--- O Benfica acabou de carimbar na gélida Bielorrússia, ante o Bate Borisov, o apuramento para os 1/16 avos de final da Liga Europa e o 1º lugar de um grupo, que atendendo ao nível das equipas presentes, era certamente dos mais complicados e por isso, defino apurados com distinção, porque mesmo num grupo nivelado por cima, o Benfica, carimbou o passaporte e a liderança, com apenas 5 jogos, com uma exibição de contrastes, entre as 1ª e 2ª parte do jogo.

Como disse, uma 1ª parte de muito mau futebol, em que se lutou muito, mas jogou pouco e a partir dos 20 minutos, altura em que Cardozo falhou a 1ª oportunidade de golo, houve mais Bate e menos Benfica, apesar da única oportunidade de golo dos bielorrussos, ter sido um remate à trave e uma recarga a cheirar o poste, pois de resto, apenas um cheirinho de perigo, sem grandes calafrios, quer numa, quer noutra baliza, enfim, chegou-se ao intervalo, sem um futebol digno de registo.
Na 2ª parte, houve muito mais Benfica, facilitado é certo, por um golo de Saviola logo a abrir, mas que nasceu de uma jogada fantástica de futebol colectivo e uma primorosa assistência de Filipe Menezes, para mim, um dos melhores em campo.
Esse golo deu natural confiança ao Benfica e despedaçou por completo as esperanças do seu adversário e o domínio do Benfica era agora mais constante e a bola chegava com mais facilidade à baliza adversária, pelo que não espantou o 2º golo, com mais uma bonita jogada em tabelas do ataque benfiquista, que culminou com um remate cruzado de Fábio Coentrão para o fundo das redes. O Mais difícil estava feito, o Benfica punha-se teoricamente a salvo de qualquer surpresa de maior, até porque estava muito mais forte na partida.

Num entanto, as melhores e mais perigosas situações de golo eram do Benfica, com Aimar a desperdiçar o golo, naquela que foi a jogada mais bonita do jogo, ao invés, o Bate, só em bolas paradas causava perigo e aí se viu que a presença de Luisão é muito importante.
O jogo terminou com uma vitória muito justa do Benfica, que atendendo ao volume de jogo produzido na 2ª parte, pecou por escasso, mas já jogou de acordo com o seu nível, num terreno em que poucos vencem, mas com uma 1ª parte que não se pode repetir.
Pela positiva: O futebol da equipa produzido na 2ª parte, num terreno complicado e a exibição de um menino a ter em conta, chama-se Filipe Menezes e ainda vão ouvir falar muito nele, pela negativa, a péssima 1ª parte do Benfica, o pior Benfica que vi esta temporada.
Arbitragem sem influência, mas algo irregular
Agora, o que me indigna um pouco, é que parece que o Benfica tem a obrigação de aniquilar qualquer adversário que lhe apareça, que tem a obrigação de marcar sempre muitos golos ou jogar sempre muito bem, que devia por exemplo, chegar a Alvalade e ganhar facilmente, etc, mas eu pergunto, há alguma equipa no mundo que o consiga? Não me parece, até o Barcelona, a melhor equipa do mundo a jogar, por vezes claudica.

No outro jogo do grupo, o Everton venceu na Grécia e com isso, o Benfica até podia ter perdido que garantia logo o apuramento, mas assim, com esta classificação e o Everton a 3 Pontos, o Benfica, mercê do confronto directo, garantiu matematicamente o 1º lugar:
1º Benfica 12 pontos
2º Everton 9 pontos
3º Bate 4 pontos
4º Aek 4 pontos
7 comentários:
Considero que a análise está correctissima na sua totalidade ainda assim eu salientaria a exibição do Fábio Coentrão que está na tabela do primeiro golo e marca o segundo, por sinal um golo bem mais dificil que outros que tem falhado, mas que estou em crer que será factor de motivação para os próximos.
Boas,
O Benfica fez um jogo q.b, sendo a vitória o mais importante com consequente apuramento á fase seguinte e com a possibilidade de poder rodar a equipa no próximo embate!
Desculpem este comentário neste post, mas não podia deixar de passar; árbitro para o guimarães-Porto? Jorge Sousa. Claro que depois de prejudicar e muito o Benfica tem como prémio apitar os seus amiguinhos corruptos num jogo que seria complicado. Vou já ao Bwin apostar uns 50€ na vitória do Porto, é dinheiro em caixa!!!
FONIX QUE FALSIDADE ESTA ARBITRAGEM!
Gostei do Coentrao, muito bom jogo!
Menezes tambem provou qualidade!
uns apurados com distinçáo e outros como o meu sporting apurados sem distinção nenhuma.Felizmente sou um Sportinguistas mas sei ver futebol.Duvido que isto pudesse sair da boca de qq outro adepto.
O Benfica mereceu o apuramento e O Sporting nada fez, em outros anos normalmente funciona ao contrário.
falando dos anos mais recentes obviamente...
O Sporting não mereceu? Teve um grupo mais facil e passou. Também faz parte do futebol. Mereceu mais que as equipas do seu grupo
caro jotas, concordo inteiramente com as análises que fazes, em relação à euforia lagarta, somos mesmo a razão da existência deles, agora até o "esfomeado" quer abandonar o barco, não vá os adeptos no futuro dar-lhe umas "pedradas".
grande abraço
Enviar um comentário