sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O CASTIGO AO LUISÃO - Já se avança com a sentença

  O jornal "A Bola", avança ainda antes de ser do conhecimento público qualquer sanção que Luisão será castigado no mínimo 2 meses, por agressão ao árbitro sem lhe causar lesões de especial gravidade.
   Antes de mais, a estranheza que haja fugas de informação sobre uma matéria tão sensível, como é possível um jornal avançar já com um castigo, ou será mais uma das muitas formas de pressão tão bem aproveitadas na sequência do castigo de Jorge Jesus?
   Pois bem, tal como havia dito antes, este castigo a Jorge Jesus estava armadilhado, serviu apenas e só para ser usado como linchamento público ao jogador Luisão e como forma de uma pressão nunca antes vista contra um atleta, uma falta de vergonha de uma cambada de venenosos a quem dão tempo de antena, os seus intentos vão ser conseguidos, certamente isso fará essa gentalha feliz.
   O que eu antevi vai certamente acontecer, porque a presença ou não de um treinador no banco de suplentes pouca relevância tem, já a falta de um jogador torna-se objectivamente um facto importante.
   Mas é este o país que temos e sinceramente não esperava outra coisa e só espero da direcção do meu clube, a confirmar-se este facto, uma reacção forte, enérgica e arrasadora, não só para com o órgão disciplinar em causa, mas também para a cambada de abutres e arruaceiros que sem um pingo de moral, outra coisa não fizeram esta semana do que exigir mão de ferro para com Luisão, um tal de Dias Ferreira chegou mesmo a ironizar exigindo uma condecoração ao jogador encarnado.
   Mas desse frustrado já nad me espanta, no fundo, o homem vive eludido que os sportinguistas o respeitam, quando não lhe passam qualquer tipo de cartão, é um frustrado porque ao contrário do que julga, como se comprovou nas eleições do seu clube, o seu crédito é zero junto dos seus.
   Os factos são estes: Luisão claramente exagera nos protestos, o árbitro simula um desmaio, o árbitro é categoricamente desmentido por todos os relatórios médicos, em lado algum, nem no relatório do árbitro vem escrito que Luisão foi expulso ou que agrediu alguém, mais grave ainda, nenhuma expulsão após o termino do jogo foi comunicada ao delegado ao jogo do Benfica tal como é obrigatório, perante isto, castiga-se Luisão por agressão com base em quê?
  Sempre aqui defendi que Luisão deveria ser castigado, devido ao excesso com que protestou, defendi até que o próprio Benfica, não publicamente, mas internamente, deveria chamar todos os que estiveram envolvidos naquela situação à razão e se preciso fosse puni-los internamente, mas acho uma palhaçada autêntica, classificar a acção de Luisão como agressão.
   Por muito que a alguns lhes interesse desvirtuar as imagens, elas são claras, mais que a acção despropositada de Luisão, pior foi a figura e a farsa produzida por um árbitro sem categoria, aconselho mesmo, que o Benfica exija saber que dinheiros entraram na conta do árbitro no período que mediou este processo, porque toda a sua acção durante e após o jogo, apenas me traz à ideia que tudo isto foi uma armadilha premeditada e bem montada.
   Mais triste ainda, vai ser agora ver uns quantos ditos benfiquistas que agora boicotam os meus comentários nos seu destrutivo blogue, acusarem a direcção e afins por não terem acautelado aquilo que já sabiam que ia acontecer, eu pergunto, mas já sabiam porquê? Será que atendendo à imagens e a toda a figura do árbitro que o clube não poderia estar convencido que nada de grave se iria passar? Porque razão não deveria a direcção acreditar firmemente na sua defesa ao jogador? Será que ao precaver um eventual castigo, com a compra de outro central não estaria no fundo a dar razão aos inquisidores?
   Mas enfim, este é o futebol que temos, preparem-se benfiquistas, a coisa não vai ficar por aqui, até porque para além dos inimigos externos, temos aqueles dentro do clube de que se dizem adeptos, sempre prontos a apontar o dedo ao clube, colocando-se ao lado dos inimigos externos, como já aqui referi diversas vezes, esse tem sido o grande contributo que determinada corja tem dado ao Benfica e mais do que da direcção, muito do que tem sido feito ao clube é culpa deles, porque são eles que dão força e corroboram com as acções de quem quer mal ao Benfica.
     Espero que a confirmar-se tão duro castigo, que já que o grupo de trabalho, infelizmente não poderá contar com o apoio de todos os benfiquistas, porque há aqueles inquisidores que preferem juntar-se aos inimigos do clube, se una em si mesmo e faça disto uma enorme força que os faça lutar contra tudo e todos, de forma a no fim darmos a devida bofetada a quem tão mal trata o Benfica.

