quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FACTOS DA SEMANA - De Aimar a Paulo Bento.

--- Vários são os factos marcantes esta semana sobre o futebol em Portugal, dos quais quero aqui destacar cinco:
1º AIMAR, de volta ao seu melhor, um regalo para quem verdadeiramente gosta de futebol, espalha classe pelos nossos relvados e sempre com a humildade que o caracteriza.
   Convocado de novo para a sua Argentina, este prémio não foi mais que o reconhecimento do regresso do grande Mago e por isso mesmo da mais elementar justiça, o craque encarnado mostrando toda a sua exemplar postura e humildade, não se esqueceu nesta sua hora de grande felecidade de agradecer ao Benfica e ao seu treinador o grande momento que atravessa, foi no Benfica que ficou curado para que possa mostrar as suas ainda intactas capacidades, dando razão a Rui Costa quando o foi buscar, isto depois de tanta crítica. Pablito afirmou ainda que as pessoas na Argentina não imaginam o que é a grandeza do Benfica e que tem pena, que o não passem jogos da nossa liga, para que o povo do seu país, pudesse ter a noção daquilo que significa o Benfica.
  A sua humildade é tanta que afirmou quando confrontado com as declarações de Messi, quando este disse que Aimar é um ídolo, que vindo de quem vem, essas afrimações até o deixam envergonhado, pois o melhor do mundo é Messi e não ele, fantástica lição esta do grande Aimar e eu que na altura da sua contratação exultei e até dediquei um post, que sempre o defendí, fico duplamente feliz, por ver Aimar a envergar a camisola do meu clube. Parabéns Aimar.
2º O Benfica avançou para a criação de um fundo de jogadores da SAD. Sob o nome Benfica Stars Found - Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado, e gerido pelo Espírito Santo Fundos de Investimento, os encarnados avançam com um projecto que "consistirá no direito a participar em determinada percentagem nas receitas e potenciais mais valias decorrentes da eventual transferência de um conjunto de jogadores vinculados desportivamente" à SAD. Mais uma ideia que vai ser alvo de chacota e mais tarde emitada pelos nossos rivais, esta é a capacidade de inovar e gerar receitas que outros que tanto se limitam a criticar e questionar de onde vem tanto dinheiro, depois não tem engenho nem arte para criar receitas, aprendam em vez de criticarem e só olharem para o vizinho do lado.

3º A nomeação de Duarte Gomes, para o clássico do Dragão, foi de facto uma provocação, com uma enorme falta de bom senso, para não lhe chamar incompetência.
   É de todo lamentável, que Vitor Pereira, com a responsabilidade que tem, quer na defesa dos árbitros, quer na pacificação do futebol em relação à arbitragem,  venha semear a discórdia e acicatar ânimos, é uma vergonha, nomear um àrbitro que tem um conflito a decorrer com um dos intervenientes nesse jogo, o que me leva a pensar, que Vitor Pereira se deve demitir, ou ser demitido, pois não tem nem condições, nem capacidade para presidir a tão importante orgão.
4º O Castigo de 12 dias a Paulo Bento, com  multa de 1500 euros.
    Com ou sem razão, há coisas que não se podem dizer e passar impunes, sob pena de qualquer dia, isto descambar de tal modo, que cada um faz o que lhe apetece, por isso considero o castigo da mais elementar justiça.
  Paulo Bento, a quem reconheço capacidades, tem muitas culpas do actual momento Sporting, são embirrações constantes com alguns jogadores, teimoso em demasia nas suas ideias, como mais recentemente na insistência em Polga e por isso mesmo, principal responsável pelos maus resultados da sua equipa.
  O treinador leonino, não pode nem deve, andar constantemente a arranjar culpados para as derrotas da sua equipa e desse modo tentar esconder as suas responsabilidades, com já disse, é uma mensagem errada, que passa para o seio do grupo de trabalho e isso reflecte-se na indisciplina de alguns jogadores em campo e ele como líder não pode ser quem dá o pior exemplo.
  Para se ter uma noção dos comportamentos do Paulo Bento, basta comparar a sua atitude em jogos da nossa liga e em jogos europeus, com a Fiorentina, foi bem mais prejudicado do que na maioria dos jogos de que se queixa em Portugal, mas é muito mais comedido quer nas palavras, quer nos actos, tal facto, justifica-se pela simples razão, que metade da indisciplina que revela em Portugal, seria muito mais severamente punida na Europa e ele sabe-o.
5º O Benfica chegou aos 200 mil sócios, um facto único no mundo, conseguido num país pequeno, é de facto um feito que deve ser assinalado.
   É curioso verificar, que tudo em que o Benfica é pioneiro é alvo das mais variadas chacotas quer por adeptos, quer por dirigentes dos nossos adversários e que depois venham emitar o que depois de ser chacota, agora é bom.
   Basta ver a pompa e circunstância com que o Sporting vai apresentando 30 sócios por quinzena, com o intuito de chegar a metade dos números do Benfica  e para quem tanto se riu e gozou com a campanha dos 300 mil, dizer que já vamos a caminho, agora é só começar a contar duzentos e um mil por aí acima até ao número que afinal já parece vir a ser possível, aí está uma bofetada de luva branca aos gozões, a quem aqui presto a minha homenagem.
   Também, talvez por inveja que sempre existe em relação a tudo o que o Benfica faz, a chacota foi predominante com o projecto BenficaTV, tanta boca, risada e palhaçada se fez, pois bem, volvidos uns meses, parece que a ideia está a ser copiada e outro clube tenta também montar a sua televisão, engraçado observar, como para os anedóticos piadistas da altura o que antes era alvo de chacota, passou agora a ser uma grande ideia. Lá está mais uma bofetada de luva branca e aqui volto a deixar-lhes a minha homenagem, afinal a estupidez paga-se assim.

