anos a esta parte tem crescido e na minha modesta opinião, em termos qualitativos, é já mais e melhor equipa que o Sporting, facto esse que aliado ao gozo que o Porto lhes vai dando e que eles parecem gostar, deveria deixar os sportinguistas mais preocupados do que em relação ao jantar entre Bettencourt e Luís Filipe Vieira.
   Amanhã disputa-se o play - off de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, com o Porto já apurado, só um descalabro iria impedir tal facto, a missão de Marítimo e Sporting será muito complicada, pois os resultados obtidos dão aos seus adversários uma boa margem de manobra.
   Em relação ao Marítimo, julgo que apesar de jogar em casa, não tem equipa melhor que o Bate Borisov, muito menos para inverter um resultado negativo de 3 golos sem sofrer nenhum, já o Sporting, vai ter também uma tarefa de grande dificuldade e apesar de ter melhor equipa,  ir à Dinamarca marcar 3 golos é uma missão já de si espinhosa, ainda por cima quando o nível exibicional da equipa não condiz com os pergaminhos do clube, que cada vez mais mostra estar numa enorme crise de identidade, quer por força da má gestão de vários anos de Presidentes estranhamente idolatrados, quer por culpa dos seus adeptos que se mostraram sempre mais preocupados em defender o que for contra o Benfica, do que se unirem no apoio ao seu clube, hoje os adeptos leoninos, parecem desligados e conformados com a constante queda do seu clube no panorama nacional, algo que só os afecta se o Benfica estiver melhor que eles, daí o ridículo da enorme festa e constante necessidade de se vangloriarem com o facto de serem 2ºs classificados e terem por via disso ficado à frente do Benfica, não se apercebendo que com isso, não estavam mais do que a menosprezar a capacidade do seu clube e a ignorar aquilo que deveria ser sempre a realidade de clubes como o Sporting, o de uma equipa em que ser 2ª classificado é ser o 1ª dos últimos, independentemente de quem ficar à sua frente.
   Para terem a ideia e a prova daquilo que estou a afirmar, hoje, no trabalho, a primeira coisa que um colega sportinguista me disse foi " Hã!, agora vão ter que dividir o bolo da televisão com o Braga", vejam bem a razão porque eles queriam que o Braga vencesse, ao que lhe retorqui: " Vê lá tu bem, que eu nem tinha pensado nisso, porque simplesmente para mim, isso era o que menos me importava". Por aí da para perceber a que nível chegaram, conseguindo ver em tudo algo que possa ser usado contra o Benfica, tal a obsessão que sinceramente já os ridiculariza e enquanto assim for, obviamente será complicado haver uma boa identidade com o clube, estando o pensamento dos seus adeptos noutro clube.
   Infelizmente, julgo que ficaremos muito cedo apenas e só com 3 equipas nacionais, curiosamente as melhores do país, oxalá me engane e passem todas, seria muito importante.

13 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem visto, pois é Jotas eu não torci pelo Braga, porque para dar pontos para o ranking podiam fazê-lo mais facilmente na liga Europa. Agora ficam com metade dos direitos televisivos.
E lá terei de ver o Benfica À terça feira na FC SportTV.
De resto concordo que só ficarão 3 equipas infelizmente para o Marítimo, já que o Sporting só está preocupado em nos derrubar...Olhem primeiro para dentro antes de olhar para o vizinho!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, não critico o teu post de modo nenhum e realmente o jogo do Braga foi do género dum do Benfica em Leverkusen e outro com o Arsenal.
Mas, como pudeste ler no meu post recuso-me a parabenizar quem tanto mal falou do Benfica e se recusou a dar os parabéns pela conquista do campeonato, façanha muito maior que ganhar a um Sevilha que não tem defesa para estas lides. Em dois jogos seguidos leva 4. Mas que o Braga está muito bem está.

Abraço.
Blog do Manuel

carlos disse...

Pois bem eu torci pelo Braga, Sou do Sporting torci e amei o jogo do Braga. Quero que percam no campeonato mas aqui fiquei muito feliz. Quanto à boca do Sporting, nós futuramente ficaremos entregue às amadoras, porque numa grande cidade só há espaço para 1 clube em Portugal. Porto só o Porto, Boavista e Salgueiros quase ficaram cingidos as divisões inferiores. Em Lisboa Belenenses e Amadora já estão ao nivel dos dois anteriores citados e o Sporting para lá caminha. O que a mim me preocupa são os Apoios que alguns clubes têm e outros não, sabem quanto dinheiro perdeu o Sporting com este imbróglio dos terrenos da camara? Só em Juros?? Não têm noção, secalhar mais do que um orçamento duma equipa de futebol. C

Cheguei a esta conclusão depois de falar com um dirigente do clube do Restelo que diz que há dois pesos duas medidas claras, e que o Benfica pode investir à vontade, pois mesmo que corra mal, o estado não deixa o clube vir a baixo, porque é o ópio do Povo e tem muita força em Portugal. Já o Sporting n é bem assim, como se viu com os terrenos do josé de alvalade.Nós preocupamo-nos com as contas, quando deviamos tentar investir à brava para ver o que sucedia caso não vencessemos. Não fomos nós que gastamos 125milhoes em 5 anos em jogadores...e que temos a folha salarial que temos. Claro que as receitas do outro clube são maiores mas cobrem tudo???

O passivo é elevado, e no entanto continua-se a investir?