16 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Jotas, a ser verdade, vamos ter algumas dificuldades. Pois Garay não chega para correr de lateral a lateral e ainda dobrar o outro central. Ouvi dizer que o Sidnei está mais magro, mesmo assim acho que está aqui a verdadeira oportunidade para Miguel Victor!

Jotas disse...

Porque não Jardel? A época passada quando Luisão esteve castigado e lesionado, jogou sempre muito bem.

Bruno Pereira disse...

Luisão devia ser castigado com 2, 3 jogos como seria normal numa situação destas. Tal como Belluschi também o devia ter sido quando fez a mesma coisa (e não foi...). A diferença está apenas no teatro do árbitro.
Quanto ao castigo de Luisão, fará muita diferença na equipa do SLBenfica. Luisão é o capitão de equipa, o baluarte e a voz de comando da defesa, o decisor da defesa em linha.
Jardel jamais o conseguiria fazer e Miguel Vitor também me parece muito complicado que o faça.
Para o campeonato, talvez um dos dois consiga desenrascar, para as competições europeias a história já será diferente (se Luisão também aí for castigado).
Quanto ao castigo de JJesus, concordo contigo Jotas quando dizes que foi "apenas" um castigo mal dado e que parece favorecer o SLBenfica para agora o castigo de Luisão ser muito maior (esse sim o castigo que realmente interessa). É o atirar de areia para os olhos para depois desferir o grande golpe.

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

Manuel disse...

Vamos olhar para a frente e não deixar que isto nos condicione, que é o que os outros estão à espera. Vamos mostrar-lhes que não estamos preocupados. Eu não estou pios é para o lado que durmo melhor.

O ano passado o Jardel que é bastante mais rápido substituiu também, e muito bem, o Luisão tanto assim que nem os antis vieram criticar o que quer que fosse. Deu muito boa conta do recado. Este ano vai acontecer o mesmo. Digo mais, o Jardel até vai marcar uns golitos de cabeça que muito jeito nos irão fazer. Costuma-se dizer que há males que vêem por bem, este é um dos casos.

carlos disse...

Concordo contigo em muitas coisas do que dizes, aliás na maior parte inclusive na noticia de jornal que mais não serve do que para destabilizar é o que eu chamo jornalismo de merda.

Não concordo quando tu dizes que não é agressão, porque de facto é. e Luisão vai para impedir um cartão Vermelho para o jogador Javi Garcia que iria ser obviamente mostrado, e cujo jogador deveria ser castigado. Se fosse hoje em dia secalhar até tinha estado quieto(o jogador já nao esta no Benfica). Agora agressão é, tal como peitadas a arbitros anteriormente feitas que deviam também ter o mesmo castigo(por acaso Pedro Silva só levou 3 jogos por ter feito o mesmo a lucilio,mas devia ter levado muito mais também não jogou mais), e por outro lado para mim é agravante ter sido num jogo de caracter particular onde não há nada por decidir foi uma reacção ridicula e acho que a pena será pior porque é a Uefa a dar, logo aí a Federação nada tem a ver ou nada pode fazer.

Ridicula também é de longe a reacção do arbitro, quanto a assuntos internos do clube nao tenho conhecimento e por isso não posso opinar.

Jotas disse...

Carlos, não são internos do clube, tem a ver com um grupeco que por via do perído eleitoral desncadearam de tal forma uma guerra contra a direcção que roçam o ridículo, aproveitando todo e qualquer assunto para enxovalhar.
Ou seja, a crítica à direcção é normal, deve existir, assim como ouvir alternativas, é saudável, ajuda o crescimento dos clubes, fazer disso uma guerra pessoal, com coisas sem qualquer nexo e que só servem para prejudicar o clube de que se dizem adeptos é que já não me parece ser normal, mas enfim, como sabes, há pessoas em todo lado que estando sempre mal consigo não podem estar bem com nada e depois, dizem eles, que tê direito à liberdade de expressão e que a democracia é uma marca do Benfica, mas depois boicotam comentários que sejam refutem o que eles dizem, tás bem a ver a noção de democracia dessa gente?

Jotas disse...

Em relação ao teu entendimento, aceito, é a tua opinião, não concordo, mas ainda bem que te lebras do pedro Silva, ou seja, a diferença foi que o arbitro não simulou a palhaçada do alemão e daí não ter dado a celeumaque este deu, apesar de concordar quando dizes que num jogo particular não se justifica tamanhos protestos, a verdade é que factos destes são mais graves quando ocorridos em provas oficiais.

carlos disse...

O Pedro Silva levou 3 jogos(ao contrário do Belluschi e de outros), o Luisão o castigo é na Uefa não sou coisas comparaveis, por serem competições internacionais.e Acho que não levantou tanta celeuma pelo erro que houve e pela frustação do Jogador na altura que é expulso pro vermelho directo(ja ia ser expulso no penalty), ou seja houve muito mais coisas que falar, ao contrário deste jogo(aliás a reacção do jogador é provocada pela frustação de não ter feito nada)(mas isso ja foi bastante discutido, não é justificação mas é uma situação muito diferente-

carlos disse...

Porque é que não é A FIFA ou Uefa a julgar, quando o jogo é internacional, essa que não entendi?

Atlas disse...

O facto de a bolha na edição de hoje ter previsto o castigo, concluo que esta suspensão foi por encomenda.
Assim sendo devo concluir também que esta manobra tem a ver com a entrega das faixas e para evitar sugeitar-me a ser insultadado intelectualmente durante esta época, eu se fosse quem mandasse no Benfica ou representasse os jogadores, o Benfica não entraria em campo durante o período de suspensão.
Toda a genta fala em dar murros em mesas eu penso mais adequado dar um golpe de carater no estomago deste futebol patético.
Isto já não é um circo, ou uma vergonha, isto é gozar com a nossa cara e integridade.
Os Benfiquistas que continuarem a comprar pasquins e bilhetes fora do estádio da Luz merecem ser assim tratados e pior ainda se tal for possivel.
Estou pelos cabelos com este futebol de corruptos, tal como com os políticos que nos têm DESgovernado nestes últimos 30 anos.

Jotas disse...

Porque não sendo esse jogo de caracter oficial, cabe a federação do país do ckube infractor organizar o processo, o que não aconteceria se o jogo fosse internacional.
Em jogos particulares, a UEFA ou FIFA so chamam a si casos de especial gravidade, curiosamente neste caso esse não foi o entendimento dessas entidades.

carlos disse...

Mas acho que a Fifa inda se irá pronunciar correcto?

Segundo a federação apanhou a pena minima de acordo com a interpretação da lei, tenho a dizer que acho o castigo justo.

troza disse...

Ora... das poucas imagens que vi não consegui ver o que foi ao certo que o Luisão fez. Mas de certeza que há imagens que mostram.