4 comentários:

carlos silva disse...

falando em Fiorentina, essa equipa fraquinha do campeonato italiano, ontem venceu 2 a 0 o Liverpool e podia ter dado mais, com 2 golos do fraquissimo jogador Jovetic.E o Gilardino nem pode jogar.

Como disse e volto a dizer o Sporting fez uma grande eliminatoria com uma equipa como a fiorentina.

Blog do Vascão disse...

É brother o meu Vascão me decepcionou ontem, mas fazer o que né, Série B é um calvário mesmo.
Bem diferente do momento atual do Benfica arrazador e demolidor...
Abraço
Jeferson

sloml disse...

O Aimar sempre foi um grande, grande craque. Nunca duvidei disso porque sabia perfeitamente que era por causa de Quique que ele não rendia mais. Jorge Jesus foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Benfica nos últimos largos anos (excepto Trappatoni, há muitos anos que não vejo ninguém no Benfica tão capacitado para treinador; nem mesmo Mourinho).

Sobre a nomeação já tudo se disse e sobre o castigo de Paulo Bento... que dizer? É mais do mesmo. O Sporting tem razões de queixa mas não é só do árbitro. Paulo Bento é bom treinador mas a teimosia tem limites.

O Benfica é o clube com mais sócios do mundo, é um facto inquestionável e a haver alguém com quem gozar, é com os outros que se dizem maiores que nós mas que nem metade dos sócios têm. Aí é que se vê a grandeza de um clube. Aí e nos estádios cheios de Norte a Sul do país.

Jotas disse...

De realçar que o fundo de investimento do Benfica, vai render 40 milhões de euros (percebes como se consegue dinheiro Carlos Silva?) e a valorização das acções por via disso têm disparado, valem já mais que as do Porto e Sporting Juntos, era isso que devias valorizar e defender como política a seguir pelo teu clube, julgo ser muito mais vital aos clubes que qualquer capa de jornal, que é no fundo, pelos vistos a vossa preocupação.
Se bem te lembras, porque sou coerente, elogiei o desempenho do Sporting com o Fiorentina, nunca os chamei de fracos, aliás quando saiu o sorteio, disse-te que foi o pior que podia calhar ao Sporting, disse que foram roubados, mas como sabes não houve o mesmo espalhafato, que na Uefa os castigos são a doer e Jovetic, disse-te, está ali um menino de que ainda se vai ouvir falar muito, aliás ele foi mais desvalorizado por ti, do que por mim.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista