quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

UMA VISÃO SOBRE AS COMPETIÇÕES EUROPEIAS.

---- Depois da última jornada da Champions league, com a definição dos apurados para os 1/8 de final e das equipas que foram relegadas para a Liga Europa, pode-se já fazer um balanço daquilo que será cada uma das provas e dos possíveis adversários das equipas portuguesas nos próximos sorteios.
    Não sei como será a definição a nível de sorteio das equipas vindas da champions, se as 4 últimas que poderão calhar ao Benfica e Sporting será em função do seu Ranking ou em função dos pontos obtidos nessa prova.
   Vamos começar, por se tratar da maior prova futebolística de clubes na Europa, pela Champions e pelos possíveis adversários do Porto, que são: Bordéus, M.United, Real Madrid, Fiorentina, Barcelona, Sevilha e Arsenal, uma vez que o Chelsea não pode calhar em sorte. - Não se afigurando nada fácil a partir de agora a missão portista, há num entanto adversários que podem oferecer boas perspectivas, casos de Bordéus, Fiorentina e Sevilha, julgo que com qualquer destas 3 equipas, não sendo fáceis, permitem que o Porto tenha mais possibilidades de passar, já a evitar, temos os casos de Barcelona, Real Madrid e Arsenal, com os colossos espanhois a estarem uns furos bem acima dos portistas e o Arsenal, porque parece-me que os Dragões não se dão muito bem com a intensidade e velocidade de jogo da equipa inglessa, já o Manchester coloco numa espécie de meio termo, uma vez que não me parece tão forte e tão favorito nesta prova como noutras ocasiões, mas, contudo, é sempre um adversário temível e que se agiganta nestas situações.
   Para o terminus da Liga Europa ainda falta uma jornada e como tal não são conhecidos todos os possíveis adversários dos grandes de Lisboa, num entanto, sabe-se já que tanto o Benfica como o Sporting serão cabeças de série no sorteio, facto esse que lhes confere sempre alguma vantagem, mas vão ter sempre a possibilidade de defrontar quatro das oito equipas que vieram da Champions e algumas delas muito fortes, sendo até uma surpresa o seu afastamento de uma competição onde normalmente dão cartas, casos de Liverpool e Juventus.
   Aqui fica a lista dos relegados: Juventus, Liverpool, Wolfsburgo, Marselha, At. Madrid, Rubin Kazam, Unirea e St. Liége.
   Julgo que os 4 melhores classificados no seu grupo da Champions, irão entrar directamente para o pote 1, dos cabeças de série e os 4 piores, para o pote 2, dos não cabeças de série e assim sendo, Benfica e Sporting evitam à partida: Juventus, Unireia, Wofsburgo e Marselha, o que me leva logo a dizer que era bom o Unireia, campeão romeno, integrar o pote 2, já os clubes vindos da champions que podem calhar em sorte, são: Liverpool, Rubin Kazan, At. Madrid e St. Liége.
   Posto isto e desconhecndo-se ainda os 2ºs classificados da fase de grupos da Liga Europa, dos clubes que vindos da champions podem calhar em sorte, julgo que os 2 primeiros são claramente a evitar, o Liverpool, porque é normalmente muito forte em provas a eliminar e apesar da má campanha actual quer no seu campeonato, quer nas provas europeias, é sempre um adversário muito forte e que com toda a certeza quer nesta prova apagar a sua má campanha europeia até ao momento, pese embora o facto do Benfica ter excelentes recordações de Liverpool, já o
campeão russo, é daquelas equipas sempre muito complicadas, matreiras, que defendem bem e são tacticamente muito fortes, aliado a esse facto, a frescura física que demonstram nesta fase da prova, mercê do facto de estarem em ínicio de temporada, em crescendo de forma e as equipas ocidentais, estarem normalmente com os seus campeonatos a caminhar para o final e em défice de frescura física, não é por acaso que nos últimos anos, foram 3 equipas da ex- URSS que ganharam a extinta Taça Uefa (Cska Moscovo, Zenit e Shaktar). Mais favoráveis, julgo serem o At. Madrid, porque é uma equipa que apresenta gritantes debilidades tácticas e uma insufuciência defensiva assinalável, embora estou em crer, que vá atacar no mercado de inverno para suprir as suas muitas lacunas e aparecer mais forte nos 1/16 avos da Liga Europa e o St. Liége, que julgo estar perfeitamente ao alcance de muitas equipas portuguesas e que no caso do Benfica, Jorge Jesus conhece bem, pois na época transacta ao serviço do Braga, eliminou esta equipa belga com muita facilidade.
  Concluindo, para Benfica e Sporting, será melhor que no sorteio lhes calhe um 2º classificado da fase de grupos, onde se pode juntar o St. Liége, evitando os outros adversários, a ver vamos, a sorte que está reservada aos clubes nacionais.

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Mais uma análise brilhante do caro amigo jotas

Cumpts
.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista