segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TCHAU TAÇA - Numa eliminatória com várias surpresas.

--- O Benfica, foi ontem afastado da Taça e é com muita mágoa, que mais uma vez não vou ver o meu clube ao Jamor, paciência, há apenas que dar os parabéns aos vencedores, neste caso ao Guimarães, que sabendo defender bem, com alguns momentos de felicidade, foi uma equipa inteligente e que soube sempre sair a jogar em futebol apoiado.
BENFICA 0 GUIMARÃES 1 - Num jogo bem disputado, embora nem sempre bem jogado, o Guimarães conseguiu eliminar um Benfica digno, com grande atitude dos seus jogadores, embora com um futebol menos fluído que noutras ocasiões. De qualquer modo, quero salientar que mesmo não jogando muito bem, houve uma coisa que gostei e que no fundo tem sido a marca deste Benfica, os jogadores lutaram, deram tudo, com uma grande atitude, mas nem sempre se ganha e a continuar com esta postura, a equipa terá sempre o meu apoio e julgo que da maioria dos benfiquistas. 
  O jogo começou com domínio do Benfica, que aos 15 minutos, já tinha tido duas boas oportunidades para marcar, mas Nilson, mais um guarda-redes a engatar na Luz, a negar o golo com duas grandes defesas, mas aos poucos, o Guimarães equilibrava o jogo, fruto do bom povoamento do seu meio - campo e de um Targino endiabrado, o que causou sempre algumas dificuldades ao Benfica nas suas transicções.
   Mas sem se adivinhar, Lazaretti, na sequência de um pontapé de canto, faz o golo da vitória, com um bom cabeceamento que Moreira não conseguiu suster, apesar do ligeiro empurrão ao Javi, o lance foi legal, assim com havia sido o golo de Luisão em Braga, só que aqui, infelizmente, Elamano Santos decidiu que o lance era legal e na minha perspectiva bem, só espero, que quem em Braga, achou que no golo do Benfica houve falta, que mantenha a sua coerência.
   Após o golo, o Benfica tentou ir para cima do seu adversário, mas, a inspiração faltava e a equipa não conseguia assumir o jogo e embora tenha causado um ou outro calafrio na área adversária, o intervalo chegou sem grandes oportunidades.
  Na 2ª parte, houve mais Benfica, muito com a alma e coração, mas muito intermitente, com as transicções ofensivas a esbarrarem quase sempre num passe falhado, com Di Maria e Aimar, algo desinspirados e como se sabe, o futebol encarnado, passa muito por esses jogadores.
   O Guimarães esse, ensaiava contra - ataques rápidos, mas não criava já perigo e o domínio do Benfica a partir dos 70 minutos, chegou a ser avassalador, com muito querer da equipa, embora, nem sempre jogando bem, mas a verdade é que a equipa da Luz, teve várias oportunidades para marcar, mas ora por mérito de Nilson, ora por demérito na finalização, a verdade é que o golo do empate nunca pareceu e nesta fase, exceptuando um bom lance de Desmarets, com boa defesa de Moreira, o Guimarães já não conseguia sair do seu meio campo, mas a verdade é que venceu o jogo e por isso está de parabéns.
Pela Positiva, o bom jogo de Targino, Nuno Assis e Desmarets, os quais ao longo do jogo, causaram sempre alguns calafrios na defesa do Benfica, a excelente exibição de Nilson e a raça e o querer do Benfica, que embora não jogando bem, mostrou sempre uma atitude que eu gosto. Pela negativa, a desinspiração de Di Maria e Aimar.
Arbitragem de Elmano Santos, foi globalmente positiva, sem influência no resultado, embora nem sempre bem auxiliado, com alguns foras ao contrário e pontapés de baliza em vez de cantos.
PESCADORES 1 SPORTING 4 - Um jogo com uma interessante réplica desta equipa da III divisão, que chegou a assustar e a criar algum pânico, uma vez que além de marcar, jogava melhor que o Sporting, até cair fisica e animicamente.
   O jogo começou com o Sporting naturalmente a querer assumir as despesas do jogo, mas a defesa dos Pesacdores mostrava-se decidida e quando falhava, aparecia Nuno Madureira a defender, num entanto, há que destacar e elogiar esta equipa, que nunca coloclou um autocarro e que na 1ª parte, jogou mesmo o jogo pelo jogo, chegando ao merecido golo da vantagem, não porque tivesse oportunidades para isso, mas sim pelo mérito de estar a jogar o jogo pelo jogo com um grande do futebol português.
   Após esse golo, o Sporting enervou-se, embora fosse visível a diferença de valores e se é verdade que o Sporting não empatou antes do intervalo por mérito do Guarda - Redes adversário, também o Pescadores, causou mais dois valentes sustos ao Sporting onde podia ter marcado.
   Na 2ª parte, houve mais Sporting e o seu adversário, vinha com intenção de defender mais, mas notava-se que o golo era uma questão de tempo, tal a diferença entre as equipas, mas só com dois lances de bola parada, um livre e uma penalidade, o Sporting conseguiu virar o jogo e a partir desse momento, com uma quebra física, mas principalmente anímica, a equipa da Costa da Caparica, caíu completamente e o Sporting de forma calma e tranquila, marcou mais 2 golos, passando esta eliminatória com uma réplica e atitude assinalável do seu adversário.
Pela positiva, a atitude desta equipa amadora dos Pescadores, com uma grande 1ª parte, pela negativa, o cinzentismo leonino no 1º tempo .
  Arbitragem positiva, num jogo sem grandes casos e com os jogadores a facilitarem a sua tarefa.
OLIVEIRENSE - PORTO - Não houve jogo, porque de facto aquilo não era um campo de futebol, não era um batatal, era sim um enorme poço de lama, com buracos e charcos em tudo o que era sítio, uma vergonha ainda haver campos assim e até me custa a querer, que os árbitros dos jogos da Oliveirense, tenham permitido que ali se disputassem partidas de futebol, se calhar, porque ao contrário do Porto, os outros clubes não causaram grande pressão e alarido, até poque obviamente, não têm a mesma força do FC do Porto. No fundo, impeou o bom senso de Bruno Paixão, ao contrário dos seus outros colegas.
   Para terminar e porque nem tudo foi negativo no Benfica, destaque para a magnífica equipa de Futsal do Benfica, que conseguiu o apuramento para a final four do Uefa Futsal Cup, empatando na última jornada a 2 golos com o vice-campeão europeu, prevalecendo o Goal -Average.
O Benfica esteve a vencer por 2 a 0, deixando-se empatar e depois lutou muito para conseguir este enorme êxito e neste momento, o clube encarnado, está nas 4 melhores equipas da Europa e sabendo-se da missão extremamente complicada de ser campeão europeu na modalidade, todos os sonhos são legítimos e há que acreditar nessa possibilidade, até porque já fomos vice-campeões da europa em Futsal. Parabéns a toda a equipa de que muito se orgulham todos os benfiquistas.
   Quanto à equipa de futebol, o Benfica está fora da Taça, tenho pena, porque é uma prova de prestígio e da qual eu gosto muito, mas o mais importante é a liga e conseguir a sua conquista, e esta eliminação, com tudo o que tem de negativo, permite ao menos, que a equipa se concentre mais no principal objectivo, que é claramente o campeonato e eu não troco uma possível vitória na próxima jornada, por esta derrota, não só por ser um derby, mas essencialmente, porque esta é a prova mais importante e decisiva para o clube.
   Venha então o campeonato, onde estamos juntamente com o Braga na liderança e onde uma vitória em Alvalade, pode lançar definitivamente a equipa rumo ao título, mas onde também, uma derrota, nada compromete e é preciso lembrar, que até agora, o Benfica sempre que perdeu um jogo, ganhou o seguinte.