1- o Luisão só tinha de ser castigado. E era logo e pelo Benfica. Como aconteceu com o Cantona no Man Utd. Depois logo se via. Isto implicaria, claramente, uma defesa dos jogadores noutras alturas, coisa que não existe agora no Benfica.

2 - olhando para outros casos, vê-se que o teatro do arbitro foi o que fez a diferença. Isso e a camisola do Luisão. Está provada a influência do LFV naquele meio.

3 - Se bem me lembro (e agora n consigo ver vídeos) o arbitro agrive um jogador do Benfica antes... além da palhaçada... onde está o castigo para esse arbitro? E a investigação?

4- se a fifa ou a UEFA não entendem isto como um caso grave, porque é que a federação dá um castigo

Por último digo que, tirando o facto de outros casos semelhantes darem zero dias de castigo ou 3 dias de castigo, que o castigo é justo. E explico-me: devia-se poder criticar os arbitros... mas eles têm de ser protejidos no campo. Exactamente o contrário do que acontece na realidade. Assim... qualquer coisa deste estílo (empurrao, perseguir até não poder mais e tal) devia ser punido exemplarmente, e os protestos de forma agressiva (que também se vê muito em portugal) deviam levar castigos de alguns jogos. Mas, claro, depois de o jogo acabar, os arbitros deveriam ser castigados severamente se fizessem asneiras (como o arbitro do Benfica-Porto).

Assim... o que acho que deveria ter acontecido é um castigo assim para Luisão, um castigo ainda maior para o arbitro e uma investigação para saber se foi corrompido (porque ninguém faz isso sem ser por uma boa razão).

Mas... e aqui este mas é importante, a minha visão sobre o futebol é muito diferente de quem manda e, novamente, comparando com outros casos, este castigo é uma tremenda injustiça da forma como é. Para além de, como disse o Carlos, não se perceber como é que isto não é decidido pela Fifa ou pela UEFA ou ainda (eu acrescento uma terceira hipótese) pela federação alemã, já que o jogo foi lá... porquê a portuguesa? Isto não tem lógica.

Resumindo: idealmente o castigo é justo, faltando o castigo exemplar para o arbitro. Face ao que se vê mais regularmente, é uma palhaçada. Volta a haver excepção e para penalizar o Benfica.

E voltando a falar do castigo de Jesus, para acabar: 6 meses para castigar Jesus... já o Luisão foi muito rápido... E, como disse Jota, aquele timing do Jesus convinha muito mais a outras entidades, uma delas à federação portuense de futebol, pois eles só defendem um certo clube.

Jotas disse...

Não achpo o castigo justo por camparação com muitos outros exemplos, A FIFA não se vai pronunciar, irá receber o veredito, para que o castigo seja extensível aos jogos europeus.
Portanto, percebeste agora o timing do castigo do JJ, foi para ver os ressabiados histéricos a exigirem a guilhotina, compo previ resultou, conhecendo o nosso maravilhoso futebol, até parece que sou bruxo.
O Deco atirou com uma bota a um arbitro e deu em...

carlos disse...

Olha amigo Troza boa opinião, subscrevo totalmente. Agora acredito ainda mais em ti depois de ver a nomeação para o maritimo-Sporting(CARLOS Xistra) até acredito que seja Sportinguista, mas um árbitro cuja alusão normalmente é feita com Xistrema, acho que não há duvidas que o Caldinho possa estar feito(agora é que era de falar para voltarmos a ter um arbitro regional)...

Enfim felizmente vou estar de viagem quando o meu clube estiver a jogar portanto, que seja o que o Xistrema quiser

troza disse...

Boa viagem, Carlos!

E eu espero estar errado no fim de tudo. Mas o padrão é sempre o mesmo e é incrível como as coisas acontecem todos os anos. Por isso disse aquilo. Que seja um bom jogo para as 3 equipas e que ganhem os adeptos (que é coisa que no futebol não acontece há muitos anos).

 
Adaptado por Blogger Benfiquista