Etc, hoje em dia de facto e porque lido com contas e com endividamento diariamente penso nisto, e penso que a Belenensização do Sporting não é um fenomeno assim tão distante, preocupa-me é obvio, mas dificilmente evitavel, dada a popularidade do outro clube.

Mas QUERO REALÇAR O GRANDE BRAGA E O GRANDE DOMINGOS, Mostra que sem Grandes jogadores, e sem grandes folhas de salários consegue lutar com equipas mais fortes, e isto sim é dignificante. E isto sim tem de se dar os parabens

#benficanoSM disse...

Amigo Jotas.
Vi o jogo e torci pelo Braga. Primeiro, porque sou portugês. Segundo, gosto de futebol se possível bem jogado, e isso aconteceu ontem. Terceiro, sou benfiquista de alma e coração, mas não fanático.
Fiquei bastante satisfeito pelo Braga ter ganho, mais ainda pela maneira que foi. Só não fui festejar porque o emblema não era o meu.
Há por aí pessoal que não gostou, só pelo simples facto do Benfica ter de dividir os cerca de 5 milhões dos direitos televisivos. Pois bem, o Benfica só tem de fazer uma boa prestação na prova para arrecadar muito mais que os cerca de 2,5 milhões que o Braga vai levar. MERECIDAMENTE.
Abraço.

troza disse...

Não torci pelo Braga mas já aqui disse que admiro a garra deles. E fizeram uma eliminatória épica. Muitos parabéns ao Braga! Espectacular!

Blog Águia Futebol Feminino disse...

Grande amigo, conheça meu novo blog.

Abraço
Jeferson
Diretor
Águia F. F.

Jotas disse...

Carlos em relação ao teu comentário, lamento mas só me dá vontade de rir e realmente a vossa obcessão cega além de vos fazer ver fantasmas em todo lado, fá-los dizer coisas sem qualquer tipo de nexo. Parece que foi o benfica que obrigou o sporting a negociar as suas dividas com a banca e agora a não conseguir suportar os juros.
Enfim, só mesmo para rir e no fundo confirmar o teor do meu comentário.

Mário Cagica Oliveira disse...

O Braga fez uma exibição brilhante. E aquele Matheus encaixava perfeitamente no Benfica...

Anónimo disse...

Apesar de não ser adepto do Braga sou português e como tal torci pelo Braga que fez um excelente jogo do Braga,não é fácil bater o Sevilha.Matheus e Lima os homens em destaque mas também gostei bastante da dupla de centrais,que se entendem muito bem.Em geral todos estiveram bem e o Braga merece estar na fase de grupos da Champions,agora já se sabe que vai ser bastante dificil mas vão dar o tudo por tudo.

Hoje desejo a todas as equipas portuguesas em prova boa sorte e esperam que consigam passar à próxima fase.

Abraço

Filipa disse...

Acho que entras em contradição, começas o texto a dizer que muitos benfiquistas não concordarão com o post, para logo a seguir dizeres que são diferentes e não são movidos por ódios. Tu poderás ser diferente da maioria, mas não podes generalizar. Um exemplo concreto, António Pedro Vasconcelos continua a menosprezar o Braga, pelo seu feito e pela maneira como joga. Hoje, no Trio d’ataque, do Jornal de Notícias, no topo, enquanto todos os outros elementos destacaram a proeza do Braga, APV displicentemente disse: “O Braga também merece o topo, mas escolhi o Matías Fernández (…). Para além de continuar a afirmar que não gostar particularmente do futebol de Domingos Paciência, não entendo porquê, o Braga é uma equipa que joga abertamente, não se põe à defesa, e prova disse foi a vitória por 3-0 frente ao Celtic, e, 1-0 e 4-3 ao Sevilha.

Anónimo disse...

o APV não percebe corno de futebol!Detesto vê-lo a defender a nossa grande e nobre instituição. Se o treinador não punha o Moreira é porque tinha embirrado com ele, se o punha é porque tinha embirrado com o Quim enfim.

Jotas disse...

Filipa, talvez possas ter alguma razão e eu estaja a falar mais por mim. Contudo não deixa de ser verdade que a constante tendência desses comentadores de programas desportivos em se centrarem no Benfica e muitas vezes com insinuações desrespeitosas, condiciona a atitude de muitos benfiquistas.
Quando afirmo que não somos movidos por ódios é porque os benfiquistas pensam e centram-se mais no seu clube, enquanto a maioria dos adeptos de outros clubes se centram e vivem muito mais em função do Benfica do que do seu próprio clube.
Bem vinda e volta mais vezes é que eu gosto da pluralidade de opiniões neste espaço.

sloml disse...

Jotas, mais uma vez conseguiste dizer as coisas todas como são. Eu confesso que sempre gostei muito do Braga, não sei explicar porquê. No entanto, desde a época passada e da infinidade de atrocidades que se cometeram naquela cidade para com adeptos benfiquistas, que os detesto e só quero que percam os jogos todos. Também acho que tinham hipótese de pontuar mais para Portugal na Liga Europa do que na Liga dos Campeões, mas enfim, vamos lá ver o que farão lá. No fundo, no fundo, obviamente que fiquei surpreendido e muito contente pela sua passagem e pela forma brilhante como eliminaram o Sevilha. Está, realmente, uma grande equipa (e a verdade é que o Domingos é mesmo bom treinador).

 
Adaptado por Blogger Benfiquista