12 comentários:

fernando disse...

olaaaaaaaa! bom, já era hora de eu voltar a este blog.
Não me digas que agora só vais falar de futsal....
grande Guimarães.

Blog do Vascão disse...

Lamentável brother, estava torcendo pelo grande Benfica, que no Futsal está detonando e será campeão.

Abraço
Jeferson

carlos silva disse...

isto é po benfica ver que embora seja a milhas a melhor equipa a jogar futebol em Portugal, como foi sem duvida o Sporting a jogar em 2004/2005, também é possivel perder.

carlos silva disse...

e já agora deixo aqui um link muito interessante para lerem.

http://desporto.sapo.pt/futebol/taca_de_portugal/artigo/2009/11/23/autocarro_apedrejado_em_alverca.html

secalhar eram do braga.

Jotas disse...

Epá Fernando, 4 meses???????depois,voltaste,deculpa amigo, mas isso demonstra que nos maus momentos do teu clube não tens coragem de aparecer e só apareces nos maus momentos do meu clube, por aí se vê a diferença entre ti e eu, é um pouco como o mano Miguel, mandaou-me mensagens deste jogo e do Braga, mas esqueceu-se do Paços e do marítimo, enfim, esquecimentos todos temos, já a capacidade de dar a cara em todos os momentos do nosso clube, só alguns têm.
Desculpa a agressividade Fernando, mas a verdade é assim, eh eh eh.

troza disse...

Só vi a meia hora final e foram praí 5 ou 6 oportunidades de golo: 3 grandes defesas do guarda-redes do guimarães e outras que foi azelhice ou azar dos nossos jogadores.

Perdemos mas estou contente com a equipa! Há bem pco tempo perdiamos e nem uma oportunidade de golo criavamos depois, jogavamos mal como tudo e agora é diferente! Perdemos alguns jogos, pois perdemos. Quem não perde? Se o Barça e o Real Madrid com aquelas equipas perdem jogos no campeonato espanhol contra algumas das piores equipas daquele campeonato, pk não pode o Benfica perder de vez em quando?

A verdade é que os jogadores mostraram garra e vontade de vencer. E bastava um golo ter entrado para ser 3-1 em 20 minutos. Mas, por azar não entrou!

Dito isto, o Benfica está de parabéns apesar do resultado menos positivo. A continuar assim, a sorte há-de voltar e, acima de tudo, enchemos o estádio de adeptos criando um espectaculo único, ao contrário de outros clubes que se preparam para no próximo fim-de-semana ter a única enchente do ano.

Quanto ao que vi só tenho de falar de um lance. Aquele em que o Welldon pede penalty. Não é penalty em lado nenhum do mundo. Mas estava lá o braço do defesa ao longo da jogada. O defesa foi estupido como foi... isso mesmo, o Luisão em Braga.

Se eu disse que o golo parece mal anulado e digo que agora não é penalty, estou a ser coerente. Mas adeptos de outros clubes agora dizem que não é nada, mas disseram que o golo foi bem anulado... Hum... Não sei que critério usam, mas já vi que tudo o que é a favor do Benfica não devia ser assinalado. Acontece :P

troza disse...

E... já agora, Carlos Silva... não compares o Sporting de 04/05 ao Benfica deste ano. É como comparar o Real Madrid ao Barreirense... não, estou a exagerar... Real Madrid ao Luso! Assim está mais correcto.

Para quem não sabe, o Luso é o terceiro melhor clube do Barreiro, tendo chegado a estar na segunda divisão. Agora está na segunda divisão... dos distritais!!

carlos silva disse...

nao comparo em termos de nomes, mas comparo em termos de qualidade futebolistica, por muito que odeie o peseiro porque odeio, so nao tinha tanta constancia exibicional

troza disse...

Eu não falo de nomes. O Benfica joga bem e bonito. O Sporting jogava bonito. Há uma diferença. Havia jogos que era uma miséria enorme...

Maestro disse...

Um abraço companheiro.

Grande post.

Pablo Aimar disse...

O benfica falhou muit em frente à baliza, essa é a verdade . Mas ha que levantar a cabeça, para irmos a alvalade ganhar!

VITÓRIA disse...

Apenas uma correcção, não foi o Guimarães que venceu na Luz, foi o VITÓRIA DE GUIMARÃES.

Cump. desde a Cidade Berço!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista